Bereco EVO Amarelinha
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Re: Bereco EVO Amarelinha
Ora como estava prometido, a Amarelinha ganhou este fim-de-semana uns sapatos novos!! Está agora com 13750 kms.
Acabei por mandar vir os Pirelli SL 26 e fui montá-los numa oficina perto de casa, onde me levaram 25€ de mão-de-obra.
Com os pneus, portes e mdo ficou tudo por 119€.
Agora ainda não os testei assim muito em curva, porque ainda estão a acamar, mas já deu para ver que fazem mais barulho que os outros - fazem assim um pequeno zunido que antes não ouvia.
Espero que com a chuva se portem bem, pelo menos é esse o objectivo, já que os anteriores (originais chineses) ainda se aguentavam bem mais uns quilómetros.
Aqui ficam as fotos do antes e do depois (cliquem nas fotos para ver maior):
(originais, de marca chinesa)
Como podem ver, se trocasse o da frente para trás ainda devia dar para outros 10000kms... o problema é mesmo a aderência no molhado... talvez no próximo verão torne a montá-los para acabar de gastar
---
(novos)
Que confusão que me faz o rasto da frente ficar invertido Mas é como estão as setas da rotação, e como disse o mecânico - «eles é que são os engenheiros...»
Acabei por mandar vir os Pirelli SL 26 e fui montá-los numa oficina perto de casa, onde me levaram 25€ de mão-de-obra.
Com os pneus, portes e mdo ficou tudo por 119€.
Agora ainda não os testei assim muito em curva, porque ainda estão a acamar, mas já deu para ver que fazem mais barulho que os outros - fazem assim um pequeno zunido que antes não ouvia.
Espero que com a chuva se portem bem, pelo menos é esse o objectivo, já que os anteriores (originais chineses) ainda se aguentavam bem mais uns quilómetros.
Aqui ficam as fotos do antes e do depois (cliquem nas fotos para ver maior):
(originais, de marca chinesa)
Como podem ver, se trocasse o da frente para trás ainda devia dar para outros 10000kms... o problema é mesmo a aderência no molhado... talvez no próximo verão torne a montá-los para acabar de gastar
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Que confusão que me faz o rasto da frente ficar invertido Mas é como estão as setas da rotação, e como disse o mecânico - «eles é que são os engenheiros...»
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Re: Bereco EVO Amarelinha
Exactamente!
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Re: Bereco EVO Amarelinha
Prepara-te para veres a autonomia a baixar um pouco, entre 10 a 20 %.
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Re: Bereco EVO Amarelinha
jmal Escreveu:Prepara-te para veres a autonomia a baixar um pouco, entre 10 a 20 %.
Boas,
Porque dizes isso, porque o pneu adere melhor ou por causa do modelo que escolheu ?
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Re: Bereco EVO Amarelinha
zointz Escreveu:jmal Escreveu:Prepara-te para veres a autonomia a baixar um pouco, entre 10 a 20 %.
Boas,
Porque dizes isso, porque o pneu adere melhor ou por causa do modelo que escolheu ?
Porque o pneu "agarra" mais à estrada.
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Re: Bereco EVO Amarelinha
Tanto?!?
Ainda por cima estava a pensar começar a andar com um pouco menos de pressão nos pneus... tenho andado sempre com 2.4, 2.5 e agora depois de os montar ficou com 1.5, 1.6...
Assumindo que a autonomia dela são 70kms (não tenho testado os limites ultimamente), 20% são 14kms o_O
Ainda por cima estava a pensar começar a andar com um pouco menos de pressão nos pneus... tenho andado sempre com 2.4, 2.5 e agora depois de os montar ficou com 1.5, 1.6...
Assumindo que a autonomia dela são 70kms (não tenho testado os limites ultimamente), 20% são 14kms o_O
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Re: Bereco EVO Amarelinha
hmma Escreveu:Tanto?!?
Ainda por cima estava a pensar começar a andar com um pouco menos de pressão nos pneus... tenho andado sempre com 2.4, 2.5 e agora depois de os montar ficou com 1.5, 1.6...
