Ford Focus 1.8 TDi

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Jorge Santos
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Ford Focus 1.8 TDi

Mensagem por Jorge Santos »

amigos do òleo,

este post tem por finalidade concentrar e divulgar experiências, aconselhamento, advertências a quem utiliza ou pretende utilizar oleo vegetal (novo ou usado) em ford focus tdi.

assim, na incipiente parte que me toca e sem qualquer adaptação (tb não faço ideia de qual a bomba, nem onde fica):

1ºs 300km's a 95%diesel + 5%ov (novo)
performances iguais; consumo -0,8lts


um oleoso abraço a todos,

jorge santos


obs: sugestões de promoções a oleo tb são bem vindas
Última edição por Jorge Santos em sexta mai 04, 2007 11:15 pm, editado 1 vez no total.

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Jorge Santos
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Mensagem por Jorge Santos »

saudações oleosas a todos,

ao que parece não tenho ford-colegas, no entanto deixo aqui a minha evolução, que recordo sem qualquer alteração na viatura:
500km a 5% ovd - tudo ok
500km a 10%ovd - tudo ok
500km a 20%ovd - tudo ok

rodo agora a 30%ovd e continua tudo ok , notando apenas um menor consumo aos 100km (aprox. -1lt) desde que me meti no oleo e tb à medida que a mistura leva mais oleo o tempo de abastecimento é mais demorado (uma garrafa de litro leva 50" a verter para o depósito).

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Hugo
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Mensagem por Hugo »

olá jorge

pelo que pude apurar se o teu focus for anterior a 2001 usa uma bosh e à partida estás safo... se for posterior a 2001 é possivél que use uma delphi e penso que as delphi são tipo lucas


alguém sabe alguma coisa sobre as delphi?


quanto ao tempo a abastecer... quando emborcas a garrafa pega num canivete e faz-lhe um furo no fundo, vais ver como corre


chill...
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Hugo
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Mensagem por Hugo »

outra coisa...

para saberes onde está a bomba... localiza os injectores e segue os tubos, estes vão ter à bomba, depois é só procurar a marca que costuma estar relativamente bem visivél.

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Mensagem por Jorge Santos »

olá pessoal,

passo a informar que já rodo com 50% de ovd, sem problemas, apenas no arranque matinal é um pouco mais dificil, mas não se nega. para facilitar o arranque acrescentei 2% de gasolina s/chumbo 95 e talvez vá para os 5%. não sei se o arranque é mais dificil devido a temperatura da manha, se por estar parado durante a noite e devido a uma diferença de densidades entre o ov e o gasoleo estes se separem,se for este o caso, pela manha, terei de abanar o carro antes de o colocar a trabalhar, a tal máxima de agitar antes de usar .

um oleoso abraço a todos,

jorge santos

obs: hugo, obrigado pela sugestão, é básico mas não me tinha lembrado do furo.
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Mensagem por padrinho »

não te eskeças do oleo 2t
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Fry
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Mensagem por Fry »

verifiquem bem as bombas injectoras... as reparações são carissimas. depois não se venham queixar que foi no forum que aprenderam. os nossos professores [***************] e manuelcar devem estar de férias por isso agurdem a a vinda deles para qualquer dúvida que tenham.
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padrinho
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Mensagem por padrinho »

apoiado fry
è sempre melhor ver primeiro os posts anteriores e as recomendações do [***************] e do manuelcar.
os conselhos que dou alguns dos membros mais novos são sempre baseados em conselhos do fr ed do mc.
tdodo o cuidado é pouco e os € custam muito a ganhar.
prudencia acima de tudo
abraços do padrinho
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Jorge Santos
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Mensagem por Jorge Santos »

olá ppl,

após 2500km's de andar a fritar óleo e depois de várias experiências nos patamares de mistura desde 5%ovd até 50%(neste caso com ou sem +5%de gasolina s/chumbo e +3% de o2t), cheguei à conclusão que para a minha viatura o ideal está na mistura com 25 ou 30% de ovd, sem mais nada.
é o patamar de mistura onde tem mais autonomia e em termos económicos é idêntico à mistura de 50%+5%s/chumbo+3%o2t, com a vantagem de não esforçar a bomba pela manhã, e de ter de fazer um cocktail (q encarece a mistura) cada vez que é necessário meter combustível.
no entanto se ouvesse por aí alguém com viatura idêntica em exprimentações agradecia troca de informação.
ah! antes que me esqueça tb já fritei algum oleo aqui de casa, após 2 filtragens simples com um pano e tudo grundig!
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Rogi
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Mensagem por Rogi »

olá, eu tenho uma ford escort 1.8td de 98 motor endura e tb. rolo a ov30 sem mais misturas e rolo sem nenhum problema até agora e só fiz cerca de 500 km, embora ainda não saiba a marca da bomba injectora pois eu já dei uma espreitadela mas não consigo ver a marca será que me pode dar alguma dica, abraços.
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Update

