LAVAR BIODIESEL

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
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mnunespt
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Re: LAVAR BIODIESEL

Mensagem por mnunespt »

a maneira mais facil de filtrar a 1 micra, será manter a bomba a circular deixando o retorno para a cuba um pouco aberto, evita de forçar a bomba, além disso vai permitir uma filtragem mais lenta e eficaz.

o carvão activado penso que não terá nenhuma utilidade na filtragem de biodiesel, mas isso sou eu que digo e sou completamente nabo no assunto.

abraço,


marco.

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katzilla
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Re: LAVAR BIODIESEL

Mensagem por katzilla »

os filtros (cartuchos) de carvão activo retiram o odor da água, mas não é essa a finalidade deles.
a razão de existencia é a filtragem de sais (particulas) em suspensão.
são concebidos para tratamento de água, obviamente que tratar outro liquido diferente poderá dar problemas de pressão.
os cartuchos de carvão activo são tradicionalmente um receptáculo com carvão activo em grão, onde o liquido entra por um lado, com pressão é forçado a passar pelos sais para o lado oposto, sendo assim filtrado.

tem vantagens e desvantagens.
as vantagens:
filtram todos os sais em suspensão dependendo da micragem.
é possivel comprar carvão activo em sacos e ir enchendo o cartucho.
trabalha com pressões baixas (1,5-5 ba).
cartuchos são mais baratos.

desvantagens:
como já dito no post anterior, são grãos que com pressão e o liquido a filtrar, quebra e passa para o liquido filtrado, ficando assim o liquido contaminado com particulas de carvão activo.
os cartuchos com sais não tem como evitar formação de caminhos, que como a electricidade, passa pelo caminho com menos resistencia, chegando ao ponto de não filtrar nada que por lá passa.
como é grão pode cair algum grão para fora do cartucho, agora imaginem retirar o cartucho impregnado com contaminantes e bacterias e existir a possibilidade de alguma parte cair nas mãos.
qualidade da filtragem em continuo decresce gradualmente dia após dia.

cartuchos de carváo activo prensado é nada mais que carvão activo prensado em camadas que obriga a agua a atravessar cada uma das placas até chegar á saída.
e assim já fica explicado o porqué de não serem cartuchos laváveis, porque os contaminantes ficam aglomerados nas várias camadas e não na superficie externa.

as vantagens:
são de fácil utilização, não sujando como o carvão activo em grão.
filtram todos os sais em suspensão como também bacterias.
eficacia de filtragem de 100% constante até ao ponto de saturação.

desvantagens:
requerem pressão acima de 2 bar.
têm de ser substituidos ao fim de 6-10 meses, por filtrarem todos os sais em suspensão e bacterias, existe a possibilidade de formação de ninhos de bacterias. possibilidade essa que é eliminada se proceder á substituição atempada dos cartuchos.
substituição tem de ser feita com luvas e mascara, deitar tudo no lixo em saco fechado.
em caso de sais em suspensão em excesso, o cartucho pode ficar saturado em dias.

nota: os cartuchos não têm garantia, sendo factores para a sua durabilidade, a qualidade da agua e a quantidade a ser filtrada.

os cartuchos de 1 micra forçam sempre, seja para tratamento de agua ou bio. para bio será mais complicado por causa da densidade. para passar no filtro precisa aumentar a pressão. aumentando a pressão força a bomba e ultrapassando os 6 bar, força o filtro e tubagem pondo em risco de ruptura. tem de encontrar um meio termo que consiga um compromisso entre liquido, filtro e bomba. o aconselhado é 3-4 bar, abaixo de 3, a passagem é lenta, acima de 4 põe em risco o material.


Fry
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Re: LAVAR BIODIESEL

Mensagem por Fry »

quero aqui deixar um reparo aos filtros de carvão. em caso de se danificarem, ficam com o depósito contaminado de particulas já me aconteceu, por isso desisti da ideia.

abraço.

