Apoio à microprodução tem os dias contados

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

Autor do tópico
alexpt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: sábado out 22, 2011 4:38 pm

Apoio à microprodução tem os dias contados

Mensagem por alexpt »

"Medida de incentivo à produção de energia pelas famílias é para acabar, diz o Governo."

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... 52129&pn=1" onclick="window.open(this.href);return false;


xandecool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quarta dez 28, 2011 8:04 pm

Re: Apoio à microprodução tem os dias contados

Mensagem por xandecool »

http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Art ... 42480.html" onclick="window.open(this.href);return false;


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Apoio à microprodução tem os dias contados

Mensagem por mcarneiro »

Por isto dá para ver o descontrole deste governo....

impliccar com a microprodução , foi a unica coisa, que o Passos mais os outros dois anormais, o ministro das finanças e o da economia, conseguiram arranjar para resolver o problema da energia ? a microprodução representa o qûê ? 1 ou 2% do total da energia...nao se lembraram de ir implicar com a Endesa ou a edp, a quem pagam para terem centrais paradas..., à produção industrial nas renovaveis , as Eolicas que como uma que tenho por tras da minha casa , que produz mais de 50% da energia durante a noite no vazio quando não é necessaria e é paga a peso de ouro, o grosso do adicional que pagamos deve-se a estes dois factores, os pagamentos A EDP e a Endesa, no caso da Endesa ainda é mais escandaloso porque as unicas instalações que tem em Portuigal , são as tais de backup , em que são pagos para não produzirem ....

Temos um fantastico governo , que acha que é melhor queimar carvão nas centrais termicas , do que produzur energia solar , esqueceram-se que o problema das renoveis é provocado pelas centrais eolicas , e nao pelo solar, o solar só produz durante as horas de ponta , durante o dia, ou eles acham que produz durante a noite??!!

O Negocio dos Parques Eolicos é dos amigos deste e do anterior governo , e nesses ninguem toca , nunca percebi porque é que os Parques Eolicos não são obrigados a ter solar também , há muito espaço entre as torres...,ou até sei é mais caro não da jeito.
enfim é o pais que temos...

Mario

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Apoio à microprodução tem os dias contados

Mensagem por Patalhetas »

... porque achas que o ministro e o adjunto encarregue da pasta das energias de demitiu ???
palavras para q ?
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk


xandecool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quarta dez 28, 2011 8:04 pm

Re: Apoio à microprodução tem os dias contados

Mensagem por xandecool »

Alguém sabe se isto se aplica aos contratos já existentes? Ou se se trata apenas da redução da cota anual de potência?


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Apoio à microprodução tem os dias contados

Mensagem por cupMH »

Eu ontem fui a um seminário da Weidmuller e SMA, em que o responsável da SMA em portugal faz parte da APISOLAR e colocaram-lhe essa questão e o que foi dito é que as MICRO e MINI só tem mais 1 ou 2 anos de vida, mas as MICRO e MINI os seus respectivos contratos existentes e que estejam em vigor são para cumprir até ao final dos mesmos.
Mesmo as MICRO e MINI em regime geral vão acabar por desaparecerem, e os da SMA já apresentaram à EDP e DGEG um projecto para consumo autónomo que tem o nome de NETMETERING...
No meu ponto de vista isto vai fazer com que o pessoal deixe de investir, pois os incentivos não vão ser nenhuns apensa deixar de pagar electricidade pois taxas têm que se pagar na mesma à EDP!


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Apoio à microprodução tem os dias contados

Mensagem por mcarneiro »

cupMH Escreveu:Eu ontem fui a um seminário da Weidmuller e SMA, em que o responsável da SMA em portugal faz parte da APISOLAR e colocaram-lhe essa questão e o que foi dito é que as MICRO e MINI só tem mais 1 ou 2 anos de vida, mas as MICRO e MINI os seus respectivos contratos existentes e que estejam em vigor são para cumprir até ao final dos mesmos.
Mesmo as MICRO e MINI em regime geral vão acabar por desaparecerem, e os da SMA já apresentaram à EDP e DGEG um projecto para consumo autónomo que tem o nome de NETMETERING...
No meu ponto de vista isto vai fazer com que o pessoal deixe de investir, pois os incentivos não vão ser nenhuns apensa deixar de pagar electricidade pois taxas têm que se pagar na mesma à EDP!
Em todos os paises da europa existem incentivos, o modulo que falas é o que é utilizado actualmente nos estados unidos,em que quando produzes, o teu contador de consumo anda para tras, não há qualquer incentivo, e apenas vao entrar nisso quem já tem microproduções montadas, porque com o preço dos equipamentos, e as margems gigantes dos destribuidores e instaladores aqui em portugal, não dá nem para começar. Para dar um exemplo - Preço de um inversor SMA 3300 na Alemanha 1329 euros ja com iva . preço em portugal 1904 euros , e nao venham dizer que é o iva , a difença do iva 4% , isto é só um exemplo

