Vamos ver se consigo responder a todos...
ivitro Escreveu:mas as pessoas não querem um carro velho e feio
O feio é subjectivo.
sergiomms Escreveu:pelo mesmo custo da conversão, existem CIs à venda.
Será que faz sentido queimar petróleo para nos deslocarmos? Eu sei que a energia eléctrica também tem uma percentagem de energia Nuclear, mas mesmo assim é mais baixa, e o nosso país é rico em energia eléctrica limpa.
ivitro Escreveu:Eu pessoalmente se tivesse meios e arranja-se um smart barato era uma conversão que fazia, gastava era uma pipa de massa nas baterias...
Assim como gostas do Smart eu e a Liliana gostamos do Clio (como exemplo de um citadino). A empresa Autosil Converteu um Smart for2. Foi batizado por I win já estive sentado nele e posso dizer que a conversão ficou 5 estrelas:
http://www.autosil.pt/main/novidade/7" onclick="window.open(this.href);return false;
sergiomms Escreveu:Daí eu achar que têm que existir muitas alterações financeiras a nivel nacional (pelo menos) para que exista um mercado de converções.
Sim e passa pela ideia de construir fábricas de produção de baterias em território nacional. Deve haver engenheiros químicos que já pensaram em fazer uma bateria de lítio por muito pequena que seja. E que poderia iniciar por um pequeno negócio depois de uma investigação sobre o assunto.
ivitro Escreveu:colocas chumbo e tá andar.
precisas de um motor tão grande para meter o carro andar?
O problema das baterias de chumbo ou silicone, é o numero de ciclos de vida e ter de as ventilar (segundo o regulamento da união europeia é obrigatório). São 700 ciclos contra 2000 ou mais. O que pode fazer teres de comprar quase um pack novo de 5 em 5 anos. As de Lítio duram mais anos.
ivitro Escreveu:mais 1000€ para baterias ainda sobre dinheiro para pedal, carregador baterias etc...
Às vezes nas pequenas coisinhas também gasta-se bastante. O cabo eléctrico pode custar, 250 euros, assim como o Corte de Emergência para 300A.
Jorge Rocha Escreveu:Mais um pouco, a fasquia dos 5000,
As baterias de lítio precisam também da BMS.
jmal Escreveu:Precisas de 10 dessas para teres a mesma tensão que o pedm tem,
Eu estou a usar 40. Porque este tipo de baterias tem 3,2V nominal.
RJSC Escreveu:Já trataram do "pormenor" de meter o painel de instrumentos a funcionar sem a centralina no motor de combustão?
Vamos adaptar um ecrã LCD touch-screen no centro do carro que vai comandar todo o sistema. Alguns comandos queremos manter, apesar de ainda não ter testado o Voltímetro esse é um "medo" que ainda tenho de enfrentar. Os restantes indicadores funcionam. Sei que é possível resolver com um sensor de GPS, mas gostava de manter com o sistema do carro que esta ligado à caixa de velocidades para não ter mais despesas.
RJSC Escreveu:
Quando avançar com uma conversão não uso motor DC, só se fosse para fazer o meu próprio controlador, pois um controlador AC seria muito complicado de projetar para mim.
Um motor AC que foi a nossa ideia inicial, iria custar 8 mil euros mais coisa menos coisa, o que ficou fora de questão.
RJSC Escreveu:Eu não sei, mas eu com um motor desses tinha medo de passar numa poça de água sem dar cabo das escovas, coletor, rolamentos, etc... Mas não sei porque o pessoal anda todo a fazer conversões com esses motores abertos! Eu nunca faria!
O motor é aberto, mas vai haver um controlo da passagem de água para o compartimento do motor. Senão também eu tinha medo.
Bluesky Escreveu:Alto e parem o baile, se é o bom senso que vos guia então não entendo onde querem chegar, senão sigam este raciocinio... em principio quem gosta do seu carro estima-o, uma grande maioria abandona o seu "velho" carro não por causa do conforto ou estado de conservação mas sobretudo por causa do motor...sai um novo modelo mais rapido e que consome menos, ou o motor antigo deu-lhe um fanico...
Obrigado Bluesky. Comprar um carro novo implica fundir um velho... a quantidade de poluição que está por trás da construção de um novo não é necessária.
sergiomms Escreveu:Repara que embora possa concordar contigo, esse pensamento apenas serve para sermos nós a fazer o nosso meio de locomoção, nunca para fazer dessas conversões um negócio (pelo menos nestas condições de mercado) só pelo simples facto que ninguém comprava.
Imagina que não sabias fazer a conversão e precisavas de alguém que o fizesse por ti. Se houvesse destas empresas e se tivesses várias opções, desde a mais barata à mais cara, e sabendo o que cada uma proporcionava, se calhar até aderias.
sergiomms Escreveu:É só questão de contactar algum fabricante que tenha investido num modelo de automóvel que não tenha tido sucesso e devido a vendas baixas ele ainda tenha investimento a recuperar de forma a facilitar o acesso (entenda-se vender) a uns quantos chassis completos sem motor de modo a poder "fabricar" e homologar um modelo eléctrico novo.
Também concordo contigo nesse sentido.
Jorge Rocha Escreveu:
De que me serviria um carro novo que continuasse a envelhecer a minha cart€ira e a adoecer o planeta onde vivo?
Jorge Rocha Escreveu:Eu preferia dar 15 mil por um Clio de 2000 convertido a eléctrico, desde que tivesse uma autonomia para uns 200 km a uma condução cuidada sem passar dos 90 km/h, do que 15 mil por um Clio CI novo.
Eu também, e é o que estou a fazer.
RJSC Escreveu:Por exemplo o meu Clio não é muito bom candidato a conversão, pois foi o meu pai que mo ofereceu, foi comprado usado e já vinha com um buraco na alcatifa do chão, plásticos que fazem muito barulho em piso irregular e algo que parece café entornado que aderiu ao tablier e não sai nem por nada.
Mas o Clio que estou a converter está com um bom aspecto interior.
Aliás no IMTT avisaram-me logo que não valia a pena estar a converter um carro que em mau estado ou demasiado velho que teriam um vida útil muito curta.
ivitro Escreveu:Então porque não há mais conversões?? Continuo a dizer que nem toda gente pensa assim ou a maior parte da população não pensa assim como nós.
Muita gente pensa no momento e não a longo prazo. As conversões podem ser económicas a longo prazo não a curto. Aqui tens alguns:
http://www.evalbum.com/" onclick="window.open(this.href);return false; Só registados neste site estão 3565 veículos. Fora os que não se sabe. O TOZE já todos sabem
:
http://www.evalbum.com/1836" onclick="window.open(this.href);return false;
Jorge Rocha Escreveu:Peço desde já mil desculpas por me ter esticado em vários sentidos neste tão organizado DB do pedm
Ora essa! Não tem problema.