Assumindo que a autonomia dela são 70kms (não tenho testado os limites ultimamente), 20% são 14kms o_O
Pode não ser tanto, mas para essas pressões a autonomia vai cair de certeza.
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Re: Bereco EVO Amarelinha
Ganhas em segurança...
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Re: Bereco EVO Amarelinha
Fiz ontem os 14000 kms, ou seja, dupliquei o número de kms desde que ela veio da oficina, sem que tenha dado problemas até agora.
Quanto aos pneus novos, realmente parecem agarrar melhor a estrada, embora não tenha ainda testado com chuva, já que o verão veio atrasado mas agora a roda da frente está a fazer tremer o volante entre os 40 e 50 kms/h. Quando vou a agarrar bem não noto, apenas quando tiro as mãos é que começa a abanar, e a velocidades mais altas deixa de tremer... acho que vou ter de calibrar a roda (quando montei o pneu não calibrei para ver como ficava), mas como muitos percursos são feitos dentro desta velocidade começa a fazer um pouco de "impressão"
Quanto aos pneus novos, realmente parecem agarrar melhor a estrada, embora não tenha ainda testado com chuva, já que o verão veio atrasado mas agora a roda da frente está a fazer tremer o volante entre os 40 e 50 kms/h. Quando vou a agarrar bem não noto, apenas quando tiro as mãos é que começa a abanar, e a velocidades mais altas deixa de tremer... acho que vou ter de calibrar a roda (quando montei o pneu não calibrei para ver como ficava), mas como muitos percursos são feitos dentro desta velocidade começa a fazer um pouco de "impressão"
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Re: Bereco EVO Amarelinha
Bem, já que queria testar os pneus com chuva, agora parece que não pára de chover
Hoje completou os 15000 kms
e como prenda levou uns muffs nos punhos, mas de fabrico caseiro
Depois de andar a sondar os muffs no EBay e de ver aqui nas lojas, resolvi antes tentar fazer uns em casa. Peguei numa pasta velha que tinha para aqui, desmanchei-a, cortei-a ao meio e com uma boa ajuda de costureira da minha mãe, o resultado foi este:
Falta-me agora fazer ainda o enchimento por dentro, para aquecimento, com uma camisola de neoprene que ali tenho e que já não visto desde os meus 17 anos.
De resto, na semana passada apanhei 3 dias consecutivos sempre a andar à chuva, e houve qualquer coisa que se ressentiu na Amarelinha. Não sei bem o que será, e não afetou o andamento nem qualquer função de luzes ou de piscas, mas quando ligava a chave ouvia um distinto "clic-clac... clic-clac..." vindo da parte de cima do volante, algures debaixo do painel do odómetro. Dei por isso quando parei à porta da garagem no 3º dia de chuva, e a princípio até pensei que fossem os pingos a cair-me em cima. Mas depois entrei e o barulho continuou, e a cadência não era sempre a mesma, por vezes parecia que acelerava um pouco. Desliguei tudo, voltei a ligar, e o barulho de volta. Pus à carga e no outro dia ainda fazia. Até que ao 3º dia começou a fazer com uma cadência mais lenta, até que desapareceu, e hoje, por exemplo, já não ouvi nada.
Alguém sabe o que será?? Humidade nos relés??
Mas realmente não notei mais nada que não funcionasse ... luzes, buzina, piscas, painel, carga - tudo operacional
Aceitam-se apostas...
Hoje completou os 15000 kms
e como prenda levou uns muffs nos punhos, mas de fabrico caseiro
Depois de andar a sondar os muffs no EBay e de ver aqui nas lojas, resolvi antes tentar fazer uns em casa. Peguei numa pasta velha que tinha para aqui, desmanchei-a, cortei-a ao meio e com uma boa ajuda de costureira da minha mãe, o resultado foi este:
Falta-me agora fazer ainda o enchimento por dentro, para aquecimento, com uma camisola de neoprene que ali tenho e que já não visto desde os meus 17 anos.
