Mercedes Classe B Electric Drive
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Mercedes Classe B Electric Drive
Vivas a todos.
Foi esta sexta, numa tarde não muito quente, mas de sol, em que pude reproduzir a minha rotina diária trocando o Leaf pelo Classe B da Mercedes.
O percurso: sair de Campolide, atravessar Lisboa por dentro (Corte Inglês, Picoas, Estefânia, Anjos, Graça, Olaias, Chelas, Oriente) seguir pela ponte Vasco da Gama, fazer A12 e A33, sair na AutoEuropa e ir a casa estacionar, para depois beber um café e trazer o meu aniversariante filho para Lisboa, que havia café dos eléctricos na Marina de Oeiras, após jantar.
O regresso seria pela A2 e ponte 25 de Abril, atravessando Lisboa por dentro novamente (Amoreiras, túnel do Marquês, Picoas, Estefânia, Anjos, pegar a mãe do aniversariante ao emprego e regressar a Campolide atravessando a baixa, apanhando imenso trânsito no Martim Moniz, Rossio e Avenida da Liberdade, escapando pela Castilho e Marquês da Fronteira).
O classe B eléctrico é Mercedes. Isso significa que tem uma qualidade extraordinária em tantos pormenores, que raramente vemos em outras marcas. No entanto, esta é a primeira aventura da marca neste presente eléctrico (com grande futuro). Isso fez com que, nem tudo fossem rosas no teste.
Vamos ao teste.
Comecei a experiência devagar fazendo manobras na garagem do emprego. Este Mercedes vem com sensores nos quatro cantos do carro. Tem leds à frente e atrás (vê-se via retrovisor central), onde se pode ver e medir a distância a que estamos dos obstáculos. Se nos aproximamos muito, ouve-se o apito deixar a intermitência. O normal. Ora, eu que estou tão habituado à câmara traseira do Leaf, provavelmente gastava os 400€ que custa esse extra neste Mercedes.
Logo depois coloquei a cadeira do bebé num assento traseiro. Como o Classe B é conhecido por ter imenso espaço - o que mais dizer da sua mala de 500 litros? - estranhei muito o facto da cadeira ficar à conta.
Quando a mãe se sentou ao pé do bebé, pedi-lhe a opinião e tive a confirmação: o espaço para os lugares traseiros é um pouco menor que o do Leaf.
As suspensões, essas são excelentes. O bebé passou praticamente a viagem toda a dormir.
O carro tinha cerca de 150 km quando iniciei a viagem.
Passou dos 200 quando já estávamos na outra margem.
A margem certa...
A qualidade dos materiais, inclusive a pele dos bancos, é extraordinária. Gostava de ter isto no meu próximo carro.
Os modos de condução são três. Sport, eco e eco plus. O sport é demasiado desportivo para a cidade e o dia-a-dia. O eco plus é demasiado "estrangulador". O modo eco, que é mesmo o que vem por defeito, é o ideal.
O acelerador é muito suave. Quando queremos fazer uma gracinha, temos de carregar até ao fundo para sentirmos o boost. Mas sentimos.
O modelo que testámos, fica em cerca de 46 mil euros chave-na-mão. Como extras tinha apenas o pack estacionamento, um segundo cabo de carregamento, vidros escurecidos, um ecrã com 8 polegadas em vez das 6 original, GPS da Garmin e o assistente de colisão.
Fizemos cerca de 110 km com 60% de carga gasta. Este é o modelo sem o pack range plus (custa mais 950 euros), portanto, são 60% de, no máximo, 28.5 kWh (seriam 31.5 com o pack). Foi a ritmo de dia-a-dia, com uma ou outra aceleração de teste ocasional e algum trânsito no regresso.
O GPS não traz os POI dos carregadores eléctricos. Ironicamente, traz as bombas de gasolina. Espero que venha aí um upgrade gratuito para os primeiros compradores (que em Portugal vão ser apenas seis particulares este ano, fora uma ou outra frota já encomendada).
