converter prius para phev

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: converter prius para phev

Mensagem por Jorge Rocha »

Desculpem o meu desabafo, mas acho incompreensível querer pagar pela poluição que se faz, em vez de se diminuir no que mais polui.

Se neste planeta todos tivéssemos dinheiro para pagar essa poluição, ou plantarmos X árvores a cada Y poluição, e ao ritmo da coisa, seriam necessários 5 planetas terra todos plantados a árvores para nos desintoxicar.
Tudo por um mundo mais limpo!


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: converter prius para phev

Mensagem por marcopns »

Não esqueças que um carro a GPL também gasta gasolina. Assim, para 100 000km sao 8 000€ de gpl + 3 000€ para o equivalente a 1,5-2L de gasolina aos 100km. O carro mais barato é o Dacia Sandero bi-fuel por 10 200€.
Dentro dos Prius II usados, existem excelentes oportunidades por cerca 10 000€ ainda em garantia de fabrica, mas como deves compreender, estes são os primeiros a ser vendidos por vezes em poucos dias ou mesmo em horas. Na minha opinião, o melhor é deixar o Prius tal como está e re-aprender a conduzir, porque com algumas técnicas é possível fazer 3L aos 100km. O recorde esta actualmente num japonês que fez 2L/100km ou seja 3 000km com um deposito. Existe um user nacional do Spritmotor que tem media global de 4L, ou seja 7 000€ aos 100km.
Concluindo... quando comparares um Leaf com um Golf equivalente vais ver que o Leaf é mais barato. No entanto se queres poupar ao maximo, um Prius usado poupa-te das actuais dores de cabeça dos diesel que sao filtros de particulas, injectores, turbos, etc
Quanto a compra de créditos de CO2, acho que alguém anda a ganhar muito dinheiro com a boa vontade das pessoas que querem ajudar o planeta.


Autor do tópico
srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

acho esses 1,5-2L extremamente exagerados.

um golf são 21.636€. tem um consumo de 5,2. vamos ser mauzinhos e meter mais 20% a GPL = 6,24L.
21.636€ + 4.680,00 € de GPL + kit 1500€ + 1500€ de gasolina + CO2 1000€ = 30.316€

Um leaf são 35.990€ + 2000€ de electrões = 37.990€

Uma diferença de -7.674€.
Ok o golf tem custos de manutenção mais elevados que o Leaf mas o LEAF não tem custos de manutenção zero, também é necessário pagar por isso. Alguém sabe os custos de manutenção de um LEAF? Também não estou a contabilizar a % de energia não renovável usada para carregar o LEAF. Mas com certeza que a diferença não é superior a 7mil €.

Depois temos outra questão que é o grande problema. Ok estamos a comparar categorias suspotamente iguais, leaf e golf mas o que acontece é que o leaf é a unica comparação que existe. ou existe algum ev mais barato que eu desconheça? existe por exemplo algum EV que se possa comparar por exemplo a um fiat punto ou a um seat ibiza ou um opel corsa? não há. não existe. daí não podermos estar a exigir comparações destas. E nem sequer estou a considerar usados. Onde posso comprar um leaf usado por menos de 30mil? não existe. Onde posso comprar um golf semi novo por 15mil €? em todo o lado.

"acho incompreensível querer pagar pela poluição que se faz, em vez de se diminuir no que mais polui." não se trata disso. trata-se da realidade em que vivemos. se houvesse EV's ao mesmo preço dos outros carros e se tivessem mais autonomia e houvesse mais postos de abastecimento, simplesmente de um dia para o outro só passavam a existir EV's. De qualquer forma nunca te esqueças que os EV's acabam também por indirectamente emitir CO2. Um EV não tem emissões zero. Tem emissões e não são assim tão poucas como isso. Substituir tudo por EV's não resolveria o problema, claro, ajudaria muito, mas não era nenhuma solução milagrosa.
Mas pergunta-te a ti próprio o que é que é melhor. Ter um carro normal e comprar créditos de carborno suficientes para anular todas as emissões ou ter um EV?

Avatar do Utilizador

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: converter prius para phev

Mensagem por e_bike »

Acabei de ler as mensagens de hoje deste tópico e fiquei realmente desiludido com a mentalidade de algumas pessoas! :(

Uma ideia fantástica que tinha pernas para andar, acaba por ficar esquecida porque se acha que se pode pagar pela poluição que se emite.
Enfim, foi assim que ficámos com os problemas ambientais que temos hoje, porque até grandes países como os EUA preferem pagar para poluir em vez de cortar o mal pela raiz.

Só mais uma achega ao Volt, se algum dia tiveres filhos, vais ver que as motas não servem 100% das necessidades de uma família, sejam elas eléctricas ou não.
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: converter prius para phev

Mensagem por Jorge Rocha »

srecologico Escreveu: Mas pergunta-te a ti próprio o que é que é melhor. Ter um carro normal e comprar créditos de carborno suficientes para anular todas as emissões ou ter um EV?
Não se pode pagar pela poluição, pois não é o dinheiro que trará de volta o maravilhoso (e unico) planeta que temos vindo a degradar de forma esponencial.

