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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Enviado: sexta set 02, 2011 4:01 pm
por electrizado
Pena n existirem para as minhas medidas.....
Obrigado

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Enviado: terça set 06, 2011 2:27 pm
por jmal
No meu caso, o meu grande gasto é em pneus, para terem uma ideia do gasto aqui fica;

Esta foto foi tirada poucos dias depois de ter vindo do Algarve, como andei 1.100 kms calmamente o desgaste foi mínimo, e tinha ela nesta altura 18.100 kms

Imagem


Esta foi tirada ontem e tem 19.000 kms.


Imagem

Nota: o guarda-lama é que tá desalinhado e já vi porquê, um dos apoios do lado direito tá partido, tenho de o reconstruir.

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Enviado: sábado set 17, 2011 5:30 pm
por jmal
Bom, lamento informar, mas o controlador do pequeno demónio deu o berro quando estava a testar uma nova regenerativa com controle de intensidade, ainda não cheguei a conclusões sobre o que realmente provocou o queimar do controlador, porque nem sequer ia a acelerar, ia a travar, e a regenerativa nem queimou, mas penso que a tensão da bateria está demasiado elevada para a parte de potência do controlador, que é de 100v.

Mas nada de desânimos, amanha de manha é reparado... :D

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Enviado: sábado set 17, 2011 7:44 pm
por Volt
Ganhaste trabalho extra para o fim-de-semana.
:-). Boa sorte com isso.

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Enviado: sábado set 17, 2011 8:39 pm
por jmal
Volt Escreveu:Ganhaste trabalho extra para o fim-de-semana.
:-). Boa sorte com isso.

Vantagem de ser chinesa... LOL

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Enviado: domingo set 18, 2011 1:17 pm
por jmal
Bom, lamento informar, mas o pequeno demónio já está novamente a bombar em FULL POWER :lol:

wwwwwweeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee...... :D

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Enviado: domingo set 18, 2011 1:21 pm
por RuFuS
:shock:

Tens de queimar isso mais vezes...és mt rápido a reparar o material... :lol:

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Enviado: domingo set 18, 2011 1:23 pm
por jmal
RuFuS Escreveu::shock:

Tens de queimar isso mais vezes...és mt rápido a reparar o material... :lol:
Foi rápido porque queimou apenas uma das 6 fases, e levou apenas 4 mosfets que curiosamente tinham sobrado da outra vez que queimou :lol: .

Além disso é um controlador que se repara bem e tem essa possibilidade.

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Enviado: domingo set 18, 2011 1:26 pm
por RuFuS
jmal Escreveu:
RuFuS Escreveu::shock:

Tens de queimar isso mais vezes...és mt rápido a reparar o material... :lol:
Foi rápido porque queimou apenas uma das 6 fases, e levou apenas 4 mosfets que curiosamente tinham sobrado da outra vez que queimou :lol: .

Além disso é um controlador que se repara bem e tem essa possibilidade.
Que se repara bem ñ é novidade pra mim...o da minha tb queimou e foi aí fazer-te uma visita... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Mas ia jurar que todos os controladores podem ser reparados!!! Não podem???????????? :?

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Enviado: domingo set 18, 2011 1:34 pm
por jmal
RuFuS Escreveu:
jmal Escreveu:
RuFuS Escreveu::shock:

Tens de queimar isso mais vezes...és mt rápido a reparar o material... :lol:
Foi rápido porque queimou apenas uma das 6 fases, e levou apenas 4 mosfets que curiosamente tinham sobrado da outra vez que queimou :lol: .

Além disso é um controlador que se repara bem e tem essa possibilidade.
Que se repara bem ñ é novidade pra mim...o da minha tb queimou e foi aí fazer-te uma visita... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Mas ia jurar que todos os controladores podem ser reparados??????? Não podem???????????? :?
Para poder ser reparado tem de ser devolvido para isso, ou seja, tem de ter a placa preparada para se poder tirar e substituir componentes, o que não acontece com muitos porque os cobrem com uma resina que dificilmente se consegue tirar sem danificar a board além disso a disposição dos componentes é deixada de maneira a que possam ser retirados substituídos. Os componentes que trazem também têm de ser correntes no mercado, neste caso até utilizei mosfets melhores e mais fortes, e também mais baratos que os originais.

