Programa Energia Solar - Norquente

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder
Avatar do Utilizador

D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por D'eu »

a única coisa que te posso dizer é que no meu caso (vulcano) todos os prazos foram cumpridos. 1º contacto e respectiva visita (nenhuma questão técnica foi tratada por telefone) em 48 horas. instalação passadas 3 semanas e só não foi antes porque o instalador não pode (estava a acabar uma obras). neste momento tenho o sistema a funcionar em pleno há aproximadamente 4 semanas e estão muito satisfeito. hoje ao meio dia já tinha um depósito de 300l de água a 70º!!! até ao momento estou muito satisfeito!
para além disso, no meu caso não tive de pagar os disjuntores do quadro, nem a relogio para coordenar a resistência eléctrica (há quem esteja a cobrar). sempre é algum dinheirinho que se poupa

se viveres na região de esposende, fão, ... e proximidades posso dar-te (por pm) o contacto do meu instalador. podes sempre tentar falar com ele e ele dá-te um feedback de tempos! lol

nota: não sou instalador e nem ganho comissão por isto! lol

d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

Avatar do Utilizador

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
Localização: zona do seixal

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por fyntas »

atenção tenho informação que a própria pmelink está com atrasos no envio de pedidos para os fornecedores, cerca de 2 semanas de atraso, isto é neste caso nem o fornecedor nem os instaladores conseguem cumprir os prazos como é óbvio.
a minha 1º instalação o cliente foi ao banco na quarta feira á tarde e na quinta feira á tarde já tinha autorização para agendar a instalação.
neste momento está mais complicado, não compreendo porquê se existem marcas com capacidade para satisfazer o mercado, e ainda por cima os clientes que tenho em espera são clientes que fizeram o pronto pagamento, nestas 2 semanas onde é que anda o dinheiro dos clientes?

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por mix »

lol e eu gostava de saber por onde andou o meu dinheiro nestes 2 meses pois também paguei a pronto!!!!
obrigado por relatarem as experiências!
vou, como já tinha planeado, ligar para as marcas e ver qual a que consegue prometer uma instalação mais rápida ou pelo menos antes de ir de férias!

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Instalações Norquente - Favor postar aqui

Mensagem por alexjp4 »

mix Escreveu:
mix Escreveu:boas, já tinha partilhado, noutro tópico, o meu processo desde que fiz o pedido no banco de um sistema ts 300l da norquente, mas penso que neste tópico fica melhor.

fiz o pedido no banco no dia 24 de abril onde me informaram que dentro de 72h seria contactado, passado uma semana, sem nenhuma palavra da parte deles, liguei para a sede da norquente onde me foram solicitados os dados pessoais e do pedido ficando de me contactar a relatar o problema, passado algum tempo sem receber noticias liguei novamente para a norquente o passou-se o mesmo.
fui ao banco onde tinha feito o pedido e eles contactaram, presumo eu a pme-link, que lhes disseram que era "normal" este tempo de espera.
no dia a seguir liguei eu para a pme-link onde me disseram que tinham lá o aviso feito pelo banco e que a norquente estava a fazer tudo para ser o mais rápido possível, se não fosse contactado até ao final da semana para voltar a ligar para eles.
no dia 15 de maio ao final da tarde(mesmo no limite do final da semana) lá fui contactado pelo instalador que me fez perguntas sobre o telhado, a distancia à caldeira, etc e agendou a instalação para dia 27 de maio, ou seja um mês depois do pedido e sem fazer nenhuma vistoria prévia, vão chegar e instalar.
resumindo 3 semanas para ser contactado e mais 2 para me virem instalar o sistema!

hoje, 26 de maio, fui contactado novamente pelo instalador, já estava mesmo a prever lol, ah e tal ainda não recebemos o equipamento (parece que a norquente anda com falta de stock), teria que ser adiado para dia 8 de junho, mas como faço questão de estar em casa no dia da instalação e só tenho disponibilidade às 4as teve que ficar adiado para dia 17!!!!!
assim que tiver mais novidades comunico!