Mario


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Apoio à microprodução tem os dias contados

Mensagem por mcarneiro »

xandecool Escreveu:Alguém sabe se isto se aplica aos contratos já existentes? Ou se se trata apenas da redução da cota anual de potência?
Todos os contratos vão ter que se manter , e todos os que forem feitos até a lei ser alterada, mesmo depois do fim do regime bonificado , a lei diz que as explorações passam para o regime geral, pelo menos é o que está na lei,


Mario


Autor do tópico
alexpt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: sábado out 22, 2011 4:38 pm

Re: Apoio à microprodução tem os dias contados

Mensagem por alexpt »

mcarneiro Escreveu:
cupMH Escreveu:Eu ontem fui a um seminário da Weidmuller e SMA, em que o responsável da SMA em portugal faz parte da APISOLAR e colocaram-lhe essa questão e o que foi dito é que as MICRO e MINI só tem mais 1 ou 2 anos de vida, mas as MICRO e MINI os seus respectivos contratos existentes e que estejam em vigor são para cumprir até ao final dos mesmos.
Mesmo as MICRO e MINI em regime geral vão acabar por desaparecerem, e os da SMA já apresentaram à EDP e DGEG um projecto para consumo autónomo que tem o nome de NETMETERING...
No meu ponto de vista isto vai fazer com que o pessoal deixe de investir, pois os incentivos não vão ser nenhuns apensa deixar de pagar electricidade pois taxas têm que se pagar na mesma à EDP!
Em todos os paises da europa existem incentivos, o modulo que falas é o que é utilizado actualmente nos estados unidos,em que quando produzes, o teu contador de consumo anda para tras, não há qualquer incentivo, e apenas vao entrar nisso quem já tem microproduções montadas, porque com o preço dos equipamentos, e as margems gigantes dos destribuidores e instaladores aqui em portugal, não dá nem para começar. Para dar um exemplo - Preço de um inversor SMA 3300 na Alemanha 1329 euros ja com iva . preço em portugal 1904 euros , e nao venham dizer que é o iva , a difença do iva 4% , isto é só um exemplo

Mario
O caminho vai ser esse, o netmetering como nos EUA. Utiliza-se o contador normal da instalação (bidireccional), o que não for consumido e for injectado na rede é creditado ao produtor (alguma eléctricas não pagam nada de volta, fica apenas em saldo a favor do cliente). E algumas eléctricas reclamam, que o preço do kw pago não devia ser o mesmo que elas cobram, porque não ganham dinheiro, ou seja se cobram 0.12 deviam pagar 0.10 para revenderem essa energia.

A baixa do material solar, está-nos a levar ao "grid parity" mais cedo do que o esperado. É fácil encontrar painéis de 230W a 160.00 eur + IVA. Para os particulares o IVA encarece o sistema, mas para instalações feitas em empresas, onde deduzem o IVA, começa a ser interessante, com 3,000 eur pagam 4000w de painéis. Obviamente existem os restantes custos de montagem que não são poucos.

Em Espanha, foi anunciada a intenção de começar a construir em 2013, uma central fotovoltaica de 250MW sem qualquer subsidio de produção:
http://www.solarserver.com/solar-magazi ... idies.html" onclick="window.open(this.href);return false;

E sim, o preço dos inversores é estupidamente caro, mesmo aos valores praticados na Alemanha. Sei que a Photon Magazine desmontou um SMA tripower STP 17000TL-10, e calculou um custo de componentes e peças de 1200.00 eur , para um inversor vendido à volta de 3,000 eur.

O que vale, é que os Chineses finalmente estão a entrar no mercado dos inversores para trazer concorrência. :D :D :D

cumps


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Apoio à microprodução tem os dias contados

Mensagem por cupMH »

alexpt Escreveu:
mcarneiro Escreveu:
cupMH Escreveu:Eu ontem fui a um seminário da Weidmuller e SMA, em que o responsável da SMA em portugal faz parte da APISOLAR e colocaram-lhe essa questão e o que foi dito é que as MICRO e MINI só tem mais 1 ou 2 anos de vida, mas as MICRO e MINI os seus respectivos contratos existentes e que estejam em vigor são para cumprir até ao final dos mesmos.
Mesmo as MICRO e MINI em regime geral vão acabar por desaparecerem, e os da SMA já apresentaram à EDP e DGEG um projecto para consumo autónomo que tem o nome de NETMETERING...
No meu ponto de vista isto vai fazer com que o pessoal deixe de investir, pois os incentivos não vão ser nenhuns apensa deixar de pagar electricidade pois taxas têm que se pagar na mesma à EDP!
Em todos os paises da europa existem incentivos, o modulo que falas é o que é utilizado actualmente nos estados unidos,em que quando produzes, o teu contador de consumo anda para tras, não há qualquer incentivo, e apenas vao entrar nisso quem já tem microproduções montadas, porque com o preço dos equipamentos, e as margems gigantes dos destribuidores e instaladores aqui em portugal, não dá nem para começar. Para dar um exemplo - Preço de um inversor SMA 3300 na Alemanha 1329 euros ja com iva . preço em portugal 1904 euros , e nao venham dizer que é o iva , a difença do iva 4% , isto é só um exemplo

