Alternador automotivo em uma turbina eólica

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

O vídeo é útil, mas ainda acho melhor o livro.

Para fazer o novo bobinamento tem que antes retirar todo o bobinamento original. Se não conseguir copiar, no tópico Bobinamento de geradores - Básico e avançado você encontra o esquema do bobinamento do alternador.

A desmontagem do regulador não é problema algum. Não existem ímãs. O que existem são duas escovas de carvão pressionadas com duas molas para fazer contato com os anéis do rotor. Não existe dificuldade alguma em desmontar e montar. São peças grandes e mecânica muito simples.


Debrida
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta jan 27, 2012 3:43 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Debrida »

Josenir parabens pelo seu conhecimento ,nesta area.Tenho uma pergunta ,e possivel colocar este alternador em uma roda dagua? desde ja te agradeço

Avatar do Utilizador

Henrique Almazan
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: terça jan 17, 2012 3:01 am
Localização: São Paulo - SP

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Henrique Almazan »

Olá Josenir, levei meu alternador ao bobinador, ele na verdade me indicou uma outra pessoa que só trabalha com bobinamento de alternadores. Eu expliquei o que queria para ele, mas ele perguntou se tem algum motivo específico para triplicar o numero de espiras e ao usar fio 2 vezes menor. Ele recomendou, se for triplicar as espiras, usar fio 3 vezes menor, ele justificou que com o tempo, se as medidas não forem proporcionais, o alternador vai perder força. Mas como foi você que desenvolveu tudo, me diga o que é melhor por favor. Assim que tiver sua resposta vou levar o alternador no outro técnico para ele fazer o serviço.

Muito obrigado e tenha uma boa noite, abraço!
Att, Henrique.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

Debrida Escreveu:Josenir parabens pelo seu conhecimento ,nesta area.Tenho uma pergunta ,e possivel colocar este alternador em uma roda dagua? desde ja te agradeço
Tem que ver antes se a roda tem um mecanismo de ampliação de rotação capaz de fornecer 1000 RPM para o alternador. Caso contrário vai precisar de um gerador para rotação menor.

O gerador eólico baseado no alternador vai começar a gerar com rotação entre 300 e 500 RPM, dependendo do bobinamento. Mas para ter uma produção de energia razoável, vai precisar de algo em torno de 1000RPM.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

Henrique Almazan Escreveu:Olá Josenir, levei meu alternador ao bobinador, ele na verdade me indicou uma outra pessoa que só trabalha com bobinamento de alternadores. Eu expliquei o que queria para ele, mas ele perguntou se tem algum motivo específico para triplicar o numero de espiras e ao usar fio 2 vezes menor. Ele recomendou, se for triplicar as espiras, usar fio 3 vezes menor, ele justificou que com o tempo, se as medidas não forem proporcionais, o alternador vai perder força. Mas como foi você que desenvolveu tudo, me diga o que é melhor por favor. Assim que tiver sua resposta vou levar o alternador no outro técnico para ele fazer o serviço.
Muito obrigado e tenha uma boa noite, abraço!
Infelizmente é assim. Onde você chegar com uma ideia nova, vai encontrar muitas pessoas que ao invés de apoiar, ficam procurando defeito, ou dando opinião sem você ter pedido. Ainda mais essas pessoas que se dizem profissionais. É comum essas pessoas acharem que são "os entendidos". E não aceitarem coisas novas. Para eles só funciona aquilo que eles já sabem que funciona.

Essa ideia de que "com o tempo, se as medidas não forem proporcionais, o alternador vai perder força" é simplesmente ridícula. Não precisa usar um fio tão fino. Não há necessidade de usar uma bitola três degraus abaixo. Se fizer assim, simplesmente vai ficar com espaço livre no estator, e o seu gerador vai ter menos potência. Só isso. Ou seja, você vai deixar de utilizar parte do espaço físico disponível no estator, e por isso vai obter menos potência. "Com o tempo" nada vai mudar.

Avatar do Utilizador

Henrique Almazan
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: terça jan 17, 2012 3:01 am
Localização: São Paulo - SP

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Henrique Almazan »

Certo, obrigado por esclarecer a dúvida, eu tinha dito para o cara: É mas eu acho que tem que ser assim porque o rapaz que deu a idéia foi quem inventou o controlador e tambem ja fez varios projetos, deve ser desse jeito que ele disse mesmo. Então vou mandar faze exatamente como voce disse.

