Certificação de Painel Solar - Homemade

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jald
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça out 18, 2016 9:21 pm
Localização: Braga

Certificação de Painel Solar - Homemade

Mensagem por jald »

Boa noite a todos,
sou novo no forum e pretendo ficar por cá!

Ora bem, tenho várias questões relativas a sistemas de autoconsumo, pois pretendo desenvolver um projecto que tenho em mente há algum tempo.

Tenho neste momento, 100 células monocristalinas (156mm X 156mm) de 4.4W a vir do Reino Unido, ficaram por 89€ + 10€ de portes. Penso que tenha feito um bom negócio.
O meu objectivo é simples, montar dois painéis solares de 200W cada e se possível ligá-los à rede doméstica, se possivel, claro.

Irei comprar um inversor até 1000W de onda sinusoidal pura, se tiverem sugestões em relação às opções, até agradeço.

Tenho algum Know-How em soldar, em electricidade e electrónica, no entanto tenho várias dúvidas e conto com a vossa ajuda.

Questões:
->Posso realizar a instalação (Painel + Protecção + Inversor) e ligar directamente à corrente?
->Visto que é necessário uma certificação da instalação, penso que terá que ser feita pela CERTIEL, a questão dos painéis terem sido feitos por mim, não poderá ser um problema? Mesmo que consiga manter os painéis isolados e corretamente dimensionados?
->Tenho um contador dos antigos, analógicos e tenho um consumo anual médio de 330KW por mês.
->Ao colocar os 400W, penso que terei uma diferença na volta dos 35% ou mais (façam críticas a estes valores). Terei que mudar o contador, corro o risco de ser autuado de alguma forma pela EDP?

Obrigado por toda a ajuda!
Cumprimentos,
jald

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Certificação de Painel Solar - Homemade

Mensagem por Emanuel Couto »

Fica melhor nesta secção...

Parabéns pelo projeto ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Certificação de Painel Solar - Homemade

Mensagem por alexjp4 »

Boas

Pelo que sei;
Para ligares directamente a corrente tem que ser um inversor grid-tie ou normalmente chamado micro-inversor e não necessitas de comprar de 1000W basta 1 de 500w com duas entradas ou 2 de 250W e ligares cada 1 ao seu painel solar (tens que ver a voltagem dos paineis e do inversor) para serem compatíveis.
Essa certificação em auto consumo penso que ninguem tem, como são 400W o que tens que fazer é a comunicação prévia no SERUP, e ao fazeres essa comunicação a EDP depois vai substituir o contador se não for melhor para ti.
Quanto a diferença de 35% não sei a que te referes.
Bons trabalhos!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jald
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça out 18, 2016 9:21 pm
Localização: Braga

Re: Certificação de Painel Solar - Homemade

Mensagem por jald »

Olá a todos!

Obrigado pela resposta, vou tentar explicar:

O inversor de 1000w seria para o caso de querer aumentar futuramente a energia.
No entanto poderei depois comprar outro inversor e ter os dois a trabalhar em paralelo.
Os 35% a que me refiro é em termos de redução de € na factura.

Quando escreveu "se nao for melhor para ti", significar que vou ganhar com um contador digital? De que forma?

Desde mais, obrigado!

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Certificação de Painel Solar - Homemade

Mensagem por t3lmo »

Esses 2 paineis de 200w vão produzir no máximo um somatório de 350-380W de pico na hora de maior exposição, logo é melhor não fazer contas aos 35% porque esses nunca vão efetivamente existir.
Se chegar aos 15-20% já será bom :)
O contador antigo é a melhor 'bateria' que existe para custos energéticos... se usado conscientemente entre leituras ;)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Certificação de Painel Solar - Homemade

Mensagem por jmlflorencio »

Eu não avançaria para um inversor desse género... Normalmente precisam de mais painéis em série para atingir o patamar de funcionamento óptimo, pelo que a escalabilidade pretendida na realidade não existe.

Existe sim se se optar por microinversores. Com esses painéis coloca-se um de 500w, quando for para aumentar arranja-se outro inversor e liga-se aos painéis novos. Simples ;-)

Quanto à poupança estimada... Quanto é que, desse consumo medido, é gasto durante o dia? E quanto é que é gasto a um ritmo constante (tipo termoacumulador, ou bomba de calor)?