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Enviado: sábado out 01, 2011 9:54 pm
por jmal
Fui ao Workshop e claro, fui nesta beleza. arranquei de casa entre 6:15 - 6:30, não vi ou ainda estava a dormir, calculo que fosse entre estas horas devido ao tempo que levei até Leiria, onde o inicio da carga foi ás 7:05, depois de 57 kms. Liguei os meus carregadores a um posto mobi-e, e passados 10 minutos, a tomada desliga, ficando com a luz vermelha, foi essa luz que me alertou ao longe, achei estranho e fui ver o que se passava. No ecrã do mobi-e estava tudo normal após passar o cartão, foi então que desliguei o carregamento e optei por ligar na tomada ao lado, nessa altura apareceu a informação que esse posto estava indisponível. Ou seja, após a tomada vermelha, a do lado estava ainda verde, mas assim que a seleccionei passou a vermelho.

Foi então que mudei para o outro bloco de tomadas, onde aconteceu o mesmo mas ainda durou 25 minutos, portanto consegui um total de 35 minutos de carga, tinha a bateria a +- 75 % da capacidade para fazer os restantes 91 que faltavam até Cantanhede, caso tivesse conseguido carga completa em Leiria, tinha ido a um velocidade entre 75 e 90 kmh, mas assim tive de ir mais devagar, entre 60-80, portanto nas subidas não baixar dos 60 e nas rectas e descidas acaba por atingir maiores velocidades, de notar que não preciso de me preocupar com a velocidade, o cb da mota faz tudo isso, só tenho de indicar a potencia e as velocidades que quero andar, depois basta enrolar o punho e o resto faz ela.

Os 2 carregamentos efectuados, 1 de 10 minutos e outro de 25 m.
1.JPG
1.JPG (16.78 KiB) Visto 6658 vezes
2.JPG
2.JPG (16.02 KiB) Visto 6658 vezes

Andei um pouco perdido em Coimbra, devo ter feito uns 15 kms a mais que o previsto, mesmo assim quando cheguei à Masac ainda tinha cerca de 20 % de carga. Durante o tempo que lá estivemos ficou completamente carregada, e à vinda para casa, só parei em Leiria, no posto que tinha rebentado de manhã, isto porque segundo o site da mobi-e, estava disponivel (Obrigado Volt por teres consultado), mas também pedi ao Volt a morada do 2º posto activo, caso o primeiro não estivesse em funcionamento. Quando cheguei ao posto, estava completamente desligado, tinha-o deixado com as tomadas todas vermelhas, e agora estava todo apagado, e à hora deste post no site continua disponivel como podem ver nesta imagem;
Última actualização:01 Oct 2011 21:12:26
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posto.JPG (45.88 KiB) Visto 6658 vezes
Última actualização:01 Oct 2011 21:12:26

Segui para o outro posto e estava a funcionar em pleno, liguei novamente os carregadores mas diminui um pouco a potência, para cerca de 2800 wh, passados 31 minutos ficou vermelho, como já tinha carga suficiente para vir para casa deixei as outras tomadas da outra coluna para o Volt e o FutureWatt, espero que tenham conseguido carregar.
3.JPG
3.JPG (15.92 KiB) Visto 6658 vezes
Dei pelo erro dos kwh da energia consumida ainda quando estava a carregar, um pouco antes de desligar, tinha passado com o cartão pelo mobi-e e vi que já tinha 3x,xx kwh (não sei precisar do numero) e agora pelo registo da area reservada confirmo o mesmo erro, é um erro de contagem e um record absoluto :lol: .

Postei estas imagens porque são as mesmas que irei usar num email à mobi-e a contar o sucedido. Tenho um email deles a confirmar que podia carregar até 3.68 kw de potência, tensão de 230 volts e 16A, afinal consegui apenas 3.2 kw durante 10 minutos e noutra coluna 25 minutos, noutro posto a 2.8 kw durante 31 minutos.

Em conclusão, com pouco mais de 1 hora de carga "rebentei" com 6 tomadas (4 de um posto e 2 de outro) utilizando carregamento bem abaixo do máximo declarado, portanto está mal no hardware destes postos, se são para usar em veículos electricos devem estar preparados para tal.

