Legislação?! [biodiesel]

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.

Luis.Moraes
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: domingo ago 20, 2006 12:54 pm

Mensagem por Luis.Moraes »

porquê deixar de fazer a reciclagem dos óleos usados?

não percebi esse comentário, o que se pretende é que cada um de nós faça essa recolha e a possa entregar a empresas ou associações que fazem uso desse óleo usado.

estamos a falar de um "non sense" como dizem os ingleses.

cumprimentos.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

se conseguires provar o contrário, ou seja, que é legal qualquer um fazer a reciclagem por sua conta, então os meus carros deixam de poluir. conhecimento no assunto é o que não me falta. prefiro andar dentro da legalidade. custa ser português mas não tenho culpa de o ser.


rrosa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: sexta mai 26, 2006 12:38 am

Mensagem por rrosa »

fry Escreveu:se conseguires provar o contrário, ou seja, que é legal qualquer um fazer a reciclagem por sua conta, então os meus carros deixam de poluir. conhecimento no assunto é o que não me falta. prefiro andar dentro da legalidade. custa ser português mas não tenho culpa de o ser.
fry, o problema é este mesmo... e é isto que tenho estado aqui a dizer neste últimos posts. legal é desde que sigas os procedimentos de legalização. contudo, a legislação o mais perto que contempla para produção caseira são os pequenos produtores dedicados, e para isso é complicado a qualquer um de nós reunir os requisitos.

agora andares com bd no teu automóvel... isso é problema teu e ninguém tem nada a ver com isso, como não terá se andares a óleo vegetal directo sem alterações ao veículo.

é como já disse: o que não é proibido é permitido.


rrosa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: sexta mai 26, 2006 12:38 am

Mensagem por rrosa »

luis.moraes Escreveu::d porquê deixar de fazer a reciclagem dos óleos usados?

não percebi esse comentário, o que se pretende é que cada um de nós faça essa recolha e a possa entregar a empresas ou associações que fazem uso desse óleo usado.

estamos a falar de um "non sense" como dizem os ingleses.

cumprimentos.
e o que é que nós ganhamos com isso? melhor ambiente?! se é só isso melhor fazemos na transformação directa, pois aí ganhamos na mesma o melhor ambiente e poupamos na factura do combustível.


kikodog
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça ago 22, 2006 11:38 am

Mensagem por kikodog »

ninguem me responde

sim existe um lei que proíbe... akela k diz que o vosso carro só pode andar com o combustivel que tem no livrete, não sei decretes nem o dia em que saiu no diario da republica. se compararem com a história da gasolina é do genero... ou seja a proibiçao nao era por ser mais ou menos poluente mas sim porque os carros nao estao autorizados a andar com akilo.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

kikodog Escreveu:ninguem me responde

sim existe um lei que proíbe... akela k diz que o vosso carro só pode andar com o combustivel que tem no livrete, não sei decretes nem o dia em que saiu no diario da republica. se compararem com a história da gasolina é do genero... ou seja a proibiçao nao era por ser mais ou menos poluente mas sim porque os carros nao estao autorizados a andar com akilo.
sem dúvida que não vem especificado o que o teu carro anda. a questão é que se o carro é teu, podes usar lá o que quiseres queimar, desde que não ultrapasse as emissões dos combustíveis actuais. e já está mais que provado que o bd tem reduções siginficativas nas emissões, logo deveria ser disponibilizado, tal como o gasóleo é.

se queres "melgar" alguém, tenta melgar a dgv da tua área de residência
3º sócio novaenergia


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

portanto, meus caros semhores, estou espantado com o que acabei de ler neste forum, pois isto sim, não é infformação mas desinformação.
desde já gradeço o elogio em nome de todos os utilizadores do forum. todas as minhas experiências e protocolos vão ser apagados para que não esteja a induzir em erro qualquer dos participantes.

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

fry tem lá calma n tarde vamos acabar com o forum não?????


enquanto o pau vai e vem.... vai-se pondo bio

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

já agora falando da recolha de oleos dos restaurantes os mesmos estão a ser informados mas a empresa demoooooooooooooooora a fazer recolhas e a custo zero isto é o restaurante n leva nada em troca por a recolha.

e se cada dono de restaurante dissesse q a partir daquele momento ia começar a cobrar 0.50€ por cada litro de oleo ?

nada me pode obrigar a fornecer de graça qualquer produto q eu comprei e paguei iva.
pois assim estamos a dár um produto q depois estamos a pagar no combustível.


rrosa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: sexta mai 26, 2006 12:38 am

Mensagem por rrosa »

eh fry... ninguém disse mal dos teus tópicos...

deixa-te lá de tretas que tens ajudado muitos de nós que continuamos a contar com a tua experiência e experiências.