Mensagem por Jorge Santos »

oleosos amigos,

este post é apenas para informar, que a minha viatura ainda mexe sem problemas, nesta altura circulo +/- a 35% de ovd em virtude de o tempo arrefecer e com percentagens maiores notava-se uma ligeira dificuldade a pegar.
já "frito" òleo à +/- 12.000km, já queimei a 90% (uma vez, não notei diferença mas não arrisquei muito), várias vezes a 70%(viagens maiores), e muitas a 50%. juntei as percentagens "recomendadas" gasolina e oleo 2t, mas não notei diferença, pelo que actualmente não uso.
também já "fritei" oleo usado, apenas com duas filtragens simples, e também não notei alterações.
a ùnica alteração a registar é que faz muito menos fumo e quando faz é um branco/cinza claro, quando dantes era cinza escuro/preto.

um oleoso abraço,
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balurcos
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Mensagem por balurcos »

boa sorte para os próximos km, a minha transit também rola sem problemas desde o inicio...
Abraço, Francisco SIlva


manuelcar
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Mensagem por manuelcar »

olá jorge, catita este teu avatar do homer simpson
a ideia aqui não é ver o máximo que o veículo aguenta antes de estoirar a bomba. primeiro porque a bomba não estoura subitamente (geralmente) depois porque já existe um trabalho de compilação de resultados reportados pela comunidade e que está disponível por aí em forma de tabela. se gostas de experimentar, então deves ir tentando diversos dispositivos que permitam aumentar a temperatura, dentro de parâmetros razoáveis, e associar a eles percentagens seguras, (para isso deves precisar de termómetros e manómetros, bem como realizar a desmontagem periodica de velas de incandescência e injectores para aferir da boa combustão. ou talvez experimentar diversos métodos de comutar o combustivel, quer por meios mecânicos, quer por meios electricos, dentro de um esquema bicombustivel. ou então pensar numa boa forma de instalar um segundo tanque dentro do teu carro.
esta atitude de ir reportando percentagens crescentes, e temerárias, semana a semana, não ajuda grande coisa, e pode até induzir algumas pessoas em erro.
aqui vai uma dica se quiseres ajudar: num esquema que utiliza a realimentação do retorno de combustivel, para comutar os tanques basta uma valvula de 3 vias (do género das que manda agua para o duche ou para a torneira). se descobrires uma boa forma de integrar um dispositivo destes dentro do habitáculo em local facilmente acessivel ao condutor evitávamos o recurso a dispendiosas e pouco fiáveis electroválvulas para realizar a mesma função.
saúde da boa!

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Mensagem por orbis »

não estou a ver qual o mal de relatarmos as nossas experiências. são apenas isso, não são conselhos nem obrigações para alguém seguir. todos sabemos que agimos por nossa conta e risco, ou não?

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Mensagem por padrinho »

certissimo orbis.
mas o manuecar apenas recomenda prudência e não obriga niguem a nada, so que prudencia e caldos de galinha na fazem mal a ninguem.
abraços e boas experiencias.
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manuelcar
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Mensagem por manuelcar »


nós somos bons a descobrir soluções simples e a desenrascar. de resto basta consultar as bases de dados para saber aquilo que se vai passando pelos motores de todo o mundo.

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hynek
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Mensagem por hynek »

manuelcar Escreveu:olá jorge, catita este teu avatar do homer simpson
.... evitávamos o recurso a dispendiosas e pouco fiáveis electroválvulas para realizar a mesma função.
saúde da boa!
.... podes informar quais as electroválvulas pouco fiáveis? já experimentaste alguma?
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


manuelcar
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Mensagem por manuelcar »

ok, acuso o toque
onde se lê: "...pouco fiáveis electroválvulas" deve lêr-se: " muito mais dispendiosas, menos fiáveis,e consumidoras de energia electroválvulas"
fica melhor e é mais preciso

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hynek
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Mensagem por hynek »

perfeito.

o que tens contra válvulas?

já viste uma senhora manipular tal válvula se um simples butão com 2 posições nunca liga para posição certa? sabes qual será o resultado?

Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


manuelcar
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Mensagem por manuelcar »


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