Projeto de aquecimento de águas sanitárias e central.

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Projeto de aquecimento de águas sanitárias e central.

Mensagem por Esteves »

Mais um projeto para meter em funcionamento.

Desta vez é para aquecer as águas sanitárias e fazer um aproveitamento para aquecer o hall de entrada que é um bocado grande.

Então o material já começou a chegar, salamandra com serpentina, forno e bicos para cozinhar, um termoacumulador de inox com 2 serpentinas com isolamento a poliuretano.

Medidas: 900mm L 930mm A 620mm P

Imagem
Imagem

Imagem


Na salamandra vou fazer um aproveitamento de ar quente retirado das costas da mesma, como tem uma caixa-de-ar vou-lhe aplicar um tubo de 1000mm por 125mm em inox, a seguir a esse tubo leva tubo de exaustor até chegar ao hall, até aqui desenrasco-me bem, agora daqui para a frente é que vou ficar um pouco as escuras.

Então é assim: Tenho a salamandra distanciada do termoacumulador cerca de 15 metros, o termoacumulador fica acima da salamandra cerca de 2 metros a distancia de 15 metros, aqui estou a pensar meter tubo de cobre para fazer a ligação entre serpentinas, tenho a bomba circuladora, agora vou precisar do resto do material, um vaso de expansão, qual a capacidade?
algo que faça ligar a circuladora a x graus, o que deve comprar? Tem de levar válvula de segurança?

Agora para o termoacumulador de 200L, qual o vaso de expansão qual a capacidade?
Qual a válvula de segurança?
Que material tenho de ter para montar o sistema?

Como já disse só tenho a salamandra com serpentina e o termoacumulador e a bomba circuladora, mais nada...
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Projeto de aquecimento de águas sanitárias e central.

Mensagem por MRider »

Mais um belo projeto. Parabéns :-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Projeto de aquecimento de águas sanitárias e central.

Mensagem por visitante1 »

Parabens pelo novo projeto, vai dar trabalho mas depois vai ser maravilha.
3 em 1, forno, agua e calor...
euja estou desde o natal passado sem recorrer nem a gas nem eletricidadoe no que respeita a aguas quentes.

quanto ao material periferico ainda vai levar umas pecitas, mas agora da muito trabalho estar aqui a escrever...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projeto de aquecimento de águas sanitárias e central.

Mensagem por Emanuel Couto »

Parabens pelo novo projeto..... :) sim, isto tem muito que se lhe diga.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Projeto de aquecimento de águas sanitárias e central.

Mensagem por lrds »

Boas

É preciso ter em atenção, de onde vai retirar o calor para aquecer a água.
Digo isto porque fiz algo do género, num fogão a lenha. E inicialmente o forno perdeu a capacidade que tinha. Tive de diminuir o tamanho da serpentina dentro do fogão para que o forno voltasse a funcionar bem. Pode ver aqui e tirar ideias. http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... &start=180
É sempre preferível tirar a temperatura na chaminé, já que aí não prejudicará o funcionamento do forno.

Disse que comprou o acumulador na zona de Vagos, pode-me dizer onde e quanto lhe custou? se puder claro!!
Inté

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Projeto de aquecimento de águas sanitárias e central.

Mensagem por Esteves »

A serpentina está colocada na fornalha, como a fornalha é muito grande ( 75 L x 30 A x 45 P ) julgo que não deve fazer diferença para o forno.
lrds Disse que comprou o acumulador na zona de Vagos, pode-me dizer onde e quanto lhe custou? se puder claro!!
A salamandra e o termoacomolador foram comprados em Calvão Vagos na Modernelar, o valor real do acumulador nem sei ao certo visto ter tido um desconto no global, mas julgo que rondou os 800€ + "iva"!!!

De todas as salamandras que vi por vários lados esta foi a que apresentou mais resistência no material e com valor aceitável, cerca de 1300€ com iva, já com 3 metros de cano inox 200mm.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


E_MAN
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 193
Registado: terça out 04, 2011 4:12 pm

Re: Projeto de aquecimento de águas sanitárias e central.

Mensagem por E_MAN »

Penso que estamos a voltar aos bons velhos tempos....e os ensinamentos também.
Este é um projeto muito bom e interessante.
Estou mesmo muito curioso.
Força!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Projeto de aquecimento de águas sanitárias e central.