Mudando completamente de assunto:

Josenir, eu estou pensando em abrir um novo tópico, eu estou montando um anemômetro com rolamentos de video cassete, conchas de colheres de sopa e um velocímetro de bicicleta, tudo não vai custa mais do que 40 reais(o que é mais caro é o velocimetro). Seria interessante não?
Att, Henrique.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

Henrique Almazan Escreveu:Certo, obrigado por esclarecer a dúvida, eu tinha dito para o cara: É mas eu acho que tem que ser assim porque o rapaz que deu a idéia foi quem inventou o controlador e tambem ja fez varios projetos, deve ser desse jeito que ele disse mesmo. Então vou mandar faze exatamente como voce disse.
Mudando completamente de assunto:
Josenir, eu estou pensando em abrir um novo tópico, eu estou montando um anemômetro com rolamentos de video cassete, conchas de colheres de sopa e um velocímetro de bicicleta, tudo não vai custa mais do que 40 reais(o que é mais caro é o velocimetro). Seria interessante não?
Sim, seria muito interessante. Sugiro que adiante um pouco os testes para ter mais certeza da viabilidade do projeto, antes de abrir o tópico. Mas fique à vontade para fazer como achar melhor.


Deivid
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: domingo out 31, 2010 8:56 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Deivid »

Boa tarde,
Capacitores Ceramicos
100nF x 3
Capacitores de Poliéster
470nF
Gostaria da informação das voltagens dos capacitores para a nova PCI, que estão na lista de componentes, além disso, o +BAT da placa deve ser ligado em que lugar? Pois não consegui identificar ele no Esquema de Ligação alternador.

Bom final de semana!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

Deivid Escreveu:Boa tarde,
Capacitores Ceramicos
100nF x 3
Capacitores de Poliéster
470nF
Gostaria da informação das voltagens dos capacitores para a nova PCI, que estão na lista de componentes, além disso, o +BAT da placa deve ser ligado em que lugar? Pois não consegui identificar ele no Esquema de Ligação alternador.
Bom final de semana!
Quando não tiver sido informada a tensão de trabalho é porque não é relevante. Os capacitores cerâmicos mais populares são para tensões de 25V ou 50V. Não existe cerâmico para menos de 25V. Estes vão trabalhar com a tensão regulada de 12V (após o LM7812), por isso pode ser usado qualquer um. Naturalmente usa-se os de menor tensão, por serem mais baratos.

Quando ler 100nF x 3, entenda que se tratam de três unidades do capacitor de 100nF.


Deivid
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: domingo out 31, 2010 8:56 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Deivid »

simsim, eu tinha entendido o " x 3 ".
Obrigado pela informação de qual usar.
Mas quanto a ligação do +BAT, onde de ser feita?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

Deivid Escreveu:simsim, eu tinha entendido o " x 3 ".
Obrigado pela informação de qual usar.
Mas quanto a ligação do +BAT, onde de ser feita?
O fio +BAT vai para o terminal positivo da bateria. O negativo da bateria vai na carcaça do alternador.


Debrida
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta jan 27, 2012 3:43 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Debrida »

Vou tentar usar um multiplicador de rpm. muito obrigado.


Deivid
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: domingo out 31, 2010 8:56 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Deivid »

Josenir,
Com um alternador de 24V, segue a risca a fabricação da PCI da pág. 26 ou precisa fazer alterações? porque eu testei e com 500rpm no alternador não consegui passar dos 10,7V.
Você tem algo para me indicar o que fazer?

desde já, grato.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

Deivid Escreveu:Josenir,
Com um alternador de 24V, segue a risca a fabricação da PCI da pág. 26 ou precisa fazer alterações? porque eu testei e com 500rpm no alternador não consegui passar dos 10,7V.
Você tem algo para me indicar o que fazer?
desde já, grato.
O projeto, como está, é para gerar em 12V (14,5V). É possível fazer para 24V, mas eu ainda não testei com esta tensão de trabalho.

Você está querendo gerar em 24V?


Deivid
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: domingo out 31, 2010 8:56 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Deivid »

Eu quero gerar para 12V(14,5). Bem, vou explicar um pouco melhor.
Dados: uma bateria de 12V 110A
um alternador de 24V, como me indicara.
Só que o que faz o alternador girar é uma roda d'água, que quando instalado o novo regulador faz o alternador ficar excitado e com um giro de 500rpm ele só atinge até os 10,7V. Eu aumentei a rotação da roda e permaneceu a mesma voltagem. Agora eu não sei qual é a solução para aumentar a voltagem para os 14,5 V na saida do regulador/ excitador.

