Página 1 de 26

EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: terça mar 20, 2012 2:34 pm
por lopes
Bem, e com a venda da Spider, tenho que arranjar mais um VE... :)
Vou buscar uma EcoLiberty, "prima" da Spider que eu tinha, pois vem do mesmo dono. Nada como ficar em familia! :lol:

O motivo da troca foi essencialmente porque para os quilómetros que faço diáriamente (30/40km sem poder carregar pelo meio) estavam a pedir demais das baterias e daqui a uns tempos ficava com elas esgotadas, e como tal precisava de algo mais forte e que me permitisse mudar para litio, pois a Spider tinha sido adquirida praticamente com baterias novas.

Curiosamente há coisas do destino... quando fui buscar a Spider, a única scooter que dava para experimentar era mesmo esta Liberty, pois a spider já tinha as baterias esgotadas e nem arrancava... esta liberty foi mesmo o primeiro VE em que andei! :P

Como as baterias também já não estão no seu melhor, está à vista uma possivel conversão para lítio, o que vai de encontro com aquilo que realmente preciso de momento. Além disso a Liberty tem um bocado de reparação pela frente, pois tem algumas mazelas de anteriores quedas e encostos, mas até isso me vai dar gozo fazer! :mrgreen:

Deixo uma foto da dita, que é linda mesmo com muitos arranhões e plásticos partidos! eh eh :lol:

Imagem

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: terça mar 20, 2012 3:52 pm
por Volt
Ora bem, já cá faltava esse DB. :-D. Compraste-a com quantos quilómetros? E em que data?

PS: Estou actualizando a lista de VE. ;-).

PPS: Boa sorte com ela. :-).

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: terça mar 20, 2012 4:00 pm
por lopes
Volt Escreveu:Ora bem, já cá faltava esse DB. :-D. Compraste-a com quantos quilómetros? E em que data?

PS: Estou actualizando a lista de VE. ;-).

PPS: Boa sorte com ela. :-).
Por questões logísticas, e também por algum atraso nas negociações ainda está com o dono, mas o negócio está fechado e no fim-de-semana já a devo ter por cá! ;) Está com 4570km.
Assim que chegue, eu aviso!

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: sábado mar 24, 2012 9:45 pm
por lopes
A minha menina já cá mora!

Imagem

Imagem

Nem tive tempo de colocar o topcase que tinha tirado para facilitar o transporte, pois fui logo experimentar a máquina. :)
Mesmo com as baterias quase arrumadas, nota-se bem a força dos 2000w em comparação com a anterior Spider de 1400w.

Com o testdrive dei com mais um problema para resolver... piscas não há... não funciona nenhum... o que poderá ser?
Tá visto que tenho que começar a desmontar a máquina mais cedo que o previsto.

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: sábado mar 24, 2012 11:03 pm
por Jorge Rocha
Olá Pedro Lopes,

Muitos kms pela frente na nova menina!

Eu pessoalmente gosto muito desse contraste de cores.

Quanto aos piscas, tem calma, memso que estejam avariados, é coisa que com poucos euros se resolve, e as ligações são bastante simples.

Essa futura conversão para litio vai ficar um espetaculo com toda a certeza. No que se poder ajudar, podes sempre contar aqui com o pessoal!

Boa sorte e um abraço!

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: sábado mar 24, 2012 11:37 pm
por tavares
Boa máquina , e esse controlador aí onde está de certeza que não aquece .

A diferença de potencia de 1400W para 2000W é mesmo grande? Pergunto porque uma das alterações que tenho previstas caso continue com a Evader é alteração para um motor de 2000-2500W , a partir dos 2500 já não pq os motores que tenho visto são jante 13.

Quanto aos piscas se for o relé , é barato e fácil de mudar , caso seja dificil de encontrar , penso ter um em stock.

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: domingo mar 25, 2012 12:51 am
por Jorge Rocha
tavares Escreveu:Boa máquina , e esse controlador aí onde está de certeza que não aquece .

A diferença de potencia de 1400W para 2000W é mesmo grande? Pergunto porque uma das alterações que tenho previstas caso continue com a Evader é alteração para um motor de 2000-2500W , a partir dos 2500 já não pq os motores que tenho visto são jante 13.

