Máquina para Pelletes

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida

Autor do tópico
XavierMaluco
Mensagens: 335
Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm

Máquina para Pelletes

Mensagem por XavierMaluco »

olá pessoal

um dos temas muito abordados aqui tem sido sem dúvida o da biomassa, tenho reparado que muita gente fala em caldeiras a pelletes, onde encontrar pelletes, o preço dos pelletes, etc,etc.

curiosamente ainda ninguém se dispos a fazer uma máquina para a fabricação de pelletes.

tenho já a algum tempo, o projecto idealizado por mim para fazer uma máquina de pelletes.
ora eu não sei copiar, tudo o que faço é imaginado por mim dentro de um conceito lógico para o fim a que se destina.

poderei trocar ideias com os interessados em construir uma máquina para fabricar pelletes e disponibilizar algumas caracteristicas do sistema que idealizei.


______________________________________
tudo acaba, só o conhecimento é eterno "xavier maluco"

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16155
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Máquina para Pelletes

Mensagem por serges »

ora aqui está um tópico interessante e que vou seguir com muito interesse...

força nisso xavier!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 132
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Re: Máquina para Pelletes

Mensagem por jeanuc »

infelizmente não posso fazer nenhuma máquina de fazer pellets porque não tenho matéria prima, nem equipamento para a realizar.
posso no entanto partilhar uma ideia que tive, para a realização de uma.
o principio seria semelhante a uma injectora de plástico. ou seja uma estrutura externa cónica, onde internamente roda um parafuso cónico que transporta e comprime o material das pellets. o topo do cone é cortado e ligado a um tubo de diametro adequado (6mm ou 8mm), e uma lamina corta as pellets no comprimento desejado.
se a máquina entravasse bastaria retirar o parafuso interno e limpá-lo. durante a compressão do material poderia-se aquecê-lo para diminuir a percentagem de humidade, e no caso da utilização de uma cola de amido, endurecê-la.
não tenho mais pormenores, é apenas uma ideia muito simples, agradecia a vossa opinião.

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Máquina para Pelletes

Mensagem por katzilla »

vi uma maquina para fazer pellets que era uma prensa hidraulica a compactar serim numa forma em forma de tubo.
depois de atingida a compressão desejada, abriram o tubo e cortaram as pellets no tamanho pretendido.
as pellets ficavam com uma compressão de 1400kg/cm2. não foi adicionado nem cola nem qualquer outra coisa.


jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 132
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Re: Máquina para Pelletes

Mensagem por jeanuc »

a abordagem da prensa é simples, mas obriga a paragens para recomeçar o ciclo.
poderia ser feito com um macaco hidraulico e tubos com resistência suficiente para resistir à compressão. uma estrutura em forma de rectangulo, onde na base estaria o macaco que comprimia a serradura por descolacação de um tubo dentro de outro tubo externo soldado no topo da estrutura.
para multiplicar o número de pellets feito de cada vez poderia-se obtar por um bloco metálico perfurado (onde vão surgir as pellets comprimidas), e outro bloco com parafusos ou hastes metálicas que vão fazer a compressão. enchia-se o 1º bloco com a materia prima, e depois comprimia-se.

sei que poderá ser estranho como descrevi, mas não tenho disponibilidade para colocar um desenho desta ideia.
simples e relativamente barato.


Autor do tópico
XavierMaluco
Mensagens: 335
Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm

Re: Máquina para Pelletes

Mensagem por XavierMaluco »

amigos

esperava mais ideias para a minha máquina de pellets, mas pelos vistos não há grande conhecimento sobre o assunto, vou juntando gota a gota a vossas ideias, porque assim que terminar a máquina para extração e refinação de óleo vegetal, quero seguir com mais este projecto, pois creio que a biomassa vai ser uma das energias mais rentaveis.
ao contrário do antes foi dito acerca da falta de matéria prima, não se esqueçam que temos milhares de hectares de matas para limpar e dessa forma contribuir para a deminuição dos fogos florestais




______________________________________
tudo acaba, só o conhecimento é eterno "xavier maluco"


carlos_selm
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quarta set 19, 2007 5:43 pm
Localização: Braga