Eu tinha um carro, vendi-o e agora ando apenas de mota electrica. Se voltar a comprar um carro, será um Prius, e converte-lo-ei em um plugin, conforme referi uns posts anteriores, com capacidade para 100 kms em modo 100% electrico. Mas apenas o utilizarei em caso de necessidade.

Pena não teres vingado essa tua ideia, que poderia vir a ser o exemplo para outros...
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

Jorge Rocha Escreveu:
srecologico Escreveu: Mas pergunta-te a ti próprio o que é que é melhor. Ter um carro normal e comprar créditos de carborno suficientes para anular todas as emissões ou ter um EV?
Não se pode pagar pela poluição, pois não é o dinheiro que trará de volta o maravilhoso (e unico) planeta que temos vindo a degradar de forma esponencial.

Eu tinha um carro, vendi-o e agora ando apenas de mota electrica. Se voltar a comprar um carro, será um Prius, e converte-lo-ei em um plugin, conforme referi uns posts anteriores, com capacidade para 100 kms em modo 100% electrico. Mas apenas o utilizarei em caso de necessidade.

Pena não teres vingado essa tua ideia, que poderia vir a ser o exemplo para outros...
Isso é absurdo.
Ao fazeres isso estás a prejudicar o maravilhoso (e unico) planeta visto que essa solução emite MAIS gases poluentes, a outra solução tem emissões ZERO.
A não ser que compenses essas tuas emissões pelo fabrico do carro e baterias assim como pelo consumo de energia não renovável que vais ter.
O unico problema que aqui se poderia colocar era o de estarmos a usar uma fonte não renovavel como o petroleo. No entanto a produção de energia também se baseia em fontes não renováveis, embora muito mais eficientemente. De qualquer forma estamos a falar de agora a 24 de Abril de 2012 em que o EV mais barato custa 36mil € e em que o preço da gasolina ou do GPL ainda compensa o custo financeiro disso tudo assim como das suas próprias emissões. Espero que rápidamente deixe de compensar, não pelo aumento do custo dos combustiveis mas pela diminuição do custo dos EV's.
Cá estarei para comprar um.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: converter prius para phev

Mensagem por jmal »

srecologico Escreveu: Isso é absurdo.
Ao fazeres isso estás a prejudicar o maravilhoso (e unico) planeta visto que essa solução emite MAIS gases poluentes, a outra solução tem emissões ZERO.
A não ser que compenses essas tuas emissões pelo fabrico do carro e baterias assim como pelo consumo de energia não renovável que vais ter.
O unico problema que aqui se poderia colocar era o de estarmos a usar uma fonte não renovavel como o petroleo. No entanto a produção de energia também se baseia em fontes não renováveis, embora muito mais eficientemente. De qualquer forma estamos a falar de agora a 24 de Abril de 2012 em que o EV mais barato custa 36mil € e em que o preço da gasolina ou do GPL ainda compensa o custo financeiro disso tudo assim como das suas próprias emissões. Espero que rápidamente deixe de compensar, não pelo aumento do custo dos combustiveis mas pela diminuição do custo dos EV's.
Cá estarei para comprar um.
Não é verdade, existem ev mais baratos, e com 4 rodas, tens de te informar um pouco mais sobre os ev's existentes no mercado, e quando falo em mercado não me estou a restringir ao rectângulo.

É ideia minha ou parece que tens a ganhar com esses créditos, como é que alguém pode ser ingénuo ao ponto de acreditar que algumas dezenas de euros podem anular as de toneladas de CO2 que um veiculo a combustão deita para a atmosfera durante um ano. Isso é puro negocio, plantar uma árvore custa mais que isso, e não é uma árvore que vai fazer isso na sua vida.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


vgomes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: sexta set 24, 2010 5:35 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por vgomes »

Boa tarde,

Por ter um Leaf tenho-me abstido de comentar esta degeneração do tópico, por ser obviamente parcial.
No entanto o nosso outro carro, sim somos uma família de 4, é a GPL. Para ir para o trabalho vou de mota, infelizmente CI. Ora isto tudo cozinhado faz-me querer contribuir para esta discussão acrescentando algo que espero ser positivo.

Como também foram feitas algumas perguntas sem resposta espero ajudar.

Como nota prévia, quem ler o titulo deste tópico e pensar que vai encontrar informação sobre "converter prius para phev" vai ficar muito desiludido, mas isso é matéria para os moderadores.
srecologico Escreveu:
um golf são 21.636€. tem um consumo de 5,2. vamos ser mauzinhos e meter mais 20% a GPL = 6,24L.
21.636€ + 4.680,00 € de GPL + kit 1500€ + 1500€ de gasolina + CO2 1000€ = 30.316€
Este Golf não tem nenhum extra, o Leaf tem de origem alguns, e bem caros, que nem a versão mais cara do Golf (25.581,95 nesse motor 1.2) tem. Para ser minimamente justo pelo menos o meu caro amigo podia escolher uma versão de 5 portas (22.414,26), não lhe ficava mal.

O autogas por ter menor energia por litro que a gasolina faz com que um carro gaste sempre mais 10-15% que quando está a gasolina.
Esse consumo de 5,2 de um Golf a gasolina é homologação, não conheço ninguém que faça sequer parecido com isso no dia a dia no para arranca das nossas cidades. O Leaf claro está, faz sempre 0.

