Programa Energia Solar - Norquente

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

jorgesantos73
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça jun 09, 2009 10:32 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por jorgesantos73 »

brazindass Escreveu:sr.jorgesantos73.
o que acontece quando o tempo está sem sol e a chover mais de três dias havendo um consumo normal de água?

sei lá!!! mas que pergunta!! senão houver sol durante dois meses,com certeza qua a água não aquece...

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por mix »

bem vindo jorgesantos73, podes colocar fotos?

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60


jorgesantos73
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça jun 09, 2009 10:32 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por jorgesantos73 »

aqui vai a foto!
Anexos
img010.jpg
img010.jpg (16.28 KiB) Visto 5575 vezes

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por mix »

muito obrigado!!!
quanto tempo demorou a instalação? um ou dois dias?

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60


brazindass
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado mai 30, 2009 5:03 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por brazindass »

quando fiz a pergunta era para fazer comparações entre os nossos sistemas a fim de verificar se por acaso algum não ficou funcionando a 100%.
o teste era o seguinte; consumo de água normal com os sistemas de apoio completamente desligados.
no meu sistema ao terceiro dia a água nunca desse abaixo de tépida
neste momento estou fazendo um teste com a resistência eléctrica, partindo de tépida até ela ficar completamente quente. depois digo o resultado.


brazindass
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado mai 30, 2009 5:03 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por brazindass »

vamos aos resultados do teste que prometi.
duas horas e quinze minutos ligado á corrente, 50 cêntimos de consumo para por a água a sair na torneira a uma temperatura de 48º.


jorgesantos73
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça jun 09, 2009 10:32 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por jorgesantos73 »

brazindass Escreveu:quando fiz a pergunta era para fazer comparações entre os nossos sistemas a fim de verificar se por acaso algum não ficou funcionando a 100%.
o teste era o seguinte; consumo de água normal com os sistemas de apoio completamente desligados.
no meu sistema ao terceiro dia a água nunca desse abaixo de tépida
neste momento estou fazendo um teste com a resistência eléctrica, partindo de tépida até ela ficar completamente quente. depois digo o resultado.
ok!

até agora, a água tem estado sempre a 48 graus, nunca chegou a estar tépida... mas efectivamente se o sol estiver ausente durante alguns dias terá ?? que se ligar a resistência, mas até ver nunca o fiz (aconselhado pelo instalador).

a instalação foi de um dia!


instal
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sábado jun 13, 2009 11:23 am

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por instal »

num outro tópico deste fórum coloquei uma questão que tenho dúvidas e se alguem me souber responder agradeço, pois sou instalador com cap ( fui contactado pelo isq - instituto soldadura e qualidade a pedido da norquente) e defronto-me com esta dúvida.

os termossifão da norquente são certificados (certif ou keymark)?, porque se não estiverem como presumo (no directório do "programa do solterm" ´não constam), presumo quer os clientes irão ter problemas segundo o rccte.

como instalador, como posso passar o termo de responsabilidade/assistência sem essa certificação? alguém me sabe responder?

sem essa certificação, quando o cliente quiser pedir o certificado energético, este vai-lhe ser passado? o técnico e ou perito vão deixar passar?

obrigado

Avatar do Utilizador

rastaparta
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: terça mar 03, 2009 11:17 am

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por rastaparta »

instal Escreveu:num outro tópico deste fórum coloquei uma questão que tenho dúvidas e se alguem me souber responder agradeço, pois sou instalador com cap ( fui contactado pelo isq - instituto soldadura e qualidade a pedido da norquente) e defronto-me com esta dúvida.

os termossifão da norquente são certificados (certif ou keymark)?, porque se não estiverem como presumo (no directório do "programa do solterm" ´não constam), presumo quer os clientes irão ter problemas segundo o rccte.

como instalador, como posso passar o termo de responsabilidade/assistência sem essa certificação? alguém me sabe responder?

