Alternador automotivo em uma turbina eólica

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder

sclarenonz
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: segunda dez 05, 2011 5:52 am

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por sclarenonz »

´peço desculpas pela minha euforia
Fui muito precipitado,eu olhei a tensão e está em microvolts e não em volts estava cim prequisa não queria desmanhar tdo o tabalho era pra eu ter perguntado antes de bobinar
abraços


sclarenonz
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: segunda dez 05, 2011 5:52 am

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por sclarenonz »

Josenir como eu posso testar um fio de cobre para ver se ele está funcionando por que o estator caiu ontem e eu desmanchei tudo e percebir que tem umas falhas do tamanho da ponta de uma agulha e estou com medo deperder o trabalho novamente?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

sclarenonz Escreveu:Josenir como eu posso testar um fio de cobre para ver se ele está funcionando por que o estator caiu ontem e eu desmanchei tudo e percebir que tem umas falhas do tamanho da ponta de uma agulha e estou com medo deperder o trabalho novamente?
O que pode ser feito é testar a continuidade do fio. Use a escala Ohms X1 do multímetro. Se o multímetro for analógico o ponteiro vai subir se o fio não estiver interrompido. Se o multímetro for digital vai aparecer a medição de impedância do fio, que é algo em torno de 1 ohm ou próximo de zero.


sclarenonz
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: segunda dez 05, 2011 5:52 am

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por sclarenonz »

Muito Obrigado josenir
O senhor é um belo exemplo de bondade e evolução meus sinceros parabens


electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: segunda dez 06, 2010 10:50 am
Localização: Santa Iria da Azóia - Portugal

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por electronick »

Josenir, os testes foram todos feitos com o zener de 24V, mas o transistor BC337 e o resistor de 10 ohms derretem mesmo.Só acontece quando a tensão ultrapassa os 18V no +B alternador.Na teoria devia de funcionar sim, mas talvez seja demasiada voltagem a entrar na base e quando faz o aterramento à massa, deve passar muita corrente, fazendo com que a junção base coletor entre em curto e por conseguinte os outros componentes vão por arrasto.
Entretanto estou a fazer uns testes de bancada com o alternador de 24V modificado e amanhã postarei aqui os resultados daquilo que me veio à ideia, se os testes práticos, corresponderem à teoria, será mais uma alternativa para usar o alternador automotivo modificado para eólica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

electronick Escreveu:Josenir, os testes foram todos feitos com o zener de 24V, mas o transistor BC337 e o resistor de 10 ohms derretem mesmo.Só acontece quando a tensão ultrapassa os 18V no +B alternador.Na teoria devia de funcionar sim, mas talvez seja demasiada voltagem a entrar na base e quando faz o aterramento à massa, deve passar muita corrente, fazendo com que a junção base coletor entre em curto e por conseguinte os outros componentes vão por arrasto.
Entretanto estou a fazer uns testes de bancada com o alternador de 24V modificado e amanhã postarei aqui os resultados daquilo que me veio à ideia, se os testes práticos, corresponderem à teoria, será mais uma alternativa para usar o alternador automotivo modificado para eólica.
É provável que seja isso mesmo. Um excesso de polarização do BC337 que causa um curto entre a base e o coletor deste componente . E por consequência chega uma tensão muito alta no pino 5 do CI 555.

Acredito que a solução seria intercalar um resistor de 10k entre a base do BC337 e o pino do meio do trimpot de 10K. Isso deve limitar a polarização do transistor, e não atrapalha o funcionamento do circuito.

Outra ideia seria aumentar o resistor de 10R para 100R. Mas esta alteração eu já fiz em outra época e não dá bom resultado, pois diminui a eficiência da regulagem de tensão. A tensão de saída fica com picos de tensão acima do esperado.