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Luciano Kaefer
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Re: LAVAR BIODIESEL

Mensagem por Luciano Kaefer »

fry:

todo esse processo de filtragem é na fase anterior à colocação do bio no depósito, visando a filtragem das impurezas provenientes da sílica. se acidentes acontecerem, existe ainda a possibilidade de filtrar novamente.
salvo se não percebermos o acidente... aí o furo é mais embaixo...

sds

luciano

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katzilla
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Re: LAVAR BIODIESEL

Mensagem por katzilla »

isso aconteceu com um cartucho de carvão activo em grão. com cartucho de carvão activo prensado não é possivel acontecer contaminação, porque é um cartucho compacto, um bloco.

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Elios
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Re: LAVAR BIODIESEL

Mensagem por Elios »

boas,

para filtragens mais complicadas independetemente do tipo de filtro a aplicar o modelo de bombas que mais aprecio são as peristálticas, dependendo do diâmetro/velocidade/braços das mesmas podem ter um fluxo mais ou menos continuo, mas resistem a esforços continuados e a unica coisa que sofre e pode ter se ser mudado é mesmo o tubo de resto de resto é ligar e deixar a trabalhar tomando o cuidado de se colocar na linha um interruptor de pressão por segurança.

abraço
Verde por Excelência


lopes_1
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Re: LAVAR BIODIESEL

Mensagem por lopes_1 »

boas!

tenho andado a ler mt aki no forum e claro tenho aprendido imenso...desde ja o meu mt obrigado por isso!!

talvez já tenham respondido a isto não sei, mas do muito k tenho visto ainda nao encontrei referencia a isto e cmo tal gostaria imenso de uma ajuda...

li num livro que a glicerina solidifica a 38ºc e k o metanol sobrenada-a...e baralhou-me...
penso que se fosse tao simples ninguém fazia destilações.
bastava esperar k a mistura arrefece-se e pronto aproveitava-se o metanol...

mais do que fazer, gosto de perceber e cmo ja vi k voces dominam a materia gostava de entender isto...

e se numa fase inicial preferir cingir-me ao fabrico de biodiesel, guardando o reaproveitamento do metanol para mais à frente (por agr seria uma quantidade pequena), para aproveitar a glicerina aquecia a mistura glicerina/metanol/naoh a quanto? 70,80ºc? quanto menor melhor...menos energia se gasta...

e para vender a glicerina, as pessoas a kem vendem akela k produzem aceitam-na misturada com soda caustica? so pra ter uma ideia...

voltando ao tema deste topico ...

cada vez estou mais convicto que a lavagem do biodiesel com água não é a melhor solução...
a questão é...

segundo o luciano (a quem aproveito para mandar os meus cumprimentos pelo espirito inovador e conhecimentos k possui nesta area!!)

a silica trysil é uma opcao viavel (ouvi falar de silica gel isenta de cobalto, silica gel mas silica trysil (creio k é silica micronizada..) nunca tinha ouvido...onde se arranja?) e qual a proporção por litro de biodiesel?

eu estava a pensar adquirir magnesol e colocar cerca de 1 a 1.5gramas por litro de biodiesel, num tanque de decantação com uma torneira a 10/15cm do fundo (isto após ter sedimentado e removido a glicerina). depois passava o biodiesel num filtro de bolsas usado geralmente para remover partículas atmosféricas (1/5microns) e removia assim os restos de magnesol que pudessem ainda estar suspensos no biodiesel. talvez demorasse mais mas não estava a pensar em exercer pressão na passagem do biodiesel pelos filtros.

agr, ja que o procedimento seria semelhante quer para o magnesol como para a silica gel, a minha principal situação é...qual o k devo utilizar? e ja agr..comentários ao meu procedimento..

desculpem o testamento...

um abraço

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Luciano Kaefer
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Re: LAVAR BIODIESEL