sem essa certificação, quando o cliente quiser pedir o certificado energético, este vai-lhe ser passado? o técnico e ou perito vão deixar passar?

obrigado
porque presumes? evidentemente que são certificados, caso contrário não constavam do programa do governo!
o fabricante ou o fornecedor facultam a respectiva certificação, que entregas ao cliente junto do termo de responsabilidade e respectiva factura.

não tenho bem certeza, mas acho que dá para adicionares esses colectores no "solterm", com os dados do certificado.


instal
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sábado jun 13, 2009 11:23 am

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por instal »

ola boa tarde.

depois de ler o que tem sido postado e sem falar na "marca" pois já fui notificado para não fazer referencia, fico com as seguintes duvidas:

1- esta marca cumprirá os pressupostos exigidos? será quem tem capacidade de fabrico e instalação? deixo o link da spes

http://www.spes.pt/index.php?option=com ... &itemid=50

2- quanto há certificação, ainda agora visitei a página do "observatório"
veja equipamentos certificados tipo "kit"

www.aguaquentesolar.com

3- actualizarei o programa "solaterm", quando for notificado pela lneg (antigo ineti), neste momento não constam esses equipamentos "termossifão" como certificação "certif"

4- falta-me só pesquisar no "keymark"

nota: encontro apenas como certificados os colectores e só colectores n1 e n2.


brazindass
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado mai 30, 2009 5:03 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por brazindass »

boa tarde.
aqui vai as certificaçoes.
http://www.aguaquentesolar.com/observat ... ctores.asp


instal
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sábado jun 13, 2009 11:23 am

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por instal »

tal como tinha feito referencia essa certificação diz respeito aos colectores solares e ´"só colectores" não do sistema termossifão. para isso, deve consulatar esse mesmo site, mas nos sistemas "kit".

o link:
http://www.aguaquentesolar.com/observat ... stemas.asp


brazindass
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado mai 30, 2009 5:03 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por brazindass »

boa tarde.
se reparar nenhuma marca do programa do gverno solar termico 2009 tem certificação dos kits.


brazindass
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado mai 30, 2009 5:03 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por brazindass »

as marcas que fazem parte.
beretta®fogãosol®openplus®rigsun®solahart®solargus®solius®sonnenkraft®vicoren®vulcano®wikora®


brazindass
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado mai 30, 2009 5:03 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por brazindass »

boa tarde.

afinal a norquente ainda está viva ?
quem souber o que se passa o favor dar informação.
obrigado


Magma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por Magma »

boas.

a vulcano e a solahart são as únicas com certificação para o kit termossifão, todas as outras têm apenas certificação para os painéis.
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

brazindass Escreveu:boa tarde.
na colocação dos paineis o do reservatorio não é usado o cuidado devido para não danificar o equipamento. no meu caso foi arastado por uma escada acima, escada essa com partes em aço salientes e que até um ignorante na materia sabia que o equipamento ia sair danificado, o reservatorio ficou com varias amolgadelas e os paineis teem alguma condensaçao no interior talvez uriginado pela pressão que foi feita nas esquinas de aço das escadas e no transporte até ao local que devia ser feito com os paineis na orizontal.
boas!

acho que o que tens que fazer é reclamar, e tens o direito a substituição do equipamento ( o que nada te garanta que não sejam os mesmos ani.....) a fazer a instalação e ficares novamente com o equipamento danificado ou então á redução do preço do equipamento.
penso que deves reclamar junto da pmelink,e depois se não te resolverem o caso sempre podes pedir ajuda a deco.
já agora de onde são esses "artistas" é que estou a espera que me seja montado tambem um sistema da norquente de 200l e não vá cá aparecerem os mesmos.

