Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder
Avatar do Utilizador

strooan
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: quarta ago 18, 2010 8:53 pm
Localização: Condeixa-a-Nova

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por strooan »

o_volt Escreveu:não será por estarem no final de linha???? e o pt não consegue absorver a energia produzida.....? quanto mais próximos do pt, melhor....
talvez, estamos a 1km do pt e em fim de linha.
no entanto, os instaladores têm obrigação de informar os clientes destas condicionantes para que, se possa pesar os prós e contras e decidir se vale a pena ou não...

fique bem!
strOOan


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por O_volt »

mas será que todos sabem isso....
é que a profissionais da política e políticos profissionais.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por Bubas »

strooan Escreveu:
o_volt Escreveu:não será por estarem no final de linha???? e o pt não consegue absorver a energia produzida.....? quanto mais próximos do pt, melhor....
talvez, estamos a 1km do pt e em fim de linha.
no entanto, os instaladores têm obrigação de informar os clientes destas condicionantes para que, se possa pesar os prós e contras e decidir se vale a pena ou não...

fique bem!


boas,

não sou instalador e não concordo com o seu ponto de vista.
primeiro, se obtivemos o registo e se prosseguimos para a montagem da instalação é porque a certiel e a edp o permitem. em segundo lugar, a nossa instalação tem de estar em condições para ser certificada, tal como a rede da edp tem de chegar em condições a nossa casa. finalmente, terceiro, assinámos um contrato onde é mencionado que tudo deveremos fazer para que ele se possa efectivamente cumprir. isto é tal e qual, como quando compramos um artigo e temos uma garantia que nos protege quando algo corre menos bem.
neste caso a edp, por e simplesmente, tem vindo a descarta-se. tenho várias reclamações e nada.
fique bem,

bubas


jose jose
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: quarta out 21, 2009 7:58 am

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por jose jose »

bubas Escreveu:
strooan Escreveu:
o_volt Escreveu:não será por estarem no final de linha???? e o pt não consegue absorver a energia produzida.....? quanto mais próximos do pt, melhor....
talvez, estamos a 1km do pt e em fim de linha.
no entanto, os instaladores têm obrigação de informar os clientes destas condicionantes para que, se possa pesar os prós e contras e decidir se vale a pena ou não...

fique bem!


boas,

não sou instalador e não concordo com o seu ponto de vista.
primeiro, se obtivemos o registo e se prosseguimos para a montagem da instalação é porque a certiel e a edp o permitem. em segundo lugar, a nossa instalação tem de estar em condições para ser certificada, tal como a rede da edp tem de chegar em condições a nossa casa. finalmente, terceiro, assinámos um contrato onde é mencionado que tudo deveremos fazer para que ele se possa efectivamente cumprir. isto é tal e qual, como quando compramos um artigo e temos uma garantia que nos protege quando algo corre menos bem.
neste caso a edp, por e simplesmente, tem vindo a descarta-se. tenho várias reclamações e nada.
fique bem,

bubas



eu tanbemtenho várias reclamações a edp.

mandaram-me uma carta a dizer que tinham varias situaçoes como a minha estavam a estudar o problema para esperar ja la vai um mes e nada.


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por O_volt »

eu acho é que agora que já tem instalação, ninguém se vai mexer muito....
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

strooan
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: quarta ago 18, 2010 8:53 pm
Localização: Condeixa-a-Nova

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por strooan »

boa tarde bubas,

pois... tal e qual... quando compramos um artigo e o mesmo está defeituoso ou não serve para os fins indicados, reclamamos junto do vendedor/fornecedor, ele é que sabe se se queixa ao fabricante ou não, isso já não é connosco.
estou longe de ser defensor da edp mas, no caso concreto se a lei diz que a tensão pode ter uma margem de 10% (pode ir até aos 253volts) e se aqui tenho 239/240v, está dentro dos parâmetros...
fico com sérias dúvidas que querendo aproveitar o boom da micro-geração, também aqui não se olhe aos interesses dos clientes e se pense apenas em instalar, depois, que se amanhem!
não lhes (instaladores) ficava nada mal se nos alertassem para estas situações... a médio, longo prazo só ficavam a ganhar.
strOOan

Avatar do Utilizador

strooan
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: quarta ago 18, 2010 8:53 pm
Localização: Condeixa-a-Nova

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por strooan »

na continuação da novela... vieram (edp) instalar no quadro de casa um aparelho para medir a tensão durante uma semana... vamos ver o que dá.

