Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Bom ANO de 2012!
Agora estou a construir a estrutura que vai aguentar com as baterias:
Agora estou a construir a estrutura que vai aguentar com as baterias:
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Caramba! Isso não são baterias, mas sim mega-baterias!!! Devem medir para aí uns 40cm? E até são da cor do carro e tudo
Está a ficar bem catita. Muito bem.
Os óculos de proteção também foi uma boa ideia, não vá nenhum e- saltar entre os pólos antes do tempo e acertar na vista do mecânico:)
Está com um aspeto muito limpinho e profissional. Continuação de bom trabalho, e porque não levá-lo à exposição das motas na Batalha, já no início de Fevereiro. Era um bom teste
Pergunta: o motor é aquilo que está debaixo das baterias embrulhado num plástico?
Está a ficar bem catita. Muito bem.
Os óculos de proteção também foi uma boa ideia, não vá nenhum e- saltar entre os pólos antes do tempo e acertar na vista do mecânico:)
Está com um aspeto muito limpinho e profissional. Continuação de bom trabalho, e porque não levá-lo à exposição das motas na Batalha, já no início de Fevereiro. Era um bom teste
Pergunta: o motor é aquilo que está debaixo das baterias embrulhado num plástico?
Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Olá pafi!
Muito obrigado pelo feedback porque ajuda muito a ganhar motivação para fazer a conversão!
Muito obrigado pelo feedback porque ajuda muito a ganhar motivação para fazer a conversão!
Tás lá perto, estas têm pouco menos de 30cm de altura.Devem medir para aí uns 40cm?
Também estou a usar umas luvas de protecção para 1000v (que não aparecem na fotografia) apesar de o carro ir ter 120v é melhor prevenir com mais do que com menosOs óculos de proteção também foi uma boa ideia
Muito obrigado. Sim era uma excelente ideia, mas pelo andar a que isto vai não sei se consigo acabar até lá.Continuação de bom trabalho, e porque não levá-lo à exposição das motas na Batalha, já no início de Fevereiro.
Sim, hehe, o saco era para evitar que alguma coisa caia sobre ele.o motor é aquilo que está debaixo das baterias embrulhado num plástico?
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Tens andado ocupado com o Clio e não dizias nada à malta!
Fico contente por ver as coisas a avançar, espero que em breve o possas ter na estrada.
Como está o processo de legalização?
Fico contente por ver as coisas a avançar, espero que em breve o possas ter na estrada.
Como está o processo de legalização?
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Pedro, este projecto está a ter uma dimensão internacional....
Já vi várias referências a este clio em foruns em ingles e frances !!
Parabéns
Espero que o consigas por na estrada depressa
Já vi várias referências a este clio em foruns em ingles e frances !!
Parabéns
Espero que o consigas por na estrada depressa
sergiomms
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Jorge Rocha Escreveu:Jorge Rocha
Muito obrigado a todos pelo vosso apoio!e_bike Escreveu:Tens andado ocupado com o Clio e não dizias nada à malta!
Fico contente por ver as coisas a avançar, espero que em breve o possas ter na estrada.
Como está o processo de legalização?
às vezes fico tão compenetrado na conversão que esqueço-me de continuar a participar no fórum. Mas ultimamente tenho estado mais atento e a tirar fotos sempre que faço novas alterações.
Em relação à legalização, no inicio fui ao IMTT para saber que regulamentos deve-se ter em conta para um projecto deste tipo e depois acrescentei alguns posts em:
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... 0&start=20
Se forem tomadas em consideração as regras de segurança e os regulamentos o carro pode vir a passar na inspecção. (istom foi o que me disseram )
Espero que passe e estou a fazer de tudo por tudo para que isso aconteça!
Só apenas o conta rotações é que não estou a ter em consideração, porque acho mais relevante num motor elétrico a tensão nominal do sistema (através de um voltímetro), intensidade a ser debitada no momento (amperímetro com indicação de intensidade, e controlo do regenerating brake na intensidade negativa), à temperatura das baterias e do motor. O controlador vai detectar a temperatura do motor e assim fazer a gestão necessária no momento, assim como a rotação. A leitura da rotação do motor vai funcionar no controlador sem o condutor precisar de saber dela. Muitas das vezes o motor vai estar em idle para economizar energia, ou a gerar energia quando não estiver a debitar energia das baterias, o que pode confundir o condutor.