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Instalações Norquente - Favor postar aqui

Mensagem por mix »

mix Escreveu:boas, já tinha partilhado, noutro tópico, o meu processo desde que fiz o pedido no banco de um sistema ts 300l da norquente, mas penso que neste tópico fica melhor.

fiz o pedido no banco no dia 24 de abril onde me informaram que dentro de 72h seria contactado, passado uma semana, sem nenhuma palavra da parte deles, liguei para a sede da norquente onde me foram solicitados os dados pessoais e do pedido ficando de me contactar a relatar o problema, passado algum tempo sem receber noticias liguei novamente para a norquente o passou-se o mesmo.
fui ao banco onde tinha feito o pedido e eles contactaram, presumo eu a pme-link, que lhes disseram que era "normal" este tempo de espera.
no dia a seguir liguei eu para a pme-link onde me disseram que tinham lá o aviso feito pelo banco e que a norquente estava a fazer tudo para ser o mais rápido possível, se não fosse contactado até ao final da semana para voltar a ligar para eles.
no dia 15 de maio ao final da tarde(mesmo no limite do final da semana) lá fui contactado pelo instalador que me fez perguntas sobre o telhado, a distancia à caldeira, etc e agendou a instalação para dia 27 de maio, ou seja um mês depois do pedido e sem fazer nenhuma vistoria prévia, vão chegar e instalar.
resumindo 3 semanas para ser contactado e mais 2 para me virem instalar o sistema!

hoje, 26 de maio, fui contactado novamente pelo instalador, já estava mesmo a prever lol, ah e tal ainda não recebemos o equipamento (parece que a norquente anda com falta de stock), teria que ser adiado para dia 8 de junho, mas como faço questão de estar em casa no dia da instalação e só tenho disponibilidade às 4as teve que ficar adiado para dia 17!!!!!
assim que tiver mais novidades comunico!

ps:para além do $ a vulcano até ver teria sido a melhor escolha (dentro dos 3 que existiam na altura)

[[]]
continuando a história no dia 17 lá estive eu a manhã toda à espera do instalador quando resolvi telefonar a perguntar o porquê da demora (já eram 12h) quando o instalador me diz que já não trabalhava com a norquente e que por isso já não tinha nada haver, para eu telefonar para eles para saber qual o problema. a norquente não atendeu e telefonei para o apoio a clientes da medida solar do governo onde ficou a "reclamação" e que mais tarde seria contactado.
no dia seguinte, dia 18 lá me atenderam na norquente e ficaram de analisar o caso e que me telefonariam no máximo até ontem dia 19. a meio da tarde de ontem volto a telefonar para a norquente onde tive que explicar tudo outra vez porque a senhora era outra e finalmente lá me souberam explicar o que se tinha passado.
o instalador tinha deixado de trabalhar com eles e deixou uma lista com os nomes dos clientes que já não ia instalar, mas não avisou que tinha instalações marcadas....pediu desculpas e que agora iriam ser apenas instaladores da norquente a fazer o serviço, mas que estes já estavam com tanto trabalho que em junho era impossível e em julho muito dificilmente.
obviamente disse logo que não iria esperar tanto tempo e que iria cancelar o pedido e mudar para outra marca, a resposta foi que ia analisar e que no mesmo dia me diria alguma coisa, como não recebi nenhum telefonema na 2a estou batido sem falta no banco.
norquente nunca mais!!!!!!

alguém me pode aconselhar alguma marca que seja rápida a instalar o sistema?
pois queria ter este assunto já tratado antes de ir de férias!!:banghead:

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por manuelcar »

este deve ser um período de intenso trabalho para todos, ainda por cima numa época que não é a ideal para realizar a instalação dos colectores. o melhor será talvez telefonar para todos e indagar dos prazos estimados instalação desde que o pedido entra nos serviços. isto deve indicar os que levam menos tempo a instalar por terem maior capacidade de produção e instalação, ou os que têm menos encomendas dos consumidores portugueses.
Porreiro, pá!


brazindass
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado mai 30, 2009 5:03 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por brazindass »

boas.
um amigo meu foi à vulcano e marcaram quinze dias á frente

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”