resposta dos instaladores: nicles batatoides!

fiquem bem, depois dou notícias...
strOOan

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por jama »

strooan Escreveu:boa tarde bubas,

pois... tal e qual... quando compramos um artigo e o mesmo está defeituoso ou não serve para os fins indicados, reclamamos junto do vendedor/fornecedor, ele é que sabe se se queixa ao fabricante ou não, isso já não é connosco.estou longe de ser defensor da edp mas, no caso concreto se a lei diz que a tensão pode ter uma margem de 10% (pode ir até aos 253volts) e se aqui tenho 239/240v, está dentro dos parâmetros...
fico com sérias dúvidas que querendo aproveitar o boom da micro-geração, também aqui não se olhe aos interesses dos clientes e se pense apenas em instalar, depois, que se amanhem!
não lhes (instaladores) ficava nada mal se nos alertassem para estas situações... a médio, longo prazo só ficavam a ganhar.
eu continuo a alertar, será que nao tem a ver com a marca dos inversores? eu ja tenho atingido picos bastante altos e o meu inversor nunca até hoje foi abaixo. aqui fica o registo max da tensao de rede atingida 270v
Anexos
tensao maxima.JPG
tensao maxima.JPG (87.34 KiB) Visto 5977 vezes
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Avatar do Utilizador

Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por Bubas »

a lei diz mais 10% blá blá blá... . pois, mas nós temos uma microprodução a produzir que logicamente, aumenta a tensão. não é um frigorifico que a edp diz que pode estar a trabalhar a 253v e a consumir energia. saliento, mais uma vez, nós somos produtores!
eu tenho nas horas de para melhor produção, e sei porque o sistema por vezes vai abaixo, tensões acima dos 246v e já cheguei a ver 250v. quando arranca, 258, 259, 260...
claro o inversor está configurado para aguentar 264v. mas se um inversor está regulamentado para trabalhar em portugal e tem parametros obrigatórios, tal como o meu tem, como por exemplo, que só pode estar 10 minutos acima dos 253v, como é que ficamos? reconfiguram-se, não é?
teremos autorização para isso. e se ele for para o ar ?
fiquem bem,

bubas

Avatar do Utilizador

strooan
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: quarta ago 18, 2010 8:53 pm
Localização: Condeixa-a-Nova

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por strooan »

também levo o "defeito" mais para o lado do inversor (ingecon sun lite 3,68tl)... por isso é que enquanto não vir o problema resolvido vou disparando nas duas direcções (instaladores e edp)
strOOan


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

boas,

fico com a sensação que a minha mp não tem mais sumo para dar. ontem 25/08/2010 caldas teve direito a um dia de céu limpo das 7:30 às 20:30, com temperatura máxima na casa dos 30º, o que é raro! hoje por exemplo (9:45) temos um nevoeiro tão intenso que a visibilidade não deve chegar aos 100 metros.
pela terceira vez este mês o contador regista uma nova ponta máxima de 3,9kw (só vai mudando mesmo a data em que ocorre), o que me leva a concluir que não existe mais nada por onde se possa "espremer".
para o registo ficam mais 29kw no final do dia, com pico máximo no inversor de 3949w às 13:35.
aqui na instalação ao lado (4200w com kaco 3500), a produção foi de 25,52kw com pico máximo de 3486w.

votos de muito sol,


jose jose
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: quarta out 21, 2009 7:58 am

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por jose jose »

jduarte Escreveu:boas,

fico com a sensação que a minha mp não tem mais sumo para dar. ontem 25/08/2010 caldas teve direito a um dia de céu limpo das 7:30 às 20:30, com temperatura máxima na casa dos 30º, o que é raro! hoje por exemplo (9:45) temos um nevoeiro tão intenso que a visibilidade não deve chegar aos 100 metros.
pela terceira vez este mês o contador regista uma nova ponta máxima de 3,9kw (só vai mudando mesmo a data em que ocorre), o que me leva a concluir que não existe mais nada por onde se possa "espremer".
para o registo ficam mais 29kw no final do dia, com pico máximo no inversor de 3949w às 13:35.
aqui na instalação ao lado (4200w com kaco 3500), a produção foi de 25,52kw com pico máximo de 3486w.

votos de muito sol,
não esquecer que já há menos horas de sol

abraço


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

jose jose Escreveu:
não esquecer que já há menos horas de sol

abraço
olá josé

sim eu tenho essa percepção... mas o facto de ter menos horas de sol não tem grande influência nas horas de topo... quando me referia ao não haver mais para espremer era ao rendimento dessas horas de topo entre as 11:30 e 14:30 (pot. ac > 3500w)...

hoje por exemplo... nevoeiro denso até às 12:00... (até às 12h produziu 2,3kw), chegou às 18h com 22,2kw

votos de muito sol sem nevoeiro, claro!