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Enviado: domingo out 02, 2011 1:16 pm
por zointz
jmal Escreveu:Fui ao Workshop e claro, fui nesta beleza. arranquei de casa entre 6:15 - 6:30, não vi ou ainda estava a dormir, calculo que fosse entre estas horas devido ao tempo que levei até Leiria, onde o inicio da carga foi ás 7:05, depois de 57 kms. Liguei os meus carregadores a um posto mobi-e, e passados 10 minutos, a tomada desliga, ficando com a luz vermelha, foi essa luz que me alertou ao longe, achei estranho e fui ver o que se passava. No ecrã do mobi-e estava tudo normal após passar o cartão, foi então que desliguei o carregamento e optei por ligar na tomada ao lado, nessa altura apareceu a informação que esse posto estava indisponível. Ou seja, após a tomada vermelha, a do lado estava ainda verde, mas assim que a seleccionei passou a vermelho.

Foi então que mudei para o outro bloco de tomadas, onde aconteceu o mesmo mas ainda durou 25 minutos, portanto consegui um total de 35 minutos de carga, tinha a bateria a +- 75 % da capacidade para fazer os restantes 91 que faltavam até Cantanhede, caso tivesse conseguido carga completa em Leiria, tinha ido a um velocidade entre 75 e 90 kmh, mas assim tive de ir mais devagar, entre 60-80, portanto nas subidas não baixar dos 60 e nas rectas e descidas acaba por atingir maiores velocidades, de notar que não preciso de me preocupar com a velocidade, o cb da mota faz tudo isso, só tenho de indicar a potencia e as velocidades que quero andar, depois basta enrolar o punho e o resto faz ela.

Os 2 carregamentos efectuados, 1 de 10 minutos e outro de 25 m.
1.JPG
2.JPG

Andei um pouco perdido em Coimbra, devo ter feito uns 15 kms a mais que o previsto, mesmo assim quando cheguei à Masac ainda tinha cerca de 20 % de carga. Durante o tempo que lá estivemos ficou completamente carregada, e à vinda para casa, só parei em Leiria, no posto que tinha rebentado de manhã, isto porque segundo o site da mobi-e, estava disponivel (Obrigado Volt por teres consultado), mas também pedi ao Volt a morada do 2º posto activo, caso o primeiro não estivesse em funcionamento. Quando cheguei ao posto, estava completamente desligado, tinha-o deixado com as tomadas todas vermelhas, e agora estava todo apagado, e à hora deste post no site continua disponivel como podem ver nesta imagem;
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Última actualização:01 Oct 2011 21:12:26

Segui para o outro posto e estava a funcionar em pleno, liguei novamente os carregadores mas diminui um pouco a potência, para cerca de 2800 wh, passados 31 minutos ficou vermelho, como já tinha carga suficiente para vir para casa deixei as outras tomadas da outra coluna para o Volt e o FutureWatt, espero que tenham conseguido carregar.
3.JPG
Dei pelo erro dos kwh da energia consumida ainda quando estava a carregar, um pouco antes de desligar, tinha passado com o cartão pelo mobi-e e vi que já tinha 3x,xx kwh (não sei precisar do numero) e agora pelo registo da area reservada confirmo o mesmo erro, é um erro de contagem e um record absoluto :lol: .

Postei estas imagens porque são as mesmas que irei usar num email à mobi-e a contar o sucedido. Tenho um email deles a confirmar que podia carregar até 3.68 kw de potência, tensão de 230 volts e 16A, afinal consegui apenas 3.2 kw durante 10 minutos e noutra coluna 25 minutos, noutro posto a 2.8 kw durante 31 minutos.

Em conclusão, com pouco mais de 1 hora de carga "rebentei" com 6 tomadas (4 de um posto e 2 de outro) utilizando carregamento bem abaixo do máximo declarado, portanto está mal no hardware destes postos, se são para usar em veículos electricos devem estar preparados para tal.
À pois, o record continua teu... o homem que mais rebenta tomadas ;)

Já agora não queres dar pormenores desse computador de bordo,fiquei curioso como fazes-te isso.

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Enviado: domingo out 02, 2011 5:36 pm
por electrizado
o teu carregador tem quantos amperes?

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Enviado: domingo out 02, 2011 7:27 pm
por jmal
electrizado Escreveu:o teu carregador tem quantos amperes?

36 amperes 80 volts.

