Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

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hmgp
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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por hmgp »

10kw!!!

excelente! muito bom a parte de puderes adaptar a potencia no teu cb.

essa autonomia a essas velocidades já são muito boas na minha opinião.

posso afirmar que tens 60ah? 40+20=60?

parabéns pela modificação, parece-me excelente!

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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

hmgp Escreveu::wizard: 10kw!!!

excelente! muito bom a parte de puderes adaptar a potencia no teu cb.

essa autonomia a essas velocidades já são muito boas na minha opinião.

posso afirmar que tens 60ah? 40+20=60?

parabéns pela modificação, parece-me excelente!
não são bem 60, acho que são mais, isto porque os 20 nas a123 são mesmo 20, os 40 nas ts não são mesmo 40, são um pouco menos.
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hmgp
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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por hmgp »

muito bom! para esses ah as autonomias que falaste são muito boas.

mais uma vez parabéns!

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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

hmgp Escreveu:muito bom! para esses ah as autonomias que falas-te são muito boas.

mais uma vez parabéns!

obrigado, mas volto a dizer que ainda é muito cedo para tirar conclusões, espero neste fim de semana fazer mais uns testes.
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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

não tenho postado novidades, mas aqui vão algumas;

está neste momento com 13.300 kms, e levou 2 pneus novos aos 12.100 kms, atrás um michelin pilot sport sc 140/70-12 e frente um michelin city grip 110/90-12, o de trás um pouco mais largo que o anterior que era 130/70-12, e o da frente mais estreito, mas mais alto, o anterior era 120/70-12, a mota tem outra estabilidade e outra segurança, ficou sem tremer e pode-se largar o guiador durante algum tempo, claro que a ciclistica da mota não os mostra muita segurança neste aspecto, mas está realmente muito mais segura.

aos 4500 kms, levou o primeiro pneu, portanto, o de origem, chinês, durou os 4500 kms, o primeiro michelin durou 8000 kms, vamos ver quanto dura este, talvez um pouco menos devido ao novo aumento de potência e também ás novas baterias, a favor tem o facto desde novo pneu ter mais borracha por ser mais largo.

quanto à potência, revi alguns cabos e ligações tanto no controlador como do motor e aumentou um pouco, menos aquecimento nos cabos e como tal, melhor aproveitamento energético.

em relação ás autonomias com os 2 packs (40 ah ts + 20 ah a123), com uma condução desportiva, situa-se entre os 70 e 75 kms, não esquecer que está a debitar entre 10 e 12 kw contínuos, subidas até aos 8 % não a fazem diminuir da velocidade máxima, que está nos 91 kmh reais. rodando a uma velocidade de 65-70 kms, sem arranques agressivos, consigo autonomias acima de 110 kms.

de notar que com estes novos pneus, o consumo energético aumentou em cerca de 20 %, não é de estranhar devido ao seu melhor "agarrar" à estrada e também ao seu maior perímetro
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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por BE-COOL »

olá jmal. ligaste cada célula de 40ah ts em paralelo com cada de 20ah a123, e depois ligaste tudo em série?

chegaste a comparar a autonomia com 20 células 40ah ts contra 20 células de 20ah a123? as 20 de 20ah a123, devem ter uns 55%-60% da autonomia das 20 de 40ah ts, não?

considerando o preço de 60€ por cada 40ah ts, as a123 ficam mais caras ou mais baratas?

quanto aos pneus 20% de diferença de autonomia, é realmente muito, por isso é que os chineses também devem escolher pneus com pouca aderência, menos atrito, mais autonomia, a segurança fica para segundo plano.


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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

be-cool Escreveu:olá jmal. ligaste cada célula de 40ah ts em paralelo com cada de 20ah a123, e depois ligaste tudo em série?

chegaste a comparar a autonomia com 20 células 40ah ts contra 20 células de 20ah a123? as 20 de 20ah a123, devem ter uns 55%-60% da autonomia das 20 de 40ah ts, não?

considerando o preço de 60€ por cada 40ah ts, as a123 ficam mais caras ou mais baratas?

quanto aos pneus 20% de diferença de autonomia, é realmente muito, por isso é que os chineses também devem escolher pneus com pouca aderência, menos atrito, mais autonomia, a segurança fica para segundo plano.


são 2 packs de 22 células cada em paralelo, e não cada célula. cada 1 tem um bms, no entanto carregam os 2 em simultâneo, apesar da diferença de tensão nominal, podem ser carregados em paralelo, a tensão de carga é a mesma. o que acontece é que se andar no prego, o pack a123 como tem mais tensão nominal, descarrega primeiro, que normalmente acontece aos 40 kms, a partir dai parece uma chumbada, ou seja, a diferença de andamento de litio ts para litio a123 é como deixar o chumbo e passar para lítio.

em relação à autonomia, só com ts, nestes andamentos não faz mais de 40-45 kms, portanto o aumento foi acima do que referes.

sim, ficam mais caras, porque cada 2 células de a123 (20 ah cada) custa bem mais que 60 €, cerca de 90 €.

sim realmente, noto que com bons pneus a segurança é maior, mas como tenho uma condução mais desportiva, não ando com os pneus muito cheios, tenho mais conforto e segurança, mas se meter mais ar, a diferença não deve ser muita em relação aos pneus chinocas.
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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por BE-COOL »

obrigado pela rápida resposta

pelo gráfico da ts, as 40ah só têm realmente os 40ah, quando a temperatura é superior a 25ºc e a descargas de apenas 1c, com temperaturas mais baixas e descargas a 2c ou 3c, devem ter pouco mais de 30ah. por isso as ts para quem tem uma condução desportiva com tu tens, não são as ideais.