Esse Golf tem injecção directa pelo que terá sempre que levar um KIT de GPL mais caro que esses 1500€ e ainda por cima tem que gastar sempre gasolina. Não é só nos arranques como os outros. Os injectores de gasolina são arrefecidos pela própria gasolina que passa neles, pelo que a maioria das programações são 9 injeções a gás para uma de gasolina. Em rotações mais altas devem ser mais. Esta programação pode ser a escolha do cliente.

Tem aqui um tópico de 44 paginas sobre consumos em GPL, desde 2004. para resumir um carro com motor 1.4 e 90-100cvs faz a volta de 8-10 ltrs com condução a pensar no consumo. Um Chevrolet Spark Bi-Fuel 1.0: 9l/100km (circuito urbano) a conduzir normalmente etc etc etc.
http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic ... &start=630

srecologico Escreveu: Ok o golf tem custos de manutenção mais elevados que o Leaf mas o LEAF não tem custos de manutenção zero, também é necessário pagar por isso. Alguém sabe os custos de manutenção de um LEAF?
Tenho 23 000 Kms e manutenção foi 0,0€.
Aos 30000 a revisão de alguns membros do forum nissanleaf foi de 88 euros.

Filtro AC - 21,29 € s/IVA
Mão de Obra - 50,89 € s/IVA
IVA 23% - 16,60 €
total: 88,78 €
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... A3o#p10400

Qualquer carro a gás tem mais alguma manutenção que o mesmo a gasolina, filtro do gás, injectores, afinações, etc.
Um carro a gasolina de hoje em dia tem muita tecnologia para ter menos consumos, pelo que tem também mais pontos de falha/desgaste/manutenção. O Leaf nem mudanças tem.
srecologico Escreveu: Ok estamos a comparar categorias suspotamente iguais, leaf e golf mas o que acontece é que o leaf é a unica comparação que existe. ou existe algum ev mais barato que eu desconheça? existe por exemplo algum EV que se possa comparar por exemplo a um fiat punto ou a um seat ibiza ou um opel corsa? não há. não existe.
Tem os Renault, o ZOE vai sair este ano e é do tamanho de um Clio/corsa/punto. Tem o Twizzy que pode comparar com uma scooter de 3 rodas, e pode levar a criança a escola. Por causa do aluguer até é mais facil para empresas e para quem troca muito de carro. E faz menos sentido para quem fica com os carros mais tempo, é mais facil ficar mal na foto qd se compara preços.

Tem o iMiev e os seus manos PSA são do tamanho de um Clio/corsa/punto.
Todos eles piores negócios que o Leaf, por isso o carro é mesmo bom na relação preço pago/produto levado para casa

O Prius é só o melhor motor CI em termos de emissões. É a norma. É tão bom que, mesmo quem não precisa de 2 carros, fica melhor servido (na questão de preços e gastos) com um prius e um Leaf que com um Ampera ou outro plug-in exótico que quando estão em modo não EV gastam bem mais.


Acredito na mobilidade sem petróleo, muito menos petróleo sujo em todos os sentidos da palavra. Acredito que a independência do país passa pela independência energética.
Cada caso é um caso. Cada pessoa sabe de si, sabe os seus Valores e os seus val€res e o que quer fazer para mudar "situação" de todos e a sua em particular.
Um Prius Plug in para mim pode ser a solução para muitos casos, inclusivamente o meu, se pudesse ter só um carro. Mesmo o preço disparatado que pedem pelo carro novo (já está quase aí) ou um KIT.
Acho melhor pagar pelas emissões que não pagar. Acho mal pagar a alguém que montou o seu negócio de emissões a pensar no lucro. Prefiro pagar a quem está tentar por cá fora no mercado produtos que acredita ser uma parte da solução global na redução das emissões a partida.


vgomes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: sexta set 24, 2010 5:35 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por vgomes »

srecologico Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu:
srecologico Escreveu: Mas pergunta-te a ti próprio o que é que é melhor. Ter um carro normal e comprar créditos de carborno suficientes para anular todas as emissões ou ter um EV?
Não se pode pagar pela poluição, pois não é o dinheiro que trará de volta o maravilhoso (e unico) planeta que temos vindo a degradar de forma esponencial.

Eu tinha um carro, vendi-o e agora ando apenas de mota electrica. Se voltar a comprar um carro, será um Prius, e converte-lo-ei em um plugin, conforme referi uns posts anteriores, com capacidade para 100 kms em modo 100% electrico. Mas apenas o utilizarei em caso de necessidade.

Pena não teres vingado essa tua ideia, que poderia vir a ser o exemplo para outros...
Isso é absurdo.
Ao fazeres isso estás a prejudicar o maravilhoso (e unico) planeta visto que essa solução emite MAIS gases poluentes, a outra solução tem emissões ZERO.
A não ser que compenses essas tuas emissões pelo fabrico do carro e baterias assim como pelo consumo de energia não renovável que vais ter.
O unico problema que aqui se poderia colocar era o de estarmos a usar uma fonte não renovavel como o petroleo. No entanto a produção de energia também se baseia em fontes não renováveis, embora muito mais eficientemente. De qualquer forma estamos a falar de agora a 24 de Abril de 2012 em que o EV mais barato custa 36mil € e em que o preço da gasolina ou do GPL ainda compensa o custo financeiro disso tudo assim como das suas próprias emissões. Espero que rápidamente deixe de compensar, não pelo aumento do custo dos combustiveis mas pela diminuição do custo dos EV's.
Cá estarei para comprar um.