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

deixo uma sequência de registos dos dados obtidos no inversor.
voltando ainda à qualidade da energia na zona oeste... parece que a lei prevê que se a tensão se mantiver mais de 10 minutos acima dos 253v o inversor deve desligar, hoje tive cerca de 18 minutos consecutivos acima dessa marca.
se as definições de fábrica não tivessem sido alteradas... hoje o inversor passava a vida a desligar. isto acontece com muito mais frequência aos fins de semana, pois o consumo é menor.
Registo_Xantrex.JPG
Registo_Xantrex.JPG (85.72 KiB) Visto 5704 vezes
notem ainda que nas horas de maior calor (temp. ambiente de 29º), os "chinocas" oferecem continuamente mais que a potência nominal instalada (4125w). ( eu julgo que já estrelei ovos em superfícies mais frias! )
para as estatísticas ficam mais 28,5 kw produzidos e um novo pico de 3957w.

votos de muito sol,


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

ontem 30/agosto pela primeira vez vi perdas (significativas) devido a calor. por volta das 13:30 com cerca de 35º de temp. ambiente, o sistema estava na casa dos 3650w quando normalmente está acima dos 3900w.

nos paineis tinha 68º na superficie inferior, 71º na superior e estavam a debitar 4050w em vez dos 4125w habituais. estranho era o inversor deixar cair o rendimento... depois de uma leitura do manual... o xantrex quando ultrapassa os 65º internos limita o output de forma gradual.

experimentei arrefecer o inversor com uma ventoinha (passou de 65º para os 58º) e o output passou dos 3650w para os 3860w (os habituais 95-96% de rendimento) .

como ter temperaturas destas no oeste é mesmo muito raro... vou deixar que o são pedro resolva o problema... se ele persistir lá terei de "oferecer" arrefecimento ao inversor.

para a estatística fica a produção de 26,2kw e um pico de 3908 às 12:00.

votos de muito sol, (mas com menos calor sff. )

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por BondadeSua »

jduarte Escreveu:
jose jose Escreveu:boas

ja resolveu os problemas de tensao?
estive uns dias fora (férias) e entretanto vieram levantar o equipamento que tinham a fazer registo da tensão.
desde sábado o maior pico que tive foi de 254,8v o que me leva a deduzir que baixaram no pt, pois anteriormente chegava aos 262v.
como o inversor está parametrizado para reiniciar aos 260v não tem havido problemas.

cmps,


saudações verdes

parece que as coisas estão a sobre rodas!!! ainda bem. pelo que li, a opção está completamente aprovada e consolidada.
há que tentar aprender com quem já sabe mais do que nós!!!!

como tenho um irmão que está a preparar o seu "plano de acção", queria pedir-lhe a si alguns esclarecimentos, já que no fórum tem números diferentes e não consegui seguir totalmente o seu projecto. as achegas dos restantes serão bem vindas, claro está.
obrigado desde já.

qual o número de painéis que colocou e sua potência? com que inclinação? qual a área efectivamente necessária, para uma inclinação de 35º de painéis, em telhado de inclinação +- 20º, sabe dizer-me?
quantas strings?
em "amorfo", a potencia máxima é 85w?
li algures que os painéis amorfos, (película fina), tem durabilidade inferior. sabe dizer?


estes painéis permitem uma coloca em telhado, sem mais obstáculos que as outras tecnologias?
que empresas e produtos contactou? as nacionais, tem qualidade reconhecida?
obrigado a todos.
cumprimentos

bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]


Santigas
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: quinta jan 07, 2010 7:48 pm

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por Santigas »

boa tarde.

creio que com as tensões que refere, a mudança do inversor não é solução. aconselho apelar ao bom senso da edp. de facto estão dentro do estipulado pela norma (+/- 10 % durante um certo tempo).estão é para o lado de cima e podem ter os tais -10%. se for possivel então é de exigir baixar um ponto no pt. com os 240 v na rede sem o inversor a trabalhar, creio que tem aí um problema. com bom senso dificilmente é impossivel não baixar as tensões, se possivel (os tais -10%). tive um caso igual ao seu e , claro não parei até provar à edp que seria possivel baixar as tensões e continuar dentro do estipulado pela norma. tente resolver o problema, apoiando-se em algum técnico que lhes faça frente de forma profissional.