Mario
O caminho vai ser esse, o netmetering como nos EUA. Utiliza-se o contador normal da instalação (bidireccional), o que não for consumido e for injectado na rede é creditado ao produtor (alguma eléctricas não pagam nada de volta, fica apenas em saldo a favor do cliente). E algumas eléctricas reclamam, que o preço do kw pago não devia ser o mesmo que elas cobram, porque não ganham dinheiro, ou seja se cobram 0.12 deviam pagar 0.10 para revenderem essa energia.

A baixa do material solar, está-nos a levar ao "grid parity" mais cedo do que o esperado. É fácil encontrar painéis de 230W a 160.00 eur + IVA. Para os particulares o IVA encarece o sistema, mas para instalações feitas em empresas, onde deduzem o IVA, começa a ser interessante, com 3,000 eur pagam 4000w de painéis. Obviamente existem os restantes custos de montagem que não são poucos.

Em Espanha, foi anunciada a intenção de começar a construir em 2013, uma central fotovoltaica de 250MW sem qualquer subsidio de produção:
http://www.solarserver.com/solar-magazi ... idies.html" onclick="window.open(this.href);return false;

E sim, o preço dos inversores é estupidamente caro, mesmo aos valores praticados na Alemanha. Sei que a Photon Magazine desmontou um SMA tripower STP 17000TL-10, e calculou um custo de componentes e peças de 1200.00 eur , para um inversor vendido à volta de 3,000 eur.

O que vale, é que os Chineses finalmente estão a entrar no mercado dos inversores para trazer concorrência. :D :D :D

cumps

É exactamente isso que o Alex diz, não como o mcarneiro diz, pois o contador não anda para trás, o que acontece é que o que não é consumido é injectado na rede, e segundo o senhor da SMA no final do ano fazem-se os acertos e se o cliente tiver que pagar paga(mas tem sempre algo para pagar que são as taxas), mas a EDP não paga nada.
Na Alemanha também já à instalações assim e a distribuidora eléctrica paga a diferença aos clientes até um certo limite imposto por eles, mas cá em Portugal isso é para esquecer....


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Apoio à microprodução tem os dias contados

Mensagem por mcarneiro »

De qualquer maneira, vai dar ao mesmo, pagam o diferencial entre o consumo e a produção , ao preço de consumo, não é o que acontece na Alemanha em que já existe esse tipo de instalação , na alemanha o restante que é pago tem um preço especial para as renovaveis, tenho ideia que a volta de 26cemt , mas nao tenho a certeza . Porque os alemães não são estupidos , entram em consideração com o valor ecologico da coisa, e acham e quanto a mim correctamente, que um kw produzido de forma renoval vale mais que um a queimar carvão ou gas natural.


Mario


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Apoio à microprodução tem os dias contados

Mensagem por cupMH »

mcarneiro Escreveu:De qualquer maneira, vai dar ao mesmo, pagam o diferencial entre o consumo e a produção , ao preço de consumo, não é o que acontece na Alemanha em que já existe esse tipo de instalação , na alemanha o restante que é pago tem um preço especial para as renovaveis, tenho ideia que a volta de 26cemt , mas nao tenho a certeza . Porque os alemães não são estupidos , entram em consideração com o valor ecologico da coisa, e acham e quanto a mim correctamente, que um kw produzido de forma renoval vale mais que um a queimar carvão ou gas natural.


Mario

Pois o preço que pratica na Alemanha é que já não sei!!!!


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Apoio à microprodução tem os dias contados

Mensagem por CrOhN »

Venha lá esse netmetering que eu já estou preparado para ele! Como já foi dito, começa a ser perfeitamente viável ter um sistema fotovoltaico sem subsidiação.

E se puder-mos injetar o excesso, descontando na conta do mês já é muito bom.


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Apoio à microprodução tem os dias contados

Mensagem por cupMH »

CrOhN Escreveu:Venha lá esse netmetering que eu já estou preparado para ele! Como já foi dito, começa a ser perfeitamente viável ter um sistema fotovoltaico sem subsidiação.