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas lopes:

ainda faço parte do teu testamento, depois que você enriquecer fazendo biodiesel para toda gente.

como diria jack, vamos por partes:
li num livro que a glicerina solidifica a 38ºc e k o metanol sobrenada-a...e baralhou-me...
penso que se fosse tao simples ninguém fazia destilações.
bastava esperar k a mistura arrefece-se e pronto aproveitava-se o metanol...
nunca li nada sobre isso.
e se numa fase inicial preferir cingir-me ao fabrico de biodiesel, guardando o reaproveitamento do metanol para mais à frente (por agr seria uma quantidade pequena), para aproveitar a glicerina aquecia a mistura glicerina/metanol/naoh a quanto? 70,80ºc? quanto menor melhor...menos energia se gasta...
você pode guardar a glicerina para fazer um lote a ser destilado de uma só vez, vai depender do tamanho do seu destilador.

o metanol, puro, evapora à 65ºc. experiências tem comprovado que dependendo do meio que ele estiver disperso, precisa alguns graus à mais.
vc pergunta quantos graus: eu te diria que vc deve aquecer o glicerol ( glicerina+metanol ) à 70ºc e verificar as gotas de metanol pingando no seu destilador. se não pingar nada à essa temperatura, deves aumentar mais um pouco, até que consiga recuperar o metanol.
pode acontecer que por acidente, o seu metanol evaparou durante o processo de transesterificação. nesse caso, nada vai destilar, pois nenhum metanol existe por lá. mas não é a regra.

quando parar de pingar, é porque já saiu todo o metanol, e vc agora possui de um lado o metanol e do outro, a glicerina+soda e água.

com o metanol, você reaproveita fazendo novos lotes de biodiesel, pois com a destilação ele ficou novo em folha.

já com a glicerina+soda+agua, você tem em mãos a materia prima para fazer sabão.
e para vender a glicerina, as pessoas a kem vendem akela k produzem aceitam-na misturada com soda caustica? so pra ter uma ideia...
quem compra glicerina, classifica-a como pura, ou não pura. e o preço depende disso. purificar a glicerina não é da minha rotina, por isso não posso auxilia-lo.

mas entendo que devemos agregar valor ao que produzimos, para conseguir preços melhores.

ao invés de vender a glicerina impura, que tal comprar os corantes e aromas para produzir em sua casa sabonetes perfumados de glicerina ? olha que tem mercado, principalmente no meio de pessoas que respeitam a natureza. se souberem de onde veio o sabonete cheiroso, vão saber que estão comprando um sabonete amigo da natureza...
segundo o luciano (a quem aproveito para mandar os meus cumprimentos pelo espirito inovador e conhecimentos k possui nesta area!!)
em breve será você aqui, bancando o jack
a silica trysil é uma opcao viavel (ouvi falar de silica gel isenta de cobalto, silica gel mas silica trysil (creio k é silica micronizada..) nunca tinha ouvido...onde se arranja?) e qual a proporção por litro de biodiesel?
tanto a silica trisyl, quanto o pó de talco ( silicato de magnesio ) são excelentes opções para purificar o biodiesel. silica gel não tem as propriedade de se agarras as impurezas como a sílica em pó, que age como uma esponja, puxando para si as impurezas ainda existentes no biodiesel.

a silica trisyl, é recomendado pelo fabricante até 5 kg por tonelada de óleo a ser purificado ( 5g/l ). no talco industrial, temos usado 32g/l( 4% ). embora o preço do talco é muito mais barato, o custo para purificação por litro é mais barato com a silica trisyl. o fabricante dessa sília é a empresa multinacional grace davidson, que deve ter distribuidoras por aí. por aqui vendem sacos de 40 kg, à um custo de +- 5 euros o kg.
o talco é muito mais fácil de ser encontrado no mercado.
eu estava a pensar adquirir magnesol e colocar cerca de 1 a 1.5gramas por litro de biodiesel, num tanque de decantação com uma torneira a 10/15cm do fundo (isto após ter sedimentado e removido a glicerina). depois passava o biodiesel num filtro de bolsas usado geralmente para remover partículas atmosféricas (1/5microns) e removia assim os restos de magnesol que pudessem ainda estar suspensos no biodiesel. talvez demorasse mais mas não estava a pensar em exercer pressão na passagem do biodiesel pelos filtros.