As baterias são refrigeradas a líquido. Se isto faz com que as baterias durem mais, sem grandes inconvenientes: sou adepto.
Este motor tem 180 cavalos e um binário capaz de chegar aos 340 Nm. São 7.9 segundos para ir dos 0 aos 100 km/h.
A velocidade máxima, essa, está limitada a 160 km/h.
A manete com que metemos a marcha (frente ou trás), é junto ao volante. Já o selector dos modos de condução, é um botão que fica na consola central. Ao início custou-me a habituar. Com o botão num local onde temos de olhar para o pressionar, a mudança de modos de condução não é instintiva. Isso faz com que a passagem de um modo mais económico para uma necessidade repentina de pedir potência ao carro, com o modo mais desportivo, seja menos repentina...
Vamos arrumá-lo...
Por fora, é um pouco mais comprido e um pouco mais largo que o Leaf.
Nada que uma arrumação mais cuidada, na garagem, não resolva.
O triângulo vermelho que aparece na imagem seguinte, é o assistente de colisão (ou prevenção dela).
Tenho de agradecer à C. Santos VP a possibilidade de fazer este teste e a disponibilidade que oferecem de o continuar esta semana, onde tentarei tirar algumas dúvidas que ainda tenho.
Foi esta sexta, numa tarde não muito quente, mas de sol, em que pude reproduzir a minha rotina diária trocando o Leaf pelo Classe B da Mercedes.
O percurso: sair de Campolide, atravessar Lisboa por dentro (Corte Inglês, Picoas, Estefânia, Anjos, Graça, Olaias, Chelas, Oriente) seguir pela ponte Vasco da Gama, fazer A12 e A33, sair na AutoEuropa e ir a casa estacionar, para depois beber um café e trazer o meu aniversariante filho para Lisboa, que havia café dos eléctricos na Marina de Oeiras, após jantar.
O regresso seria pela A2 e ponte 25 de Abril, atravessando Lisboa por dentro novamente (Amoreiras, túnel do Marquês, Picoas, Estefânia, Anjos, pegar a mãe do aniversariante ao emprego e regressar a Campolide atravessando a baixa, apanhando imenso trânsito no Martim Moniz, Rossio e Avenida da Liberdade, escapando pela Castilho e Marquês da Fronteira).
O classe B eléctrico é Mercedes. Isso significa que tem uma qualidade extraordinária em tantos pormenores, que raramente vemos em outras marcas. No entanto, esta é a primeira aventura da marca neste presente eléctrico (com grande futuro). Isso fez com que, nem tudo fossem rosas no teste.
Vamos ao teste.
Comecei a experiência devagar fazendo manobras na garagem do emprego. Este Mercedes vem com sensores nos quatro cantos do carro. Tem leds à frente e atrás (vê-se via retrovisor central), onde se pode ver e medir a distância a que estamos dos obstáculos. Se nos aproximamos muito, ouve-se o apito deixar a intermitência. O normal. Ora, eu que estou tão habituado à câmara traseira do Leaf, provavelmente gastava os 400€ que custa esse extra neste Mercedes.
Logo depois coloquei a cadeira do bebé num assento traseiro. Como o Classe B é conhecido por ter imenso espaço - o que mais dizer da sua mala de 500 litros? - estranhei muito o facto da cadeira ficar à conta.
Quando a mãe se sentou ao pé do bebé, pedi-lhe a opinião e tive a confirmação: o espaço para os lugares traseiros é um pouco menor que o do Leaf.
As suspensões, essas são excelentes. O bebé passou praticamente a viagem toda a dormir.
O carro tinha cerca de 150 km quando iniciei a viagem.
Passou dos 200 quando já estávamos na outra margem.
A margem certa...
A qualidade dos materiais, inclusive a pele dos bancos, é extraordinária. Gostava de ter isto no meu próximo carro.
Os modos de condução são três. Sport, eco e eco plus. O sport é demasiado desportivo para a cidade e o dia-a-dia. O eco plus é demasiado "estrangulador". O modo eco, que é mesmo o que vem por defeito, é o ideal.