E se puder-mos injetar o excesso, descontando na conta do mês já é muito bom.
Na minha opinião não é compensatório, se formos a ver bem a maioria da população gasta a volta de 50€ por mês, logo, investir 12000€ ou 13000€ para se ser autónomo não sei o quanto é compensatório, para quem gasta por volta dos 150€ a 200€ será compensatório.
Temos que pensar que o € investido se tiver a render no banco também tem vencimentos....
É a minha opinião!!!!!

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Apoio à microprodução tem os dias contados

Mensagem por Volt »

Acho que já é muito difícil gastar 50€ por mês na factura da luz. Antes dos aumentos (especialmente o do IVA), isso era mais fácil de acontecer...

Mas isto não invalida o que disseste. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Apoio à microprodução tem os dias contados

Mensagem por cupMH »

Volt Escreveu:Acho que já é muito difícil gastar 50€ por mês na factura da luz. Antes dos aumentos (especialmente o do IVA), isso era mais fácil de acontecer...

Mas isto não invalida o que disseste. :-).
Nós somos duas pessoas em casa e tenho tudo eléctrico e pagamos por volta dos 30€ mês, tenho Bi-horário mas também tentamos ao máximo ser cumpridores e não deixar luzes e coisas do género ligadas só por estar....
Claro que com os aumentos previstos a electricidade irá aumentar consideravelmente...
Mas esta é a minha situação e o meu ponto de vista!!!

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Apoio à microprodução tem os dias contados

Mensagem por Volt »

És bem mais poupado que eu. No ano passado gastei 57 euros por mês (em média). Este ano ainda não consegui descer dos 70 euros (foi a mensalidade mais barata destes primeiros 4 meses). Também somos dois em casa e temos tudo eléctrico (forno, fogão, AQS com resistência, etc.).

Mas eu tenho uma mota eléctrica na garagem a carregar todas as noites e um sistema de videovigilância online ligado 24 horas por dia, o que justifica um gasto extra...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Apoio à microprodução tem os dias contados

Mensagem por cupMH »

Volt Escreveu:És bem mais poupado que eu. No ano passado gastei 57 euros por mês (em média). Este ano ainda não consegui descer dos 70 euros (foi a mensalidade mais barata destes primeiros 4 meses). Também somos dois em casa e temos tudo eléctrico (forno, fogão, AQS com resistência, etc.).

Mas eu tenho uma mota eléctrica na garagem a carregar todas as noites e um sistema de videovigilância online ligado 24 horas por dia, o que justifica um gasto extra...
Nestes tempos tem que se ser assim, posso dizer que somos mesmo poupados e tentamos ao máximo usufruir do bi-horário em vazio!
Posso te dizer que vêm fazer a leitura em meses alternados e normalmente pago 30 e poucos euros, mas depois no mês seguinte quando fazem a leitura pago 20 e poucos euros.
Mas também temos uma Bimby que gasta 3 vezes menos que a minha placa...
Pois exactamente, tens ai umas coisas que eu não tenho, não sei o consumo da mota ,mas a videovigilância 24 sobre 24 ainda deve gastar um pouco ...


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Apoio à microprodução tem os dias contados

Mensagem por JDuarte »

Vc´s são mesmo poupados...
Cá em casa (4 pessoas no agregado familiar com cerca de 300m2 de área útil) os consumos chegam aos 8Mwh/ano... em Janeiro a fatura quase chegou aos 200€, quando em anos anteriores nunca chegou aos 160€. (+17%IVA+4%aumento)
De inverno tenho consumos elevados por causa do aquecimento, de verão o consumo é bem menor (menos de metade) mas nunca serei poupado o suficiente para pagar 30€ mês e garanto que os eletrodomésticos são classe A ou A+ e todas as lâmpadas são economizadoras.
Cmps,


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Apoio à microprodução tem os dias contados

Mensagem por cupMH »

JDuarte Escreveu:Vc´s são mesmo poupados...
Cá em casa (4 pessoas no agregado familiar com cerca de 300m2 de área útil) os consumos chegam aos 8Mwh/ano... em Janeiro a fatura quase chegou aos 200€, quando em anos anteriores nunca chegou aos 160€. (+17%IVA+4%aumento)
De inverno tenho consumos elevados por causa do aquecimento, de verão o consumo é bem menor (menos de metade) mas nunca serei poupado o suficiente para pagar 30€ mês e garanto que os eletrodomésticos são classe A ou A+ e todas as lâmpadas são economizadoras.
Cmps,
Fonix....
A pagar isso dava-me uma coisinha má!
Os meus electrodomésticos também são todos classe A+ ou A++, lâmpadas economizadoras, e aquecimento neste momento só utilizo recuperador de calor com 2 motores que consomem alguma coisa mas nada doutro mundo, estou a ver que me sinto muito mas mesmo muito poupado.
Para quem possa pensar que estou a dizer isto só para showOff, se quiserem posso postar a factura e seu respectivo valor...

Responder

Voltar para “Micro-Produção”