Re: Máquina para Pelletes

Mensagem por carlos_selm »

olá
já estive ao lado de uma máquina que poderia produzir umas toneladas por dia, e basicamente:
entrava a estilha para uma câmara, de seguida é triturada e aquecida para sair humidades.
já em serrim é enviado para uma prensa hidráulica com as saídas em "crivo", já na forma de pellets.
toda esta máquina era automática, com sensores de humidade, temperatura etc, e controlado por um autómato, de comando dos vários equipamentos.
não é uma máquina difícil de fazer, se procurar um pouco devo ter por aqui uns catálogos, destas máquinas.
cumprimentos.
carlos araújo


j_r_m_c
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta jun 23, 2006 7:09 pm

Re: Máquina para Pelletes

Mensagem por j_r_m_c »


Avatar do Utilizador

Mistura-Fina
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 77
Registado: quinta fev 07, 2008 11:47 am

Re: Máquina para Pelletes

Mensagem por Mistura-Fina »

pois é o google raramente decepciona...

mas se alguem precisar de uns conselhos pessoais a respeito pode vir falar comigo! estive certa vez numa feira aonde encantei-me por um pelletizador caseiro. uma maquineta excepcional que transforma tudo desde esterco de cavalos a bagaco de cana em pelletes. e claro, lenha, palha, qqer tipo de materia organica. basicamente serao necessarios 2 equipamentos: o pelletizador e um moinho para picar o material. as maquinas sao eletricas e consomem um bom que de energia, seria bom pensar se a energia eletrica nao poderia ser gerada de outro modo como por um gerador a ovu, por ex.

abs e sucesso!
Faça o bem sem olhar a quem.


jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 132
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Re: Máquina para Pelletes

Mensagem por jeanuc »

consumos das máquinas indicadas pelo j_r_m_c
são tifásicas!!!
15kw para o pelletizador
7,5 kw para o moinho
tendo em conta o preço, o consumo e a capacidade de produção, só se for para vender.....

Avatar do Utilizador

Mistura-Fina
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 77
Registado: quinta fev 07, 2008 11:47 am

Re: Máquina para Pelletes

Mensagem por Mistura-Fina »

pois é jeanuc, acertou na mosca!

1) vender a maquina 2) vender os pellets. vc ja imaginou fazer $$ de esterco ou qqer lixo organico desde que devidamente seco (ao sol por motivos bem obvios, hehe) se tem uma fazenda, aquilo que te enoja pra recolher do chao no verao economizar-te-ia o aquecimento no inverno... mais tuas vendas, claro. quem sabe com quantas pessoas a divisao ideal de uma maquina seria factivel? ir buscar combustivel p/ caldeiras domesticas no vizinho e nao no armazem pode ser mais comodo mesmo
Faça o bem sem olhar a quem.


carlos_selm
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quarta set 19, 2007 5:43 pm
Localização: Braga

Re: Máquina para Pelletes

Mensagem por carlos_selm »

viva,
fazer pellets é uma coisa, mas fazer pellets de qualidade é outra!
vou contar a minha experiência:
- tenho uma caldeira a biomassa, pellets em minha casa de 47kw, com apoio por paineis solares térmicos e um combitanque de 600 litros. tenho a casa quente por um preço interessante, mas não é só... a máquina de secar roupa, este ano (inverno) ainda não funcionou, e a máquina de lavar louça também usa água pré-aquecida. ou seja estes 2 electrodomésticos eram os que mais energia eléctrica gastavam.
- desde meados dezembro já gastei aproximadamente 1250kg de pellets equivalente a 300,00€, mas aqui é que entra a qualidade de pellets.
é dificil ajustar o funcionamento da caldeira para o tipo de pellets, pois cada tipo tem uma queima diferente, ou seja não é só encher a caldeira, e esperar que aquilo arda tudo.
já vi muitos tipos de pellets, até de lamas de etar, e mesmo trabalhos cientificos, mas para a habitação os pellets têm de ter qualidade, como os resultantes dos detritos da industria de mobiliário, caso contrário, nem imaginam o cheiro e os fumos, que aquilo liberta. todos os outros detritos deverão ser aplicados em grandes centrais de biomassa.
assim, e na minha opinião a produção de pellets deve ser um processo industrial, de quantidade e qualidade, pois só assim será economicamente e ecologicamente viável.