Assim que puder vou fazer uns testes para verificar isso na prática. E aguardo suas conclusões a respeito.


electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: segunda dez 06, 2010 10:50 am
Localização: Santa Iria da Azóia - Portugal

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por electronick »

Josenir, esta informação que vou descrever em relação ao testes de bancada do alternador automotivo modificado, não sei se já as fez, de qualquer modo será mais uma dica para os membros que a queiram pôr em prática, não menosprezando a ideia do controlador do Josenir. Só lamento não ter um conta rotações, para dar o número de rotações dos vários testes que fiz, mas a olho deu para tirar conclusões. Antes de modificar o meu alternador de 24V, fiz testes de bancada e verifiquei que ele se auto excitava a partir de uma rotação já elevada, portanto sem necessidade de receber o +24V na entrada para a excitação. Sabemos que a maior parte dos alternadores que não se auto excitam, basta receber o + da bateria na entrada da excitação e somente durante 1 segundo, pois não há necessidade de ficar mais tempo, para se auto excitarem.
Com o alternador de 24V modificado no estator com 3 vezes mais o enrolamento original, fazendo os mesmos testes na bancada, verifiquei que, com muito menos rotações, ele se auto excitava o que já era esperado. Se adaptarmos este alternador para eólica, vamos ter dois inconvenientes, um é que para ele se auto excitar teríamos de ter sempre um vento moderado, o que nem sempre acontece, mesmo em locais onde há bastante vento. O outro inconveniente seria ligar o + da bateria à entrada da excitação, para que com pouco vento ele estivesse sempre excitado e assim carregar as baterias, mas vamos ter um problema, é a descarga das baterias e ainda se agravava mais, quando não há vento, o rotor estava a ser alimentado para nada e as baterias iriam perder a carga por completo. Tenho 2 alternadores de 24V , um está montado no grupo gerador de 230V, para fazer o aproveitamento quando o grupo trabalha e assim, também carregar as baterias de 24V. Neste alternador foi retirado o regulador, porque como já tinha referido atrás, ele só deixava de carregar as baterias quando estas tivessem cerca de 30V, o que é muito para baterias de gel, não lhes dava muita saúde. Assim montei à parte um regulador, que dá para controlar a tensão de disparo. O outro alternador destinado para eólica, também foi retirado o regulador. Nestes alternadores existem 3 diodos (não são os diodos de potencia que vão carregar as baterias) estes 3 diodos estão ligados à estrela do estator e tinham a finaldade de alimentar o regulador interno para a excitação. Como na carcaça tenho uma ficha com 2 terminais, uma entrada de excitação para o rotor e a outra, o positivo dos 3 diodos provenientes do estator, liguei a saída dos diodos à entrada da excitação, sem regulador e verifiquei que o alternador se auto excitava com uma rotação não muito elevada (como disse não tenho conta rotações para dar valores exatos) mas deu para perceber que com um vento moderado ele pode auto excitar-se. Como este tópico já vai longo passarei para outro.


electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: segunda dez 06, 2010 10:50 am
Localização: Santa Iria da Azóia - Portugal

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por electronick »