O acelerador é muito suave. Quando queremos fazer uma gracinha, temos de carregar até ao fundo para sentirmos o boost. Mas sentimos.
O modelo que testámos, fica em cerca de 46 mil euros chave-na-mão. Como extras tinha apenas o pack estacionamento, um segundo cabo de carregamento, vidros escurecidos, um ecrã com 8 polegadas em vez das 6 original, GPS da Garmin e o assistente de colisão.
Fizemos cerca de 110 km com 60% de carga gasta. Este é o modelo sem o pack range plus (custa mais 950 euros), portanto, são 60% de, no máximo, 28.5 kWh (seriam 31.5 com o pack). Foi a ritmo de dia-a-dia, com uma ou outra aceleração de teste ocasional e algum trânsito no regresso.
O GPS não traz os POI dos carregadores eléctricos. Ironicamente, traz as bombas de gasolina. Espero que venha aí um upgrade gratuito para os primeiros compradores (que em Portugal vão ser apenas seis particulares este ano, fora uma ou outra frota já encomendada).
As baterias são refrigeradas a líquido. Se isto faz com que as baterias durem mais, sem grandes inconvenientes: sou adepto.
Este motor tem 180 cavalos e um binário capaz de chegar aos 340 Nm. São 7.9 segundos para ir dos 0 aos 100 km/h.
A velocidade máxima, essa, está limitada a 160 km/h.
A manete com que metemos a marcha (frente ou trás), é junto ao volante. Já o selector dos modos de condução, é um botão que fica na consola central. Ao início custou-me a habituar. Com o botão num local onde temos de olhar para o pressionar, a mudança de modos de condução não é instintiva. Isso faz com que a passagem de um modo mais económico para uma necessidade repentina de pedir potência ao carro, com o modo mais desportivo, seja menos repentina...
Vamos arrumá-lo...
Por fora, é um pouco mais comprido e um pouco mais largo que o Leaf.
Nada que uma arrumação mais cuidada, na garagem, não resolva.
O triângulo vermelho que aparece na imagem seguinte, é o assistente de colisão (ou prevenção dela).
Tenho de agradecer à C. Santos VP a possibilidade de fazer este teste e a disponibilidade que oferecem de o continuar esta semana, onde tentarei tirar algumas dúvidas que ainda tenho.
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Re: Mercedes Classe B Electric Drive
Fico muito expectante com este test-drive.
Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
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Autor do tópico - Membro Platinium
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Re: Mercedes Classe B Electric Drive
Já cá o tens. .
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
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Re: Mercedes Classe B Electric Drive
Muito bom
Aos poucos as marcas vão se rendendo a mobilidade eléctrica.
Aos poucos as marcas vão se rendendo a mobilidade eléctrica.
Live long and prosper!
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Re: Mercedes Classe B Electric Drive
boas volt, então o teste vai continuar...
podemos saber quais são essas dúvidas?
este carro enche-me as medidas, mas a minha carteira não tem fundo para esse preço com esses extras apetitosos.
OFF tOpic: quando é que testas o KIA?
podemos saber quais são essas dúvidas?
este carro enche-me as medidas, mas a minha carteira não tem fundo para esse preço com esses extras apetitosos.
OFF tOpic: quando é que testas o KIA?
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi
BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE
Mohandas Karamchand Gandhi
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Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE
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Re: Mercedes Classe B Electric Drive
epaaaaa sim sr.... um B electrico, interessante.
Pois só levas esse menino ao café em Oeiras quando eu não posso ir né????? deixaaaaaaaaaaaa, deixaaaaaaa que eu quando te virrrr aiiiii jaaaaasssuuusssss
Bom pareceu-me interessante o carro fora claro o seu preço, claro que toda a qualidade que falas, faz-me pensar numa frase "é Mercedes e pronto" e esta é a realidade!!