Mas ainda acreditamos todos no pai natal?
É que isto de por preços em tudo, tipo em emissões CO2 tem muito que se lhe diga.
Então pagar a 3ºs resolve tudo? Plantar árvores não sei onde, ou se calhar nem planta nada apenas compra emissões de países do 3º mundo que não as usa e que só lhe foram atribuídas pelos mais ricos para que pudessem ser compradas por eles próprios, resolve alguma coisa?
Então eu podia ir ali a casa do meu vizinho, sujar-lhe a sala toda com porcaria. Depois ia para casa e pagava a um site das emissões e estava tudo OK? O meu vizinho não ia gostar, mas isso é ele que vai ter que lidar com o problema (azar o dele) e que não está a ver o bolo todo (ignorante).

Mas isto era se fosse de facto feita a compensação porque o que acontece, como em qualquer negócio, é a procura por lucro desenfreado e a corrupção a deitar por terra a melhor das intenções:

Os produtos electrónicos, para qual pagamos taxa de reciclagem acabam no Gana. http://www.youtube.com/watch?v=NBC-dWgElbI
na china vão para aqui: http://www.youtube.com/watch?v=SyU4z672 ... re=related

E que tal pagar para plantar umas árvores mas só porque sim?
Podem ir aqui, http://www.tree-nation.com que eles plantam em zonas em perigo de desertificação, parques naturais etc. Não tem nada a ver com taxas de CO2 mas acredito que as folhas destas árvores também façam a fotossíntese. Podem sempre plantar algumas sem gastar dinheiro, com outras acções, por exemplo divulgar o site no facebook. Se se inscreverem não se esqueçam de me acrescentar aos friends...., lá sou o XGomes....

Cumps,
Vgomes


Autor do tópico
srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

jmal Escreveu:
srecologico Escreveu: Isso é absurdo.
Ao fazeres isso estás a prejudicar o maravilhoso (e unico) planeta visto que essa solução emite MAIS gases poluentes, a outra solução tem emissões ZERO.
A não ser que compenses essas tuas emissões pelo fabrico do carro e baterias assim como pelo consumo de energia não renovável que vais ter.
O unico problema que aqui se poderia colocar era o de estarmos a usar uma fonte não renovavel como o petroleo. No entanto a produção de energia também se baseia em fontes não renováveis, embora muito mais eficientemente. De qualquer forma estamos a falar de agora a 24 de Abril de 2012 em que o EV mais barato custa 36mil € e em que o preço da gasolina ou do GPL ainda compensa o custo financeiro disso tudo assim como das suas próprias emissões. Espero que rápidamente deixe de compensar, não pelo aumento do custo dos combustiveis mas pela diminuição do custo dos EV's.
Cá estarei para comprar um.
Não é verdade, existem ev mais baratos, e com 4 rodas, tens de te informar um pouco mais sobre os ev's existentes no mercado, e quando falo em mercado não me estou a restringir ao rectângulo.

É ideia minha ou parece que tens a ganhar com esses créditos, como é que alguém pode ser ingénuo ao ponto de acreditar que algumas dezenas de euros podem anular as de toneladas de CO2 que um veiculo a combustão deita para a atmosfera durante um ano. Isso é puro negocio, plantar uma árvore custa mais que isso, e não é uma árvore que vai fazer isso na sua vida.
Existe algum EV no mercado que leve 5 pessoas que tenha uma autonomia de 500km e que tenha uma velocidade máximade 140km/h e que custe menos de 15.000€?
É que se houver compro já hoje.

Ingenuidade é pensar que os EV's têm emissões zero e que são uma solução milagrosa. Nada mais errado.
Tenho a ganhar com créditos de CO2 sim. Tenho a ganhar o meu bem estar e a boa saude do planeta. É fácil dizer que é puro negócio sem dados concretos. Eu apresentei dados. E plantar uma árvore é muito barato. Sei disso porque já estive envolvido em vários projectos de reflorestação aquando os grandes fogos que por cá aconteceram á uns anos atrás.
A matemática não mente. Se tens dados que provam o contrário gostaria que os apresentasses teriamos todos a ganhar com isso.
Terei todo o prazer em discutir números concretos e factos.

E não pensem que estou a atacar os EV's. Antes pelo contrário. Simplesmente é preciso ter cuidado com extremismos e saber que tambem têm a sua dose de emissões. Não haja dúvidas que os EV's são o futuro. Têm uma eficiencia fantástica. No entanto, neste momento, ainda não consegui comprovar que são ecnomicamente e ambientalmente melhores.

vgomes Escreveu:Boa tarde,

Por ter um Leaf tenho-me abstido de comentar esta degeneração do tópico, por ser obviamente parcial.
No entanto o nosso outro carro, sim somos uma família de 4, é a GPL. Para ir para o trabalho vou de mota, infelizmente CI. Ora isto tudo cozinhado faz-me querer contribuir para esta discussão acrescentando algo que espero ser positivo.