ps:para além do $ a vulcano até ver teria sido a melhor escolha (dentro dos 3 que existiam na altura)

[[]]
continuando a história no dia 17 lá estive eu a manhã toda à espera do instalador quando resolvi telefonar a perguntar o porquê da demora (já eram 12h) quando o instalador me diz que já não trabalhava com a norquente e que por isso já não tinha nada haver, para eu telefonar para eles para saber qual o problema. a norquente não atendeu e telefonei para o apoio a clientes da medida solar do governo onde ficou a "reclamação" e que mais tarde seria contactado.
no dia seguinte, dia 18 lá me atenderam na norquente e ficaram de analisar o caso e que me telefonariam no máximo até ontem dia 19. a meio da tarde de ontem volto a telefonar para a norquente onde tive que explicar tudo outra vez porque a senhora era outra e finalmente lá me souberam explicar o que se tinha passado.
o instalador tinha deixado de trabalhar com eles e deixou uma lista com os nomes dos clientes que já não ia instalar, mas não avisou que tinha instalações marcadas....pediu desculpas e que agora iriam ser apenas instaladores da norquente a fazer o serviço, mas que estes já estavam com tanto trabalho que em junho era impossível e em julho muito dificilmente.
obviamente disse logo que não iria esperar tanto tempo e que iria cancelar o pedido e mudar para outra marca, a resposta foi que ia analisar e que no mesmo dia me diria alguma coisa, como não recebi nenhum telefonema na 2a estou batido sem falta no banco.
norquente nunca mais!!!!!!

alguém me pode aconselhar alguma marca que seja rápida a instalar o sistema?
pois queria ter este assunto já tratado antes de ir de férias!!:banghead:

[[]]

fiz o pedido no banco no dia 8/5/09 e depois de reclamar tambem para a pmelink, no banco e para a norquente, na 6ª feira, 19/6/09 telefonaram-me da norquente a marcar a montagem para a 2ªfeira dia 29/6/09, e o instalador vem do porto porque eles na verdade estão com problemas com os instaladores, mas pela diferença de preço para os outros colectores se calhar vale a pena esperares um pouco mais, apesar de ser bastante chato estar-mos a contar com uma coisa e depois acontecer outra.
tambem se vais de ferias não vais tirar rendimento do colector e vais pagar muito mais por qualquer das outras marcas, e os que são mais rapidos a instalar não quer dizer que sejam melhores pode até acontecer que devido ao preço qualidade haja menos gente a adquirir os respectivos paineis e daí serem mais rapidos a instalar.

Avatar do Utilizador

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
Localização: zona do seixal

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por fyntas »

bem do porto para o cartaxo ainda é um bocadinho distante, é melhor rezar para não precisar de uma assistência...

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por mix »

foi também por essa razão que escolhi em abril essa marca, mas já me demonstraram que não são bons proficionais pois a satisfação do cliente não está em 1º lugar! não quero correr o risco de ter ainda mais problemas quando for altura das manutenções....
cá em casa estão sempre mais de 2 pessoas(família grande ) por isso não existe esse problema. como sou eu que estou a tratar deste assunto faço questão de estar presente no dia da instalação pois se eu já não percebo muito destes sistemas o resto da família nem se fala

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por manuelcar »

a organização dá sinais de estar saturada. isso revela apenas que a adesão do público foi boa e que a infraestrutura está sub-dimensionada. não existem assim tantos instaladores no país. temos que ter paciência, é pagar para marcar lugar e ir insistindo para não o perder.
Porreiro, pá!


nj05
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta mai 28, 2009 8:31 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por nj05 »

boas

se não falharem comigo outra vez, brevemente deverei dar novidades sobre o meu sistema.

devo receber os equipamentos no próximo sábado, estando a instalação do sistema cf norquente marcada para terça-feira.

já não era sem tempo... encomenda realizada a 30 de abril...