De resto, na semana passada apanhei 3 dias consecutivos sempre a andar à chuva, e houve qualquer coisa que se ressentiu na Amarelinha. Não sei bem o que será, e não afetou o andamento nem qualquer função de luzes ou de piscas, mas quando ligava a chave ouvia um distinto "clic-clac... clic-clac..." vindo da parte de cima do volante, algures debaixo do painel do odómetro. Dei por isso quando parei à porta da garagem no 3º dia de chuva, e a princípio até pensei que fossem os pingos a cair-me em cima. Mas depois entrei e o barulho continuou, e a cadência não era sempre a mesma, por vezes parecia que acelerava um pouco. Desliguei tudo, voltei a ligar, e o barulho de volta. Pus à carga e no outro dia ainda fazia. Até que ao 3º dia começou a fazer com uma cadência mais lenta, até que desapareceu, e hoje, por exemplo, já não ouvi nada.
Alguém sabe o que será?? Humidade nos relés??
Mas realmente não notei mais nada que não funcionasse ... luzes, buzina, piscas, painel, carga - tudo operacional
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Re: Bereco EVO Amarelinha
É o relé dos piscas, com humidade ele fica a fazer isso, já me aconteceu o mesmo.
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Re: Bereco EVO Amarelinha
Ora viva.
Faz hoje 2 anos que recebi a Amarelinha em casa, por isso está em boa altura para um apanhado geral da experiência.
Até à data gastei, no contador da garagem (tirando alguns carregamentos exporádicos por fora) 710 kWh... e ela está a marcar cerca de 15700 kms.
Ora como alguns destes kms foram feitos enquanto ela esteve na oficina (aqui fez cerca de 600 kms fora, e aqui fez perto de 1000) as contas ficam um pouco mais difíceis, mas acho que deve andar numa média de 5 kW por cada 100 kms.
Em termos de custos é mais fácil, apesar dos valores do IVA andarem a mudar quase todos os meses , basta-me somar as facturas todas da EDP da garagem, o que me deu um total de ~75€, ou seja, perto de 0,53€ por 100kms (meio cêntimo por quilómetro). Depois hei-de fazer a comparação com a folha de estimativas que fiz antes de decidir a compra mas assim por alto, os mesmos 14000kms num carro a gasóleo com consumo de 6Lt/100kms => 840Lt * 1,35€/Lt == 1134€, uma diferença de 1060€
Entretanto já levou vários melhoramentos, como algum isolamento dos buracos por onde pudesse entrar água e pneus novos que agarram muito melhor e *quase* transformam o piso molhado em piso "normal" .
Quanto à garantia, que supostamente acabaria agora, espero ainda ter mais uns 4 meses, derivado do tempo que ela passou na oficina.
No global, tirando os primeiros meses de utilização, em que avariou 2 vezes num período curto de tempo, desde Janeiro-2011 para cá tem sido uma experiência bastante positiva sem sobressaltos a relatar. Ainda no fds passado estive a medir a tensão das baterias todas, depois de uma viagem de 50kms, e estavam quase todas com 3,21V, excepto três que tinham 3,20V, 3,23V e 3,26V. Hei-de medir novamente depois de uma carga completa para ver se esta que estava mais alta já "baixou as orelhas".
Por fim, no início desta semana tive uma avaria, depois de 8100 kms a andar sem qualquer problema... fundiu-se uma lâmpada dos médios alguém sabe se dá para lhe meter outras luzes melhores??
Faz hoje 2 anos que recebi a Amarelinha em casa, por isso está em boa altura para um apanhado geral da experiência.
Até à data gastei, no contador da garagem (tirando alguns carregamentos exporádicos por fora) 710 kWh... e ela está a marcar cerca de 15700 kms.
Ora como alguns destes kms foram feitos enquanto ela esteve na oficina (aqui fez cerca de 600 kms fora, e aqui fez perto de 1000) as contas ficam um pouco mais difíceis, mas acho que deve andar numa média de 5 kW por cada 100 kms.