Mensagem por Esteves »

Onde é que eu posso arranjar um Termostato de imersão para enroscar num tê como o da imagem,

Imagem

A ideia é meter há saída da serpentina da salamandra para ligar a bomba circuladora a x graus.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


E_MAN
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 193
Registado: terça out 04, 2011 4:12 pm

Re: Projeto de aquecimento de águas sanitárias e central.

Mensagem por E_MAN »

Sempre conseguiste encontrar o material?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Projeto de aquecimento de águas sanitárias e central.

Mensagem por Esteves »

E_MAN Escreveu:Sempre conseguiste encontrar o material?
Ainda não.

Pode ser até um pouco estranho eu estar a pedir ajuda neste assunto, mas a ideia é fazer algo que não seja muito dispendioso e funcional, porque a maneira mais fácil é comprar uma central prontinha por uma boa quantia de euros e está resolvido, mas eu acho que para o serviço que eu quero deve funcionar um termostato de emersão embutido no tê que mencionei na imagem.

Sei que tem de levar um vaso de expansão com enchimento automático, isto porque esta salamandra vai trabalhar horas e horas a fio sem se apagar, isto quando vier o frio.

Um técnico conhecido falou em meter uma central com termostato diferencial, mas segundo o @pnunes e eu chegamos a conclusão que pode correr mal, dai a ideia de meter algo que manda-se ligar a bomba a X graus, tipo acima da temperatura do acumulador, se o acumulador vai ter 60 graus metia a bomba a ligar aos 65 graus.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


E_MAN
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 193
Registado: terça out 04, 2011 4:12 pm

Re: Projeto de aquecimento de águas sanitárias e central.

Mensagem por E_MAN »

A ideia parece boa

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Projeto de aquecimento de águas sanitárias e central.

Mensagem por Esteves »

Mais um pequeno avanço no sistema, o tempo é pouco mas ainda deu para maquinar a saída do ar quente que vai ser canalizado para o hall, e já quase encaixado no local.


A marcação

Imagem

Furação

Imagem

Aplicação

Imagem

Aplicado

Imagem

Quase no lugar.

Imagem


O local onde está a salamandra tinha uma lareira com um recuperador embutido, o que agora vou ter de fazer inventar algo para esconder e disfarçar os vestígios do anterior.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


E_MAN
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 193
Registado: terça out 04, 2011 4:12 pm

Re: Projeto de aquecimento de águas sanitárias e central.

Mensagem por E_MAN »

pena não servir tb de fogão para além de forno

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Projeto de aquecimento de águas sanitárias e central.

Mensagem por Esteves »

E_MAN Escreveu:pena não servir tb de fogão para além de forno

Também derve de fogão... tem 2 bicos por cima para clocar os "tachos"
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


E_MAN
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 193
Registado: terça out 04, 2011 4:12 pm

Re: Projeto de aquecimento de águas sanitárias e central.

Mensagem por E_MAN »

Ena...bom...não dá para ver na foto

Avatar do Utilizador

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 200
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am
Localização: Veritas odium parit: A verdade gera o ódio

Re: Projeto de aquecimento de águas sanitárias e central.

Mensagem por david_neves »

Esteves Escreveu:Mais um projeto para meter em funcionamento.

Desta vez é para aquecer as águas sanitárias e fazer um aproveitamento para aquecer o hall de entrada que é um bocado grande.

Então o material já começou a chegar, salamandra com serpentina, forno e bicos para cozinhar, um termoacumulador de inox com 2 serpentinas com isolamento a poliuretano.

Medidas: 900mm L 930mm A 620mm P

Imagem
Imagem

Imagem


Na salamandra vou fazer um aproveitamento de ar quente retirado das costas da mesma, como tem uma caixa-de-ar vou-lhe aplicar um tubo de 1000mm por 125mm em inox, a seguir a esse tubo leva tubo de exaustor até chegar ao hall, até aqui desenrasco-me bem, agora daqui para a frente é que vou ficar um pouco as escuras.

Então é assim: Tenho a salamandra distanciada do termoacumulador cerca de 15 metros, o termoacumulador fica acima da salamandra cerca de 2 metros a distancia de 15 metros, aqui estou a pensar meter tubo de cobre para fazer a ligação entre serpentinas, tenho a bomba circuladora, agora vou precisar do resto do material, um vaso de expansão, qual a capacidade?
algo que faça ligar a circuladora a x graus, o que deve comprar? Tem de levar válvula de segurança?