agr, ja que o procedimento seria semelhante quer para o magnesol como para a silica gel, a minha principal situação é...qual o k devo utilizar? e ja agr..comentários ao meu procedimento..
o magnesol, pelo que li até hoje, é uma marca para vender mais caro o pó de talco ( silicato de magnésio ). devemos fugir de marcas e concentrar nossos esforços em produtos que resolvam o problema e não custem caro.

depois de processado o biodiesel e livre da glicerina, adicione 5g/l de trisyl ou 32 g/l de talco ainda do bio quente, mexa bem e deixe decantar. quando falo mexer bem, é bem devagar, e de preferencia que você possa manter em agitação durante pelo menos uma meia hora. depois desligue o "mexedor" e deixe decantar.
sugiro que a torneira não fique bem embaixo, como é o caso do reator, pois nessa posição, a torneira vai "sugar" toda a silica que decantou. ela pode ficar na lateral do bidon, à uns 5 cm do fundo, de forma que a sílica que decantou, fique quietinha lá embaixo.
desculpem o testamento...
basta colocar lá no final do testamento o nosso nome e indicando toda a sua fortuna para nós, ou seja para a associação forum novaenergia.

já entrou na seção da associação ? entre lá e veja como um bando de aficcionados pelo meio ambiente está se organizando. se quiser fazer parte, será muito bem vindo.
basta clicar no link abaixo:

http://novaenergia.net/page/

sds

luciano

e.t. se puder, transforme suas abreviações do msn em textos mais claros, tive que pedir a ajuda de minha filha para a tradução.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


lopes_1
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Re: LAVAR BIODIESEL

Mensagem por lopes_1 »

1º) recolha de óleos

2º) pré-tratamento
primeiro filtrar os óleos usados em filtros de malha inox com tramas de 400, 200 e 100 microns
de seguida colocar o óleo no tanque de decantação
deixar sedimentar, separando por gravidade a água e partículas mais grosseiras existentes nos óleos usados (por exemplo, podem recolher-se os óleos à 6feira e deixar sedimentar durante o fim-de-semana)
retiramos o óleo pela torneira do tanque, deixando no fundo os resíduos, que posteriormente colocamos no contentor.
colocamos o óleo no tanque de lavagem e iniciamos o processo de lavagem.

3º) lavagem dos óleos usados
não esquecer de medir o ph da água da rede
colocam-se 50% de água sobre a quantidade do óleo a reciclar, agita-se durante 5 a 10 minutos e deixa-se repousar. caso queiramos acelerar o processo podemos colocar uma pequena resistência no interior do recipiente, ou usar água bem quente.
esta operação é feita por 1ou2 vezes, retirando assim a acidez e inertes (sabão) prejudiciais ao motor.

4º) secagem
o sol contribui bastante para que o processo seja mais rápido, apesar de levar alguns dias. normalmente com uma pequena resistência a secagem é feita em horas.

5º) medir ph
saber se ronda o ph desejado (aproximadamente igual a 7)

6º) avaliar o teor de humidade dos óleos usados, antes de dar início à reacção de transesterificação
tirar uma amostra de cerca de meio litro do óleo e aquecê-lo a 60ºc (ou colocá-lo no micro-ondas – penso que vá dar ao mesmo..)
se começar a fazer barulho aos 60ºc (esturgir), é porque contém água e como tal deve aquecer-se o óleo todo a processar a 100ºc a até este deixar de fazer barulho, ou deixar secá-lo ao sol (demora mais), ou colocar 1resistência dentro do recipiente (mesmo que não atinja os 100ºc, sempre acelera o processo)

