MP 3,40 Kw em Lisboa

Tudo que seja relacionado com Projectos

Autor do tópico
man.macedo
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: segunda jun 06, 2011 10:06 pm

MP 3,40 Kw em Lisboa

Mensagem por man.macedo »

Cumprimentos a todos,

partilho foto de instalação efectuada na cobertura de moradia em Lisboa.

Aproveito e coloco uma questão.

Os paineis estão virados a Sul e a inclinação está nos 35º.
Apesar de eu ter sugerido uma inclinação menor, (inferior a 30º) o instalador referiu que 35º era o ideal e acabamos por concluir a instalação dessa forma.

Concordam com a inclinação efectuada pelo Instalador?

Obrigado
Anexos
Foto-0191 (Small).jpg
Foto-0191 (Small).jpg (64.26 KiB) Visto 2697 vezes
Foto-0192 (Small).jpg
Foto-0192 (Small).jpg (64.71 KiB) Visto 2697 vezes

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: MP 3,40 Kw em Lisboa

Mensagem por mauri »

Veio de VE para MP.
Boa sorte.
Passa pelas apresentações e diz-nos algo sobre ti.
Cumprimentos.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: MP 3,40 Kw em Lisboa

Mensagem por alexjp4 »

Boas

A minha MP tambem está com 35º, e o ano passado produziu mais que as previsões dos simuladores, que indicam como o ideal 34º de inclinação, mas a diferença de 5º de inclinação não é significativa e a mais com o tempo em que o inverno tem melhores dias que o verão a produção acaba por ser mais elevada.
Por curiosidade, os paineis a trás só estão presos aos blocos de cimento?
Aproveita e coloca as tuas produções e caracteristicas do equipamento na tabela de MP que assim podes comparar as tuas produções com as outras MP.

Boa sorte!


Autor do tópico
man.macedo
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: segunda jun 06, 2011 10:06 pm

Re: MP 3,40 Kw em Lisboa

Mensagem por man.macedo »

alexjp4 Escreveu:Boas

A minha MP tambem está com 35º, e o ano passado produziu mais que as previsões dos simuladores, que indicam como o ideal 34º de inclinação, mas a diferença de 5º de inclinação não é significativa e a mais com o tempo em que o inverno tem melhores dias que o verão a produção acaba por ser mais elevada.
Por curiosidade, os paineis a trás só estão presos aos blocos de cimento?
Aproveita e coloca as tuas produções e caracteristicas do equipamento na tabela de MP que assim podes comparar as tuas produções com as outras MP.

Boa sorte!
É que tenho lido que muitos produtores tem os paineis na ordem dos 25 graus.
Sim, os paineis de trás só estão presos aos blocos, mas atenção que estão lá 1200 kg de blocos!!!!

A minha MP ainda não está ligada, falta a CERTIEL....

Obrigado.

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: MP 3,40 Kw em Lisboa

Mensagem por Esteves »

man.macedo Escreveu:
alexjp4 Escreveu:Boas

A minha MP tambem está com 35º, e o ano passado produziu mais que as previsões dos simuladores, que indicam como o ideal 34º de inclinação, mas a diferença de 5º de inclinação não é significativa e a mais com o tempo em que o inverno tem melhores dias que o verão a produção acaba por ser mais elevada.
Por curiosidade, os paineis a trás só estão presos aos blocos de cimento?
Aproveita e coloca as tuas produções e caracteristicas do equipamento na tabela de MP que assim podes comparar as tuas produções com as outras MP.

Boa sorte!
É que tenho lido que muitos produtores tem os paineis na ordem dos 25 graus.
Sim, os paineis de trás só estão presos aos blocos, mas atenção que estão lá 1200 kg de blocos!!!!

A minha MP ainda não está ligada, falta a CERTIEL....

Obrigado.

Boas!

Quanto a inclinação também andei um pouco as aranhas para saber como eide montar os meus, mas com ajuda do forum lá fui tirando as minhas duvidas, e como eu vou fazer com um seguidor, para já a inclinação vai ser manual, agora no Inverno os 35% e no Verão 20%.

Agora mister man.macedo eu se tive-se essas condições como tem ai no telhado fazia isso como seguidor e ficava em conta e com mais aproveitamento.

Ver vídeo. http://www.youtube.com/watch?v=mkt_HEjE62w&NR=1
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
man.macedo
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: segunda jun 06, 2011 10:06 pm

Re: MP 3,40 Kw em Lisboa

Mensagem por man.macedo »

não tinha sido má ideia, mas se já assim os paineis tem algum impacto visual com seguidor os vizinhos deixavam de me falar.....


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: MP 3,40 Kw em Lisboa

Mensagem por alexjp4 »

É que tenho lido que muitos produtores tem os paineis na ordem dos 25 graus.
Sim, os paineis de trás só estão presos aos blocos, mas atenção que estão lá 1200 kg de blocos!!!!