Fiquei com um problema, abaixo das rotações no qual se fazia a auto excitação, ele com menos vento estava girando para nada. Então com o alternador a girar com poucas rotações, liguei o +B da bateria à entrada da excitação e retirei de imediato, verificando que ficava excitado, até mesmo rodando o eixo à mão deu para acender uma lâmpada de 24V 5W embora com pouco brilho. Conclui que dava para montar o alternador com as ligações feitas do seguinte modo: ligar um temporizador, com a duração de 1 segundo e com intervalos de tempo de 10 em 10 minutos, para isso irei montar um temporizador com saída a nível alto ligado a um mosfet para entregar na excitação do alternador, uma tensão de 8V. Montar um relé de 24V entre a saída dos diodos e a massa, usar um dos contatos do relé para interromper a tensão vinda do temporizador e outro contato para desligar o temporizador. Efectuando os teste na bancada, verifiquei que com poucas rotações o relé não atracava, deixando o temporizador ligado e enviando uma tensão de 8V para a excitação com a duração de 1 segundo e de 10 em 10 minutos, ficando o alternador logo excitado com o primeiro impulso. Estes tempos são para aquelas situações de, quando não há vento ou este seja fraco e também para não existir uma descarga constante nas baterias , os tempo são mais do que suficientes e podem ser alterados conforme se pretenda. Aumentando a rotação o relé atraca, desliga o temporizador para a excitação ficando o alternador auto excitado. Baixando a rotação o relé desatraca, liga o temporizador e começa a enviar 8V de 10 em 10 minutos para a excitação. Não convém ultrapassar os 8V porque como relé está ligado entre a excitação juntamente com a saída dos diodos do alternador, a partir de 10V o relé de 24V já atraca e isso não pode acontecer, enquanto não surgir na saída dos diodos um tensão suficiente que o faça atracar quando se der a auto excitação.
Poderá ser montado também o controlador para alternadores, que postei atrás, ligando a saída dos diodos ao D+ e a excitação ao DF, o relé será ligado entre o D+ e a massa. Como na saída do + do alternador temos a tensão das baterias sempre presente, esta será aproveitada para alimentar o temporizador e pode ficar tudo dentro de uma caixa junto do aerogerador. Para aqueles alternadores que não têm diodos internos, dá sempre para adaptar 3 diodos ligados ao estator para termos tensão retificada para a auto excitação e relé, também dá para alternadores de 12V, com as respetivas modificações. Quando tiver o projeto do temporizador e testado publicarei aqui, todos estes testes foram feitos com um relé temporizado de compra e com ajuste de vários tempos.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

Muito bom. É disso que esta comuniadde precisa: de gente disposta a investir um pouco de tempo e recursos para melhorar o atual estado da técnica. Fique à vontade para desenvolver a sua solução ou sugerir aterações no meu projeto com vista a obter um controlador melhorado.

Parabéns pelo seu projeto, publicado anteriormente. É simples e eficiente.


electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: segunda dez 06, 2010 10:50 am
Localização: Santa Iria da Azóia - Portugal

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por electronick »

Obrigado Josenir pelas suas palavras, gostava de me dedicar mais a este tipo de energia, mas muitas vezes o tempo não permite, mas ultimamente tenho estado mais folgado. Acabei a construção de um quadro elétrico, projetado por mim, com várias finalidades para ser montado numa casa de campo, que eu tenho no sul de Portugal e sou previligiado para instalar energia eólica, porque como já disse no forum, é um local com bastante vento, durante o ano. Também sou obrigado a ter energias alternativas, porque não tenho nas proximidades, linhas de energia para pedir uma ligação para a casa. De momento tenho um grupo gerador de 230V/ 7KVA, um grupo de baterias de gel 24V /360 A e uma UPS transformada por mim de 24V/230 1500VA. A unica forma de carregar as baterias é somente quando o grupo gerador funciona, porque adaptei um alternador de 24V/50A. Com tudo isto ainda me falta montar o alternador modificado para eólica, para ter as baterias sempre carregadas e mais tarde, terei de adquirir um inversor de onda sinosoidal pura de 24V 3000W ou 4000 W. Como esta casa de campo está a 350 Km da cidade onde estou a residir, só lá vou de mês a mês, então pensei em construir um quadro eléctrico com várias finalidades. Tem uma entrada de 230V proveniente do grupo gerador, tem outra entrada de 230V, proveniente do inversor de 24V.Podem estar presentes as duas entradas e é escolhida a que no momento me interessa. Tem um voltimetro de AC 250V, amperimetro AC até 30 amperes e um indicador da frequencia dos 50 Hhz, todos estes aparelhos de medida, são uteis para controlar a rotação do grupo gerador. Montei um conta horas, para saber quando é feita a muda de óleo do motor Diesel. Tenho 3 entradas para carregar as baterias de 24V, uma proveniente do alternador de 24V, que está instalado no grupo gerador, outra proveniente de paineis solares, (ainda não os adquiri) e outra vinda do aerogerador que também ainda não está instalado. Posso selecionar uma fonte de cada vez para carregar as baterias, ou todas ao mesmo tempo, com indicação de um amperimetro DC até 50A e de um voltimetro DC até 40V. Tenho dois controladores para a carga das baterias, (conforme publiquei atrás) um para o alternador de 24V do grupo gerador e o outro para receber as 3 fontes, alternador de 24V, aerogerador e paineis solares. Este ultimo controlador desliga as 3 fontes quando as baterias estão carregadas e ao mesmo tempo comuta para uma carga, que ainda não sei se vou meter uma resistencia de alta potencia, ou lampadas de 24V/ 400W.Esta carga vai ser util, principalmente para o aerogerador, quando as baterias estiverem carregadas, não há carga e o aerogerador pode atingir uma rotação tão elevada, que poderá causar danos, assim terá sempre uma carga para o prender mais.
Para não ser um tópico bastante grande, continuarei com outro.


electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: segunda dez 06, 2010 10:50 am
Localização: Santa Iria da Azóia - Portugal

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por electronick »

Montei no depósito de gasóleo, uma bóia com interruptor, que me dá indicação luminosa, quando o gasóleo está na reserva e ao mesmo tempo faz atracar um selenoide durante 5 segundos, adapatado por mim, para parar o motor não desferrar a bomba injetora. No mesmo quadro eletrico, tenho um botão de arranque manual do gerador, que vai à bobine de chamada do motor de arranque e outro botão para parar o gerador, que vai a um selenoide. Ainda no quadro elétrico, tenho duas opções de escolha para o grupo gerador, uma em manual como acabei de descrever e ao mesmo tempo nesta posição, usar o inversor de 24V/230VAC e a outra em automático. Em automático, o grupo gerador arranca e pára sózinho, quando fôr necessário e quando eu não me encontrar na casa, pois só lá vou de mês a mês.Antes de continuar com que finalidade tem o grupo gerador, arrancar e parar sózinho, devo dizer que tenho um furo herteziano de 110 metros de profundidade, com uma bomba a 90 metros de 230V e um depósito de 3.000 litros enterrado no chão. A bomba do furo mete água no depósito e desliga quando está cheio através de uma boia que quando está à superficie desliga a bomba do furo e volta a ligar quando a água do depoisito fica a ¾ e a boia na vertical, fazendo ligar o contator da bomba do furo. Tudo isto tem sido feito manualmente, quando estou na casa, arrancando com o grupo gerador para ter 230V.
Também tenho um sistema de rega automática gota a gota programado para regar todos os dias durante 30 minutos, porque o depósito está numa encosta e a água vem por gravidade. Tambem tenho uma bomba de balão, para regar uma área acima do nivel do depósito, mas só funciona quando há 230V. Agora voltando à posição do grupo gerador em automático, projetei o arranque e paragem para ter rega acima do nivel do depósito e ao mesmo tempo dar alguma carga nas baterias de 24V. Então como eu tenho rega automática gota a gota que sai mais em repuxo do que gotas, com um programador para regar todos os dias durante 20 ou 30 minutos, o depósito de 3.000 litros vai perdendo água e ao fim de uma semana a boia do depósito pede para ligar a bomba do furo. Aproveitei o contacto dessa bóia para ir a um sistema eletrónico, que vai dar o arranque do grupo gerador através de um temporizador de 2 segundos que vai à bobine de chamada do motor de arranque, que como medida de precaução, atraca um relé de 230v e também desliga a bobine de chamada, por consequência liga a bomba do furo e a bomba de balão para regar a área que está a cima do depósito da água. Esta bomba de balão tem um temporizador feito por mim, para desligar ao fim de 15 minutos, porque a entrada da bomba do furo tem práticamente o mesmo caudal que tem a bomba de balão quando extrai água do depósito e assim nunca o depósito ficava cheio, ou demoraria muito tempo. Quando o depósito ficar cheio o que vai demorar cerca de 45 minutos, tempo este que dá para regar e também para dar alguma carga nas baterias de 24V, pois todos os sistemas electónicos, são alimentados destas baterias. Quando a boia do depósito fica à superficie, vai fazer desligar o contator da bomba do furo e também atracar o selenóide durante 5 segundos, para parar o grupo gerador, voltando a repetir tudo passado uma semana. Se eu tivesse corrente eletrica da companhia ou o aerogerador em funcionamento, tinha permanentemente 230V AC e bastava ligar um relógio programado para ligar a bomba de balão e a bomba do furo entrava em funcionamento, sempre que a bóia do depósito pedisse para meter água.
Para finalizar, também feito por mim, montei um detetor de humidade, com duas varetas de aço inox, espetadas na terra, para quando chover, inibir a rega automática, bomba de balão e por consequencia, como não há consumo de água o gerador não vai arrancar, todo o sistema volta ao normal quando a terra ficar seca.
Peço desculpa por esta publicação ser longa, mas gostava de partilhar o que muitas vezes temos de inventar, consoante as nossas necessidades.


electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: segunda dez 06, 2010 10:50 am
Localização: Santa Iria da Azóia - Portugal

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por electronick »

Josenir, hoje tirei um pouco de tempo e tive testando o seu controlador, inseri um resistor de 10K entre a base do transistor BC337 e o pino central do potenciometro de 10K. Desta vez os componentes, só queimaram quando a tensao do + alternador atinge os 24V. Dá a ideia que quando o transistor começa a ser polarizado, faz uma condução direta, entre o emissor e o coletor, embora a ideia seja essa, sem carga alguma no transistor, ele não deve suportar a corrente que passa por ele. Como diz o resistor de 10 ohms, se tivesse um valor mais alto, penso que já não se dava este problema, mas como diz que o circuito depois fica instavel, só fazendo mesmo vários testes. Entretanto tive projetando o temporizador para a excitação do alternador automotivo, porque os teste foram feitos, com relés temporizados de compra. O projeto que vai em anexo, foi testado e funciona na perfeição. Dá para alternadores de 24V e 12V, bastando para isso substituir o relé de 24V por um de 12V, o resistor de 500 ohms e ajustar o regulador de tensão para 12V. O resistor de 500 ohms é variável, depende muito do consumo do relé a ser utilizado, no modelo que utilizei, este resistor de 500 ohms, foi calculado para o relé só começar a atracar quando está próximo dos 24v, ou seja quando se der mesmo a auto excitação.Se fôr utilizado para 12V, o controlador também tem de ser projetado para 12V, conforme já descrevi num topico atrás Este projeto foi feito no Paint, ia pedir ao Josenir, se pudesse, para quando tivesse possibilidades, fazer o desenho da PCI, para os membros do forum, porque eu fiz tudo numa placa de testes e não sei quando terei possibilidades para contruir tudo definitivamente, pois tambem não sei quando irei montar no local, o alternador transformado para eolica.
Temporizador de excitação para alternador.JPG

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

Electronick,

Estou numa situação parecida com a sua, de excesso de trabalho, e ainda não consegui tirar um tempo para fazer uns testes com o regulador/excitador em 24V. Assim que puder vou verificar.

Acredito que trocando o resistor de 100R para 47R deve resolver o problema, e não deve afetar a regulagem. O que acontece é que com o resistor de 10R a corrente máxima pode chegar a 2,4, e o BC337 suporta apenas 800 mA. Com o resistor de 47R esta corrente estaria limitada a 595 mA (A = 28V / 47R). Em 12V jamais tive problema de queima do CI ou do BC337.

Assim que puder vou desenhar a PCI para o seu projeto. Agradeço a contribuição.


sclarenonz
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: segunda dez 05, 2011 5:52 am

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por sclarenonz »

Boa noite

Mestre Josenir, estava analisando o circuito e não vai servir pra min vou ter que fazer com solda mesmo ou então modificar o seu circuito no pciexbress, por que o seu integrado 555 tem 8 pinos de um lado e 8 pinos do outro e o meu só tem 4 pinos dos dois lados???
obrigado
e novamente parabéns por sua ajuda


screen
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda jan 16, 2012 9:33 am
Localização: Rio de Janeiro

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por screen »

