Gerador com imãs de HD

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por fgsouza68 »

Parabéns pelo capricho Wolfire.

O imã que falei é de HD Quantum, mas nem todos vem dividido.

Você fez as bobinas com 10mm de espessura?

Retificou para somar a corrente ou a tensão? Pergunto, pois você disse de a 1000 RPM chega a 60V, então gostaria de saber se é 20V por fase ou se é 60V por fase.

Valeu!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por Wolfire »

fgsouza68 Escreveu:Parabéns pelo capricho Wolfire.

O imã que falei é de HD Quantum, mas nem todos vem dividido.

Você fez as bobinas com 10mm de espessura?

Retificou para somar a corrente ou a tensão? Pergunto, pois você disse de a 1000 RPM chega a 60V, então gostaria de saber se é 20V por fase ou se é 60V por fase.

Valeu!
Obrigado FG pessoas como você me animan ainda mais a mostrar o meu trabalho.

Então FG as bobinas são com 12mm, ficaram um pouco espessas visto que os imãs ficram só com 9mm, mas mesmo assim ficou muito bom.

Já com as tres fases retificadas veja que o gerador tem 10 polos e gera a 60 Hz com 720rpm então 1000rpm é exagerado para eolica foi só para testes.

Já estou estudando um estator bifásico para esses rotores, acho que os resultados vão ser melhores ainda ai vai ter 20 polos.

até mais

Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por fgsouza68 »

Obrigado FG pessoas como você me animan ainda mais a mostrar o meu trabalho.
Seu trabalho merece, não é todo mundo que faz um bom trabalho e ainda compartilha com os outros :)

Legal saber que você ainda não estacionou em seu projeto, também já montei o meu mas ainda não estou satisfeito.

Estou pensando em manter meu estator e refazer o rotor utilizando sua técnica, o meu foi feito sem dividir os polos do imã, não sei se é por isso mas está pesado e gerando pouca corrente.
Obrigado pela atenção e boa sorte para nós. :P

Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por fgsouza68 »

Olá a todos.

Wolfire, favor informar como você fez para dividir os imãs ao meio, desculpe me antecipar, é que gostaria de adiantar essa parte para efetuar testes com meu gerador atual, obrigado.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por Wolfire »

fgsouza68 Escreveu:
Obrigado FG pessoas como você me animan ainda mais a mostrar o meu trabalho.
Seu trabalho merece, não é todo mundo que faz um bom trabalho e ainda compartilha com os outros :)

Legal saber que você ainda não estacionou em seu projeto, também já montei o meu mas ainda não estou satisfeito.

Estou pensando em manter meu estator e refazer o rotor utilizando sua técnica, o meu foi feito sem dividir os polos do imã, não sei se é por isso mas está pesado e gerando pouca corrente.
Obrigado pela atenção e boa sorte para nós. :P
Está pesado mesmo sem carga? Se for esse o caso, tem algo de errado algo está en curto. Com carga é normal que pese um bocado. Tempos atras já fis um gerador com 9 bobinas e 6 imãs sem cortalos ficou muito bom pena não ter fotos agora só resta o estator vou ver se acho os rascunhos das posisões dos imãs e posto aqui

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por Wolfire »

fgsouza68 Escreveu:Olá a todos.

Wolfire, favor informar como você fez para dividir os imãs ao meio, desculpe me antecipar, é que gostaria de adiantar essa parte para efetuar testes com meu gerador atual, obrigado.
Calma aí a pressa é inimiga da perfeição. Amanhã já vamos para os discos com os imans

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por Wolfire »

Aqui a forma com uma camada de fibra de vidro.
Camada de fibra
Camada de fibra
fibra.gif (140.48 KiB) Visto 5166 vezes
Aqui terminando de resinar.
resinando.gif
resinando.gif (54.88 KiB) Visto 5166 vezes
Aqui pronta para tirar da forma.
resinada.gif
resinada.gif (51.84 KiB) Visto 5166 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por Wolfire »

Para andar um pouco mais uma hoje.
Aqui o estator já pronto.
A rosquinha pronta
A rosquinha pronta
rosquinha.gif (54.47 KiB) Visto 5161 vezes
Ate mais.

Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por fgsouza68 »

Essa “rosquinha” deve ir bem com uns magnetos emmm!!!

Muito bom .... tudo na técnica.

Vou aguardar o macete para cortar os imãs, desculpe a ansiedade.