Como também foram feitas algumas perguntas sem resposta espero ajudar.

Como nota prévia, quem ler o titulo deste tópico e pensar que vai encontrar informação sobre "converter prius para phev" vai ficar muito desiludido, mas isso é matéria para os moderadores.
srecologico Escreveu:
um golf são 21.636€. tem um consumo de 5,2. vamos ser mauzinhos e meter mais 20% a GPL = 6,24L.
21.636€ + 4.680,00 € de GPL + kit 1500€ + 1500€ de gasolina + CO2 1000€ = 30.316€
Este Golf não tem nenhum extra, o Leaf tem de origem alguns, e bem caros, que nem a versão mais cara do Golf (25.581,95 nesse motor 1.2) tem. Para ser minimamente justo pelo menos o meu caro amigo podia escolher uma versão de 5 portas (22.414,26), não lhe ficava mal.

O autogas por ter menor energia por litro que a gasolina faz com que um carro gaste sempre mais 10-15% que quando está a gasolina.
Esse consumo de 5,2 de um Golf a gasolina é homologação, não conheço ninguém que faça sequer parecido com isso no dia a dia no para arranca das nossas cidades. O Leaf claro está, faz sempre 0.

Esse Golf tem injecção directa pelo que terá sempre que levar um KIT de GPL mais caro que esses 1500€ e ainda por cima tem que gastar sempre gasolina. Não é só nos arranques como os outros. Os injectores de gasolina são arrefecidos pela própria gasolina que passa neles, pelo que a maioria das programações são 9 injeções a gás para uma de gasolina. Em rotações mais altas devem ser mais. Esta programação pode ser a escolha do cliente.

Tem aqui um tópico de 44 paginas sobre consumos em GPL, desde 2004. para resumir um carro com motor 1.4 e 90-100cvs faz a volta de 8-10 ltrs com condução a pensar no consumo. Um Chevrolet Spark Bi-Fuel 1.0: 9l/100km (circuito urbano) a conduzir normalmente etc etc etc.
http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic ... &start=630

srecologico Escreveu: Ok o golf tem custos de manutenção mais elevados que o Leaf mas o LEAF não tem custos de manutenção zero, também é necessário pagar por isso. Alguém sabe os custos de manutenção de um LEAF?
Tenho 23 000 Kms e manutenção foi 0,0€.
Aos 30000 a revisão de alguns membros do forum nissanleaf foi de 88 euros.

Filtro AC - 21,29 € s/IVA
Mão de Obra - 50,89 € s/IVA
IVA 23% - 16,60 €
total: 88,78 €
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... A3o#p10400

Qualquer carro a gás tem mais alguma manutenção que o mesmo a gasolina, filtro do gás, injectores, afinações, etc.
Um carro a gasolina de hoje em dia tem muita tecnologia para ter menos consumos, pelo que tem também mais pontos de falha/desgaste/manutenção. O Leaf nem mudanças tem.
srecologico Escreveu: Ok estamos a comparar categorias suspotamente iguais, leaf e golf mas o que acontece é que o leaf é a unica comparação que existe. ou existe algum ev mais barato que eu desconheça? existe por exemplo algum EV que se possa comparar por exemplo a um fiat punto ou a um seat ibiza ou um opel corsa? não há. não existe.
Tem os Renault, o ZOE vai sair este ano e é do tamanho de um Clio/corsa/punto. Tem o Twizzy que pode comparar com uma scooter de 3 rodas, e pode levar a criança a escola. Por causa do aluguer até é mais facil para empresas e para quem troca muito de carro. E faz menos sentido para quem fica com os carros mais tempo, é mais facil ficar mal na foto qd se compara preços.

Tem o iMiev e os seus manos PSA são do tamanho de um Clio/corsa/punto.
Todos eles piores negócios que o Leaf, por isso o carro é mesmo bom na relação preço pago/produto levado para casa

O Prius é só o melhor motor CI em termos de emissões. É a norma. É tão bom que, mesmo quem não precisa de 2 carros, fica melhor servido (na questão de preços e gastos) com um prius e um Leaf que com um Ampera ou outro plug-in exótico que quando estão em modo não EV gastam bem mais.


Acredito na mobilidade sem petróleo, muito menos petróleo sujo em todos os sentidos da palavra. Acredito que a independência do país passa pela independência energética.
Cada caso é um caso. Cada pessoa sabe de si, sabe os seus Valores e os seus val€res e o que quer fazer para mudar "situação" de todos e a sua em particular.
Um Prius Plug in para mim pode ser a solução para muitos casos, inclusivamente o meu, se pudesse ter só um carro. Mesmo o preço disparatado que pedem pelo carro novo (já está quase aí) ou um KIT.
Acho melhor pagar pelas emissões que não pagar. Acho mal pagar a alguém que montou o seu negócio de emissões a pensar no lucro. Prefiro pagar a quem está tentar por cá fora no mercado produtos que acredita ser uma parte da solução global na redução das emissões a partida.
Obrigadíssimo pelos dados concretos. Assim é mais fácil.
Estamos a comparar coisas que não existem. Não existe nenhum EV de outra gama mais baixa que não o LEAF. E por favor não me falem em triciclos e afins. Estamos a falar de carros decentes.
Em relação ao Golf é verdade que é a versão mais baixa, mas existe outra versão do LEAF que eu desconheça? Só podemos comparar com o que existe. E se por um lado tem esses custos acrescidos fiz as contas com acréscimo de 20% no consumo a GPL em vez de 10%-15%.
O Leaf não faz zero. Tem consumos. Ou move-se com magia? A eletricidade paga-se e não está assim tão barata como isso. E como já foi dito essa energia também tem as suas emissões de CO2.