boa sorte.
strooan Escreveu:também levo o "defeito" mais para o lado do inversor (ingecon sun lite 3,68tl)... por isso é que enquanto não vir o problema resolvido vou disparando nas duas direcções (instaladores e edp)


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

boas,

depois de algumas dificuldades de entrega de material, a solução ficou com 75 paineis qssolar 55w num total de 4125w. ver http://www.qssolar.com/products_show.asp?id=189
chegou a estar acordado 4320w mas nenhum inversor para 3,45 suportava a configuração, pois mesmo o kaco 3600 para portugal tinha 4200w como limite dc e não os 4400w anunciados nos folhetos (4400w só mesmo para outros países).
como o xantrex tem como limite 4150w e me "avisaram" para o facto dos thin film poderem ter até +10% da potência nominal, tive receio e ficou-se pelos 4125w - 75 paineis + 1 desligado que apenas ficou instalado por razões estéticas.
estes estão divididos em 15 strings de 5 paineis. cada string para condições stc dá cerca de 301v e 0,91a, sendo que no paralelo das 15 tenho cerca dos 300v com aprox. 14a. (mas a questão das strings depende muito do inversor, esteve previsto um kaco 3600 e a divisão era totalmente diferente).

os paineis foram instalados no solo com cerca de 35º, ocupando (75 x 1,1m2) cerca de 83 m2. a instalação no solo está a mostrar-se vantajosa pois permite uma melhor circulação do ar nas costas dos painies e logo melhor arrefecimento.

existem paineis thin film com mais potência, eu vi a opção nexpower (100w) e sharp com 128w (rend. cerca de 9%). também aqui devemos ter a percepção que o rendimento por m2 dos thin film anda na casa dos 8-9%, contra os 14-16 ou até 18% dos sanyo e sunpower.

as garantias de rendimento dos thin film são as mesmas 90% a 10 anos, 80% a 25 anos. a chinesa qssolar possui um seguro para esta garantia (seguradora alemã), isto segundo o instalador, eu ainda não tenho esse certificado de seguro.

quanto ao sistema de fixação é em tudo igual aos outros paineis (recomendo que escolha modelos com moldura, pois existem modelos sem moldura - caso dos nossos solarplus).

quanto a contatos, não o devo fazer no forum, mas poderei enviar por mensagem privada se pretender. consultei 3 instaladores, sendo que 2 deles nunca tinham ouvido falar sequer da tecnologia, mas acabaram por dar cotação para os produtos que pedi. mas posso garantir que os preços são cerca de 66% da solução baseada em mono/poli.

hoje temos seguidores que suportam facilmente os 50m2 de paineis, eu gostava de ver o rendimento deste tipo paineis num seguidor de 2 eixos. (julgo que 40x100w seria suficiente para fazer o limite anual de produção). se fosse instalar hoje essa seria a minha opção.

ao dispor,


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

boas,

hoje o s. pedro ofereceu ao oeste uma manhã normal (para o oeste claro!), com temperatura máxima de 27º.
como brinde para fechar o mês (a minha contagem mensal termina a dia 1 de cada mês), obtive um novo pico máximo ac de 3960w (4130w dc com 95.9% rendimento do inversor).
pela sexta vez no mês, nova ponta máxima do contador com 3,9kw.

votos de muito sol,


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

terminado mais um mês de faturação, fica o gráfico de produção relativo a agosto/2010.
Prod_Agosto10.jpg
Prod_Agosto10.jpg (129.16 KiB) Visto 5390 vezes
balanço:
- produção agosto: - estimado 699kw, produzido 727kw
- acumulado: - estimado 1418kw, produzido 1442kw
- média diária: - estimado 22,5kw, produzido 23,5kw
- ponta máxima no contador: 3.9kw (6 vezes no mês)
- máximo diário: 29kw
- mínimo diário: 0kw (diferencial ac desligado dia e meio).

para o mês de setembro fica como objectivo os 607kw previsto no pvsyst, a que corresponde uma média de 20,2kw/dia.

votos de muito sol,

Responder

Voltar para “Projectos”