Quanto ao meu gerador... ele não trava sem carga, Josenir também me disse que esse travamento é normal, porém achei que está gerando pouco, durante a carga de bateria (12v 12A), a 700 RPM, está marcando no multímetro 2A (24W).

Talvez eu esteja iludido, pois minha vontade era gerar 100W, se bem que li na internet que o ser humano tem força apenas para 60W.

Até mais.

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por Josenir »

Puxa! Quanta "mão-na-massa"!

Meus parabéns aos dois. Um porque está mostrando serviço, e o outro porque sabe tirar "leite de pedra". No bom sentido, sabe aproveitar a experiência dos outros.

Bom trabalho.

Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por fgsouza68 »

Valeu Josenir!!!

Obrigado por acompanhar/auxiliar nosso trabalho.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por Wolfire »

fgsouza68 Escreveu:Essa “rosquinha” deve ir bem com uns magnetos emmm!!!

Muito bom .... tudo na técnica.

Vou aguardar o macete para cortar os imãs, desculpe a ansiedade.

Bom eu os cortei usando uma emerihadeira com um disco diamantado, juntei todas as peças e fiz um corte de 3mm do lado de dentro, e tambem do lado de fora depois descolava um a um e quebrava ma mão mesmo. os mais fortes usava um alicate

Quanto ao meu gerador... ele não trava sem carga, Josenir também me disse que esse travamento é normal, porém achei que está gerando pouco, durante a carga de bateria (12v 12A), a 700 RPM, está marcando no multímetro 2A (24W).

Veja bem, se está se referindo ao gerador apresentado no tópico do josenir, esta com só dois imãs sobrepostos 4 mm expessura, e com um só disco, as bobinas me paresem estar com 10mm ou mais, bobinas estão muito expessas mesmo para dois discos. Com relação aos imãs ao meu ver deveriam ser cortados ao meio pois estando dois polos encostados inevitavelmente por mais ou menos um terço do giro, vai ter dois polos passando pelo mesmo lado da bobina ao mesmo tempo causando canselamento, com qualquer tipo de bobina pode ser oval ou serpentina. Para ter melhor resultado usando o mesmo estator, penso que deve cortar os imãs,sobrepor 4 ou5 deles, e fazer 2 discos, assim melhora a corrente mas também melhora muito a tensão penso que como as tuas bobinas tem muitas voltas de um fio muito fino passará facilmente de uma centena de volts. Para usar o mesmo rotor Pode usar o estator proposto pelo Josenir ai já adequando a grossura do fio para não dar muita tensão, e fazer mais um rotor terá um pouco de canselamento mas ao meu ver é a solução mais facil.pois de nada adianta ter uma centena de volts se quer usar só 14 ou 28. Na minha opinião se quer um gerador que aproveite bem os imãs terá que radicalizar e fazer tudo novamente. Sei que é hobra mas não pense que o gerador que estou expondo aqui é o primeiro que já fiz. Mas isso é só a minha opinião.




Talvez eu esteja iludido, pois minha vontade era gerar 100W, se bem que li na internet que o ser humano tem força apenas para 60W.
Bom eu acho que pode gerar bem mai que isso por um certo período, só que para gerar 100 com certesa terá que gastar 300 eheheh.

Até mais.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por Wolfire »

Josenir Escreveu:Puxa! Quanta "mão-na-massa"!

Meus parabéns aos dois. Um porque está mostrando serviço, e o outro porque sabe tirar "leite de pedra". No bom sentido, sabe aproveitar a experiência dos outros.

Bom trabalho.
Josenir também sei me aproveitar um pouco da experiência dos outros ve se reconhece o circuito aí em baixo
regulador imã
regulador imã
regulador.jpg (93.93 KiB) Visto 5108 vezes
Valeu.

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por Josenir »

Você é um artista, Wolfire. Meus parabéns pelo ótimo trabalho!

Em breve estarei com a versão 2012 deste Regulador para gerador de imãs permanentes. Agora com menos componentes, mais simples e mais robusto. Aguarde.

Um brinde a nós que valorizamos a experiência dos outros! :mrgreen:

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por Wolfire »

Como prometido agora os discos.

Bom essa tinha passado
A forma com a tampa prensando as bobinas com a resina
prensa.gif
prensa.gif (50.58 KiB) Visto 5101 vezes
Agora o primeiro disco.
Reparem que o imã de fora esta está na posição mais larga e o de dentro na mais extreita para melhor se adequar ao formato da bobina.
disco 1.jpg
disco 1.jpg (82.46 KiB) Visto 5101 vezes
O segundo disco.
disco 2.jpg
disco 2.jpg (84.07 KiB) Visto 5101 vezes
Ate.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por Wolfire »

Josenir Escreveu:Você é um artista, Wolfire. Meus parabéns pelo ótimo trabalho!