Obrigado pelos dados sobre manutenção. É mesmo muito bom saber que os valores de manutenção de um EV são irrisórios. É verdadeiramente fantástico.

Pelos dados que apresentaste acho que fica mais que comprovado que um EV de uma gama equivalente é claramente superior a quase todos os niveis, excepto autonomia. Obrigado. No entanto não existe outra solução senão o LEAF. Falas no iMiev que é pior, falas no ZOE que nem existe. Não posso ir hoje a um stand e comprar um ZOE. Além disso ainda vai existir o estupido problema de em alguns modelos termos de alugar as baterias. Mas tudo bem.

Eu também acredito na mobilidade sem petroleo e na independencia energética mas para isso realmente aconteça é necessário que existam alternativas viáveis. Mas não existem, independentemente da muito boa vontade de muitos possam ter. As autonomias ainda são insuficientes para muitos. A infraestrutura é quase inexistente. Como é que alguém a viver num apartamento sem garagem no meio de uma grande cidade vai conseguir manter um EV? Não se carregam por magia. Como é que vou de Faro ao Porto num EV sem demorar muito mais do que com outro veiculo?
Se não houvessem estes problemas todos nem sequer se colocava a questão. Teriamos todos EV's.
Até lá são necessárias soluções alternativas. Um PHEV pode ser uma boa alternativa mas continua-se com o mesmo problema. Só existe de momento 1 no mercado e outras soluções continuam a ser caras.

"Acho melhor pagar pelas emissões que não pagar. Acho mal pagar a alguém que montou o seu negócio de emissões a pensar no lucro. Prefiro pagar a quem está tentar por cá fora no mercado produtos que acredita ser uma parte da solução global na redução das emissões a partida."
Ora, a Nissan que eu saiba não fez o LEAF para salvar o mundo. E que eu saiba até produz outros carros que têm emissões elevadissimas. Dúvido bastante dessa pseudo solução global que a empresa apresenta. Se assim fosse já tinham lançado um EV mais em conta e de outras gamas. Imagine-se por exemplo um EV da classe de um citroen C1 a ser vendido a 15mil €. Porque não o fazem?
E isso do negócio das emissões nem vou discutir. É outro tema. Mas ainda bem que concordas que é melhor pagar do que não pagar.


Autor do tópico
srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

Obrigado pela sugestão do ZOE. vou aguardar e comprar um. Já é quase suficiente para as minhas necessidades. Felizmente ao contrário de muitos outros eu posso ter um.

A Renault tem um teste giro na página. http://www.renault-ze.com/pt-pt/o-veicu ... 43996.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Até a própria Renault admite que em muitos casos os EV's não são compativeis com muitos utilizadores.

Mas parece-me muito melhor do que as outras opções do mercado.
135 km/h Autonomia 200km 21.750€ (Plano de Aluguer da Bateria: 79 € IVA inc.* / mês** (36 meses, 12500 km/ano)) = 24.594€

BEM diferente de 36mil € de um LEAf.

Até é curioso na página das especificações terem as emissões de CO2 do ZOE. Apesar de EV afinal sempre emite.
Total de emissões «do poço à roda» :22/62 g CO2/km
Valor dependente do país.
Ora, isto hoje em dia há carros a ci a emitir 90g de CO2... Não é assim tão ecologico quanto isso...


Isto tudo só tem um problema. É que não existe no mercado.


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por tavares »

Felizmente apareceu este tópico , é que eu andava com um problema já há algum tempo e agora depois de ler já vi que é fácil de resolver:

Ás vezes tenho carros CI dentro da minha oficina , os quais muitas vezes ponho a trabalhar , logo fico com a oficina poluída , agora e depois de ler aqui o tópico , vou dar 10Euros ao meu vizinho e voilá ..................... fiquei com a oficina despoluída.

Sinceramente , ás vezes aparece aqui cada cromo...............

É por ideias como estas que cada vez gosto mais do meu VE , e dos que possa a vir a adquirir.


Autor do tópico
srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

não tavares. a electricidade é magia que vem do céu e que não tem quaisquer emissões associadas. é por causa do teu egoismo e mentalidade retrogada que estamos como estamos. de acordo com o que dizes então não te importas de poluir desde que não seja perto de ti. nao te fará diferença se a energia para carregar o teu EV venha de uma central a carvão noutro sitio qualquer desde que a tua oficina não fique poluida. fazes bem.

De acordo com o que é apresentado pelos fabricantes de EV's a redução de CO2 se todos os carros passasem a EV's seria de cerca de 50%.
50% é muito pouco. não resolve quase nada. resolve muito é na tua oficina. o resto que se lixe.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: converter prius para phev

Mensagem por jmal »

srecologico Escreveu:não tavares. a electricidade é magia que vem do céu e que não tem quaisquer emissões associadas. é por causa do teu egoismo e mentalidade retrogada que estamos como estamos. de acordo com o que dizes então não te importas de poluir desde que não seja perto de ti. nao te fará diferença se a energia para carregar o teu EV venha de uma central a carvão noutro sitio qualquer desde que a tua oficina não fique poluida. fazes bem.