7º) filtragem
para assegurar uma boa qualidade deste precioso combustível, devemos filtrá-lo.
a forma mais simples e económica, é usar a perna de umas calças de ganga que já estão fora de uso, sem estarem rotas.
esta operação é lenta por isso temos de criar condições para que o óleo vá escorrendo lentamente para um recipiente limpo e seco

8º) titulação
preparar uma solução de naoh 0,1%, dissolvendo 1g de naoh num litro de água destilada
calibrar o álcool isopropílico para que este possua um ph igual a 7
se estiver alcalino, vá deitando gota a gota de uma solução de 10 partes de agua com 1 de vinagre. deite uma gota , misture e meça o ph.
se for o contrário, estiver ácido, vá deitando gota-a-gota da solução usada na titulação ( 1g de naoh em 1 litro de água destilada ), até estabilizar o ph em 7.
juntar 2ml de óleo a 20ml de álcool isopropílico e agitar
medir o ph
ir adicionando a solução de naoh até se atingir um ph próximo de 7 (neutro), sendo preferível o valor ser superior a 7 do que inferior
se forem necessários 5ml da solução de naoh para obter o ph ideal, dividimos esse valor por 2 e somamos 3.5, sendo portanto necessárias 6 gramas naoh/óleo de frituras.

9º) preparação do metóxido
cerca de 20%/25% de metanol do volume total de óleos usados a processar e a quantidade de naoh determinada anteriormente por titulação
adicionar lentamente o naoh
misturar manualmente
não deixar que a mistura ultrapasse os 40ºc
deixar em repouso durante cerca de 8horas para solubilizar totalmente a base

10º) reacção de transesterificação
controlar funcionamento do reactor

11º) esvaziamento do reactor; passagem para o tanque de lavagem
esvaziar o reactor. sabendo que a quantidade de flocos (saponificação) que surge após a sedimentação deriva do teor de água no óleo e no metóxido (quanto mais secos melhor), podemos fazer primeiro só a sedimentação directa e se os resultados não forem satisfatórios então experimentar adicionar antes da sedimentação 5% de água do volume total
deixar repousar durante 4/5 horas, nunca baixando muito a temperatura do biodiesel – usar uma resistência ou um aquecedor vulgar para colocar junto do reactor. de notar que a mistura proveniente do reactor vem a uma temperatura de, pelo menos, 55/60ºc
deixar repousar durante a noite, sem resistência

12º) drenagem da glicerina
armazenar a glicerina que é removida do tanque de lavagem
juntamente com a glicerina irá metanol que não reagiu. surgem 2 hipóteses:
arranjar um sistema de destilação e assim poderia reaproveitar-se o metanol.
armazenar a mistura glicerina/metanol/naoh
se não adicionarmos 5% de água logo no início, a glicerina fica mais pastosa e mais fácil de solidificar com o frio

nota: é conveniente uma separação a ph = 7 (+ou-)

13º) lavagem do biodiesel

depois de processado o biodiesel e livre da glicerina, adicione 32 g/l de talco (ou 5g/l de trisyl ou 1/1.5g magnesol por litro) ainda do biodiesel quente, mexa bem e deixe decantar

pode ser necessário aquecer o biodiesel com uma resistência, se este estiver à temperatura ambiente.

15º) acerto final do biodiesel
fazer teste ao biodiesel em termos de ph
fazer teste ao biodiesel em termos de humidade (aquecer 0,5lt a 60ºc e ver se faz barulho)
caso acuse humidade aquecê-lo com uma resistência
pegue um coador de papel, daqueles de café. faça uma camada de areia bem fina, lavada, de forma que o biodiesel, quando colocado no filtro, não fique em contacto directo com o filtro de papel, pois se isso acontecer, as particulas pequenas do talco, bloquearão o filtro e vai demorar muito para filtrar.
abrindo a torneira e filtrar o biodiesel

cumprindo os testes de qualidade, o biodiesel está pronto a utilizar!!

depois de obter aqui no forum um monte de informação, resolvi fazer um resumo das operações para produção de biodiesel.
muitas das coisas k aqui escrevi já foram escritas aqui no forum por utilizadores muito melhor informados sobre este processo...
apenas resolvi estruturar melhor os passos de fabrico (para não me perder qd o fizer...