Vou adicionar um novo mostrador com um LCD touch screen no centro do carro, onde vai mostrar várias informações detectadas por vários sensores de corrente, tensão, temperatura e pelo controlador e os 3 DCM (data collection module) que vou colocar. Isto ainda está um pouco na teoria, ainda falta passar à prática que é o que estou a fazer agora.
As rotações são importantes num motor térmico porque nós precisamos de saber qual a sua rotação para trocar de mudança. Com alguns de vocês já sabem o motor elétrico tem um maior torque, e permite o carro arrancar em 3ª ou 4ª sem termos de trocar de mudança. E quando paramos o carro, o motor pára também, é como estivesse desligado (zero amperes de consumo do motor), não precisamos de tirar a mudança com o carro parado.
A conversão estou a acompanhar em 3D, sempre antes de construir alguma peça, desenho em 3 dimensão de onde depois exporto em formato vectorial. Isso permite-me também depois ter os desenhos técnicos das estruturas que estou a fazer e adicionar depois ao projecto de conversão final. O carro tem uma frente muito curta, e por vezes torna-se complicado desenhar uma estrutura que seja estável e ao mesmo tempo que ocupe pouco espaço.
Eu estou a participar no diy electric car mas não sabia que havia um françês também.e_bike Escreveu:Pedro, este projecto está a ter uma dimensão internacional....
Já vi várias referências a este clio em foruns em ingles e frances !!
Já agora qual é? Assim participo também. Portugal é um país pequenino mas estamos espalhados por toda a parte, houve um portugês que já me respondeu no diy electric car.
Link para o post Inglês:
http://www.diyelectriccar.com/forums/sh ... 58382.html
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Novas imagens da conversão:
Estas são as baterias que vão para a parte traseira do carro.
Estas são as baterias que vão para a parte traseira do carro.
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Novas imagens da frente:
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Estou a gostar do trabalho!
Só ainda não percebi porque estas a afastar tanto as baterias, umas das outras, em determinados sitios?
Só ainda não percebi porque estas a afastar tanto as baterias, umas das outras, em determinados sitios?
Tudo por um mundo mais limpo!
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Deve ser emocionante fazer um projeto destes e vê-lo evoluir. É impecável. É limpo. E a coincidência das baterias serem brancas (foi não foi? Continuo a achar imensa piada a esse pormenor).
Ok, não vai a tempo da Expomoto, mas tem que ir ao III Encontro do Fórum!!! Isto mais um mês ou dois e rola não? Já têm os componentes todos?
E comecem a pensar em transformar o vosso log book num manual para futuras conversões. Certamente ajudará muitos a pensar nisso, pois havendo um documento com preços + material + etapas credível, pode ser o fator de decisão (ainda por cima hoje que o gasóleo já ultrapassou o 1,5€ em alguns sítios...).
Força, já falta pouco!
Ok, não vai a tempo da Expomoto, mas tem que ir ao III Encontro do Fórum!!! Isto mais um mês ou dois e rola não? Já têm os componentes todos?
E comecem a pensar em transformar o vosso log book num manual para futuras conversões. Certamente ajudará muitos a pensar nisso, pois havendo um documento com preços + material + etapas credível, pode ser o fator de decisão (ainda por cima hoje que o gasóleo já ultrapassou o 1,5€ em alguns sítios...).
Força, já falta pouco!
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Olá Pafi,pafi Escreveu:Deve ser emocionante fazer um projeto destes e vê-lo evoluir. É impecável. É limpo. E a coincidência das baterias serem brancas (foi não foi? Continuo a achar imensa piada a esse pormenor).
Ok, não vai a tempo da Expomoto, mas tem que ir ao III Encontro do Fórum!!! Isto mais um mês ou dois e rola não? Já têm os componentes todos?