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Enviado: domingo out 02, 2011 9:51 pm
por electrizado
Logo vi para carregar a essa velocidade...... fogo e essa potencia n danifica as baterias por carregar tão rápido? Já agora quanto custa um dessa potencia e se posso usar na minha mota de 60ah?

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Enviado: domingo out 02, 2011 10:21 pm
por tavares
Electrizado,

Não te metas nisso , aquilo é tuning puro e duro, :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Enviado: domingo out 02, 2011 10:58 pm
por jmal
electrizado Escreveu:Logo vi para carregar a essa velocidade...... fogo e essa potencia n danifica as baterias por carregar tão rápido? Já agora quanto custa um dessa potencia e se posso usar na minha mota de 60ah?
As baterias que tenho aguentam isso e muito mais, cerca de 10 vezes mais essa potência, ai sim já começa a lhe fazer alguma diferença.

Na tua mota podes utilizar caso esteja preparada para isso, o que tenho são 2 carregadores a dar 18 amperes cada 1. Dão muito jeito nestas viagens mas raramente os consigo utilizar em pleno.

tavares Escreveu:Electrizado,

Não te metas nisso , aquilo é tuning puro e duro, :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
À pois, é um animal feroz. :twisted:

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Enviado: domingo out 02, 2011 11:27 pm
por jmal
zointz Escreveu:À pois, o record continua teu... o homem que mais rebenta tomadas ;)

Já agora não queres dar pormenores desse computador de bordo,fiquei curioso como fazes-te isso.
Mais atrás neste diário podes encontrar essa informação, quanto à parte do controlo de potência por velocidade é isso mesmo, o cb que é também o bms do pack de baterias da mota, este controla directamente a potência do motor, controla também a velocidade através do mesmo, é programado directamente pela interface, tem a possibilidade de limitar a potência da mota, por exemplo uso quando empresto-a a alguém com menos experiência para não apanhar sustos. E pode também ser programado para outros fins, que é o de seleccionar-nos várias potências para velocidades diferentes, posso ter por exemplo arranques suaves e a partir de uma certa velocidade (totalmente programada) a mota disponibilizada pelo motor aumentar, o que acontece é algo interessante que gosto muito, que quanto maior for a velocidade mais potência ela tem, também posso fazer o inverso, que é programar vários patamares de velocidade para determinadas potências, quando vou a subir ela aumenta a potência para não perder velocidade e em plano ou a descer reduz conforme aumenta a velocidade. Nesta função não preciso de me preocupar em manter o acelerador para manter a velocidade, meto o acelerador a fundo e ela faz o resto, claro que continuamos sempre a ter controle sobre o acelerador. Desta maneira consigo fazer grandes autonomias e obter grandes médias como têm visto pelos relatos.
Tem ainda uma função que não utilizo porque precisa de ser ajustada, que é introduzirmos os kms que queremos fazer e ele calcular a potência e velocidade máximos para a viagem de maneira a utilizar a energia disponivel para fazer o percurso em menor tempo, mas claro que isto não é muito certo porque o cb não calcula todos os factores que influem no consumo de energia num percurso (percurso plano ou acidentado, peso total do veiculo, condições climatéricas, etc). Mas contudo a outra função que utilizo nunca me deixou mal e cheguei sempre com carga ao destino, ontem quando cheguei a casa tinha apenas um traço verde dos 17 verdes disponíveis, depois tem mais 3 mas vermelhos, esses são de recurso e nessa altura a mota não passa dos 45 kmh. Nos últimos 10 kms desliguei esta função e fiz a fundo gastando 2 traços nestes mesmos kms e ficando com o ultimo verde.

Imagem

PS: Esta imagem é uma já postada à algum tempo, os valores que mostra não têm nada a ver com a viagem que fiz recentemente.

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Enviado: segunda out 03, 2011 10:34 am
por hmma
E quando é que esse maravilhoso CB, ou pelo menos uma versão simplificada dele, pode ser instalado noutras BERECO's ??

:D :D

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Enviado: segunda out 03, 2011 10:40 am
por jmal
hmma Escreveu:E quando é que esse maravilhoso CB, ou pelo menos uma versão simplificada dele, pode ser instalado noutras BERECO's ??

:D :D
Ainda à algumas questões técnicas para resolver.