Quanto ao espaço para a cadeira, é "normal", infelizmente do que vejo hoje em dia, sao raros mas mesmo raros os carros que não ficam assim, penso que mais à vontade só mesmo em "carrinhas"
Bem se fores ficar com ele mais tempo e precisares de alguma ajuda/opinião sobre ele diz, estou aqui disponível para testar e ajudar-te
Ainda me tens de dizer esse truque de conseguir fazer bue testes drives paaaaaaa, eu sei que sou feio mas fogooo assim é descriminação
Pois só levas esse menino ao café em Oeiras quando eu não posso ir né????? deixaaaaaaaaaaaa, deixaaaaaaa que eu quando te virrrr aiiiii jaaaaasssuuusssss
Bom pareceu-me interessante o carro fora claro o seu preço, claro que toda a qualidade que falas, faz-me pensar numa frase "é Mercedes e pronto" e esta é a realidade!!
Quanto ao espaço para a cadeira, é "normal", infelizmente do que vejo hoje em dia, sao raros mas mesmo raros os carros que não ficam assim, penso que mais à vontade só mesmo em "carrinhas"
Bem se fores ficar com ele mais tempo e precisares de alguma ajuda/opinião sobre ele diz, estou aqui disponível para testar e ajudar-te
Ainda me tens de dizer esse truque de conseguir fazer bue testes drives paaaaaaa, eu sei que sou feio mas fogooo assim é descriminação
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km
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Re: Mercedes Classe B Electric Drive
Bom teste Volt
Quando chegar a Portugal também quero ter esse prazer.
Entretanto em modo eco, autonomia máxima conseguida em regime real (sem o extensor nesse modelo)?
Quando chegar a Portugal também quero ter esse prazer.
Entretanto em modo eco, autonomia máxima conseguida em regime real (sem o extensor nesse modelo)?
e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
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Mercedes Classe B Electric Drive
Ora, ainda há algumas questões que tenho que gostava de ver esclarecidas.
Grande parte delas não queria falar sem saber. Por exemplo: tive acesso à documentação que veio para Portugal sobre as especificações do carro e a referência ao carregamento trifásico era a 400V e 16A.
Já li um artigo em inglês do top gear que referia a possibilidade de ter o dobro dessa potência disponível com este carregador do classe B.
Também as cores já vi informações contraditórias. Umas dizem que o eléctrico só está disponível em branco e azul, outras que pode haver alternativa, mas que depois há incompatibilidade com muitos dos acessórios que vêm de base com a versão electric line...
O Kia, sinceramente, não me seduziu muito, embora apenas não o tenha testado, no sábado em que a ZEEV o disponibilizou, por problemas de agenda.
Lembro-me que foi mais ou menos na altura em que testei os três da SIVA (e-Golf, e-Up e A3 etron). .
Mas estou sempre disponível para conhecer o que por cá anda neste meio. .
Grande parte delas não queria falar sem saber. Por exemplo: tive acesso à documentação que veio para Portugal sobre as especificações do carro e a referência ao carregamento trifásico era a 400V e 16A.
Já li um artigo em inglês do top gear que referia a possibilidade de ter o dobro dessa potência disponível com este carregador do classe B.
Também as cores já vi informações contraditórias. Umas dizem que o eléctrico só está disponível em branco e azul, outras que pode haver alternativa, mas que depois há incompatibilidade com muitos dos acessórios que vêm de base com a versão electric line...
O Kia, sinceramente, não me seduziu muito, embora apenas não o tenha testado, no sábado em que a ZEEV o disponibilizou, por problemas de agenda.
Lembro-me que foi mais ou menos na altura em que testei os três da SIVA (e-Golf, e-Up e A3 etron). .
Mas estou sempre disponível para conhecer o que por cá anda neste meio. .
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Re: Mercedes Classe B Electric Drive
O carregador deste carro é de 11kw trifásico, portanto está correta essa informação.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
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Re: Mercedes Classe B Electric Drive
Alguém sabe o que significa o pequeno mostrador do lado direito do painel marcado com "e-cell"?