as ts funcionam bem é a 55º c e com descargas de 0,5c, como eu moro na margem sul, e isto é um deserto, devo ficar bem servido


já agora, achas que a cor da scooter tem alguma influência na autonomia? eu escolhi preto, para ver se com a ajuda do sol, as baterias ficam mais quentes
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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

be-cool Escreveu:obrigado pela rápida resposta

pelo gráfico da ts, as 40ah só têm realmente os 40ah, quando a temperatura é superior a 25ºc e a descargas de apenas 1c, com temperaturas mais baixas e descargas a 2c ou 3c, devem ter pouco mais de 30ah. por isso as ts para quem tem uma condução desportiva com tu tens, não são as ideais.

as ts funcionam bem é a 55º c e com descargas de 0,5c, como eu moro na margem sul, e isto é um deserto, devo ficar bem servido


já agora, achas que a cor da scooter tem alguma influência na autonomia? eu escolhi preto, para ver se com a ajuda do sol, as baterias ficam mais quentes

até pode ter, mas elas aquecem em carga e em descarga, e quanto mais se abusar delas, tanto em carga como em descarga mais aquecem, um truque que utilizo para elas rolarem ao máximo, é carrega-las com o carregador rápido (2h), antes de a utilizar, nessa altura estão sempre bem quentinhas, eu gosto muito delas a 40-45 ºc, é a temperatura normal que estão no verão quando acabadas de carregar. neste momento raramente as consigo meter a mais de 25ºc.
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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por NunoNeiva75 »

jmal Escreveu: levou 2 pneus novos aos 12.100 kms, atrás um michelin pilot sport sc 140/70-12 e frente um michelin city grip 110/90-12, o de trás um pouco mais largo que o anterior que era 130/70-12, e o da frente mais estreito, mas mais alto, o anterior era 120/70-12, a mota tem outra estabilidade e outra segurança, ficou sem tremer e pode-se largar o guiador durante algum tempo, claro que a ciclistica da mota não os mostra muita segurança neste aspecto, mas está realmente muito mais segura.
boas jmal,

não percebo nada do assunto por isso faço a seguinte pergunta: quais as vantagens de ter à frente um pneu mais alto e estreito que o original e porquê?

cump.
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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

nunoneiva75 Escreveu:
jmal Escreveu: levou 2 pneus novos aos 12.100 kms, atrás um michelin pilot sport sc 140/70-12 e frente um michelin city grip 110/90-12, o de trás um pouco mais largo que o anterior que era 130/70-12, e o da frente mais estreito, mas mais alto, o anterior era 120/70-12, a mota tem outra estabilidade e outra segurança, ficou sem tremer e pode-se largar o guiador durante algum tempo, claro que a ciclistica da mota não os mostra muita segurança neste aspecto, mas está realmente muito mais segura.
boas jmal,

não percebo nada do assunto por isso faço a seguinte pergunta: quais as vantagens de ter à frente um pneu mais alto e estreito que o original e porquê?

cump.
também não sou o mais entendido nesse assunto, mas foi o que me aconselharam para ter mais estabilidade e conforto na mota, e realmente não tem nada a ver, agora tenho mais segurança, conforto e estabilidade.
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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por Barrocas »

a nova combinação de pneus alterou ligeiramente a geometria da moto, no sentido de ficar com mais estabilidade e menos nervosismo na direcção ( que era bem nervosinha)

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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por monicasalgado »

vou trocar de pneus na minha e... aconselham-me a fazer o mesmo ????

os meus são 130 / 60 r13 - como poderia fazer?
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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por Barrocas »

mete as mesmas medidas de origem, não inventes.

a tua não tem o comportamento da "endiabrada" do jmal

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monicasalgado
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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por monicasalgado »



ó barrocas, não estava a inventar estava só a perguntar (até rimou )

quem não sabe pergunta, não é? se não perguntasse e fosse melhor usar medidas diferentes, iria arrepender-me de não ter perguntado

assim.... já sei que é para colocar as mesmas medidas.

obrigada
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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por NunoNeiva75 »

mas atrás há vantagem em substituir por um pneu um pouco mais largo, ou não?

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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

nunoneiva75 Escreveu:mas atrás há vantagem em substituir por um pneu um pouco mais largo, ou não?

cump.
no meu caso houve, porque fiquei com mais segurança e estabilidade e a mota tem força que chegue e sobre para um pneu maior, ganhei também mais velocidade, porque o pneu é mais alto porque como é mais largo fica também mais alto, se ela não tivesse peso, talvez comprometesse a segurança, mas as eléctricas mesmo com baterias de lítio têm bastante peso comparadas com a ci.
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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

desde à algum tempo que notava que a mota andava a ficar mais pequena, até que descobri porquê.

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mas já está resolvido, foi soldado e levou um reforço de cada lado, agora vamos ver como se porta, pelo menos já está maior.
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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por Seal »

ai ai ainda por cima na zona do descanso...
Montada: Brammo Empulse R ( The best ;) )

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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

seal Escreveu:ai ai ainda por cima na zona do descanso...

o descanso até pouco conta, o problema é que a parte da frente da mota, já só estava "agarrada" pelo outro lado....lol, por pouco não fiquei com ela nas mãos.

além deste tudo, tem outro por cima, e esse estava bom.
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