Olá Josenir, a algumas páginas anteriores eu pensei na ideia de usar um exaustor eólico para movimentar um Alternador. Mais resolvi usar um gerador com imas, como iniciei a ideia neste Tópico estarei postando os resultados para os amigos.
Primeiro Teste do Aerogerador.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=EStYd4m5 ... re=related[/youtube]


Segundo vídeo foi o teste do gerador.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?NR=1&featu ... vo2dF2eSLE[/youtube]
Terceiro vídeo foi a dificuldade do alinhamento das correntes e o teste no chao.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=HP8Z-E2U ... jqszVT-0kc[/youtube]

E por último a prova dos 9
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=TEC4chWL ... jqszVT-0kc[/youtube]

Desculpem pelo post no tópico de alternadores , mais achei justo dar a resposta da continuação dos estudos no local que foi iniciado as idéias.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

screen Escreveu:Olá Josenir, a algumas páginas anteriores eu pensei na ideia de usar um exaustor eólico para movimentar um Alternador. Mais resolvi usar um gerador com imas, como iniciei a ideia neste Tópico estarei postando os resultados para os amigos.
Primeiro Teste do Aerogerador.
Segundo vídeo foi o teste do gerador.
Terceiro vídeo foi a dificuldade do alinhamento das correntes e o teste no chao.
E por último a prova dos 9

Desculpem pelo post no tópico de alternadores , mais achei justo dar a resposta da continuação dos estudos no local que foi iniciado as idéias.
Muito bom. Meus parabéns pela realização. Se puder, poste depois um outro vídeo em que a medida de tensão do gerador seja feita com uma carga ligada ao gerador. Assim teremos uma ideia de quanta energia ele poderá fornecer.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

sclarenonz Escreveu:Boa noite
Mestre Josenir, estava analisando o circuito e não vai servir pra min vou ter que fazer com solda mesmo ou então modificar o seu circuito no pciexbress, por que o seu integrado 555 tem 8 pinos de um lado e 8 pinos do outro e o meu só tem 4 pinos dos dois lados???
obrigado e novamente parabéns por sua ajuda
Onde foi que você viu esse CI 555 com 16 pinos? Eu não conheço este componente. Se puder, poste o desenho onde viu isso.

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Wolfire »

Josenir Escreveu:
sclarenonz Escreveu:Boa noite
Mestre Josenir, estava analisando o circuito e não vai servir pra min vou ter que fazer com solda mesmo ou então modificar o seu circuito no pciexbress, por que o seu integrado 555 tem 8 pinos de um lado e 8 pinos do outro e o meu só tem 4 pinos dos dois lados???
obrigado e novamente parabéns por sua ajuda
Onde foi que você viu esse CI 555 com 16 pinos? Eu não conheço este componente. Se puder, poste o desenho onde viu isso.
Só se fosse o CI 556 que é a versão dupla do 555 mesmo assim não está no projeto do Josenir, ou na versão antiga mas aí eram dois 555 e não um com 16 pinos


electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: segunda dez 06, 2010 10:50 am
Localização: Santa Iria da Azóia - Portugal

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por electronick »

Conclui definitivamente o temporizador com o controlador. No projeto anterior tinha o mosfet ao contrário, também fiz umas pequenas alterações para o circuito ficar mais funcional. Acabei por fazer a PCI à mão, mas não dá para publicar aqui o desenho, porque está com muitas alterações. Quando o Josenir tiver possibilidades, fará o desenho da PCI do temporizador, no programa que tem, para ficar em perfeitas condições. Foi tudo testado em bancada com o alternador e funciona tudo como tinha previsto. Será mais uma ipótese para quem estiver interessado, a ser aplicado no alternador automotivo modificado. Junto envio em anexo, o projeto completo com a montagem dentro de uma caixa completamente estanque.
Temporizador com excitação e controlador para alternador.JPG
Caixa.jpg
Caixa2.jpg


sclarenonz
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: segunda dez 05, 2011 5:52 am

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por sclarenonz »

JOsenir o senhor pode colocar um novo desenho do sistema de testes para o regulador do tipo positivo, pois o que o senhor mostrou na pagina 12 é para o regulador do tipo negativo,Muito obrigado

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”