MP 4.6Kw - Ribatejo

Tudo que seja relacionado com Projectos
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por Bubas »

boas pessoal,

uma ajuda :

o que poderá estar mal na instalação, se quando começam a cair umas gotas de chuva, estas molham os paineis e o disjuntor dispara? curiosamente, se continuar a chover, o sistema mantêm-se estável. se parar, fizer sol durante algum tempo, voltar a chover, pimba, vai-se abaixo outra vez. basta, não estar por perto, ou não ter mais ninguém para inspeccionar, lá se vão alguns kw à vida.

bubas

"no outono o sol tem sono"


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por Valter Silva »

bubas Escreveu:boas pessoal,

uma ajuda :

o que poderá estar mal na instalação, se quando começam a cair umas gotas de chuva, estas molham os paineis e o disjuntor dispara? curiosamente, se continuar a chover, o sistema mantêm-se estável. se parar, fizer sol durante algum tempo, voltar a chover, pimba, vai-se abaixo outra vez. basta, não estar por perto, ou não ter mais ninguém para inspeccionar, lá se vão alguns kw à vida.

bubas

"no outono o sol tem sono"
qual o dijuntor que dispara ?? o diferencial ?
se for o diferencial (que me parece que é), tens uma passagem à terra.... que com a água é mais notória, ou mesmo dá-se apenas com a água.
abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por JDuarte »

olá bubas,

na semana passada também tive algo de semelhante, o mais estranho era o sistema ligar de manhã com os paineis frios, ao serem aquecidos pelo sol a parte de trás dos paineis começava a escorrer e desligava o inversor (falha de isolamento). quando o sol aquecia e a estrutura secava o problema desaparecia.

1. validou-se a terra e estava ok.
2. alguma caixa dos paineis deixa entrar água? sela-se melhor as caixas com silicone... mas no dia seguinte.... toca a desligar.
3. o instalador foi impecável e "acampou" até descobrir a pólvora. foi detectada uma ligação com passagem de tensão.... a ligação das strings foi feita com ligações de junção cravadas, protecção com plástico e manga termo-retráctil. numa dessas ligações tinha uma passagem (cerca de 160 v entre condutores positivo/negativo) que ao encostarem à estrutura criavam passagem.

mãos à obra. foram refeitas todas as ligações e o problema deixou de se verificar. a nova manga termo-retrátil diz garantir isolamento até aos 1000v, a antiga não especificava.

verifica se contigo não está a acontecer o mesmo.

cmps,

joão duarte

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por Bubas »

olá joão duarte & valter silva,

muito obrigado pelos esclarecimentos . aliás, úteis, como sempre. uma mais valia para o fórum.
embora o sistema funcione, tem esta espinha encravada. espero, brevemente, que o instalador a desencrave.
desde a montagem, primeiro os parâmetros do inversor, depois, a tensão da rede, agora este problema. anormal seria uma instalação não ter os seus problemazitos. mas tudo se resolve , desde que hajam pessoas de bem dos dois lados da barricada .

cumps,

bubas

"a calma é a virtude dos fortes"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por Bubas »

boas pessoal,

o mês findou , a chuva apertou, o sol não voltou e a produção ...ou!
ficam os registos apesar de a mp ter sido afectada com um problema que ainda não está solucionado.
fiquem bem e tenham um bom mês de dezembro.

bubas

"quando escrito em chinês a palavra crise compõe-se de dois caracteres: um representa perigo e o outro representa oportunidade"
john lennon
Anexos
Nov10.JPG


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por alexjp4 »

bubas Escreveu:boas pessoal,

o mês findou , a chuva apertou, o sol não voltou e a produção ...ou!
ficam os registos apesar de a mp ter sido afectada com um problema que ainda não está solucionado.
fiquem bem e tenham um bom mês de dezembro.