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Re: Mercedes Classe B Electric Drive
A autonomia dos veículos elétricos é influenciada pela temperatura ambiente. Temperaturas muito altas ou muito baixas diminuem a autonomia do veículo, pelo que o leitor "E-cell" apresenta a condição em que a bateria está a ser utilizada em tempo real. Na foto que vemos o ponteiro está nos 100%, visto as baterias estarem a trabalhar em perfeitas condições. Caso, por exemplo a temperatura seja muito baixa, quando ligamos o veículo, o ponteiro indicará outros valores.MVS Escreveu:Alguém sabe o que significa o pequeno mostrador do lado direito do painel marcado com "e-cell"?
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Re: Mercedes Classe B Electric Drive
Volt, continua com os teus testes Drives e mostra aqui ao pessoal.
Espero que a mercedes entre em força nos VE.
Se puderes coloca uma fotos dos interiores, principalmente atrás.
Espero que a mercedes entre em força nos VE.
Se puderes coloca uma fotos dos interiores, principalmente atrás.
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Re: Mercedes Classe B Electric Drive
Emanuel Couto Escreveu:joaoalves1981!joaoalves1981 Escreveu:A autonomia dos veículos elétricos é influenciada pela temperatura ambiente. Temperaturas muito altas ou muito baixas diminuem a autonomia do veículo, pelo que o leitor "E-cell" apresenta a condição em que a bateria está a ser utilizada em tempo real. Na foto que vemos o ponteiro está nos 100%, visto as baterias estarem a trabalhar em perfeitas condições. Caso, por exemplo a temperatura seja muito baixa, quando ligamos o veículo, o ponteiro indicará outros valores.MVS Escreveu:Alguém sabe o que significa o pequeno mostrador do lado direito do painel marcado com "e-cell"?
Passa pelas apresentações ((AQUI)) e fala - nos um pouco de ti!
Ok, assim farei!
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Re: Mercedes Classe B Electric Drive
Mais um test-drive com a qualidade que o nosso amigo Volt nos habituou.
De um fabricante de topo, com materiais de qualidade acima da média, design muito atrativo, entre outros extras que farão as delícias dos proprietários deste veículos.
E pela tranquilidade com que o menino dorme, demonstra que é super confortável e silencioso
Para ser sincero é um veículo que está fora das minhas possibilidades (pelo menos imediatas) mas adoraria possuir uma máquina destas.
Para finalizar, vejo que já há muitos fabricantes a apostar nos VE's, o que se torna numa boa antevisão para um planeta mais limpo, com o ar mais puro, principalmente nas grandes cidades.
De um fabricante de topo, com materiais de qualidade acima da média, design muito atrativo, entre outros extras que farão as delícias dos proprietários deste veículos.
E pela tranquilidade com que o menino dorme, demonstra que é super confortável e silencioso
Para ser sincero é um veículo que está fora das minhas possibilidades (pelo menos imediatas) mas adoraria possuir uma máquina destas.
Para finalizar, vejo que já há muitos fabricantes a apostar nos VE's, o que se torna numa boa antevisão para um planeta mais limpo, com o ar mais puro, principalmente nas grandes cidades.
Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
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Autor do tópico - Membro Platinium
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Mercedes Classe B Electric Drive
Partilho convosco a opinião de um outro "testador".
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- Moderador
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Re: Mercedes Classe B Electric Drive
Muito bom... Exame Informática sempre a surpreender
Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
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- Membro Platinium
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- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
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Re: Mercedes Classe B Electric Drive
Ainda em relação a este test, será que o Classe B tem maior autnomia do que o Leaf? Qts kms?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
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Re: Mercedes Classe B Electric Drive
Boas, obrigado pelo teste.... excelente! Será que já existe mais alguma informação ou teste!?
Cumpts,
Cumpts,
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Autor do tópico - Membro Platinium
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Re: Mercedes Classe B Electric Drive
Eu não voltei a pegar nele. . Pode ser que mais alguém pegue. Sei que haviam interessados. Contactem a Mercedes.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
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