E comecem a pensar em transformar o vosso log book num manual para futuras conversões. Certamente ajudará muitos a pensar nisso, pois havendo um documento com preços + material + etapas credível, pode ser o fator de decisão (ainda por cima hoje que o gasóleo já ultrapassou o 1,5€ em alguns sítios...).
Força, já falta pouco!
Sim sem dúvida que é muito emocionante (é uma aventura)! As baterias brancas foram mesmo intencional. Fico muito contente por saber que gostaste da ideia . Talvez daqui a 2 meses, mas prefiro não dar prazos por enquanto.
Ainda me faltam os cabos de 70mm2 (mono-polar) flexíveis cortados à medida, já com os terminais feitos, mangas de protecção e bom isolamento. Sabem onde posso arranjar em Portugal (quantos mais contactos melhor)?
O vosso forum já é um Log Book muito completo, tenho visto conversões de motas com um final feliz no vosso Forum.
Os meus Parabéns!
O forum inglês são mais frios e muitas das vezes nem respondem...
Olá Jorge,Jorge Rocha Escreveu:Estou a gostar do trabalho!
Só ainda não percebi porque estas a afastar tanto as baterias, umas das outras, em determinados sitios?
Obrigado pelo feedback! Os espaços servem para passar os cabos até ao controlador, corte de circuito e conversor DC-DC que neste caso vão estar à frente. Desta forma também estou a evitar que os cabos circulem por cima das baterias e mais pelo centro e pelos lados. No interior do carro vai haver um interruptor de emergência e o cabo irá passar também entre as baterias (vou reaproveitar o cabo da embraiagem para usar com o corte de circuito).
Muito Obrigado pela vossa força e atenção!
Frase do mês que disseram à Liliana:
Vocês não têm mais nada que fazer senão brincar aos carrinhos a pilhas?!
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Eu tenho-me esquecido de vos dizer, mas acho que é importante:
Eu actualmente estou desempregado e estou a planear abrir uma oficina que faça este tipo de conversões. Para tal tenho de acabar este projecto e homologar o carro, testar e ter o carro com exemplo. Se tudo correr dentro dos meus planos, vou criar a minha própria empresa e espero poder empregar muitas pessoas. Para um mundo melhor nos dois sentidos emprego/ecologia.
Eu recomendo que mais gente o faça (tendo em conta os regulamentos da União Europeia) caso tenha conhecimentos de electrónica e electricidade, porque temos de mudar este mundo de vez.
Vamos todos finalmente escolher qual o combustível que preferimos para nos deslocar.
O carro não precisa de comer à mesa com a família.
Eu actualmente estou desempregado e estou a planear abrir uma oficina que faça este tipo de conversões. Para tal tenho de acabar este projecto e homologar o carro, testar e ter o carro com exemplo. Se tudo correr dentro dos meus planos, vou criar a minha própria empresa e espero poder empregar muitas pessoas. Para um mundo melhor nos dois sentidos emprego/ecologia.
Eu recomendo que mais gente o faça (tendo em conta os regulamentos da União Europeia) caso tenha conhecimentos de electrónica e electricidade, porque temos de mudar este mundo de vez.
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Olá,pedm Escreveu:Eu tenho-me esquecido de vos dizer, mas acho que é importante:
Eu actualmente estou desempregado e estou a planear abrir uma oficina que faça este tipo de conversões. Para tal tenho de acabar este projecto e homologar o carro, testar e ter o carro com exemplo. Se tudo correr dentro dos meus planos, vou criar a minha própria empresa e espero poder empregar muitas pessoas. Para um mundo melhor nos dois sentidos emprego/ecologia.
Eu recomendo que mais gente o faça (tendo em conta os regulamentos da União Europeia) caso tenha conhecimentos de electrónica e electricidade, porque temos de mudar este mundo de vez.
Vamos todos finalmente escolher qual o combustível que preferimos para nos deslocar.
O carro não precisa de comer à mesa com a família.
Tenho acompanhado este tópico com alguma atenção, até porque era um "sonho" que tinha de um dia conseguir fazer uma conversão do género, mas os €€ realmente não abundam.
Mas não podia deixar de comentar este teu post... É DE PESSOAS DESTAS QUE ESTE PAÍS PRECISA!!