bubas

"quando escrito em chinês a palavra crise compõe-se de dois caracteres: um representa perigo e o outro representa oportunidade"
john lennon
boas

o mês de dezembro aqui em santarem conseguiu ser ainda pior que novembro, estive a comparar as tuas produções com as minhas e realmente a desorientação faz mesmo diferença nas produções mesmo com uma potência mais elevada tens praticamente todos os dias produções inferiores.
que venha o sol!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por Bubas »

boas ,

sim, afecta ligeiramente. também tenho a inclinação a 29º. mas isto é só uma pequena parte. por exemplo, ainda não coloquei os dados de dezembro (miserável), mas existem alguns dias em que a localização, as nuvens e nevoeiros fazem com que a produção seja, aí sim, realmente muito mais baixa. por exemplo já em janeiro, no sábado e domingo, a poucos quilometros daqui, estiveram dias excelentes, com produções de 15 e 16kw e eu o máximo que fiz foi 4 e 5kw.
pena não ter o poder de mandar as nuvens e o nevoeiro embora .
fica bem.

bubas

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por Bubas »

boas pessoal,

eis os dados de dezembro: 243 kw.
no comments .

fiquem bem,

bubas

"em janeiro sete casacos e um sombreiro"
Anexos
DEZ10.jpg
DEZ10.jpg (21.33 KiB) Visto 3277 vezes


flag21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: terça abr 13, 2010 10:47 am

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por flag21 »

dezembro foi mau em todo o lado
mesmo no algarve . pela primeira vez a produção ficou abaixo do previsto
e o janeiro por este andar tambem não está famoso

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por Bubas »

boas, flag21,

sim tens razão. não sei como estão os resultados por aí, mas a título de exemplo, aqui na zona (antiga scalabis ), para os primeiros dias de janeiro e posso já incluir o dia de hoje , uns poderosos 17 a 18 kw. e acrescento, pelo dados meteo, para os próximos dias, singing in the rain.

fica bem,

bubas

"se vem chuva e depois vento
põe-te em guarda e toma tento.
se tens vento e depois água,
deixa andar que não faz mágoa".


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por alexjp4 »

bubas Escreveu:boas, flag21,

sim tens razão. não sei como estão os resultados por aí, mas a título de exemplo, aqui na zona (antiga scalabis ), para os primeiros dias de janeiro e posso já incluir o dia de hoje , uns poderosos 17 a 18 kw. e acrescento, pelo dados meteo, para os próximos dias, singing in the rain.

fica bem,

bubas

"se vem chuva e depois vento
põe-te em guarda e toma tento.
se tens vento e depois água,
deixa andar que não faz mágoa".
boas

o tempo está mesmo mau no mês de dezembro produzi 255,22kw e houve um dia que houve um corte da edp por volta das 10,30h e só voltou por volta das 15,30h produziu 500w quando a electricidade voltou havia tão pouca luminozidade que o inversor nem ligou! e desde o principio de janeiro 10,46kw e realmente parece que se vai manter assim por mais uns dias.
como consolo as estimativas anuais apontam para os 5621kw e no inversor já tenho 5638kw e no contador 5524kw e ainda faltam 66 dias para fazer 1 ano, era um grande não conseguir produzir 97kw em 66 dias.

haja sol!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por Bubas »

boas flag21,

haja sol? não seja por isso!

fica bem,

bubas
Anexos
Meteo0701.JPG
Meteo0701.JPG (63.87 KiB) Visto 3195 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por Bubas »

boas pessoal,

fora de tempo, mas aqui estão os resultados de janeiro . tristes? pois, o nevoeiro tratou de me estragar o mês. fevereiro, por enquanto vai bem...
fiquem bem e boas produções.

bubas
Anexos
Jan10.jpg
Jan10.jpg (35.79 KiB) Visto 3042 vezes

Avatar do Utilizador

bywire
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: quarta dez 02, 2009 12:28 pm

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por bywire »

boas ,
bubas , podias dizer-me como tens o pc ligado ao inversor? ligas só de vez em quando para descarregares os dados do inversor , ou tens o pc sempre ligado a fazer de datalogger?
sabes dizer-me o intervalo de tempo para gravação dos dados no inversor (tipo de 1 minuto em 1 minuto)?
eu tenho o maxvisio no orçamento, mas estou a pensar descontar o valor e usar uma opção mais em conta...
usas o maxtalk para tirar os dados do inversor?

agradecia que me esclarecesses estas dúvidas para pensar na solução.
desde já muito obrigado...