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

nj05 Escreveu:boas

se não falharem comigo outra vez, brevemente deverei dar novidades sobre o meu sistema.

devo receber os equipamentos no próximo sábado, estando a instalação do sistema cf norquente marcada para terça-feira.

já não era sem tempo... encomenda realizada a 30 de abril...

boas

telefonaram-me na 3ªfeira 23/6 da pmilink a confirmar a instalação para 2ª feira dia 29/6, vamos a ver se não falham.
mas o instalador é que traz o equipamento, porque segundo o que me disseram da norquente (porque quando falei com eles perguntei-lhes quando é que entregavam o equipamento e eles disseram-me que o instalador é que traz os equipamentos que essa clausula no contrato foi por causa da vulcano que trabalha com uma transportadora!?)
para mim é igual quem traz o equipamento o que me interessa é o equipamento montado e como deve de ser.
a minha encomenda foi feita em 8/5/09.

Avatar do Utilizador

Berto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 57
Registado: domingo mai 31, 2009 3:06 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por Berto »

bem...a minha ja foi cancelada...por falta de contacto da parte deles...e por falta de pagamento da minha parte


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

berto Escreveu:bem...a minha ja foi cancelada...por falta de contacto da parte deles...e por falta de pagamento da minha parte
boas

bem me parecia que sem pagamento não há paineis montados.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por manuelcar »

Porreiro, pá!


nj05
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta mai 28, 2009 8:31 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por nj05 »

nj05 Escreveu:boas

se não falharem comigo outra vez, brevemente deverei dar novidades sobre o meu sistema.

devo receber os equipamentos no próximo sábado, estando a instalação do sistema cf norquente marcada para terça-feira.

já não era sem tempo... encomenda realizada a 30 de abril...
como estava previsto recebi hoje os equipamentos do sistema cf da norquente. pouco depois vieram também 2 pessoas da empresa instaladora para fazer levantamento das condições no local.

a instalação vai ser realizada na próxima terça-feira.

depois dou mais notícias.

Avatar do Utilizador

Berto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 57
Registado: domingo mai 31, 2009 3:06 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por Berto »

alexjp4 Escreveu:
berto Escreveu:bem...a minha ja foi cancelada...por falta de contacto da parte deles...e por falta de pagamento da minha parte
boas

bem me parecia que sem pagamento não há paineis montados.
sou apologista do contrario....sem tecnico,sem contactos e sem paineis nao ha pagamento...
desisti da norquente...vou pra solahart...


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por manuelcar »

eu também. mas deves reparar que este protocolo envolve o estado, os bancos e algumas empresas, tudo entidades habituadas a definir regras e a desconfiar dos clientes.
de qualquer formas as regras estão definidas no protocolo.
Porreiro, pá!


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

berto Escreveu:
alexjp4 Escreveu:
berto Escreveu:bem...a minha ja foi cancelada...por falta de contacto da parte deles...e por falta de pagamento da minha parte
boas

bem me parecia que sem pagamento não há paineis montados.
sou apologista do contrario....sem tecnico,sem contactos e sem paineis nao ha pagamento...
desisti da norquente...vou pra solahart...
da maneira como esta redigido o contrato podes mudar para a marca que quizeres porque sem efectuares o pagamento ou o pedido de emprestimo ninguem te deve montar os paineis.
eles têm o queijo e a faca na mão, estão a vontade se não fores tu a teres os paineis montados será outro, porque quando acabar o valor do subsidio acabou o apoio e quem se chegou a frente é que tem paineis.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

alexjp4 Escreveu:
nj05 Escreveu:boas

se não falharem comigo outra vez, brevemente deverei dar novidades sobre o meu sistema.

devo receber os equipamentos no próximo sábado, estando a instalação do sistema cf norquente marcada para terça-feira.

já não era sem tempo... encomenda realizada a 30 de abril...