Continua, porque quer este teu pequeno projecto do Clio, quer o grande projecto da Empresa, são verdadeiros exemplos a seguir, e a prova que não se devem baixar os braços em tempos de crise!
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere PT
MP 3,45Kw: 18x230W BAUER / Kaco 3600xiPT / DegerEnergie - VER ONLINE
VE: EcoLiberty 2.0Kw 40Ah Li - 18.000Km (13.000 a Litio)
AQS: NORQUENTE CF 300LT
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Olá lopes,lopes Escreveu: Olá,
Tenho acompanhado este tópico com alguma atenção, até porque era um "sonho" que tinha de um dia conseguir fazer uma conversão do género, mas os €€ realmente não abundam.
Mas não podia deixar de comentar este teu post... É DE PESSOAS DESTAS QUE ESTE PAÍS PRECISA!!
Continua, porque quer este teu pequeno projecto do Clio, quer o grande projecto da Empresa, são verdadeiros exemplos a seguir, e a prova que não se devem baixar os braços em tempos de crise!
Muito Obrigado pelo incentivo !
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Acho que é positivo teres dito teus objectivos, e reconheço que não será nada facil começar, tendo em conta o desacreditar, da grande parte da polulação, na locomoção electrica dia-a-dia.
Eu, e poderei dizer também, nós, os membros deste forum, lutamos todos em conjunto, para que essa ideia errada se clarifique e que se dê o começo de ignição do rastilho para a grande explosão dos Veiculos Electricos!
O mais importante seria mesmo as conversões, podendo assim empregar muitos dos portugueses, e mantendo as divisas cá dentro do país. Para além disso evitariamos o aumento da poluição em comparação à compra, ao exterior, de novas viaturas!
Eu também estou desempregado, e como trabalhava por conta propria, não tenho quais quer direitos. Tento viver do que a horta me dá e de pouco mais (algum trabalhito que apareça na minha area, electricidade e canalizações).
Desejo que tenhas o maior dos sucessos!
Eu, e poderei dizer também, nós, os membros deste forum, lutamos todos em conjunto, para que essa ideia errada se clarifique e que se dê o começo de ignição do rastilho para a grande explosão dos Veiculos Electricos!
O mais importante seria mesmo as conversões, podendo assim empregar muitos dos portugueses, e mantendo as divisas cá dentro do país. Para além disso evitariamos o aumento da poluição em comparação à compra, ao exterior, de novas viaturas!
Eu também estou desempregado, e como trabalhava por conta propria, não tenho quais quer direitos. Tento viver do que a horta me dá e de pouco mais (algum trabalhito que apareça na minha area, electricidade e canalizações).
Desejo que tenhas o maior dos sucessos!
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Pois pedm, também te desejo o mesmo. Boa fortuna, no sentido de conseguires! E provavelmente tens solo firme onde colocar as tuas esperanças. Depois de ver esta última atualização comecei a pensar que vêem-se alguns locais de transformação para GPL, porque a tecnologia está mais que batida e a mecânica assemelha-se muito à tradicional. Pensando um pouco mais coloquei-me nos teus sapatos "E se eu quisesse fazer o mesmo? Que faria? Quais as minhas opções? Fazendo uma transformação talvez conseguisse criar um VE talvez a metade do preço de um Leaf! Será que dá?". Eu próprio não tenho conhecimentos suficientes para fazer uma empreitada destas, é essencial ser conhecedor do funcionamento de um sistema destes. Sou utilizador de VE, sou da área das ciências e sei o que são componentes eletrónicos, um controlador, um motor elétrico, um bms, etc, mas daí a montar e fazer o conjunto rolar em condições de segurança e fiabilidade vai outro tanto. É preciso saber que a peça x funciona com a peça y e z, etc, e é preciso saber o que não funciona também. Com certeza não é comprando um kit de transformação (que os há) e ler o manual das instruções que se chega lá. É preciso ter experiência de campo. É preciso queimar os neurónios à procura da melhor solução (lembrei-me agora que no outro dia não comentei se não estás a pensar em ter isolamento térmico para as baterias?). E não será ao fim de uma transformação que uma pessoa se pode convencer que domina o assunto.
