agradeço as palavras de todos os engenheiros que já compreenderam a actualidade e utilidade deste tema e mais àqueles que compreendem a motivação pela qual faço esta exposição.
hoje quero avançar com um conjunto de directrizes essenciais à compreensão e posicionamento daquilo que parece uma abstracção chamada "motor magnético".
um motor magnético é um motor eléctrico, embora tenha uma arquitectura diferente dos tradicionais. quando digo "motor magnético" quero realçar a importância do uso dos campos magnéticos (geradas por correntes internas) em detrimento do uso e abuso de campos magnéticos gerados por correntes eléctricas externas (vindas da fonte de alimentação). portanto um motor magnético é um motor de fluxo. posto isto quero também tornar visível a importância no desenho de novos motores em detrimento de novas e até mais dispendiosas baterias de alta densidade energética.
essencial para perceber o erro grave que comporta a arquitectura do motor electrico actual, eficaz mas não eficiente, é compreender o significado real do conceito da força electromotriz reversa ou contrária, que altera-se quando se passa de um estado de equilíbrio em roda livre para o estado de esforço ou carga.
por exemplo, muitos engenheiros e técnicos pensam que a força electromotriz inversa aumenta quando um motor eléctrico tradicional é posto em carga (em esforço), quando o oposto é que é a realidade - quando em carga um motor eléctrico tradicional diminui a sua força electromotriz contrária (femc, b-emf, bemf, c-emf, cemf, back/counter eletromotive force), provocando um necessário aumento da corrente eléctrica no circuito, drenando as baterias (fonte). portanto a força electromotriz contrária resulta na criação de uma progressiva voltagem contrária aquela que se aplica no motor, impedindo o motor de continuar a acelerar e diminuindo a eficácia do motor, isto é, progressivamente diminuindo o seu torque - então o motor entra em auto-regulação e pucha mais corrente electrica para contra-balançar o desiquilibrio (diminuição das rpms) aumentando novamente o torque.
http://pt.wikipedia.org/wiki/for%c3%a7a_eletromotriz
http://pt.wikipedia.org/wiki/for%c3%a7a ... iz_inversa
http://en.wikipedia.org/wiki/counter-el ... tive_force
alguns consideram que este fenómeno e esta arquitectura tradicional derivada da "natural" acção-reacção de newton e da lei de lenz, ou seja, será uma fatalidade inerente ao sistema eléctrico pois temos de respeitar a tão consagrada lei da conservação da energia.
esquecem-se da mais elementar das verdades, ou seja, que poderá existir uma fonte energética desconhecida e que será possível alterar a arquitectura de um motor eléctrico para captá-la (como uma antena capta as ondas de radio) e assim ficarmos com um sistema supra-unitário quando isto é só uma aparência, ou seja, teremos mais potência de saída do que na entrada (com possibilidade de construir um sistema auto-suficiente por auto-alimentação) sem que isto signifique obrigatoriamente atropelar a lei de conservação energética universal.
não se esqueçam pois que campos magnéticos induzem campos magnéticos e não só correntes eléctricas induzem campos magnéticos, e que são as interacções magnéticas que provocam o movimento (torque) do motor. por exemplo, vejam como dois imans permanentes interagem e criam uma força mutua, sem electricidade envolvida. o problema que não podemos "desligá-los", certo? quem disse? podemos pois, "virtualmente" usando inductores. aqui estou a falar de sombreamento.
melhor, no entanto, será usar um sistema que não apresente forças electromotrizes contrárias (independência do motor relativamente às cargas aplicadas), com recuperação na inversão da polaridade dos indutores. melhor ainda um sistema que faça o encaminhamento dos fluxos magneticos e gere torque por shunts magnéticos, ou mesmo o uso de nucleos laminados fechados em ressonância. não peço a compreensão completa e imediata destes assuntos, só peço que estudem o trabalho de flynn, peter lindemann, bedini e thane heins. são um bom começo... vejam "electric motor secrets" de peter lindemann. obrigado.
http://dl7.torrentreactor.net/download. ... or+secrets
(se tiverem problema alterem a extensão deste ficheiro de .divx para .avi, necessario usar o microtorrent ou similar)