um abraço e continua o bom trabalho


rrosa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: sexta mai 26, 2006 12:38 am

Mensagem por rrosa »

kikodog Escreveu:ninguem me responde

sim existe um lei que proíbe... akela k diz que o vosso carro só pode andar com o combustivel que tem no livrete, não sei decretes nem o dia em que saiu no diario da republica. se compararem com a história da gasolina é do genero... ou seja a proibiçao nao era por ser mais ou menos poluente mas sim porque os carros nao estao autorizados a andar com akilo.
mas ninguém disse que o carro deixa de andar a diesel... simplesmente passa andar a diesel e a biodiesel.

quando eu meto um aditivo no depósito para limpeza dos injectores não quer dizer que o carro mudou de combustível... o mesmo se passando quando lhe meto 1 lt de óleo para lubrificar melhor...

aliás, basta ver que actualmente já todos os carros a diesel andam com uma pequena percentagem de bd... alguem teve de mudar o livrete?

não devemos dramatizar. andar a bd é legal e não é preciso nada!
produzir bd é que implica burocracia.

a minha opinião é que enquanto conseguirmos obter a matéria prima devemos continuar a contribuir para o meio ambiente e para a nossa economia produzindo bd. e se alguém faz mal é o estado ao não regulamentar a actividade caseira, pois com isso só consegue o incumprimento das normas - lembrem-se das touradas de barrancos... eram proibidas e passaram a ser legais simplesmente porque eles se estavam a "borrifar" para a lei.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

jossef Escreveu:já agora falando da recolha de oleos dos restaurantes os mesmos estão a ser informados mas a empresa demoooooooooooooooora a fazer recolhas e a custo zero isto é o restaurante n leva nada em troca por a recolha.

e se cada dono de restaurante dissesse q a partir daquele momento ia começar a cobrar 0.50€ por cada litro de oleo ?

nada me pode obrigar a fornecer de graça qualquer produto q eu comprei e paguei iva.
pois assim estamos a dár um produto q depois estamos a pagar no combustível.
realmente as empresas demoram a fazer as recolhas. mas o óleo dos restaurantes é um resíduo, e ou o responsável lhe dá um destino apropriado ou passa essa responsabilidade para alguém, neste caso as empresas de recolha. ora como as empresas de recolha prestam um serviço, quem deveria pagar eram os responsáveis pelos restaurantes para lhe irem recolher o resíduo.

em outros sectores, os produtores de resíduos pagam para lhes irem buscar os resíduos e nunca ao contrário. mas como não existe controlo da entrada de óleo num restaurante, também não há controlo de saída.

sendo assim, imaginamos que uma empresa de recolha cobrava x por lá ir recolher o óleo.. o responsável do restaurante mandava-a dar uma volta e atirava o residuo para o esgoto. mesmo que em algum dia santo a inspecção lá vá, não existem facturas da entrada de óleo, por isso é impossível controlar as quantidades que saiem como resíduo.

um responsável por um restaurante nunca deveria conseguir ir ao jumbo ou outro supermercado comprar óleo, pois como um estabelecimento comercial, a entrada de matéria-prima deveria ser rigorosamente controlada, tal como acontece noutros sectores.

desengane-se quem pensa que o óleo no seu restaurante vale dinheiro. ou trata de lhe dar um fim adequado, ou passa essa responsabilidade para uma empresa que recolha, que por caridade (e por ser impossível pelas razões que já referi acima) não lhe cobra o serviço.
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

rrosa, o teu carro fica ilegal se tiver mais do que 5% de outro combustível além do que o que está previsto no livrete. por isso é que digo para irmos fazer caça aos espanhóis que cá vêm e que trazem no deposito b85.

montavasse umas operações stop e multavasse os malvados. esses infiéis que andam em carros com bd, que poluem 10x menos do que se andessem a gasóleo simplesmente..
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

é verdade q cada um é responsavel por todos os residuos e tem q lhe d´r um fim adquado ou entregar a uma firma adquada para o mesmo mas o que se passa aqui é que eu estou a dar-lhe um fim adquado n estou é autorizado para o mesmo.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

jossef, estava apenas a comentar esta frase:

e se cada dono de restaurante dissesse q a partir daquele momento ia começar a cobrar 0.50€ por cada litro de oleo?

percebes que um restaurante não pode "vender" assim os residuos, pois não tem autorização de operador de resíduos, apenas é um produtor.
3º sócio novaenergia


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

acho que este forum no que concerne ao ovd e bd começa a ser um diálogo de surdos......

se queres ser amigo do ambiente entregas o oleo aos monopólios que eles é que o sabem defender.