Voltando à minha hipotética solução. Como faria? Como não posso contar comigo para mão de obra teria que contratar alguém (mesmo que fosse um mecânico fora da área) para fazer a limpeza de todo o material CI e preparar o chassis para os novos componentes. Uma boa parte do orçamento ficaria para esse serviço. Os componentes, esses também não se resumem à mera seleção de "colocar no carrinho" e mandar vir, pois poderia correr o risco de não serem compatíveis entre si. Tanta coisa poderia acontecer - o controlador não faz funcionar o motor tal, o bms não aguenta isto ou aquilo, etc... Isto para dizer que as variáveis são imensas!
Portanto, acho muito bem que esse espírito empreendedor resulte e que consigas atingir boas transformações, pois serão essas a imagem da tua marca. O resto virá por acréscimo. E claro, não querer logo tudo de uma vez só Ainda hoje por exemplo estive a falar dos novos carros elétricos e o preço assusta as pessoas. Elas concordam que a mobilidade elétrica é uma solução, mas o preço...
Se existir um lote razoável de veículos convertidos e a preços acessíveis, acredito que terás sucesso. E depois é esperar pelo fator multiplicativo, i.e., é preciso vender bastante para realizar capital. Volto a dizer que o aspeto limpo e profissional desse Clio impressiona. É marcante. Imagina chegar alguém ao teu suposto stand e tu levantares o capot! Com certeza que o carro terá aspeto de novo Aliás, tudo é novo por dentro
Para terminar, uma história para te animar. De sucesso. Há uns cinco anos conheci uma pessoa que gostava de fabricar cerveja caseira. Um autodidata. Lia e estudava muito e experimentava ainda mais. Fartou-se de construir aparelhos e dispositivos de aquecimento e arrefecimento de cerveja. E a coisa foi andando. Mais tarde tirou um curso de empreendedorismo e conheceu outras pessoas que partilhavam das mesmas ideias. Conseguiram reunir três pessoas e ir para a frente com um projeto de fabrico de cerveja artesanal. Hoje, já têm uma loja perto da rotunda da Boavista (Porto) e já se estabeleceram comercialmente. A marca existe e vende. O que na altura era um sonho, uma ideia engraçada acabou por transformar-se.
Até breve!
Voltando à minha hipotética solução. Como faria? Como não posso contar comigo para mão de obra teria que contratar alguém (mesmo que fosse um mecânico fora da área) para fazer a limpeza de todo o material CI e preparar o chassis para os novos componentes. Uma boa parte do orçamento ficaria para esse serviço. Os componentes, esses também não se resumem à mera seleção de "colocar no carrinho" e mandar vir, pois poderia correr o risco de não serem compatíveis entre si. Tanta coisa poderia acontecer - o controlador não faz funcionar o motor tal, o bms não aguenta isto ou aquilo, etc... Isto para dizer que as variáveis são imensas!
Portanto, acho muito bem que esse espírito empreendedor resulte e que consigas atingir boas transformações, pois serão essas a imagem da tua marca. O resto virá por acréscimo. E claro, não querer logo tudo de uma vez só Ainda hoje por exemplo estive a falar dos novos carros elétricos e o preço assusta as pessoas. Elas concordam que a mobilidade elétrica é uma solução, mas o preço...
Se existir um lote razoável de veículos convertidos e a preços acessíveis, acredito que terás sucesso. E depois é esperar pelo fator multiplicativo, i.e., é preciso vender bastante para realizar capital. Volto a dizer que o aspeto limpo e profissional desse Clio impressiona. É marcante. Imagina chegar alguém ao teu suposto stand e tu levantares o capot! Com certeza que o carro terá aspeto de novo Aliás, tudo é novo por dentro
Para terminar, uma história para te animar. De sucesso. Há uns cinco anos conheci uma pessoa que gostava de fabricar cerveja caseira. Um autodidata. Lia e estudava muito e experimentava ainda mais. Fartou-se de construir aparelhos e dispositivos de aquecimento e arrefecimento de cerveja. E a coisa foi andando. Mais tarde tirou um curso de empreendedorismo e conheceu outras pessoas que partilhavam das mesmas ideias. Conseguiram reunir três pessoas e ir para a frente com um projeto de fabrico de cerveja artesanal. Hoje, já têm uma loja perto da rotunda da Boavista (Porto) e já se estabeleceram comercialmente. A marca existe e vende. O que na altura era um sonho, uma ideia engraçada acabou por transformar-se.
