Novo productor de microgeração

Tudo que seja relacionado com Projectos

Autor do tópico
luisameixa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta jun 10, 2011 6:32 pm
Localização: Aljezur/Algarve

Novo productor de microgeração

Mensagem por luisameixa »

olá pessoal, vivo em aljezur/algarve tenho 43 anos sou electricista, já tenho ajudado a montar alguns sistemas de microgeração e comprei um na empresa onde trabalho à cerca de 25 anos, que montei num telhado.
comecei a vender energia no dia 26/05/2011 e tenho uma média diária de 24,5 kw até hoje 12/06/2011.
potencia 3,45.
as razão que me levou a fazer a escolha deste tipo de painel foi a continuidade da produção sem muito decrescimo durante mais anos. verifiquei que todos os paineis tinham no minimo 186w.
com o inversor já tive grandes duvidas entre o sma e o kako mas a fiabilidade do primeiro foi a minha a minha opcão.
com a pouca experiência que tenho espero ter feito uma escolha acertada.
agradecia debater este assunto aqui porque tenho verificada opinioes muito divergentes.

inclinação: 20º
desviado cerca de 10º do sul
paineis: 24xbp 4180t (4320w)
inversor: sma 3300
obrigado luisameixa

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por mauri »

luisameixa
veio para aqui (das apresentações) o teu tópico onde poderás dar continuidade ao teu projecto.
desejo de boa sorte e continua participando.
enquanto aguarda pela resposta de quem poderá saber, passa de novo pelas apresentações e diz-nos (de novo) algo sobre si.
cumprimentos.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Knegra70
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: quinta mai 26, 2011 12:03 am

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por Knegra70 »

luisameixa Escreveu:olá pessoal, vivo em aljezur/algarve tenho 43 anos sou electricista, já tenho ajudado a montar alguns sistemas de microgeração e comprei um na empresa onde trabalho à cerca de 25 anos, que montei num telhado.
comecei a vender energia no dia 26/05/2011 e tenho uma média diária de 24,5 kw até hoje 12/06/2011.
potencia 3,45.
as razão que me levou a fazer a escolha deste tipo de painel foi a continuidade da produção sem muito decrescimo durante mais anos. verifiquei que todos os paineis tinham no minimo 186w.
com o inversor já tive grandes duvidas entre o sma e o kako mas a fiabilidade do primeiro foi a minha a minha opcão.
com a pouca experiência que tenho espero ter feito uma escolha acertada.
agradecia debater este assunto aqui porque tenho verificada opinioes muito divergentes.

inclinação: 20º
desviado cerca de 10º do sul
paineis: 24xbp 4180t (4320w)
inversor: sma 3300
obrigado luisameixa
boas...
desejo-te boa sorte com o projeto...
tou em vias de montar um mais ou menos igual..
se não for problema para ti, podias dizer por quanto é que te ficou no total...
é que estou a pedir orçamentos e era para comparar.
obrigado...


Autor do tópico
luisameixa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta jun 10, 2011 6:32 pm
Localização: Aljezur/Algarve

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por luisameixa »

boas amigo.
estive a ver o teu tópico e acho que os colegas tem razão em relaçao a potencia de paineis que querias instalar.
na minha simulação de produção anual tinha cerca de 1000kwh de diferença entre os 3,6 e os 4,32kw.
o meu sistema custava cerca de 14500€ com iva já incluido mas para mim ficou mais barato porque eu fiz a montagem num fim de semana com a ajuda de colegas de trabalho.
toma cuidado com os orçamentos, porque na maior parte deles não esta incluido o trabalho de construção civil e a abertura de valas e numa grande parte dos casos isso custa muitos €.
até uma proxima.


Autor do tópico
luisameixa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta jun 10, 2011 6:32 pm
Localização: Aljezur/Algarve

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por luisameixa »

olá pessoal,
mês de junho 806 kwh
média diária de 26,86 kwh
bom sol.
compts.


spedy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: segunda abr 18, 2011 11:41 pm

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por spedy »

boas, gostava de te perguntar como esta a portar-se o inversor com essa potência de painéis.
eu estou em avançar com um sistema de 18x240w também com um sma3300, mas esta-me a fazer confusão as características do inversor e a potencia real que o inversor aguante, o inversor esta estável ou tem cortado ou desligado?
cumps.