Em termos de custos é mais fácil, apesar dos valores do IVA andarem a mudar quase todos os meses , basta-me somar as facturas todas da EDP da garagem, o que me deu um total de ~75€, ou seja, perto de 0,53€ por 100kms (meio cêntimo por quilómetro). Depois hei-de fazer a comparação com a folha de estimativas que fiz antes de decidir a compra mas assim por alto, os mesmos 14000kms num carro a gasóleo com consumo de 6Lt/100kms => 840Lt * 1,35€/Lt == 1134€, uma diferença de 1060€
Entretanto já levou vários melhoramentos, como algum isolamento dos buracos por onde pudesse entrar água e pneus novos que agarram muito melhor e *quase* transformam o piso molhado em piso "normal" .
Quanto à garantia, que supostamente acabaria agora, espero ainda ter mais uns 4 meses, derivado do tempo que ela passou na oficina.
No global, tirando os primeiros meses de utilização, em que avariou 2 vezes num período curto de tempo, desde Janeiro-2011 para cá tem sido uma experiência bastante positiva sem sobressaltos a relatar. Ainda no fds passado estive a medir a tensão das baterias todas, depois de uma viagem de 50kms, e estavam quase todas com 3,21V, excepto três que tinham 3,20V, 3,23V e 3,26V. Hei-de medir novamente depois de uma carga completa para ver se esta que estava mais alta já "baixou as orelhas".
Por fim, no início desta semana tive uma avaria, depois de 8100 kms a andar sem qualquer problema... fundiu-se uma lâmpada dos médios alguém sabe se dá para lhe meter outras luzes melhores??
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Re: Bereco EVO Amarelinha
Boas,hmma Escreveu:Ora viva.
Faz hoje 2 anos que recebi a Amarelinha em casa, por isso está em boa altura para um apanhado geral da experiência.
Até à data gastei, no contador da garagem (tirando alguns carregamentos exporádicos por fora) 710 kWh... e ela está a marcar cerca de 15700 kms.
Ora como alguns destes kms foram feitos enquanto ela esteve na oficina (aqui fez cerca de 600 kms fora, e aqui fez perto de 1000) as contas ficam um pouco mais difíceis, mas acho que deve andar numa média de 5 kW por cada 100 kms.
Em termos de custos é mais fácil, apesar dos valores do IVA andarem a mudar quase todos os meses , basta-me somar as facturas todas da EDP da garagem, o que me deu um total de ~75€, ou seja, perto de 0,53€ por 100kms (meio cêntimo por quilómetro). Depois hei-de fazer a comparação com a folha de estimativas que fiz antes de decidir a compra mas assim por alto, os mesmos 14000kms num carro a gasóleo com consumo de 6Lt/100kms => 840Lt * 1,35€/Lt == 1134€, uma diferença de 1060€
Entretanto já levou vários melhoramentos, como algum isolamento dos buracos por onde pudesse entrar água e pneus novos que agarram muito melhor e *quase* transformam o piso molhado em piso "normal" .
Quanto à garantia, que supostamente acabaria agora, espero ainda ter mais uns 4 meses, derivado do tempo que ela passou na oficina.
No global, tirando os primeiros meses de utilização, em que avariou 2 vezes num período curto de tempo, desde Janeiro-2011 para cá tem sido uma experiência bastante positiva sem sobressaltos a relatar. Ainda no fds passado estive a medir a tensão das baterias todas, depois de uma viagem de 50kms, e estavam quase todas com 3,21V, excepto três que tinham 3,20V, 3,23V e 3,26V. Hei-de medir novamente depois de uma carga completa para ver se esta que estava mais alta já "baixou as orelhas".
Por fim, no início desta semana tive uma avaria, depois de 8100 kms a andar sem qualquer problema... fundiu-se uma lâmpada dos médios alguém sabe se dá para lhe meter outras luzes melhores??
Excelente relato....prova dada que foi uma compra sábia, faltou mencionar a quantidade de CO2 que poupas-te mas pronto o planeta agradece e eu tb.
Parabéns e que faças muitos mais !
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Re: Bereco EVO Amarelinha
5*.
PS: De lâmpadas sei pouco. .
PS: De lâmpadas sei pouco. .