De acordo com o que é apresentado pelos fabricantes de EV's a redução de CO2 se todos os carros passasem a EV's seria de cerca de 50%.
50% é muito pouco. não resolve quase nada. resolve muito é na tua oficina. o resto que se lixe.
Ahhh afinal os ve's sempre poluem menos, boa, então quer dizer que assim se gastar-mos o mesmo em créditos de ar puro vindo do paraíso ainda ficamos com um planeta melhor. (Brincando claro)

Até agora ninguém disse que ve não polui, e se alguém disse, então está enganado.

Poupem-me, não vou continuar a discutir a cena de trocar dinheiro por ar puro, é ridículo.

Quanto aos ve's em Espanha são bem mais baratos, tal como o leaf, que custa quase 10.000 euros a menos em Espanha. Se quiseres converter então tens algo muito mais em conta, em Portugal tens empresas a fazer conversões em conta, e com valores abaixo do que falas, a sismelev é uma delas.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

jmal Escreveu: Quanto aos ve's em Espanha são bem mais baratos, tal como o leaf, que custa quase 10.000 euros a menos em Espanha. Se quiseres converter então tens algo muito mais em conta, em Portugal tens empresas a fazer conversões em conta, e com valores abaixo do que falas, a sismelev é uma delas.
Podes indicar algum link? é que realmente não consigo encontrar nenhum sitio onde comprar um LEAF por 26mil €. o mais barato que encontrei foi 32mil € em Espanha.
Isso das empresas que fazem conversões é deveras interessante. Acho que se deveria criar uma lista delas todas.


vgomes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: sexta set 24, 2010 5:35 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por vgomes »

Ainda bem que estamos a ficar de acordo, mas não pude deixar de reparar que compara as emissões CO2 WtoW "Wheel to Well" do Zoe com as emissões CO2 do escape do Prius (o melhor do mercado). Normalmente faz-se WtoW de ambos, ou escape de ambos. A electricidade não aparece por magia nas baterias (se bem que com o Mobi.e gratis ficam magicamente grátis), mas a gasolina tb não aparece por magia ali na bomba. Na Europa os EV cépticos até preferem fazer escape a escape a escape, perdem menos.
Os carros a CI também libertam gases bem mais tóxicos que o CO2.
Os donos de EV carregam a noite, mais barato e quase 100% renovável. Alias é uma das soluções para nivelar a rede energética, tornando-a mais eficiente.
O mix energético está cada vez mais limpo. O Petróleo está cada vez mais denso e difícil de extrair.

Sobre autonomias posso apenas deixar a minha experiência. Comprei o carro para 85% das deslocações da família, e o carro faz mais de 95%.
A autonomia só é questão enquanto não houver carregadores rápidos. Prefiro ficar 20 mins parado numa ida ao Algarve,1 vez por ano, que parar todas as semanas 15 minutos para abastecer. E estou a ser meigo pois eu bem vejo a fila das bombas do Jumbo e outras que tais. Sobre ir do Porto a Faro, tenho quase 40 anos e nunca fui. Já fiz viagens bem maiores, claro que não comprei o EV para isso. Quem faz Porto-Faro muitas vezes não compra um EV, também não compra um carro a gasolina, nem compra uma scooter 125cc.

Cada caso é um caso. Acho é que os EV's de hoje, dão para muita gente.
Para mim dá e estou maravilhado. Só de pensar o que as marcas gastam em tecnologia para o barulho e vibração do motor não entrem pelo carro, para darem uma experiência de condução descansada e requintada... Num EV isso já faz parte do pacote. Assim como os excelentes arranques, as mudanças automáticas etc.

Andar num CI de vez em quando aqui em casa é coisa que ninguém quer, nem o de 4 anos. Ele nem sabe explicar porquê. Eu tento: não sao os VE que dão sensação do Futuro, é o voltar a um CI que é como voltar ao passado.


Autor do tópico
srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

vgomes Escreveu:Ainda bem que estamos a ficar de acordo, mas não pude deixar de reparar que compara as emissões CO2 WtoW "Wheel to Well" do Zoe com as emissões CO2 do escape do Prius (o melhor do mercado). Normalmente faz-se WtoW de ambos, ou escape de ambos. A electricidade não aparece por magia nas baterias (se bem que com o Mobi.e gratis ficam magicamente grátis), mas a gasolina tb não aparece por magia ali na bomba. Na Europa os EV cépticos até preferem fazer escape a escape a escape, perdem menos.
Os carros a CI também libertam gases bem mais tóxicos que o CO2.
Os donos de EV carregam a noite, mais barato e quase 100% renovável. Alias é uma das soluções para nivelar a rede energética, tornando-a mais eficiente.
O mix energético está cada vez mais limpo. O Petróleo está cada vez mais denso e difícil de extrair.