A minha MP ainda não está ligada, falta a CERTIEL....

Obrigado.[/quote]

Boas

Tens 1200Kg de blocos para todos os paineis? Em todo o caso há que pensar em fazer um seguro para os paineis, é que o tempo anda um bocado estralho e tem havido ventos muito fortes e mesmo mini tornados.
A inclinação tem tambem a haver com a localização e altitude da MP, mas se quizeres há simuladores em que colocas a potência da MP, localização e eles fazem as contas e podes simular varios cenários, tanto de inclinação como de desvio em relação ao sul.
No meu caso (Santarem) que era a cidade mais perto o ideal é 34º com uma previsão de produção 5493KW e para uma inclinação de 30º 5484Kw, já a produção para Lisboa é de 5600KW mas não sei qual era a inclinação ideal.
Falta a Certiel e depois o contrato e a ligação que costuma demorar algum tempo, mas tambem estamos a caminhar para os dias mais pequenos e nublados isto por norma porque o mês de outubro foi tão bom ou melhor que o agosto.

boa sorte!


Autor do tópico
man.macedo
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: segunda jun 06, 2011 10:06 pm

Re: MP 3,40 Kw em Lisboa

Mensagem por man.macedo »

Boa noite,

os 1200 kg são só para os 12 paineis de trás, mas sim, é melhor fazer seguro.

Obrigado e igualmente.


Autor do tópico
man.macedo
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: segunda jun 06, 2011 10:06 pm

Re: MP 3,40 Kw em Lisboa

Mensagem por man.macedo »

Boa noite,

coloco uma questão sobre a fiscalização da CERTIEL. O instalador indica que é melhor adiar a inspeção da certiel à Microprodução, até a instalação electrica em casa estar concluida. A obra é uma reconstrução pelo que a instalação foi toda modificada, no entanto como já existia contador e se mantem a potencia que existia antigamente (6,9 kv) penso que não será necessário pedir certificação à instalação de consumo. A minha pergunta é, se eventualmente na inspecção à unidade de microprodução se a CERTIEl poderá chumbar a inspeção pelo facto de a instalação electrica em cas estar inacabada , falta montar tomadas, interruptores e finalizar ligações no quadro interior.

cumprimentos

man.macedo


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: MP 3,40 Kw em Lisboa

Mensagem por JDuarte »

Viva,
No meu caso, no dia da inspecção à MP, o técnico apenas pediu a factura de consumo para validar os dados, titular, CPE, etc.
Daqui eu depreendo que pelo facto de ter um contrato activo e válido isso não será problema.
Que me lembre só poderá existir problema se ele quiser validar a interligação das terras entre MP e habitação.
O pessoal que trabalha na área que se pronuncie para que possamos aprender mais qualquer coisa..
Cmps

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: MP 3,40 Kw em Lisboa

Mensagem por visitante1 »

Naõ tem nada a ver uma coisa com a outra, se existe contrato efectivo é o que interessa, é isso que o inspetor vai confirmar.
Vai também medir as terras de proteção e essas sim ou devem estar interligadas ou então deverá ter terra propria.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: MP 3,40 Kw em Lisboa

Mensagem por Esteves »

pnunes Escreveu:Naõ tem nada a ver uma coisa com a outra, se existe contrato efectivo é o que interessa, é isso que o inspetor vai confirmar.
Vai também medir as terras de proteção e essas sim ou devem estar interligadas ou então deverá ter terra propria.

Ui eu não tenho os meus ligados a terra... será que faz diferença?
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: MP 3,40 Kw em Lisboa

Mensagem por alexjp4 »

Esteves Escreveu:
pnunes Escreveu:Naõ tem nada a ver uma coisa com a outra, se existe contrato efectivo é o que interessa, é isso que o inspetor vai confirmar.
Vai também medir as terras de proteção e essas sim ou devem estar interligadas ou então deverá ter terra propria.

Ui eu não tenho os meus ligados a terra... será que faz diferença?
Boas

Se a Certiel ainda não fez a inspecção é chumbo certo, se já fez, por uma questão de segurança e de proteção deverão estar todos interligados e ligados á terra.
Parece que só pode ter terra própria se a instalação estiver a mais de 30m do quadro da casa se não a terra tem que ser a mesma que a da casa, é esta a informação que tenho.


Autor do tópico
man.macedo
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: segunda jun 06, 2011 10:06 pm

Re: MP 3,40 Kw em Lisboa

Mensagem por man.macedo »

alexjp4 Escreveu:
Esteves Escreveu:
pnunes Escreveu:Naõ tem nada a ver uma coisa com a outra, se existe contrato efectivo é o que interessa, é isso que o inspetor vai confirmar.
Vai também medir as terras de proteção e essas sim ou devem estar interligadas ou então deverá ter terra propria.