Knegra70
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: quinta mai 26, 2011 12:03 am

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por Knegra70 »

boas....
tal como o spedy tambem estou muito confuso, estou em vias de avançar com 18*230(4140k) com sma3300. e fazia a mesma pergunta ao luis, como é que ele se esta a portar? era uma informação muito util que nos dava...
cumps. aos dois e obrigado desde ja....


Autor do tópico
luisameixa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta jun 10, 2011 6:32 pm
Localização: Aljezur/Algarve

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por luisameixa »

Boas.
Antes de mais peço desculpa aos dois pela demora na resposta.
Antes de mais peço que não se deixem enganar por pessoas que só sabem ligar fios com cores iguais.
Essas questões deviam de ser respondidas por um bom instalador com os "prós e contras" porque a soma da tensão que os paineis têem em relação ao numero de strings que o inversor vai trabalhar é muito impotante.
Não tenho muita informação sobre o meu inversor porque o sistema está instalado numa casa que eu tenho alugada a cerca de 100 metros de onde eu habito e só faço a leitura visual do contador todos os dias à noite.
Decide colocar este inversor porque me foi recomendado por um amigo "Alemão de confiança" que instala e vende sistemas destes à mais de 20 anos.
Pelo que tenho lido em muitos tópicos este inversor é muito bom, sendo a unica desvantagem não injectar mais que 3600Wh na rede.
Desde o dia 26/05/2011 ate ontem à noite. "44dias"
Produção 1131KWh
Média diária 25.70KWh
Produçao maxima 30KWh (23/06/2011)
Produção minima 17KWh (30/05/2011)
Compts


Autor do tópico
luisameixa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta jun 10, 2011 6:32 pm
Localização: Aljezur/Algarve

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por luisameixa »

Olá pessoal.
Vou tentar colocar fotos do meu sistema.
O mês de julho (aqui por Aljezur) esteve propiçio para a produção de energia fotovoltaica.
Sol,vento e temperaturas baixas em relação a alguns anos.
Produção mês de julho 846 Kwh
Média diária 27,29 Kwh
Compts
Luisameixa


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por PaulOL »

luisameixa Escreveu:Olá pessoal.
Vou tentar colocar fotos do meu sistema.
O mês de julho (aqui por Aljezur) esteve propiçio para a produção de energia fotovoltaica.
Sol,vento e temperaturas baixas em relação a alguns anos.
Produção mês de julho 846 Kwh
Média diária 27,29 Kwh
Compts
Luisameixa

Boas luisamaixa,

A sua MP está com um desempenho fantástico, muito bons valores para fixa!!!

Os valores mencionados são os "reais" do contador da EDP ou são os que eu chamo "virtuais" indicados pelo inversor?

Cumpts.


Autor do tópico
luisameixa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta jun 10, 2011 6:32 pm
Localização: Aljezur/Algarve

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por luisameixa »

Boas PaulOL,

Também achei bons valores.

Os valores são "reais" do contador
No dia 10 deste mês tinha uma leitura no inversor de 1173 KWh com 648 horas de sol = 1.81 KWh e no contador de 1168 KWh com percas
de 0,428%.

Cumpts.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por PaulOL »

luisameixa Escreveu:Boas PaulOL,

Também achei bons valores.

Os valores são "reais" do contador
No dia 10 deste mês tinha uma leitura no inversor de 1173 KWh com 648 horas de sol = 1.81 KWh e no contador de 1168 KWh com percas
de 0,428%.

Cumpts.
Boas luisamaixa,

Excelente!!!!

Nesse caso o desvio do "real" para o "virtual" é muito pouco significativo, mas existem situações muito expressivas, pelo que defendo que os valores aqui postados, pelo menos os mensais, devem ser sempre os "reais da EDP", porque em contário estamos a enganar a nós próprios e aos outros!!

Cumpts.


Autor do tópico
luisameixa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta jun 10, 2011 6:32 pm
Localização: Aljezur/Algarve

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por luisameixa »

Olá caros colegas aqui vao os valores da minha produção no mes de Agosto.
730 KH
Media diária 23,54


Autor do tópico
luisameixa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta jun 10, 2011 6:32 pm
Localização: Aljezur/Algarve

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por luisameixa »

Tendo andado um pouco distraido noutras areas venho colocar as produçoes do mês de Setembro
Produção total 710 KWH
Produção maxima 27 KWH (3 DIAS)
Produção minima 18 KWH (2 DIAS)
Média diária 23,66 KWH (melhor que o mês de Agosto)

Compts
Luis Ameixa


polako
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: terça set 13, 2011 1:41 am