boas

telefonaram-me na 3ªfeira 23/6 da pmilink a confirmar a instalação para 2ª feira dia 29/6, vamos a ver se não falham.
mas o instalador é que traz o equipamento, porque segundo o que me disseram da norquente (porque quando falei com eles perguntei-lhes quando é que entregavam o equipamento e eles disseram-me que o instalador é que traz os equipamentos que essa clausula no contrato foi por causa da vulcano que trabalha com uma transportadora!?)
para mim é igual quem traz o equipamento o que me interessa é o equipamento montado e como deve de ser.
a minha encomenda foi feita em 8/5/09.
afinal houve um mal entendido da minha parte a montagem esta prevista para o dia 29 mas sim de julho e não de junho como eu pensava que seria.
com tantos telefonemas pensava que seria já na semana seguinte.
mas afinal ainda vou ter que esperar mais 1 mês, e pelo que parece eles estão a receber as encomendas com bastante tempo de atrazo.


nj05
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta mai 28, 2009 8:31 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por nj05 »

boas

tal como estava previsto, hoje foi iniciada a instalação do meu sistema cf. o pessoal chegou apenas por volta das 11h30 dado que foram ainda terminar uma instalação termosifão de 300 lt em casa de um colega meu.

o trabalho não ficou concluído. vão voltar amanhã de manhã. mais de metade do tempo foi gasto na montagem da estrutura dos painéis. falta terminar o circuito primário, encher o mesmo circuito e fazer a instalação eléctrica.

aliás, devo dizer que a estrutura de suporte é talvez aquilo que gosto menos neste equipamento. estrutura de ferro zincado, cheia de furos feitos no local (sem passivação ou outro tipo de protecção nas zonas dos furos e cortes realizados)... tenho a certeza de dentro de poucos anos vou ter de arranjar maneira de a substituír, o que não vai ser pêra doce. se tivesso tido mais tempo tinha arranjado maneira de colocar estrura inox ou em alumínio, mas como foi entregue apenas no sábado não tive possibilidade... o ambiente aqui não é particularmente agressivo, mas de qualquer modo não me satisfaz.

ao nível dos painéis, nenhum reparo significativo. estrutura em inox com muito bom aspecto o que garante durabilidade. já sabemos que a eficiência de captação não é das melhores, e o nível de perdas é um pouco superior à maioria, mas por outro lado são 3 painéis com uma área bastante acima do que os outros utilizam.

relativamente ao termoacumulador, o aspecto não é o mesmo dos vulcanos ou sonenkraft por exemplo, mas devo dizer que esperava pior em função de algumas fotos que tinha visto no site da norquente. a estética dele nem me preocupa pois ficou instalado na casa das máquinas junto à caldeira de aquecimento, mas de qualquer modo nenhuma queixa em especial. atenção que o termoacumulador standard não tem dupla serpentina. se quisermos essa opção custa mais 300€. a mim não me interessava, pelo que tenho só com uma serpentina.

a tubagem do circuito primário é em cobre, e a do circuito secundário é em multicamada. o isolamento é naquele material preto com 6 mm de espessura. quando os questionei os técnicos admitiram que idealmente deveria ser aquele isolamento branco com protecção uv e que segundo eles tem 2cm de espessura, mas dizem que este é o que está discriminado no caderno de encargos. aliás, a questão do isolamento foi caricata pois fiquei com a nítida impressão de que se eu não estava com os olhos abertos iria ficar sem isolamento dos tubos que ficam debaixo do telhado. perguntei porquê e eles disseram que não tinha trazido o suficiente e iriam colocar o resto amanhã. não fiquei convencido, mas vou ficar atento.

outra questão que me levantou suspeita tem a ver com um purgador de ar na saída do circuito primário dos painéis. estava em falta no material entregue e eu disse que deveria conseguir arranjar num fornecedor de tubos e acessórios aqui da zona. o que estranhei foi que eles disseram que deveria ser um purgador caleffi mas sem ser o modelo solar. perguntei porquê e eles disseram que têm tido alguns problemas com o purgador solar da caleffi, mas que aquele nunca tinha dado problemas. acho estranho pois a temperatura máxima do purgador não solar é de 115º (acho pouco para o efeito pretendido). amanhã vou tirar isso a limpo.