Até breve.
Anexos
A Roda d'água
A Roda d'água
PB230246.JPG (43.38 KiB) Visto 3256 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

Deivid Escreveu:Eu quero gerar para 12V(14,5). Bem, vou explicar um pouco melhor.
Dados: uma bateria de 12V 110A
um alternador de 24V, como me indicara.
Só que o que faz o alternador girar é uma roda d'água, que quando instalado o novo regulador faz o alternador ficar excitado e com um giro de 500rpm ele só atinge até os 10,7V. Eu aumentei a rotação da roda e permaneceu a mesma voltagem. Agora eu não sei qual é a solução para aumentar a voltagem para os 14,5 V na saida do regulador/ excitador.
Até breve.
Deve ter algo errado, com certeza. Você montou o circuito na nova versão (a última que eu publiquei aqui)?
Favor postar uma foto do circuito.


sclarenonz
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: segunda dez 05, 2011 5:52 am

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por sclarenonz »

Boa noite

JOsenir, estou muito alegre com os resultados que obtive hoje consegui girando com uma corda 30 v com fio 19 e 3 vezes mais que o original ou seja 9 voltas, testando com o multímetro, fiz todas as recomendações que o senhor me ensinou e sou eternamente grato por isso ,só ficou ruim por causa que enrolei grande demais e tive que tirar o circuito dos diodos fora, agora meu objetivo é fazer o regulador excitador e o resto é moleza, josenir nesse caso, o senhor tem algum projeto para fazer o inversor? outra pergunta é sobre um amigo meu ele falou que obtém uma grande amperagem colocando o negativo nos 3 fios finais neutro do enrolamento? isso é normal?


sclarenonz
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: segunda dez 05, 2011 5:52 am

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por sclarenonz »

Boa noite

percebi uma coisa muito estranha no nosso alternador que testei ontem ele não trava comparado ao amigo meu?, deixa eu explicar sobre esse amigo ele me ajudou muito o seu nome é joão ele que já fez umas 5 turbinas e mexe com isso a 15 anos, ele até me pediu para eu ir na casa dele para filmar e fazer uma conta pra colocar esses videos compartilhando suas ideias, ele falou que não sabe mexer em computador, ele disse que como ele está na frente do computador era igual um jeque na frente de uma pedra de ouro.explico que é fácil mas ele não acredita. ele não paga energia heheheh,em breve ele estará aqui pra aprender um pouco tanbem.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

sclarenonz Escreveu:Boa noite
JOsenir, estou muito alegre com os resultados que obtive hoje consegui girando com uma corda 30 v com fio 19 e 3 vezes mais que o original ou seja 9 voltas, testando com o multímetro, fiz todas as recomendações que o senhor me ensinou e sou eternamente grato por isso ,só ficou ruim por causa que enrolei grande demais e tive que tirar o circuito dos diodos fora, agora meu objetivo é fazer o regulador excitador e o resto é moleza, josenir nesse caso, o senhor tem algum projeto para fazer o inversor? outra pergunta é sobre um amigo meu ele falou que obtém uma grande amperagem colocando o negativo nos 3 fios finais neutro do enrolamento? isso é normal?
Tenho um projeto de inversor, mas ainda não está pronto.

Quanto a essa ligação, não conheço. Mas lhe adianto que uma simples ligação diferente não é suficiente para fazer um gerador produzir muito mais energia que a potêncial nominal.

Se puder, poste um esquema dessa ligação.


Deivid
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: domingo out 31, 2010 8:56 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Deivid »

Bom dia.
Eu fiz a ultima versão postada sim.
mas teve uns componetes que não tinha na eletrônica e o cara lá me falou que eu podia substituir por outro, são eles:
*Capacitor cerâmico de 100nF por 104
*Capacitor poliéster de 1uF/100V por um 2E102K
*Capacitor poliéster de 470nF por um da Sony u47K63V
*Diodo 1N4001 por 1N4007
Agora eu não sei se pode ter sido essas alterações que fizerão não atingir os 12V!

segue as fotos da placa.
Não vejo a hora de poder concluir com sucesso!
Obrigado pela ajuda Josenir.
Anexos
Nenhuma trilha tem conntato com outra.
Nenhuma trilha tem conntato com outra.
DSC03581.JPG (41.52 KiB) Visto 3188 vezes
DSC03572.JPG
DSC03572.JPG (42.02 KiB) Visto 3188 vezes

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”