Avatar do Utilizador

Hugo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: terça jul 04, 2006 2:44 pm
Localização: Lisboa / Cartaxo

Mensagem por Hugo »

escalavardo Escreveu:jossef, estava apenas a comentar esta frase:

e se cada dono de restaurante dissesse q a partir daquele momento ia começar a cobrar 0.50€ por cada litro de oleo?

percebes que um restaurante não pode "vender" assim os residuos, pois não tem autorização de operador de resíduos, apenas é um produtor.

concordo plenamente... pois é um residuo que vai ser reciclado e dar origem a um produto util, mas também acho que não deve ser cobrado pela empresa que recolhe visto que vai fazer dinheiro com o residuo, se fosse simplesmente para eliminar o residuo obviamente que o serviço tem de ser pago... ninguém trabalha (ou não devia) trabalhar de borla.


um sector que conheço em que isto não acontece é com as oficinas em que o oleo de motor usado, um residuo portanto, é recolhido e transformado em gasoleo para caldeiras, um bem vendavel portanto tal como no bd. mas há aqui uma diferença... a oficina paga a recolha, reflectindo-se obviamente no preço ao cliente final... dêm tempo ao tempo... não me espanta nada que o mesmo venha a acontecer com os restaurantes e que ainda não aconteceu porque ainda é novidade e os legisladores ainda não refinaram a coisa ou ainda não têm amigos na recolha.




h
Veículos ecológicos?

- 0% Emissões
- 0% Ruído
- 0% Impacto ambiental
- 100% corpo e mente saudável


http://www.amigosdapagaia.com
http://www.furatrilhos.com

Avatar do Utilizador

Hugo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: terça jul 04, 2006 2:44 pm
Localização: Lisboa / Cartaxo

Mensagem por Hugo »

escalavardo Escreveu:rrosa, o teu carro fica ilegal se tiver mais do que 5% de outro combustível além do que o que está previsto no livrete. por isso é que digo para irmos fazer caça aos espanhóis que cá vêm e que trazem no deposito b85.

montavasse umas operações stop e multavasse os malvados. esses infiéis que andam em carros com bd, que poluem 10x menos do que se andessem a gasóleo simplesmente..
realmente... que sacanas!!!

quem pensam que são??? ainda por cima podem poluir menos???

não lhe basta terem iva a 16%, todo o tipo produtos mais baratos, serviços publicos que funcionam melhor.........


hmmmm...


bem pessoal... pensei um bocadinho e vou morar para espanha... que se lixe o patriotismo...idiotismo ou lá o que lhe quiserem chamar....!




h
Veículos ecológicos?

- 0% Emissões
- 0% Ruído
- 0% Impacto ambiental
- 100% corpo e mente saudável


http://www.amigosdapagaia.com
http://www.furatrilhos.com


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

mais uma questão... será que se fizer sabão ou detergentes em casa com o oleo usado para consumo próprio também estou a prevaricar? também tenho de obter uma licença? o produtos são básicamente os mesmos...

e se fizer 100 litros de vinho para consumo próprio?

posso criar galinhas, patos e coelhos e matá-los para comer?

tenho um vizinho que ainda cria o porquinho em casa.... será que pode fazê-lo?

já não sei o que fazer...

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

hugo Escreveu:um sector que conheço em que isto não acontece é com as oficinas em que o oleo de motor usado, um residuo portanto, é recolhido e transformado em gasoleo para caldeiras, um bem vendavel portanto tal como no bd.
transformado em gasóleo para caldeiras?? isso é legal? o óleo mineral é considerado um resíduo perigoso, e neste momento está a ser armazenado para depois ser incinerado em cimenteiras (combustível de borla, e ainda por cima o estado ainda lhes paga para o queimarem, pois trata-se de um resíduo )

para esse resíduo existe o plano de regeneração, que pode ser aplicado a quase 100% do óleo recolhido, mas parece-me que os lobbies não vão deixar, pois assim as cimenteiras ameaçavam cortar os pulsos..

ora o luis.moraes afirma que a legislação sobre bd foi inspirada noutros países da eu. espanha não foi de certeza, pois essa tem montes de postos de abastecimento de bd. teria sido a inglaterra??

fry, queres ver a resposta que me deram quando perguntei num forum inglês se podiam produzir bd em casa..??

you can quite legally make biodiesel here, the ea have exempted the need for waste-carriers for home-brewing, but you still need to register with the hmrc and pay duty on all you make...

quer dizer, os produtores caseiros são aceites, não necessitam de autorização de transporte de resíduos e apenas têm de se registar e pagar uma taxa pelo bd que produzem, que suponho que seja irrisória.

bem, pelo que vejo na inglaterra também não foi.. teria sido na turquia, que se inspiraram?
3º sócio novaenergia

Responder

Voltar para “BioDiesel”