bywire

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por Bubas »

boas bywire,

relativamente às tuas questões, eu também as tive no momento da aquisição da minha mp. quando adquirimos algo novo as emoções fervilham e ,tendencialmente, o rumo que traçamos tem sempre como objectivo termos o melhor, o mais funcional, o mais bonito, etc, etc. não deveria ser sempre assim. as tecnologias/sistemas de informação devem ser adequadas a cada situação.
no meu caso:
1º - estipulei valores tendo em conta a importante questão: relação/qualidade;
2º - queria ver isto a funcionar o mais rapidamente aliando a experiência do instalador;
3º - a opção de visionamento dos dados seria de acordo com as informações contidas no site.

quanto ao ponto 3 e é o que te interessa, no meu post está alguma da informação que pretendes no que diz respeito à montagem entre o inversor e o pc.
agora, eu apenas utilizo o maxtalk 1.7.9 para apenas momentaneamente, visualizar algumas coisas, tais como: potência, produção actualizada/anual, tensão, temperatura, rearranques, etc. tem outras opções poderosas, mas isso é com a marca... .
existe também o maxtalk view 2.0 que conjuntamente com o maxtalk 1.7.9 permite mais funções, tais como, teres as bases de dados de potências, produções, gráficos, etc.
eu não tenho a certeza, mas neste caso, necessitas de ter o pc eternamente ligado até ao inversor desligar. digo isto porque optei pelo maxtalk 1.7.9, só para não andar a subir/descer escadas, e mais importante, porque tudo é passageiro e as emoções do momento tendem a desvanecer-se, e é claro que também temos de trabalhar porque não ficamos ricos por produzirmos energia. era bom... . com o maxvisio, maravilhas, tens tudo e ficas satisfeito.
ressalvo que a utilização do maxtalk 1.7.9 é muito mais limitada. um exemplo: chegas a casa, queres ver quanto produziste, como o inversor já desligou, não tens essa informação porque não te consegues conectar ao inversor. ou seja, fica para outro dia. se for inverno, como ficamos?
se o preço for agradável, e pretenderes ter sempre a informação actualizada, força: maxvisio.
fica bem,

bubas

Avatar do Utilizador

bywire
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: quarta dez 02, 2009 12:28 pm

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por bywire »

boas,
antes de mais , obrigado pela informação.
pois o maxvisio é 5* , mas a questão é que custa á volta de 600€....
como com um netpc custa á volta de 250€ ou 300€ e pelo que já vi com o magalhães dos kanitos que só consome á volta de 15 a 20w com pouca actividade;
podes depreender que é preciso muitos anos para gastar a diferença em electricidade.
fiz as contas e o pc ligado 24 sobre 24 horas gasta á volta de 24€ anuais; isto sem considerar a tarifa bi-horaria e a hipotese de usar arranque e entrada em standby programada....
e temos a vantagem de o pc poder ser usado á noite com media center....
como podes ver temos que ser calculistas, como tu dizes agora que é novidade temos que ter mais cuidado com as decisões ;pois a nossa cabeça fervilha com as novidades..
mais uma vez obrigado ...

bywire

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por Bubas »

boas bywire, então como vai a tua colmeia? o "solas" porta-se bem?

já à mel?

por aqui tem sido sempre acima dos 21... . belo mês.

fica bem,

bubas

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por Bubas »

boas pessoal,

estatística do mês de fevereiro. como dizia alguém "...porreiro, pá!"
produção total: 436 kw.
março está aí, vamos ver se esta semana de chuva não atrapalha as contas...
fiquem bem,

bubas

"em março, tanto durmo como faço"
Anexos
FEV11.JPG
FEV11.JPG (32.72 KiB) Visto 2664 vezes

Avatar do Utilizador

bywire
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: quarta dez 02, 2009 12:28 pm

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por bywire »

bubas Escreveu:boas bywire, então como vai a tua colmeia? o "solas" porta-se bem?

já à mel?

por aqui tem sido sempre acima dos 21... . belo mês.

fica bem,

bubas

boas ,
ainda não está pronta.... é pena...
estive a montar a base para o seguidor e a passar os tubos para os cabos esta semana...
entretanto abro tópico e ponho algumas fotos...


fica bem,
bywire

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: MP 4.6Kw - Ribatejo

Mensagem por Bubas »

boas pessoal,

eis o gráfico e a respectiva produção de março.
não foi nada má... . um bom mês de abril para voçês. começou bem, + de 26kw.
fiquem bem,

bubas
Anexos
MAR11.JPG
MAR11.JPG (43.1 KiB) Visto 2428 vezes

Responder

Voltar para “Projectos”