Ui eu não tenho os meus ligados a terra... será que faz diferença?
Boas

Se a Certiel ainda não fez a inspecção é chumbo certo, se já fez, por uma questão de segurança e de proteção deverão estar todos interligados e ligados á terra.
Parece que só pode ter terra própria se a instalação estiver a mais de 30m do quadro da casa se não a terra tem que ser a mesma que a da casa, é esta a informação que tenho.

Boa noite,

Mais alguém pode confirmar esta informação da terra.
É que o meu electricista (da obra) quer efectuar uma ligação especifica para o contador de produção, ou seja quer colocar uma caixa de terra abaixo dos 2 contadores com ligação individual para cada um.
De facto o electricista da microprodução pediu para que a terra fosse puxada do contador de consumo para o contador de produção.

Cumprimentos


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: MP 3,40 Kw em Lisboa

Mensagem por alexjp4 »

Boa noite,

Mais alguém pode confirmar esta informação da terra.
É que o meu electricista (da obra) quer efectuar uma ligação especifica para o contador de produção, ou seja quer colocar uma caixa de terra abaixo dos 2 contadores com ligação individual para cada um.
De facto o electricista da microprodução pediu para que a terra fosse puxada do contador de consumo para o contador de produção.

Cumprimentos[/quote]

Boas

O electricista pode colocar as duas caixas medidoras de terra debaixo dos 2 contadores, para se poder medir as terras em separado, mas depois tem que as interligar, pelo menos no meu caso está assim, mas tenho os paineis no chão não sei como estão os teus?
Até foi um bocado complicado porque o vendedor não me disse que tinham que estar as terras irterligadas e só quando foi da instalção o instalador é que disse que tinha que interligar as terras, apesar de ter electrodos terra só para os paineis e caixa medidora, e o da casa.
Estas são as informações que tenho e foi o que se passou comigo, e se o instaladorda MP pediu o melhor é fazeres porque ele é que assume a responsabilidade e o custo da interligação não deve ser nada por aí.


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: MP 3,40 Kw em Lisboa

Mensagem por JDuarte »

Boas,
Quando a inspecção da minha MP foi feita, ficou aprovada condicionalmente porque havia um problema na interligação das terras.
Foi preciso passar uma nova terra da habitação até à caixa terra da MP, documentar esta alteração fotograficamente enviar à Certiel e só depois é que a MP passou a aprovada.
Segundo o inspector, sempre que as terras estão a menos de 50 metros uma da outra (casa/MP) é necessário que estejam interligadas.
Assim sendo, só quando a MP está afastada da habitação é que ficamos dispensados da interligação das terras.
A MP deste tópico está no telhado da habitação, não vejo como escapar a essa interligação!
Cmps,


Autor do tópico
man.macedo
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: segunda jun 06, 2011 10:06 pm

Re: MP 3,40 Kw em Lisboa

Mensagem por man.macedo »

Finalmente ligaram hoje a Microprodução à rede. Vamos ver quando é que os €€€€ começam a cair.

Já agora fica a informação que apesar de no interior da habitação a rede electrica estar em elaboração com muitas pontas soltas, o inspetor da Certiel não levantou qualquer problema.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: MP 3,40 Kw em Lisboa

Mensagem por PaulOL »

man.macedo Escreveu:Finalmente ligaram hoje a Microprodução à rede. Vamos ver quando é que os €€€€ começam a cair.

Já agora fica a informação que apesar de no interior da habitação a rede electrica estar em elaboração com muitas pontas soltas, o inspetor da Certiel não levantou qualquer problema.

Boas,

Parabéns!!! :D

Agora é começar aproveitar estes fantásticos dias de Janeiro (devem ficar para a história :lol: ) e contabilizar muitos Kwh! :mrgreen:


Autor do tópico
man.macedo
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: segunda jun 06, 2011 10:06 pm

Re: MP 3,40 Kw em Lisboa

Mensagem por man.macedo »

Aproveito para perguntar ao Forum qual é a forma mais simples de medir a produção diária da microprodução.

obrigado


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: MP 3,40 Kw em Lisboa

Mensagem por PaulOL »

man.macedo Escreveu:Aproveito para perguntar ao Forum qual é a forma mais simples de medir a produção diária da microprodução.

obrigado
Boas!

A mais simples, mais simples... :) é visiunar o contador da EDP (contagem exacta) ou no Inversor todos os dias!
Depois estando disposto a gastar mais alguns €€€ pode-se ir até, até... 8-) contagem online na internet, como alguns colegas aqui do forum! :mrgreen:

Responder

Voltar para “Projectos”