Até breve!
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Os desenhos também estão muito PRO, o que deve ter dado uma grande trabalheira, e se já são dois a "brincar aos carrinhos a pilhas", acho que o projecto está em muito boas mãos. Vai uma ajudinha...pedm Escreveu: Frase do mês que disseram à Liliana:
Vocês não têm mais nada que fazer senão brincar aos carrinhos a pilhas?!
É serio, essa frase está de partir a mocaa a rir!
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Muito obrigado a todos pelo incentivo! Porque é muito importante num projecto como este.
Esta fase agora é de estudar o diagrama que tenho feito. Estou a pensar numa solução para poder retirar os cabos de forma segura sempre que for necessário haver intervenções nas várias partes do carro, evitando que o pior possa acontecer.
Esse é um dos objectivos, e os preços depois podem variar consoante a autonomia o que vai implicar baterias mais cara, e um motor que consiga ser equivalente à voltagem e intensidade nominal.pafi Escreveu:Fazendo uma transformação talvez conseguisse criar um VE talvez a metade do preço de um Leaf! Será que dá?
Mas até chegar aí ainda falta muito. Por enquanto vamos começar por converter alguns carros, e dar suporte a eles enquanto rolarem na estrada até ficarem perfeitos. Penso que a partir daí será sempre a converter e melhorar todas as conversões. Parte do principio que a evolução será ascendente. Quem sabe no futuro não incluir painéis solares...pafi Escreveu:Depois de ver esta última atualização comecei a pensar que vêem-se alguns locais de transformação para GPL, porque a tecnologia está mais que batida e a mecânica assemelha-se muito à tradicional.
Tudo ainda está no papel e o Clio está a servir como o Protótipo para este projecto, é mesmo isso que estou a tentar fazer, conjugar as peças para que elas entrem em sintonia. E a esperança é que resulte. Mas cada carro é um caso, e no futuro depois de adquirir mais experiência espero também conseguir mais condições para o fazer.pafi Escreveu:É preciso saber que a peça x funciona com a peça y e z, etc, e é preciso saber o que não funciona também.
Podes crer, e continuo a queimar para conseguir o melhor resultado. Mas tenho sempre medo do desconhecido, e tento enfrentá-lo com soluções.pafi Escreveu: É preciso queimar os neurónios à procura da melhor solução
Boa pergunta, porque eu estava a pensar em fazer a refrigeração das baterias com um liquido misturado com glicol, com um circuito fechado que iria entrar na zona do habitáculo de forma a ter aquecimento interior, reaproveitando a energia dissipada pelas baterias. Mas abandonei essa ideia porque no caso de um acidente era uma desgraça se esse liquido se misturasse com o circuito. Então optei por primeiro fazer o teste com o carro em cavalete e com os sensores de temperatura detectar qual a temperatura atingida pelas baterias para uma intensidade constante de 300A durante 5 minutos. E repetir este processo pelo menos umas 10 vezes. Se a estrutura aguentar, assim como todos os componentes do carro, então sim tem electrões para andar. Caso contrário não será um sucesso, e espero que isso não aconteça. Porque do papel até à realidade vai uma grande distância. Mas é até à realidade final a que quero chegar.pafi Escreveu:(lembrei-me agora que no outro dia não comentei se não estás a pensar em ter isolamento térmico para as baterias?)
Esta fase agora é de estudar o diagrama que tenho feito. Estou a pensar numa solução para poder retirar os cabos de forma segura sempre que for necessário haver intervenções nas várias partes do carro, evitando que o pior possa acontecer.
Podes quererJorge Rocha Escreveu:É serio, essa frase está de partir a mocaa a rir!
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