Em breve estarei com a versão 2012 deste Regulador para gerador de imãs permanentes. Agora com menos componentes, mais simples e mais robusto. Aguarde.

Um brinde a nós que valorizamos a experiência dos outros! :mrgreen:
taças+champanhe[1].jpg
taças+champanhe[1].jpg (12.31 KiB) Visto 5100 vezes

Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por fgsouza68 »

Olá a todos.

Mais champagne ?? Assim fico tonto!!! :lol: :lol:
Veja bem, se está se referindo ao gerador apresentado no tópico do josenir, esta com só dois imãs sobrepostos 4 mm expessura, e com um só disco, as bobinas me paresem estar com 10mm ou mais, bobinas estão muito expessas mesmo para dois discos. Com relação aos imãs ao meu ver deveriam ser cortados ao meio pois estando dois polos encostados inevitavelmente por mais ou menos um terço do giro, vai ter dois polos passando pelo mesmo lado da bobina ao mesmo tempo causando canselamento, com qualquer tipo de bobina pode ser oval ou serpentina. Para ter melhor resultado usando o mesmo estator, penso que deve cortar os imãs,sobrepor 4 ou5 deles, e fazer 2 discos, assim melhora a corrente mas também melhora muito a tensão penso que como as tuas bobinas tem muitas voltas de um fio muito fino passará facilmente de uma centena de volts. Para usar o mesmo rotor Pode usar o estator proposto pelo Josenir ai já adequando a grossura do fio para não dar muita tensão, e fazer mais um rotor terá um pouco de canselamento mas ao meu ver é a solução mais facil.pois de nada adianta ter uma centena de volts se quer usar só 14 ou 28. Na minha opinião se quer um gerador que aproveite bem os imãs terá que radicalizar e fazer tudo novamente. Sei que é hobra mas não pense que o gerador que estou expondo aqui é o primeiro que já fiz. Mas isso é só a minha opinião.
Concordo com você Wolfire, a melhor solução será executar um novo projeto, primeiro vou cortar os imãs e tentar utilizar o mesmo estator, depois tentarei um novo estator, pois estas bobinas estão com 15mm de largura e 10mm de espessura.

Não estou chateado com isso, muito pelo contrário, foi uma experiência muito legal.

Gostei muito do macete que fez com os imãs, na parte interna colocou os imãs de forma a ficar mais fino.

Você sabe informar qual o fabricante do HD de onde tirou estes imãs?
Usou algum produto no corte para contra ferrugem?
Como efetuou o corte?

Obrigado e até mais.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por Wolfire »

Ola
FG pensando melhor se obteve 2A X 12V com 700 rpm, acho que pode usar o mesmo estator sim melhorando o rotor conseguirá mais corrente e tensão com menos rpm. Ve oque obtem com 1 rotor e se fizer mais um terá mais que o dobro da potencia com a mesma rotacão.

Quanto ao fabricante de HD acho que quase todos visto que desmontei mais de 200.
Contra ferugem verá mais a frente.
Quanto ao corte veja no post aí atras

Veja que para o tamanho das tuas bobinas só poderá usar um imã e não 2 um do lado do outro como eu fiz.

Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por fgsouza68 »

Olá a todos.

Wolfire, se me permite gostaria de dar uma dica... você respondeu dentro do anexo, o ideal é que você coloque o anexo dentro das palavras “quote” e a sua resposta fora das palavras “quote”, assim fica mais fácil visualizar.

Seria assim: ( [quote] "anexo" [quote] "sua resposta" ) .

Desculpe mas eu não entendi sua resposta que fiz sobre o HD que utilizou.

Quanto ao meu gerador, vou seguir sua dica, obrigado e até a próxima.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por Wolfire »

Agora o disco anteriormente mostrado com uma embalagem de cd no meio e cheio de resina para fixar e não enferujar
resina disco.gif
resina disco.gif (57.72 KiB) Visto 4629 vezes
Agora depois de um passe no torno para ficar bem plano e balanceado
torneado.gif
torneado.gif (53.93 KiB) Visto 4629 vezes
No meio de tanto trabalho um pouco de diversão. Brincando com a Ariel minha companheira de luta.
Ariel.jpg
Ariel.jpg (70.28 KiB) Visto 4629 vezes
Ate mais.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”