Quanto aos piscas se for o relé , é barato e fácil de mudar , caso seja dificil de encontrar , penso ter um em stock.
Olá Tavares,
O meu controlador nesse sitio estava a ser refrigerado a água ou em banho maria :) (não tardava muito, já era...)
Agora está controlado por mim, com um sensor de temperatura mesmo em cima dos transístores de potência. Já o submeti a esforços constantes entre fortes inclinações, tanto a debitar como a regenerar, e o seu aquecimento foi quase nulo. É certo que foi no Inverno, mas quando estiver um dia de pleno Verão irei fazer o mesmo para verificar seus resultados.

Se quiseres fazer um aumento de potência para valores aproximados a 2500W, basta que lhe somes uma bateria de 6V, ou duas células no caso de lítio.

Este aumento não será tão exagerado que necessite a troca dos condensadores no controlador. Apenas terás de ter o cuidado de seguir as tensões e não deixar diminuir mais que os 47V no pack total.
Eu já coloquei a minha com mais uma bateria de 12V e chegou a dar 65 km/h, quando carregadinhas, e fiz essa experiencia quando já as baterias estavam com uma autonomia de apenas 15 km.

Claro que não o recomendo com baterias de gel, e mesmo de lítio, apenas se for com 60Ah de mínimo (pois os picos de corrente nas subidas chegam aos 60A, e no caso se a subida for longa...)

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: domingo mar 25, 2012 3:43 pm
por lopes
tavares Escreveu:Boa máquina , e esse controlador aí onde está de certeza que não aquece .

A diferença de potencia de 1400W para 2000W é mesmo grande? Pergunto porque uma das alterações que tenho previstas caso continue com a Evader é alteração para um motor de 2000-2500W , a partir dos 2500 já não pq os motores que tenho visto são jante 13.

Quanto aos piscas se for o relé , é barato e fácil de mudar , caso seja dificil de encontrar , penso ter um em stock.
Essa alteração de mudar o motor foi coisa que ainda cheguei a pensar para a Spider, mas depois não avançou.
Sobre a diferença de 1400 para 2000 não deu para tirar grandes conclusões, foi só estrada acima, estrada abaixo, pois só amanhã é que vou tratar da alteração do seguro. A subir pouca diferença notei, mas quando a subida acabou ela devenvolveu mais rápido.
Também dei conta de muitas afinações que vou ter que fazer, pois notei folgas na coluna de direcção, trepidações na travagem da frente, e a roda de trás também está meio presa nos calços.
Mas era coisa que já contava, pois já a Spider também me chegou às mãos assim e depressa resolvi esses problemas.
Para todos os efeitos esta trata-se de uma mota de serviço adquirida a baixo custo, conta com quase 5000km e nunca deve ter tido os devidos cuidados de matutenção.
Agora é mãos à obra! ;)

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: domingo mar 25, 2012 7:39 pm
por lopes
Já desmontei o circuito junto ao rele dos piscas, e encontrei várias possiveis causas para a falta de piscas, entre elas, fios a ficar descarnados, fichas com folgas, más soldaduras no circuito do rele. Reparei todas, voltei a montar tudo e voila! Piscas já tenho. ;)

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: terça mar 27, 2012 9:28 pm
por Mumia
ehehehe é assim mesmo com dedicação tudo se resolve :D

boa sorte e mt Km's com a nova "parceira" ;)

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: terça mar 27, 2012 10:02 pm
por lopes
Mumia Escreveu:ehehehe é assim mesmo com dedicação tudo se resolve :D

boa sorte e mt Km's com a nova "parceira" ;)
Obrigado ;)
Por enquanto a Liberty pouco vai andando...
Entretanto fiz mais umas melhorias a nível mecânico, travões, direcção, etc... segurança primeiro que tudo! :)

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: quinta mar 29, 2012 10:34 pm
por lopes
E pronto começou a guerra! :lol:

Imagem

Chegou a fase de mudança de imagem. Retirei todos os plásticos, de seguida vou reparar e reconstruir o que for necessário, depois vão à pintura - a liberty vai ser branca!
Isso vai obrigar a mudar o registo, mas não é nada de complicado, acho que até é possível fazer o pedido de alteração online no site do IMTT.
Aproveitar que ela está mesmo parada, para fazer essa operação.