até breve


jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 132
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Re: Máquina para Pelletes

Mensagem por jeanuc »

carlos_sem tem razão.
o que adiante fazer pellets com elevados indices de humidade, com elevada quantidade de cinzas.
o problema da queima (quantidade de calor) é importante, mas não só.
tenho um amigo que trabalha numa pecuária e um dos problemas que eles têm é eliminar o estrume das galinhas e porcos.
eles vendem o estrume, mas quando pedem uma declaração aos compradores como são receptores do resíduo, o que é obrigatório por lei, estes recusam. assim começaram enviar estrume para a central de biomassa de mortágua.
foi bom durante um pequeno número de carregamentos. depois os da central queixaram de incrustações na caldeira, pelo que recusaram novos carregamentos.
eles agora vão produzir pellets de estrume para a agricultura, mas quem quiser pode queimá-las na sua caldeira. e comprar um escovilhão para limpar as paredes...
além disso quem tem caldeiras de biomassa (que não é o meu caso), pode utilizar os resíduos sem serem pelletizados, basta comprar um triturador, que é muito mais barato, para que estes tenham a dimensão suficiente para passar pelo sem fim.
em termos de resíduos, o ideal para substituir pellets é o caroço de azeitona, que é utilizado na estremadura espanhola em salamandras de pellets. tem um baixo indice de humidade e o tamanho certo.
se calhar devemos pensar em aumentar o rendimento das caldeiras, do que procurar outras fontes de combustível (sei que não o propósito do post, mas....)

Avatar do Utilizador

Mistura-Fina
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 77
Registado: quinta fev 07, 2008 11:47 am

Re: Máquina para Pelletes

Mensagem por Mistura-Fina »

acho que o proposito do posting era que xavierm tava afim de saber mais sobre pelletizadores. e a discussao ta bem saudavel, diga-se de passagem. sim pellets nao sao sempre iguais ou de igual consistencia, depende do que o sujeito tiver como biomassa a disposicao, bem lembrados os comentarios acima.

porem o fato é que a biomassa é uma das fontes de energia que tem merecido menor atencao. tomando-se a cana por exemplo, o rendimento sao de 10ton/ha que ainda sao queimados em varias partes do mundo. caroco de azeitona, casca de coco, o que for tudo depende da disponibilidade e da homogeneidade. eu acho que aqui tambem vale a pena a descentralizacao com pelletizadores menores gerando renda de grupos familiares por ex.
Faça o bem sem olhar a quem.


jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 132
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Re: Máquina para Pelletes

Mensagem por jeanuc »

em cuba a cana é utilizada para fazer papel....
e daqui a alguns anos os resíduos da cana para fazer etanol....


Autor do tópico
XavierMaluco
Mensagens: 335
Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm

Re: Máquina para Pelletes

Mensagem por XavierMaluco »

boas

o objectivo dos pellets é concentrar o máximo de energia num pequeno espaço, para além de permitir alimentação automática nos queimadores, caso contrário queimava-se a serradura ou aparas na sua forma natural, por isso a qualidade do pellet depende não só da qualidade da matéria prima utilizada, mas também da prensagem.

fazer pellets de qualquer coisa que arde é fácil, fazer pellets que libertem pouca cinza e que tenham alto poder calorifico é mais dificil e essas 2 qualidades entre outras, dependem muito do processo de preparação da matéria prima e da pressão aplicada.

as tecnologias já conhecidas ou trabalham com altos consumos em kw para secarem e prensarem com pouca humidade, ou se trabalham com fracas potências tem que prensar com teores de humidade muito altos para conseguirem formar os pellets.

embora eu tenha um ideia bem defenida daquilo que quero fazer, uma das minhas preocupações é precisamente fazer altas prensagens mas com consumos baixos em kw.

x m


maria j d e
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta mar 05, 2008 1:08 am

Re: Máquina para Pelletes

Mensagem por maria j d e »

olá pessoal.
sou nova aqui no forum e estou a gostar imenso. este é um assunto que me interessa muito, pois também sou consumidora de pellets. quanto à produção de pellets origem e qualidade consegui obter muita informação neste blog que descobri numa das minhas pesquisas pesquisas pela internet que acho que está bem feito...
fica aqui o endereço.