"quem dá o que tem a mais não é obrigado", ne?
daí resolvi partilhar o meu resumo com a malta!

espero k seja alguma utilidade...

um abraço

p.s. alguma rectificação a fazer será sempre bem-vinda!! o conhecimento nunca é de mais...


lopes_1
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Re: LAVAR BIODIESEL

Mensagem por lopes_1 »

e para filtrar a silica trisyl (ou pó de talco) na fase de tratamento do biodiesel antes de ser utilizado...

já ouviram falar dos filtros niagara (filtro de placas)? muito utilizados na limpeza de azeite...

já ando à procura de informações sobre isto...

pode ajudar na filtração, acelerar o processo e remover totalmente o trisyl ou talco que possa haver em suspensão, evitando que possam ir parar ao motor do carro...

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Luciano Kaefer
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Re: LAVAR BIODIESEL

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas lopes:

a idéia de reunir tudo junto numa só "receita" é à principio boa, mas em cada etapa do processo existe particularidades que só lendo o tópico e as discussões lá colocadas, se pode chegar à conclusões.

por exemplo: no ítem 3, vc indica colocar 50% de água sobre o óleo afim de limpa-lo.
isso vai obrigar a fazer uma secagem, senão vira tudo uma só emulsão.
eu não utilizo esse sistema. optei por deixar decantar o óleo durante pelo menos uma semana, para depois utiliza-lo. nessa semana, a água foi pro fundo, as sujeiras foram pro fundo e a pequena quantidade que ficou dispersa no óleo, vai ser removida quando tirarmos a glicerina.

como você vê, em apenas 1 ítem já existe essas diferenças de processo.

acho que seu post é bom no sentido de reunir uma visão geral do processo.
mas para ir à fundo, recomendo sempre a leitura de cada tópico, com todas as discussões, erros e acertos, para familiarizar o usuário com o sistema.

sds

luciano
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Fry
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Re: LAVAR BIODIESEL

Mensagem por Fry »

ora ...nem mais
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lobão
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Re: LAVAR BIODIESEL

Mensagem por lobão »

lopes,vi que vê leu bastante, mas não tenha pressa vai de vagar, pega um pouco e faz uns teste para pegar o jeito!!!

bom trabalho!!!!!

um abraço!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!


saga
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Re: LAVAR BIODIESEL

Mensagem por saga »

boas . pela segunda vez .
tem sido dificil de começar .
só hoje me foi possivel ler as ultimas linhas deste tópico , para meu agrado o ''lopes-1'' fez uma descrição bem interessante para quem quer começar .
claro que não encararei como 100% receita , mas embora exista muita informação aqui , nem sempre é facil de tirar todas as dúvidas.
vou começar com 5 litros usados da cozinha e ver o que dá.
o meu peugeot 205 xad vai provar assim que possivel .

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Luciano Kaefer
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Re: LAVAR BIODIESEL

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas saga:

o caminho é exatamente esse. comece com pequenas quantidades. de preferência 1 ou 2 litros, pois até pegar o "jeito" vai perder alguns bons litros.

à medida que for te acostumando a fazer, poderá ir aumentando, pois vais descobrir que não existem mistérios. apenas fazer as coisas certas nas horas certas.

e para isso o forum é excepcional. basta dedicar algumas horas à ler, que você vai ver muitas fotos e vai até rir dos erros que cometemos no inicio.

boas experiências. relate aqui o que estás a fazer.

sds

luciano
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