Era para pintar em casa com spray, sabendo à partida que o resultado não ia ser o melhor.
Mas tenho um amigo pintor profissional com a respectiva estufa que me faz o serviço em conta.
E como acho que a liberty merece, é lá que vai ser pintada! ;)

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: quinta mar 29, 2012 11:28 pm
por pafi
Dá gosto ver coisas destas a acontecer, e o império das brancas vai aumentando :)
Continuação de bom trabalho.

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: sexta mar 30, 2012 1:46 am
por Jorge Rocha
Muito bem! Assim dá gosto...

Desculpa a pergunta, mas já verificaste se o quadro necessita de uns reforços? :)

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: sexta mar 30, 2012 9:10 am
por lopes
pafi Escreveu:Dá gosto ver coisas destas a acontecer, e o império das brancas vai aumentando :)
Continuação de bom trabalho.
Obrigado! ;)
Acho que vai ficar engraçada toda em branco, depois com mais uns autocolantes vai ficar 5*!
Jorge Rocha Escreveu:Muito bem! Assim dá gosto...

Desculpa a pergunta, mas já verificaste se o quadro necessita de uns reforços? :)
Sim, foi a primeira coisa que fiz depois de tirar os plásticos! :D
Aparentemente está tudo ok e com bom aspecto. ;)

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: sexta mar 30, 2012 11:01 am
por t3lmo
Muitos parabéns pela nova montada elétrica, muitos e bons km's com ela!
Gosto de ver tanta dedicação! É merecida! E branca vai ficar linda :D Vai partilhando as fases de alterações ;)

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: sábado abr 07, 2012 4:19 pm
por lopes
t3lmo Escreveu:Muitos parabéns pela nova montada elétrica, muitos e bons km's com ela!
Gosto de ver tanta dedicação! É merecida! E branca vai ficar linda :D Vai partilhando as fases de alterações ;)
Obrigado t3lmo! ;)
Branco também acho que vai ficar porreira.
E também já lhe mandei fazer uns autocolantes personalizados em vinil, para lhe colar! ;)

Depois de uma semanada a arranjar plásticos, em que tirei todos os riscos, reconstruí bocados que já faltavam, etc... as carenagens seguiram hoje para o pintor. Conto de as ter prontas no próximo fim-de-semana.

Entretanto desmontei as baterias... a liberty tinha uma série de 4 ainda de origem, mais 4 na outra série que tinham sido mudadas à uns quilometros atrás mas sem grandes resultados práticos. Na série de origem as baterias carregadas a semana passada marcam hoje cerca de 12,5V, na série mais recente marcam 13,2V.

Estou neste momento a descarregar as 4 baterias de origem para forçar a baixar a tensão para ver se elas "acordam", depois vou carregar todas individualmente com carregador de 12v para as balancear.
E depois estou a pensar monta-las em forma alternada, ou seja, 2 velhas + 2 recentes em cada série. Parece-me ser a melhor opção para tentar segurar melhor a tensão total no pack, ou pelo menos irá ficar mais equilibrado. Espero com isto conseguir que a mota me faça pelo menos 15km por dia, para ver se tenho mota nos próximos meses e até que não chegue o litio!

Abraço,

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: sábado abr 07, 2012 5:18 pm
por Jorge Rocha
Sugeria que as colocasses todas em paralelo e deixasses a descarregar lentamente (se tiveres uma UPS, podes utilizar-la para a descarga, sem que corras o risco de as descarregar mais do que o normal, pois a UPS faz o corte quando já não houver a tenção minima).
Para a carga e balanceamento, a mesma coisa, de as manter em série, para que carreguem mais lentamente e que fiquem todas ao mesmo potencial.

Eu com as minhas, depois de lhes fazer algo parecido, ainda fiz mais 2000 kms.

Bom trabalho e boa Pascoa

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: domingo abr 08, 2012 10:38 pm
por e_bike
Prá semana temos mais uma branquinha! :D

Vê lá se montas isso depressa, para ser mais uma na estrada!

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: domingo abr 08, 2012 11:00 pm
por lopes
e_bike Escreveu:Prá semana temos mais uma branquinha! :D

Vê lá se montas isso depressa, para ser mais uma na estrada!
Fica a faltar o documento único da mota que também vai atrasar a coisa, pois ainda estou à espera que chegue o novo (por causa da alteração de proprietário), para poder depois pedir a alteração da cor. Até já devia ter chegado... da Spider demorou uma semana... esta já está a demorar mais!