de resto não tenho grandes reparos. amanhã espero colocar mais informações assim como algumas fotos da instalação.

cumps.


raposo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por raposo »

manuelcar Escreveu:a organização dá sinais de estar saturada. isso revela apenas que a adesão do público foi boa e que a infraestrutura está sub-dimensionada. não existem assim tantos instaladores no país. temos que ter paciência, é pagar para marcar lugar e ir insistindo para não o perder.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

não concordo com a tua opinião!

existem sim, muitos instaladores em portugal,!!!!!!

os bons não trabalham paras as marcas,tem trabalhos maiores a fazer , do que montar um simples sistema solar!
reparem que não encontram nenhuma empresa instaladora credenciada a trabalhar no programa do governo, mas sim e só instaladores individuais.
só trabalham paras as marcas aqueles quem tem pouco que fazer,a grande fatia do bolo fica para as marcas, galinhas gordas por pouco dinheiro e de desconfiar!

prefiro pagar um pouco mais , mas ter alguém a montar de confiança e conhecido, que me possa dar ideias no que devo montar,que me resolva os problemas quando necessito,!etc.,etc. e como ir a marca com o carro,! e ir oficina da esquina.!
agora esses pessoal pelo conhecimento em alguns amigos chega monta, vão embora,( nalguns caso mal, deixam as pessoas fim de semana sem agua), voltam na semana seguinte, ou quando podem,serviços desse não os quero em minha casa.
pelo que me parece também não ganham muito com instalação,sinal que ano podem fazer um bom trabalho.

e só ler uns posters deste fórum ,e ver que a mais queixas , do que satisfeitos.

Avatar do Utilizador

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
Localização: zona do seixal

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por fyntas »

o seu ponto de vista é engraçado sr raposo.
reparem que não encontram nenhuma empresa instaladora credenciada a trabalhar no programa do governo, mas sim e só instaladores individuais.
ai não? por acaso não sabe que anda a fazer instalações para a vulcano?

voçe tem um bom exemplo das sub empreitadas das empresas grandes que é o que elas fazem, dão sub empreitadas, a tv cabo foi líder de reclamações porquê?
as tais sub empreitadas.
você deve de pensar que os funcionários dessas grandes empresas quando estão numa obra habitada se preocupam se fica bem se fica mal se sujou se riscou enfim…
só trabalham paras as marcas aqueles quem tem pouco que fazer,a grande fatia do bolo fica para as marcas, galinhas gordas por pouco dinheiro e de desconfiar!
esta equivocado, só trabalhamos para a marca porque infelizmente o nosso pais tem uma politica corrupta e dá de ganhar a quem eles querem.
diga-me uma coisa se for montar um sistema solar vai pelo protocolo ou vai por fora?
pois é bebé é por isso que os pequenos não tem trabalho!!!
os bons não trabalham paras as marcas,tem trabalhos maiores a fazer , do que montar um simples sistema solar!
trabalhos grandes que tem de existir uma aplicação de material,muita mão de obra atrasos nos pagamentos, perfiro mil vezes instalar (um simples sistema solar ) para o particular que paga no final da obra ainda arranja mais clientes e ainda oferece uma cervejinha quando passo por lá.
prefiro pagar um pouco mais , mas ter alguém a montar de confiança e conhecido, que me possa dar ideias no que devo montar,que me resolva os problemas quando necessito,!etc.,etc. e como ir a marca com o carro,! e ir oficina da esquina.!
pois é e são essas empresas grandes que se você ligar a um sábado por exemplo vão lhe dizer: é pá ó raposo aguenta ai um bocado que eu já passo por ai!!!
a um sábado não atendem um telefone a um domingo muito menos e dias de semana só no horário de expediente.
,( nalguns caso mal, deixam as pessoas fim de semana sem agua)
essa situação é completamente ridícula, qualquer profissional independentemente de ser grande ou pequeno nunca deixaria uma situação dessas, é impensável.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”