sun_rise
o seu post merece a minha resposta ponto por ponto
primeiro que tudo e dado que me parece estar a personalizar a questão, quero dizer-lhe que não sou presunçoso e muito menos ignorante. sou honesto q.b. (detesto a palavra "humilde") para reconhecer os meus erros mas digo-lhe sinceramente que gosto e prefiro muito mais aprender com eles do que com os dos outros! chame-lhe o que quiser, teimosia, casmurrice, seja lá o que for....mas é assim mesmo! mas também tenho a sensibilidade e bom senso para saber distinguir as coisas e saber até onde poderei levar essas teimosia e casmurrice... por isso não é qualquer um que me dá a volta, muito menos o meu amigo que tal como eu não é dono da verdade absoluta!
mais uma vez lhe relembro que a sua posição é muito mais confortável....
sun_rise_pt Escreveu: que estou sempre ávido de aprendizagem desde que ela tenha os fundamentos lógicos que permita a apreensão inteligente. muito especialmente por factos reais. o meu trabalho sempre exigiu a teoria e prática. a abordagem lógica sempre foi a raiz de tudo.
concordo consigo e só lhe pedia um exemplo ( credivel ) de algum trabalho que não exija teoria e prática!
sun_rise_pt Escreveu: de aerodinâmica tenho algum conhecimento. conheço minimamente as forças intervenientes na sustentação o no avanço de objecto num meio fluido, assim como as incontornáveis perturbações causadas sempre que se interfere com ele. (mesmo no vácuo absoluto a resistência ao avanço existe...)
então sabe perfeitamente que a resistencia ao avanço de um objecto num meio fluido não está só na forma como que o objecto enfrenta o fluido mas tambem na maneira como este sai do objecto!
então sabe perfeitamente que para vencer as forças em presença e iniciar o movimento, 100% da força aplicada inicialmente será para vencer o peso/atrito e 0% o arrasto aerodinamico, e que com o aumento da velocidade esta relação vai-se invertendo, ou seja cada vez menos a energia consumida será para vencer o peso/atrito (devido às leis da inercia, como sabe) e cada vez mais para vencer o arrasto! até um determinado limite claro....
relativamento ao peso/atrito pouco ou nada se pode fazer/alterar dado que como o veiculo é electrico não há diminuição do peso devido consumo de combustivel! assim a única janela que se abre para aproveitar a energia cinetica penso que seja o transferir parte da energia gasta para vencer o arrasto para a produção de energia extra!
não se esqueça que a teoria aplica-se em condições ideiais, que na realidade nunca se encontram! você não vai andar sempre em linha recta, na horizontal e a uma velocidade constante!
sun_rise_pt Escreveu:
que haja tanta renitência em "encaixar" factos que são do entendimento de qualquer um que puxe pelos neurónios, como diz, e que estão publicitados numa infinidade de locais. ainda ontem divulguei um endereço de sita que refere que o aproveitamento de 50% da energia mecânica do vento (rendimento da turbina), no "state-of-the-art" já é muito bom.
para já o vento não tem nenhuma energia mecanica....o ar em movimento, é que tem energia, que pode ser quantificada mas apenas parte poderá ser aproveitada e transformada em energia mecanica! o sr betz é que chegou ao limite da energia possivel de ser aproveitada por uma turbina, mas este limite apenas se aplica às hawt ( aquelas "ventoinhas" que estamos habituados a ver nas nossas serras...)
quanto ao site por si indicado apenas digo que bastava ter dito para visitarmos o topico das eolicas aqui do forum! resmas de informação sobre o assunto!
sinceramente ainda estou para ver que raio de dispositivo pensa você que estamos a pensar aplicar ao veiculo, para estar com esta conversa ...
sun_rise_pt Escreveu:
(por falar em ícaro ( não icarho deste site)
engano-me muito ou noto uma certa ironia relativamente ao meu nick?
eu até lho poderia explicar mas não estou para isso! apenas lhe digo que se há coisas para as quais não somos tidos nem achados é a questão do nosso nome! e há coisas do caraças...pode crer! icarho até é muito parecido com ìcaro....
isto foi apenas um aparte....
sun_rise_pt Escreveu: de aviação, já construí um ulm pendular, e sempre estive ligado ao pessoal de aviação amadora.
ora bem, agora sim chegamos à parte interessante do seu post.... ( sem ofensa )
então o meu amigo já construiu um pendular? o trike ou isso inclui a asa também? e chegou a voar com ele?
não há hipotese de se ver alguma coisa sobre esse seu trabalho?
a sua ligação ao pessoal da construção amadora mantem-se?
é que eu também estou a construir ( pelo menos a tentar...) um ulm 3 eixos, de raiz e não se trata de um kit! já o mostrei a montes de pessoal, alguns com experiencia de voo, todos ficam espantados com o "produto" mas até agora ainda não consegui falar nem o mostrar a alguem que perceba realmente da questão!
diga qualquer coisa e se estiver interessado posso enviar-lhe um convite para visualizar o meu album sobre o dito!
é que isto aqui não é só blá blá blá....
ahhh...e peço desculpa ao pessoal pelo off topic desta questão!