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Re: Bereco EVO Amarelinha
É claro que estas contas estão feitas um bocadito por alto, e não são as contas que fiz para comparar o custo e amortização do investimento, já que se não fosse de mota diariamente para o trabalho, como faço agora, a minha alternativa seria sempre o transporte público em deterimento do carro. Por isso, comparando com o preço do passe e os poucos kms que fazia de carro por dia, ainda me faltam para aí uns 4 anos para pagar o valor da mota
De qualquer forma, fazendo uma média directa dos kms feitos dá-me cerca de 26 kms por dia (na verdade faço 40 certinhos nos dias de trabalho, mas depois há vários fins-de-semana em que não ando), e se os 15700 que ela tem tivessem sido feitos num carro de CI a produzir 140g/km CO2 já dava a bela quantia de 2.198.000 gramas de CO2 (neste caso evitados - fora o da produção e transporte do combustível ) ... sim, são 2 mil quilos !!! No entanto se todo esse carbono fosse comprimido na forma de grafite, ocuparia cerca de 985 dm3 - um pequeno cubo com 99,5 cm de lado >_>
(densidade da grafite a 2,23 g/cm3)
De qualquer forma, fazendo uma média directa dos kms feitos dá-me cerca de 26 kms por dia (na verdade faço 40 certinhos nos dias de trabalho, mas depois há vários fins-de-semana em que não ando), e se os 15700 que ela tem tivessem sido feitos num carro de CI a produzir 140g/km CO2 já dava a bela quantia de 2.198.000 gramas de CO2 (neste caso evitados - fora o da produção e transporte do combustível ) ... sim, são 2 mil quilos !!! No entanto se todo esse carbono fosse comprimido na forma de grafite, ocuparia cerca de 985 dm3 - um pequeno cubo com 99,5 cm de lado >_>
(densidade da grafite a 2,23 g/cm3)
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Re: Bereco EVO Amarelinha
Ando à procura de lâmpadas para substituir a que se fundiu, e se possível melhorar a iluminação (que deixa muito a desejar).
Será que isto presta para alguma coisa? E será que a Amarelinha aguenta com estas de 50W?
Também encontrei estas de 40/45W, que são muito parecidas às lâmpadas que a mota tem actualmente, com a diferença que as dela são de 35W.
Sugestões?
Será que isto presta para alguma coisa? E será que a Amarelinha aguenta com estas de 50W?
Também encontrei estas de 40/45W, que são muito parecidas às lâmpadas que a mota tem actualmente, com a diferença que as dela são de 35W.
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Re: Bereco EVO Amarelinha
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Re: Bereco EVO Amarelinha
Não metas lampadas normais de filamento com potência superior a 35w, eu tive umas de 40/45 e aqueciam muito e chegaram a derreter um pouco o espelho de um farol, felizmente dei por ela a tempo de não fazer muito estragos.hmma Escreveu:Ando à procura de lâmpadas para substituir a que se fundiu, e se possível melhorar a iluminação (que deixa muito a desejar).
Será que isto presta para alguma coisa? E será que a Amarelinha aguenta com estas de 50W?
Também encontrei estas de 40/45W, que são muito parecidas às lâmpadas que a mota tem actualmente, com a diferença que as dela são de 35W.
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Re: Bereco EVO Amarelinha
Esquece os leds porque normalmente não fazem os máximos.
A melhor soluçao é xenon, tens AQUI. O kit tem vários anéis adaptadores para vários casquilhos entre os quais o teu BA20D
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Re: Bereco EVO Amarelinha
O marco tem razão! Já experimentei várias opções de iluminação antes do xenon e nenhuma resultou. As lâmpadas chinesas não têm qualidade e podem acabar por derreter o espelho que é de plástico. Antes do xenon ainda experimentei uma H4 Osram a pensar que daria boa luz, mas nada bate o xenon e só tenho instalado num farol, no outro tenho H4 de LED para andar de dia.marcopns Escreveu:Esquece os leds porque normalmente não fazem os máximos.
A melhor soluçao é xenon, tens AQUI. O kit tem vários anéis adaptadores para vários casquilhos entre os quais o teu BA20D