Ford Focus 1.8 TDi
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Autor do tópico - Membro Silver
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Ford Focus 1.8 TDi
amigos do òleo,
este post tem por finalidade concentrar e divulgar experiências, aconselhamento, advertências a quem utiliza ou pretende utilizar oleo vegetal (novo ou usado) em ford focus tdi.
assim, na incipiente parte que me toca e sem qualquer adaptação (tb não faço ideia de qual a bomba, nem onde fica):
1ºs 300km's a 95%diesel + 5%ov (novo)
performances iguais; consumo -0,8lts
um oleoso abraço a todos,
jorge santos
obs: sugestões de promoções a oleo tb são bem vindas
este post tem por finalidade concentrar e divulgar experiências, aconselhamento, advertências a quem utiliza ou pretende utilizar oleo vegetal (novo ou usado) em ford focus tdi.
assim, na incipiente parte que me toca e sem qualquer adaptação (tb não faço ideia de qual a bomba, nem onde fica):
1ºs 300km's a 95%diesel + 5%ov (novo)
performances iguais; consumo -0,8lts
um oleoso abraço a todos,
jorge santos
obs: sugestões de promoções a oleo tb são bem vindas
Última edição por Jorge Santos em sexta mai 04, 2007 11:15 pm, editado 1 vez no total.
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Autor do tópico - Membro Silver
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saudações oleosas a todos,
ao que parece não tenho ford-colegas, no entanto deixo aqui a minha evolução, que recordo sem qualquer alteração na viatura:
500km a 5% ovd - tudo ok
500km a 10%ovd - tudo ok
500km a 20%ovd - tudo ok
rodo agora a 30%ovd e continua tudo ok , notando apenas um menor consumo aos 100km (aprox. -1lt) desde que me meti no oleo e tb à medida que a mistura leva mais oleo o tempo de abastecimento é mais demorado (uma garrafa de litro leva 50" a verter para o depósito).
ao que parece não tenho ford-colegas, no entanto deixo aqui a minha evolução, que recordo sem qualquer alteração na viatura:
500km a 5% ovd - tudo ok
500km a 10%ovd - tudo ok
500km a 20%ovd - tudo ok
rodo agora a 30%ovd e continua tudo ok , notando apenas um menor consumo aos 100km (aprox. -1lt) desde que me meti no oleo e tb à medida que a mistura leva mais oleo o tempo de abastecimento é mais demorado (uma garrafa de litro leva 50" a verter para o depósito).
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olá jorge
pelo que pude apurar se o teu focus for anterior a 2001 usa uma bosh e à partida estás safo... se for posterior a 2001 é possivél que use uma delphi e penso que as delphi são tipo lucas
alguém sabe alguma coisa sobre as delphi?
quanto ao tempo a abastecer... quando emborcas a garrafa pega num canivete e faz-lhe um furo no fundo, vais ver como corre
chill...
h
pelo que pude apurar se o teu focus for anterior a 2001 usa uma bosh e à partida estás safo... se for posterior a 2001 é possivél que use uma delphi e penso que as delphi são tipo lucas
alguém sabe alguma coisa sobre as delphi?
quanto ao tempo a abastecer... quando emborcas a garrafa pega num canivete e faz-lhe um furo no fundo, vais ver como corre
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Veículos ecológicos?
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- 100% corpo e mente saudável
http://www.amigosdapagaia.com
http://www.furatrilhos.com
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outra coisa...
para saberes onde está a bomba... localiza os injectores e segue os tubos, estes vão ter à bomba, depois é só procurar a marca que costuma estar relativamente bem visivél.
h
para saberes onde está a bomba... localiza os injectores e segue os tubos, estes vão ter à bomba, depois é só procurar a marca que costuma estar relativamente bem visivél.
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Autor do tópico - Membro Silver
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olá pessoal,
passo a informar que já rodo com 50% de ovd, sem problemas, apenas no arranque matinal é um pouco mais dificil, mas não se nega. para facilitar o arranque acrescentei 2% de gasolina s/chumbo 95 e talvez vá para os 5%. não sei se o arranque é mais dificil devido a temperatura da manha, se por estar parado durante a noite e devido a uma diferença de densidades entre o ov e o gasoleo estes se separem,se for este o caso, pela manha, terei de abanar o carro antes de o colocar a trabalhar, a tal máxima de agitar antes de usar .
um oleoso abraço a todos,
jorge santos
obs: hugo, obrigado pela sugestão, é básico mas não me tinha lembrado do furo.