É que se o consumo for noturno, a produção do dia é oferecida à EDP.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Certificação de Painel Solar - Homemade

Mensagem por t3lmo »

jmlflorencio Escreveu:É que se o consumo for noturno, a produção do dia é oferecida à EDP.
Não será oferecida se mantiver o contador antigo. Esse serve de 'bat€ria' durante o dia ;)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jald
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça out 18, 2016 9:21 pm
Localização: Braga

Re: Certificação de Painel Solar - Homemade

Mensagem por jald »

t3lmo Escreveu:
jmlflorencio Escreveu:É que se o consumo for noturno, a produção do dia é oferecida à EDP.
Não será oferecida se mantiver o contador antigo. Esse serve de 'bat€ria' durante o dia ;)
E se continuar com o contador antigo, e não fizer reportar a instalação, como já referido, não corro o risco de ter algum tipo de coima?


antonio.campea
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: sexta mar 29, 2013 12:41 pm

Re: Certificação de Painel Solar - Homemade

Mensagem por antonio.campea »

Olá
Atenção que se for feita a mera comunicação a EDP troca logo o contador. Se não for feita, o contador de "rodinha" só irá durar até 2020 porque até lá a EDP irá substituir todos os contadores.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Certificação de Painel Solar - Homemade

Mensagem por Emanuel Couto »

Não se esqueçam que há que ter alguma discrição em alguns assuntos... :roll:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Certificação de Painel Solar - Homemade

Mensagem por alexjp4 »

jald Escreveu:Olá a todos!

Obrigado pela resposta, vou tentar explicar:

O inversor de 1000w seria para o caso de querer aumentar futuramente a energia.
No entanto poderei depois comprar outro inversor e ter os dois a trabalhar em paralelo.
Os 35% a que me refiro é em termos de redução de € na factura.

Quando escreveu "se nao for melhor para ti", significar que vou ganhar com um contador digital? De que forma?

Desde mais, obrigado!
Boas

é ao contrário, se não te trocarem o contador para o digital é que ficas a ganhar, já está explicado o porquê, quanto ao inversor tambem penso que está explicado não vale a pena (e nem sei se funcionará em condições) se mantiveres a ideia do inversor de 1000W, e os preços tambem têm vindo a baixar não muito mas vão baixando, por isso mais uma razão que não vale a pena estar a comprar sobredimencionado.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jald
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça out 18, 2016 9:21 pm
Localização: Braga

Re: Certificação de Painel Solar - Homemade

Mensagem por jald »

Emanuel Couto Escreveu:Não se esqueçam que há que ter alguma discrição em alguns assuntos... :roll:
Entendido e esclarecido ;)

Obrigado pela ajuda! Vou então proceder à pesquisa de um inversor de onda pura de 500w :D


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Certificação de Painel Solar - Homemade

Mensagem por alexjp4 »

jald Escreveu:
Emanuel Couto Escreveu:Não se esqueçam que há que ter alguma discrição em alguns assuntos... :roll:
Entendido e esclarecido ;)

Obrigado pela ajuda! Vou então proceder à pesquisa de um inversor de onda pura de 500w :D
Boas

Acho que continuas com alguma confusão os inversores de onda pura ou quadrada só se aplica aos inversores que são alimentados pelas baterias, os micro inversores são de ligar a rede de casa e a partida devem ser de onda pura caso contrário penso que não conseguiam sincronizar com a rede.
Os inversores off gried é que limitam o consumo que podes retirar da bateria ou seja o que podes ligar, os gried tie tem a haver com a potência dos paineis e não do consumo que é limitado pelo diferencial da EDP.


power2016
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: quarta mar 23, 2016 12:44 am

Re: Certificação de Painel Solar - Homemade

Mensagem por power2016 »

boas jald

inversor de onda pura de 500w para ligar directamente painéis !!!!!!!!!! configuração não estará careta

por norma são ligados directamente painéis inversores ou micro-inversores
como referes que cada painel vai passar ter 200w , aposta micro-inversores 250w preço ronda 170 euritos cada, podes aumentar numero de paineis
podes apostar micro-inversor 500w com valor rondar 230 euros

boas escolhas
não deistas

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jald
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça out 18, 2016 9:21 pm
Localização: Braga

Re: Certificação de Painel Solar - Homemade

Mensagem por jald »

power2016 Escreveu:boas jald

inversor de onda pura de 500w para ligar directamente painéis !!!!!!!!!! configuração não estará careta

por norma são ligados directamente painéis inversores ou micro-inversores
como referes que cada painel vai passar ter 200w , aposta micro-inversores 250w preço ronda 170 euritos cada, podes aumentar numero de paineis
podes apostar micro-inversor 500w com valor rondar 230 euros

boas escolhas
não deistas

Muito bem, já entendi e já tinha mais ou menos entendido que não era tão simples assim.

Agora já entendo muito melhor o que tenho lido na ultima semana! Sempre a aprender! Quando mais aprendo, mais dou conta de que não sei nada! Antes de comprar os inversores, vou primeiro proceder à montagem dos painéis nas próximas semanas e colocarei algumas fotos representativas do trabalho realizado!

Obrigado pela ajuda!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jald
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça out 18, 2016 9:21 pm
Localização: Braga

Re: Certificação de Painel Solar - Homemade

Mensagem por jald »

Viva novamente,

Estou a pensar em fazer cada painel com 48 (6x8) células em série, ou até mesmo as 50 (5x10), para obter uma tensão perto dos 20/21V em cada. Existe algum contra?

Colocando-os em série, depois posso ligá-los um micro inversor de 500W.

Exemplo BeOn 2 500W, em que a voltagem recomendada será entre 24 e 40V.