Agora para o termoacumulador de 200L, qual o vaso de expansão qual a capacidade?
Qual a válvula de segurança?
Que material tenho de ter para montar o sistema?

Como já disse só tenho a salamandra com serpentina e o termoacumulador e a bomba circuladora, mais nada...
Boa noite,
partilho da sua ideia que devemos tentar fazer as coisas com melhor custo/beneficio, ja conseguiu fazer o circuito
com segurança?
Cumprimentos
David Neves
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Projeto de aquecimento de águas sanitárias e central.

Mensagem por Esteves »

Boa noite,
partilho da sua ideia que devemos tentar fazer as coisas com melhor custo/beneficio, ja conseguiu fazer o circuito
com segurança?
Cumprimentos
David Neves
Bem o sistema está montado e já testado.

Para já me parece que está a dar bons resultados, da primeira vez que acendi a Salamandra nem tomei nota das horas que acendi, mas pelas minhas contas em 3 horas meteu 200 litros de água a 68 graus, ainda a queimar lenha fomos a banhos, 3 pessoas baixou 3 graus, por volta das 22 horas apagou-se a chama, e ficou nos 65 graus.

A temperatura de ontem para hoje até as 13:30 baixou 10 graus, de 65 para 55, acendi de novo a salamandra e após uma hora a temperatura subiu para os 65 graus, então de novo a banhos 3 pessoas e hoje como a Salamandra estava com a chama mais acesa só baixou 2 graus.

Agora uma coisa que eu notei, não sei se foi bom em 60 minutos aumentar a temperatura em 10 graus, o que eu notei é a bomba circuladora ter muito caudal, julgo que com menos caudal a temperatura aumentaria mais.



Respondendo ao David Neves.

Todo o sistema de tubagem tanto de fria como de quente foi montado por 2 técnicos da especialidade, eu não me senti muito a vontade para fazer o trabalho visto que ia mexer com águas quentes de elevadas temperaturas decidi entregar a quem sabe.

Poderei agora vir a melhorar algumas coisas, mas para já vou ver como se porta.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Projeto de aquecimento de águas sanitárias e central.

Mensagem por lrds »

Boas

Muito bom para aquecer água, desconfio é que o acumulador é pequeno demais.

Quando vier o inverno a sério, e quiser estar um domingo ao quentinho, o que vai fazer à água quente?

É que se ao fim de 2 ou 3 horas já tem água a 60 e tal graus, mais uma horita e está a 90º.

Foi o que me aconteceu no meu projeto com o fogão. Assei uns chispes e tive de bazar o acumulador que é de 120l duas vezes.

Só depois é que suprimi dois tubos à serpentina e ficou muito melhor, mais lento a aquecer água.
Inté

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Projeto de aquecimento de águas sanitárias e central.

Mensagem por Esteves »

lrds Escreveu:Boas

Muito bom para aquecer água, desconfio é que o acumulador é pequeno demais.

Quando vier o inverno a sério, e quiser estar um domingo ao quentinho, o que vai fazer à água quente?

É que se ao fim de 2 ou 3 horas já tem água a 60 e tal graus, mais uma horita e está a 90º.

Foi o que me aconteceu no meu projeto com o fogão. Assei uns chispes e tive de bazar o acumulador que é de 120l duas vezes.

Só depois é que suprimi dois tubos à serpentina e ficou muito melhor, mais lento a aquecer água.
Bem para já ainda não passou dos 70 graus, mas também tem o sistema de segurança, caso passe dos 90 deita água fora para meter fria.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Projeto de aquecimento de águas sanitárias e central.

Mensagem por Esteves »

Será que esta ideia tem algum fundamento!!!
O meu termoacumulador não dá para levar resistência, então lembrei-me em adaptar uma serpentina ao tubo que vem da salamandra e meter por baixo uma resistência tipo a dos fornos elétricos e criar uma espécie de caixa onde fica a serpentina e a resistência de 2000W, caixa fechada bem isolada para não deixar perder calor, para ligar a serpentina leva um termóstato com a sonda metida no termoacumulador para ligar a X graus, por exemplo em dias que a salamandra não trabalha a água do termoacumulador baixar X graus ligar a resistência e a bomba circuladora e quando atingir X graus desligar as 2 coisas, a bomba e a resistência.

Fica o esquema:

PS: A caixa não leva água.
Anexos
Esquema de aquecimento.jpg
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”