passo a informar que já rodo com 50% de ovd, sem problemas, apenas no arranque matinal é um pouco mais dificil, mas não se nega. para facilitar o arranque acrescentei 2% de gasolina s/chumbo 95 e talvez vá para os 5%. não sei se o arranque é mais dificil devido a temperatura da manha, se por estar parado durante a noite e devido a uma diferença de densidades entre o ov e o gasoleo estes se separem,se for este o caso, pela manha, terei de abanar o carro antes de o colocar a trabalhar, a tal máxima de agitar antes de usar .
um oleoso abraço a todos,
jorge santos
obs: hugo, obrigado pela sugestão, é básico mas não me tinha lembrado do furo.
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)
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verifiquem bem as bombas injectoras... as reparações são carissimas. depois não se venham queixar que foi no forum que aprenderam. os nossos professores [***************] e manuelcar devem estar de férias por isso agurdem a a vinda deles para qualquer dúvida que tenham.
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Sócio Nº 4
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apoiado fry
è sempre melhor ver primeiro os posts anteriores e as recomendações do [***************] e do manuelcar.
os conselhos que dou alguns dos membros mais novos são sempre baseados em conselhos do fr ed do mc.
tdodo o cuidado é pouco e os € custam muito a ganhar.
prudencia acima de tudo
abraços do padrinho
è sempre melhor ver primeiro os posts anteriores e as recomendações do [***************] e do manuelcar.
os conselhos que dou alguns dos membros mais novos são sempre baseados em conselhos do fr ed do mc.
tdodo o cuidado é pouco e os € custam muito a ganhar.
prudencia acima de tudo
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M.B 200D 1989 650.000 Klms
OVD 50%/25%.45.000Klms
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Autor do tópico - Membro Silver
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olá ppl,
após 2500km's de andar a fritar óleo e depois de várias experiências nos patamares de mistura desde 5%ovd até 50%(neste caso com ou sem +5%de gasolina s/chumbo e +3% de o2t), cheguei à conclusão que para a minha viatura o ideal está na mistura com 25 ou 30% de ovd, sem mais nada.
é o patamar de mistura onde tem mais autonomia e em termos económicos é idêntico à mistura de 50%+5%s/chumbo+3%o2t, com a vantagem de não esforçar a bomba pela manhã, e de ter de fazer um cocktail (q encarece a mistura) cada vez que é necessário meter combustível.
no entanto se ouvesse por aí alguém com viatura idêntica em exprimentações agradecia troca de informação.
ah! antes que me esqueça tb já fritei algum oleo aqui de casa, após 2 filtragens simples com um pano e tudo grundig!
após 2500km's de andar a fritar óleo e depois de várias experiências nos patamares de mistura desde 5%ovd até 50%(neste caso com ou sem +5%de gasolina s/chumbo e +3% de o2t), cheguei à conclusão que para a minha viatura o ideal está na mistura com 25 ou 30% de ovd, sem mais nada.
é o patamar de mistura onde tem mais autonomia e em termos económicos é idêntico à mistura de 50%+5%s/chumbo+3%o2t, com a vantagem de não esforçar a bomba pela manhã, e de ter de fazer um cocktail (q encarece a mistura) cada vez que é necessário meter combustível.
no entanto se ouvesse por aí alguém com viatura idêntica em exprimentações agradecia troca de informação.
ah! antes que me esqueça tb já fritei algum oleo aqui de casa, após 2 filtragens simples com um pano e tudo grundig!
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)
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olá, eu tenho uma ford escort 1.8td de 98 motor endura e tb. rolo a ov30 sem mais misturas e rolo sem nenhum problema até agora e só fiz cerca de 500 km, embora ainda não saiba a marca da bomba injectora pois eu já dei uma espreitadela mas não consigo ver a marca será que me pode dar alguma dica, abraços.