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por polako »

luisameixa Escreveu:Tendo andado um pouco distraido noutras areas venho colocar as produçoes do mês de Setembro
Produção total 710 KWH
Produção maxima 27 KWH (3 DIAS)
Produção minima 18 KWH (2 DIAS)
Média diária 23,66 KWH (melhor que o mês de Agosto)

Compts
Luis Ameixa
caro luis ,fico boca aberto em relação a sua microgeração,pois sou brasileiro e to aprendendo com vcs ,vejo sua produção e me inspiro em chegar a sua produção por aqui ja que estamos falando de lucros ,tenho por aqui instalado 4x75wp da shell ,baterias e inversores,gostaria dev saber com vc um inversor que tenha um rendimento bom,ja que alguns tem muitas percas ,uso aqui um de transformador onda quadrada,gostaria de compra um sonoidal,para minha geladeira,caso o amigo tenha alguma informação manda ai por gentileza,grato polako(garcia manutenções eletricas)


Autor do tópico
luisameixa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta jun 10, 2011 6:32 pm
Localização: Aljezur/Algarve

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por luisameixa »

caro luis ,fico boca aberto em relação a sua microgeração,pois sou brasileiro e to aprendendo com vcs ,vejo sua produção e me inspiro em chegar a sua produção por aqui ja que estamos falando de lucros ,tenho por aqui instalado 4x75wp da shell ,baterias e inversores,gostaria dev saber com vc um inversor que tenha um rendimento bom,ja que alguns tem muitas percas ,uso aqui um de transformador onda quadrada,gostaria de compra um sonoidal,para minha geladeira,caso o amigo tenha alguma informação manda ai por gentileza,grato polako(garcia manutenções eletricas)

Caro amigo gostava de poder ajuda-lo mas não tenho conhecimentos suficientes para isso.
A energia que eu produzo é toda vendida á empresa que comercializa a energia electrica em Portugal a 0,38€ o KWh e compro a cerca de 0,14 € o KWH.

Compts
Luis Ameixa


polako
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: terça set 13, 2011 1:41 am

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por polako »

luisameixa Escreveu:caro luis ,fico boca aberto em relação a sua microgeração,pois sou brasileiro e to aprendendo com vcs ,vejo sua produção e me inspiro em chegar a sua produção por aqui ja que estamos falando de lucros ,tenho por aqui instalado 4x75wp da shell ,baterias e inversores,gostaria dev saber com vc um inversor que tenha um rendimento bom,ja que alguns tem muitas percas ,uso aqui um de transformador onda quadrada,gostaria de compra um sonoidal,para minha geladeira,caso o amigo tenha alguma informação manda ai por gentileza,grato polako(garcia manutenções eletricas)

Caro amigo gostava de poder ajuda-lo mas não tenho conhecimentos suficientes para isso.
A energia que eu produzo é toda vendida á empresa que comercializa a energia electrica em Portugal a 0,38€ o KWh e compro a cerca de 0,14 € o KWH.

Compts
Luis Ameixa
pra vc ter uma ideia da minha produção se eu não erar no calculo
são;
4x75wp=300wp
6x300wp=1800wp=1.8kwp por dia
o que a minha produz no ano a sua produz dia
ai se ve o quanto tu ta a frente
hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
como disse aqui no brasil caminha devagar,eu uso isto para pegar conhecimentos,pois tambem so eletrotecnico,e sempre gosto de se atualizar,pois aqui pranos a energia fotovoltaica e novidade,mas sempre gosto de adquirir conhecimentos ,pois hoje procuro um inversor com grande desempenho,se caso vc souber ou alguem do forun me indique mas que não seja muito caro ,ja que o meu aqui foi eu que fiz,blz hhhhh


Autor do tópico
luisameixa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta jun 10, 2011 6:32 pm
Localização: Aljezur/Algarve

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por luisameixa »

Olá caros colegas.
Produção mês de Outubro 606 KWh.
Média diaria 19,548 Kwh
Maximo 28 KWh
Minimo 10KWh
Total 3810 KWh
Compts
luisameixa


Autor do tópico
luisameixa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta jun 10, 2011 6:32 pm
Localização: Aljezur/Algarve

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por luisameixa »

Ola caros colegas
Produção mês de Maio 703 KW
Fez no dia 26 de Maio um ano que a minha microprodução foi ligada e produziu 7591 KW, um pouco acima das espetativas que era de 7045 KW.
Compts
luisameixa

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por Volt »

Nada mau. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Responder

Voltar para “Projectos”