http://pellets.blogs.sapo.pt/2910.html


Autor do tópico
XavierMaluco
Mensagens: 335
Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm

Re: Máquina para Pelletes

Mensagem por XavierMaluco »

maria j d e Escreveu:olá pessoal.
sou nova aqui no forum e estou a gostar imenso. este é um assunto que me interessa muito, pois também sou consumidora de pellets. quanto à produção de pellets origem e qualidade consegui obter muita informação neste blog que descobri numa das minhas pesquisas pesquisas pela internet que acho que está bem feito...
fica aqui o endereço.


http://pellets.blogs.sapo.pt/2910.html
ora aí está, se és consumidora de pelletes, espero que venhas a ser minha cliente num futuro próximo, dentro de 6 meses conto estar já a produzir em série pelletes de qualidade.



______________________________________
tudo acaba, só o conhecimento é eterno "xavier maluco"

Avatar do Utilizador

zemonte
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta set 13, 2006 3:02 am

Re: Máquina para Pelletes

Mensagem por zemonte »

caros convivas:
também eu ando "que nem um louco" à procura de desenhos e ideias para uma máquina de fabricação de pellets! no meu caso, e uma vez que ando a estudar a viabilidade das culturas da cana-de-açúcar e do sorgo-sacarino no nosso país, o que pretendo é avaliar o comportamento dos pellets do bagaço destas duas culturas. mas para isso, primeiro tenho que os conseguir fabricar! e de forma economicamente rentável.
pelos dados que tenho, o facto de se compactar a biomassa faz com que ela tenha um muito maior rendimento energético na queima. e, também pelo que tenho lido e ouvido, a energia que se gasta a compactar essa biomassa é muito menor do que o aumento do valor energético conseguido.
o problema está portanto na máquina que consiga produzir tais pellets (ou granulados). a tecnologia mais utilizada passa pela adaptação de equipamentos de granulação como os utilizados nas rações para animais (experimentem fazer uma pesquisa sobre granuladoras de rações para animais e verão). por exemplo, as máquinas da empresa sueca "ekodiesel" (espreitem em http://www.ekodiesel.se/en/pelletpresses.html) funcionam basicamente segunda aquela técnica (os modelos da ekodiesel são hoje normalmente grandes, mas já cheguei a ver informações sobre um modelo pequeno - ekopell 100, motor eléctrico de 7,5kw, capacidade de 75-100kg de biomassa/h, diâmetro dos pellets entre 6 e 8 mm). fundamentalmente trata-se de máquinas dotadas de uma "cabeça" que tem uma matriz circular perfurada, dentro da qual giram três rolos excêntricos que, ao serem abastecidos com a biomassa nas condições ideais de humidade (talvez ligeiramente acima dos 10-12%, para que os pellets, depois de formados, se fiquem por uns 9% de humidade), empurram essa biomassa contra a matriz que, sendo perfurada, forma os pellets. acessoriamente, poderá existir um conjunto de facas, a trabalhar interna ou externamente à matriz, para cortar os pellets com o comprimento pretendido.
bom: mas esta é a técnica normal. será que não por aí escondido alguém com ideias para produzir um equipamento que possa fazer os mesmos pellets mas por outra via, de preferência ainda mais eficiente? eu não percebo nada de hidráulica, mas será que não anda por aí alguém que domine este ramo da engenharia e que possa trazer algumas ideias a esta discussão? esperemos que sim.

cumps,
zemonte

ps - se alguém quiser, posso ceder a informação que tenho da ekodiesel e de outras proveniências. basta que me digam como colocar isso aqui online...
Biocombustiveis, sim: porque o futuro vem ai!

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Máquina para Pelletes

Mensagem por lobão »

zemonte Escreveu:ps - se alguém quiser, posso ceder a informação que tenho da ekodiesel e de outras proveniências. basta que me digam como colocar isso aqui online...
coloque, para que os engenheiros de plantão possam fazer sua engenhocas. todas as informações e idéias são bem vindas!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”