Mais poupança melhor ambiente
Mercedes 190D 2.5D 92 OV50 28983 Km s/kit
Ford Escort 1.8 TD 98 OV20 13788 Km s/kit
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Autor do tópico - Membro Silver
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Update
oleosos amigos,
este post é apenas para informar, que a minha viatura ainda mexe sem problemas, nesta altura circulo +/- a 35% de ovd em virtude de o tempo arrefecer e com percentagens maiores notava-se uma ligeira dificuldade a pegar.
já "frito" òleo à +/- 12.000km, já queimei a 90% (uma vez, não notei diferença mas não arrisquei muito), várias vezes a 70%(viagens maiores), e muitas a 50%. juntei as percentagens "recomendadas" gasolina e oleo 2t, mas não notei diferença, pelo que actualmente não uso.
também já "fritei" oleo usado, apenas com duas filtragens simples, e também não notei alterações.
a ùnica alteração a registar é que faz muito menos fumo e quando faz é um branco/cinza claro, quando dantes era cinza escuro/preto.
um oleoso abraço,
este post é apenas para informar, que a minha viatura ainda mexe sem problemas, nesta altura circulo +/- a 35% de ovd em virtude de o tempo arrefecer e com percentagens maiores notava-se uma ligeira dificuldade a pegar.
já "frito" òleo à +/- 12.000km, já queimei a 90% (uma vez, não notei diferença mas não arrisquei muito), várias vezes a 70%(viagens maiores), e muitas a 50%. juntei as percentagens "recomendadas" gasolina e oleo 2t, mas não notei diferença, pelo que actualmente não uso.
também já "fritei" oleo usado, apenas com duas filtragens simples, e também não notei alterações.
a ùnica alteração a registar é que faz muito menos fumo e quando faz é um branco/cinza claro, quando dantes era cinza escuro/preto.
um oleoso abraço,
A fritar OV à 61.500Km's.
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olá jorge, catita este teu avatar do homer simpson
a ideia aqui não é ver o máximo que o veículo aguenta antes de estoirar a bomba. primeiro porque a bomba não estoura subitamente (geralmente) depois porque já existe um trabalho de compilação de resultados reportados pela comunidade e que está disponível por aí em forma de tabela. se gostas de experimentar, então deves ir tentando diversos dispositivos que permitam aumentar a temperatura, dentro de parâmetros razoáveis, e associar a eles percentagens seguras, (para isso deves precisar de termómetros e manómetros, bem como realizar a desmontagem periodica de velas de incandescência e injectores para aferir da boa combustão. ou talvez experimentar diversos métodos de comutar o combustivel, quer por meios mecânicos, quer por meios electricos, dentro de um esquema bicombustivel. ou então pensar numa boa forma de instalar um segundo tanque dentro do teu carro.
esta atitude de ir reportando percentagens crescentes, e temerárias, semana a semana, não ajuda grande coisa, e pode até induzir algumas pessoas em erro.
aqui vai uma dica se quiseres ajudar: num esquema que utiliza a realimentação do retorno de combustivel, para comutar os tanques basta uma valvula de 3 vias (do género das que manda agua para o duche ou para a torneira). se descobrires uma boa forma de integrar um dispositivo destes dentro do habitáculo em local facilmente acessivel ao condutor evitávamos o recurso a dispendiosas e pouco fiáveis electroválvulas para realizar a mesma função.
saúde da boa!
a ideia aqui não é ver o máximo que o veículo aguenta antes de estoirar a bomba. primeiro porque a bomba não estoura subitamente (geralmente) depois porque já existe um trabalho de compilação de resultados reportados pela comunidade e que está disponível por aí em forma de tabela. se gostas de experimentar, então deves ir tentando diversos dispositivos que permitam aumentar a temperatura, dentro de parâmetros razoáveis, e associar a eles percentagens seguras, (para isso deves precisar de termómetros e manómetros, bem como realizar a desmontagem periodica de velas de incandescência e injectores para aferir da boa combustão. ou talvez experimentar diversos métodos de comutar o combustivel, quer por meios mecânicos, quer por meios electricos, dentro de um esquema bicombustivel. ou então pensar numa boa forma de instalar um segundo tanque dentro do teu carro.
esta atitude de ir reportando percentagens crescentes, e temerárias, semana a semana, não ajuda grande coisa, e pode até induzir algumas pessoas em erro.
aqui vai uma dica se quiseres ajudar: num esquema que utiliza a realimentação do retorno de combustivel, para comutar os tanques basta uma valvula de 3 vias (do género das que manda agua para o duche ou para a torneira). se descobrires uma boa forma de integrar um dispositivo destes dentro do habitáculo em local facilmente acessivel ao condutor evitávamos o recurso a dispendiosas e pouco fiáveis electroválvulas para realizar a mesma função.
saúde da boa!
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.... podes informar quais as electroválvulas pouco fiáveis? já experimentaste alguma?manuelcar Escreveu:olá jorge, catita este teu avatar do homer simpson
.... evitávamos o recurso a dispendiosas e pouco fiáveis electroválvulas para realizar a mesma função.
saúde da boa!
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
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