Sobre autonomias posso apenas deixar a minha experiência. Comprei o carro para 85% das deslocações da família, e o carro faz mais de 95%.
A autonomia só é questão enquanto não houver carregadores rápidos. Prefiro ficar 20 mins parado numa ida ao Algarve,1 vez por ano, que parar todas as semanas 15 minutos para abastecer. E estou a ser meigo pois eu bem vejo a fila das bombas do Jumbo e outras que tais. Sobre ir do Porto a Faro, tenho quase 40 anos e nunca fui. Já fiz viagens bem maiores, claro que não comprei o EV para isso. Quem faz Porto-Faro muitas vezes não compra um EV, também não compra um carro a gasolina, nem compra uma scooter 125cc.

Cada caso é um caso. Acho é que os EV's de hoje, dão para muita gente.
Para mim dá e estou maravilhado. Só de pensar o que as marcas gastam em tecnologia para o barulho e vibração do motor não entrem pelo carro, para darem uma experiência de condução descansada e requintada... Num EV isso já faz parte do pacote. Assim como os excelentes arranques, as mudanças automáticas etc.

Andar num CI de vez em quando aqui em casa é coisa que ninguém quer, nem o de 4 anos. Ele nem sabe explicar porquê. Eu tento: não sao os VE que dão sensação do Futuro, é o voltar a um CI que é como voltar ao passado.
Obrigado pelos teus argumentos racionais e não extremistas. Assim consegue-se ter um dialogo construtivo que pode ajudar muita gente.
Acho que já me convenceste. Realmente a emissão de CO2 através do consumo de energia é quase residual sendo em alguns casos ser quase zero.
De qualquer forma quando calculava as emissões de CO2 contabilizava também os outros gases bem mais toxicos. Por exemplo, 1gr de metano equivalia a 23gr de CO2, 23vezes mais. Ou seja, não estava a contabilizar apenas as emissões de CO2 que saiem do tubo de escape, estava a contabilizar tudo desde a produção de petroleo até ao seu consumo contabilizando todas as emissões.
Já vi que o assunto dos créditos de CO2 é bastante discutivel.

Mas afinal trata-se apenas do custo. Se os EV estivessem ao preço dos outros carros só haveria EV's.
Agora estas conversões que tive a ver da SISMELV parecem fantásticas. Convertem qualquer veiculo a phev por 8mil €. Isso significa que se pode escolher qualquer veiculo o que é excelente e que o custo pode baixar drásticamente. Aliás, como deixa de haver um motor ci até se podem obter excelentes negócios. Não fará muito mal comprar um carro com 200mil km visto que o motor é para o lixo. Claro fica-se sempre com o problema da autonomia mas vi que podem integrar um SEA (Sistema de Extensão de Autonomia) com motor de ci acoplado a gerador. Isto é no minimmo excelente. Estou mesmo muito interessado por favor quem tenha mais informações partilhe.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: converter prius para phev

Mensagem por Volt »

Para quem fala tanto em custo e em economia, parece-me absurdo esquecer o valor do activo...

PS: e-bike, eu sei disso (até foi esse tipo de necessidades da minha família que me levou a tirar a carta cedo) e a minha Maria tem o carro dela, mas eu acho que quando chegar à altura ainda vou preferir o sidecar. :-D.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: converter prius para phev

Mensagem por Volt »

Só para dar uma achega:
O "tipo 1" compra um carro a gasolina que lhe custa 10 mil euros. Ao fim de 100 mil quilómetros vende-o por 5 mil euros. Gastou gasolina, manutenção e 5 mil euros de desvalorização.
O "tipo 2" compra um carro eléctrico que lhe custa 50 mil euros. Ao fim de 100 mil quilómetros vende-o por 45 mil euros. Gastou electricidade, manutenção e 5 mil euros de desvalorização.
Quem gastou mais?
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

Isso das desvalorizações tem muito que se lhe diga. Não existem ainda dados concretos para saber se um carro elétrico terá uma depreciação maior ou menor do que um a gasolina. Tenho quase a certeza e concordo que a desvalorização será bastante menor. No entanto existe a questão das baterias que ainda é um valor substancial. E como se sabem não duram para sempre. Substituir as baterias num EV não sai propriamente barato.
Acho que se pode comparar a um carro a gasolina cuja a manutenção custe 0€ e que aos 150mil km precise de levar um novo motor.
Aliás, nem existe mercado para EV's usados. E eu que o diga porque já procurei bastante.

Realmente a solução de covnerter a EV, ainda para mais com um sistema extensor de autnomia, é excelente. isso sim iria satisfazer a grande maioria dos portugueses.
Seria como por exemplo ter um opel ampera baratinho. em vez de 45mil, 15mil ou perto disso. Alem de se poder escolher qualquer carro. É optimo a todos os niveis, segurança, conforto, economia etc. Claro que comprando novo para converter sai um pouco caro mas não assim tanto comparado com a oferta existente. Mesmo comprando um carro novo por 20mil e gastando 10mil para o converter, fica mais barato que um LEAF. e não precisa de ser novo porque como se deita o motor fora, fica-se com um motor novo e com o dinheiro que se poupa dá para tanto que chega e sobra para meter o carro como novo. Imagine-se um PHEV por 15mil € sem limitações a nivel de km.
Agradecia que alguem pudesse partilhar mais informações sobre o assunto.

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”