Criticas por favor :D Para realmente perceber se faz sentido o que estou a projectar :D

Gracias! ;)


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Certificação de Painel Solar - Homemade

Mensagem por jmlflorencio »

Não consegues fazer isso de modo a que a voltagem fique dentro do intervalo definido para o inversor? Vai perder-se eficiência, assim..

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Certificação de Painel Solar - Homemade

Mensagem por carioca »

Acho que deves fazer como eu painéis pequenos de 12v e então ligar em série. Pois aviso te já que não vai ser fácil. E por outro lado a eficiência pode estar aquém das expectativas
Não estou a ser pessimista, mas sim realista!
.De qualquer forma boa sorte para o projecto, e vai dando notícias.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Certificação de Painel Solar - Homemade

Mensagem por alexjp4 »

jald Escreveu:
power2016 Escreveu:boas jald

inversor de onda pura de 500w para ligar directamente painéis !!!!!!!!!! configuração não estará careta

por norma são ligados directamente painéis inversores ou micro-inversores
como referes que cada painel vai passar ter 200w , aposta micro-inversores 250w preço ronda 170 euritos cada, podes aumentar numero de paineis
podes apostar micro-inversor 500w com valor rondar 230 euros

boas escolhas
não deistas

Muito bem, já entendi e já tinha mais ou menos entendido que não era tão simples assim.

Agora já entendo muito melhor o que tenho lido na ultima semana! Sempre a aprender! Quando mais aprendo, mais dou conta de que não sei nada! Antes de comprar os inversores, vou primeiro proceder à montagem dos painéis nas próximas semanas e colocarei algumas fotos representativas do trabalho realizado!

Obrigado pela ajuda!
Pelo contrário é mais simples do que pensavas, estavas era a complicar :o
Quanto ao micro inversor procura bem que consegues mais barato e fazes bem em fazer primeiro os painéis e depois vê qual a voltagem que consegues e depois escolhe um micro inversor que trabalhe com a voltagem do painel para teres o melhor rendimento possível.
Tirando o gozo de seres tu a fazer os paineis penso que conseguias comprar um já feito mais barato do que te deve ficar os que vais fazer, e não tinhas trabalho nenhum.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jald
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça out 18, 2016 9:21 pm
Localização: Braga

Re: Certificação de Painel Solar - Homemade

Mensagem por jald »

alexjp4 Escreveu:
jald Escreveu:
power2016 Escreveu:boas jald

inversor de onda pura de 500w para ligar directamente painéis !!!!!!!!!! configuração não estará careta

por norma são ligados directamente painéis inversores ou micro-inversores
como referes que cada painel vai passar ter 200w , aposta micro-inversores 250w preço ronda 170 euritos cada, podes aumentar numero de paineis
podes apostar micro-inversor 500w com valor rondar 230 euros

boas escolhas
não deistas

Muito bem, já entendi e já tinha mais ou menos entendido que não era tão simples assim.

Agora já entendo muito melhor o que tenho lido na ultima semana! Sempre a aprender! Quando mais aprendo, mais dou conta de que não sei nada! Antes de comprar os inversores, vou primeiro proceder à montagem dos painéis nas próximas semanas e colocarei algumas fotos representativas do trabalho realizado!

Obrigado pela ajuda!
Pelo contrário é mais simples do que pensavas, estavas era a complicar :o
Quanto ao micro inversor procura bem que consegues mais barato e fazes bem em fazer primeiro os painéis e depois vê qual a voltagem que consegues e depois escolhe um micro inversor que trabalhe com a voltagem do painel para teres o melhor rendimento possível.
Tirando o gozo de seres tu a fazer os paineis penso que conseguias comprar um já feito mais barato do que te deve ficar os que vais fazer, e não tinhas trabalho nenhum.
Bom dia, sim, o que realmente me dá gozo é montar tudo e entender tudo que há para aprender! ;)
Em relação aos preços dos dois painéis, vão ficar perto de 160 euros (montagem completa) (+/- 20 euros para imprevistos), penso que não terei uma alternativa mais barata. :?

Estamos a falar de dois painéis de 50 células, e quanto ao layout de montagem surge uma questão:
->Para realizar os cálculos de voltagem total, deverei esperar uma voltagem de cada células entre 0.42V e 0.5V, ou 0.5V :?:

Estou a pensar em utilizar as 50 células de cada painel em série, fazendo uma matriz de 10x5, isto segundo os meus cálculos teria uma voltagem entre 21 a 25v e uma potência de 219W. No entanto ainda faltam os diodos, estou a pensar em colocar 3 diodos, um para cada duas colunas do painel (posso configurar desta forma o painel, certo?), o que vai criar uma queda de tensão de 2.1V... ficando no total com uma tensão entre os 18.9v e os 22.9v.
Vocês já devem de estar a pensar que já devo ter queimado o cérebro :lol: Penso que não estarei a pensar mal :D

Poderei depois no final, coloca-los em série ou em paralelo, com suante a escolha do inversor. Possivelmente irei escolher dois de 250W, para minimizar riscos e maximizar a produção. 8-)

Exemplo de esquema:
Sem Título.png

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”