Tarifa 2013 - Microprodução/Miniprodução

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Tarifa 2013 - Microprodução/Miniprodução

Mensagem por PaulOL »

CrOhN Escreveu:
PaulOL Escreveu:
CrOhN Escreveu:Não, por acaso a limtação é mesmo por KW instalado.

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=77&t=13332

Até que não era nada mau... :mrgreen: ´e até me dava algum jeitinho! :lol:

Parece-me que há aqui alguma confusão de termos! (Potencia nominal máxima instalada = Potencia contratada,... 3.45, 3.68 etc.) :)
A unica confusão que vejo é da tua parte.

Se a lei não mudou... http://dre.pt/pdf1s/2007/11/21100/0797807984.pdf Vê o ponto 6 do artigo 11º

Boas CrOhN,

Sinceramente não esperava que este assunto AINDA suscitasse ainda alguma duvida, é verdade que está escrito "por cada quilowatt instalado", mas também é verdade que não se pode interpretar apenas uma alínea, é preciso contextualizar TODO o Decreto Lei, como aliás já alguns colegas tiveram oportunidade anteriormente de demonstrar vários aspectos a ter em conta e muito bem! :mrgreen:

Quando falei na potencia contratada é evidente que apenas me refiro à potencia máxima que estamos certificados e autorizados a injectar na rede, obviamente é o inversor que deve limitar esse valor na sua potencia nominal, mas também é verdade e todos sabemos que muitos destes equipamentos injectam muito mais!

Se o limite anual de produção não estivesse associado à potencia contratada da micro, era uma maravilha... :lol: temos como mais comum nas micros os máximos anuais 8.280Kwh e 8.832Kwh, respectivamente para potencia de 3.45 e 3.68... como um pequeno exemplo, levando à letra, se dependesse de "cada quilowatt instalado", no meu caso, com 4.370W instalado teria como limite máximo de produção anual um valor de 10.488Kwh, e quem tem 5.060W ou mais... :roll: portanto, nem tudo é tão linear como aparentemente pode parecer!

Cpts.

Avatar do Utilizador

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: Tarifa 2013 - Microprodução/Miniprodução

Mensagem por Marco P G Silva »

boas
para min este tema nao merece qualquer duvida,recebi hoje a fatura da edp(no meu caso é de 22 a 22) e nao me pagaram nem mais um centimo para alem dos 8280..... :(
eu tinha dado ums kws de tolerancia para o caso de....mas nada. :lol:
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Tarifa 2013 - Microprodução/Miniprodução

Mensagem por PaulOL »

Marco P G Silva Escreveu:boas
para min este tema nao merece qualquer duvida,recebi hoje a fatura da edp(no meu caso é de 22 a 22) e nao me pagaram nem mais um centimo para alem dos 8280..... :(
eu tinha dado ums kws de tolerancia para o caso de....mas nada. :lol:

Boas Marco,

Continuo a pensar que a contagem para o máximo anual é de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro... mas este ano vou tirar isso a limpo, como a minha contagem é de 6 a 5 de cada mês, depois de 06 de Dezembro esteve desligado e só voltei a liguar agora a 01 de Janeiro, vou ver como vem a factura que fecha a contagem em 05 de Janeiro, vai ser a prova dos nove!! :mrgreen:

cpts.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Tarifa 2013 - Microprodução/Miniprodução

Mensagem por CrOhN »

PaulOL Escreveu:
Parece-me que há aqui alguma confusão de termos! (Potencia nominal máxima instalada = Potencia contratada,... 3.45, 3.68 etc.) :)
O que me fez confusão, é que dizes que potência instalada é igual à potência contratada. A potência contratada terá que ser sempre o dobro da instalada (valor máximo de saida do inversor). Foi o que pensei que estivesses a dizer.

Sempre parti do principio que a potência instalada é referente à potência de saida do inversor, limitada sempre a 50% da potência contratada. Nunca entrei em consideração com a potência de paineis instalada.


Santigas
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: quinta jan 07, 2010 7:48 pm

Re: Tarifa 2013 - Microprodução/Miniprodução

Mensagem por Santigas »

Alguem consegue dizer quais os antecedente dos actuais Secretário da Energia e Director Geral da Energia. É de estranhar estas portarias .


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Tarifa 2013 - Microprodução/Miniprodução

Mensagem por mcarneiro »

PaulOL Escreveu:
Marco P G Silva Escreveu:boas
para min este tema nao merece qualquer duvida,recebi hoje a fatura da edp(no meu caso é de 22 a 22) e nao me pagaram nem mais um centimo para alem dos 8280..... :(
eu tinha dado ums kws de tolerancia para o caso de....mas nada. :lol:

Boas Marco,

Continuo a pensar que a contagem para o máximo anual é de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro... mas este ano vou tirar isso a limpo, como a minha contagem é de 6 a 5 de cada mês, depois de 06 de Dezembro esteve desligado e só voltei a liguar agora a 01 de Janeiro, vou ver como vem a factura que fecha a contagem em 05 de Janeiro, vai ser a prova dos nove!! :mrgreen:

cpts.

Viva,


Está correcto o decreto lei preve que a contagem para os valores maximos de produção se realize durante ano de calendario, no ano de inicio de produção e no ano de fim do bonificado , o limite é porpocional ao tempo, não me perguntem qual é o artigo porque eu não sei :mrgreen:


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Tarifa 2013 - Microprodução/Miniprodução

Mensagem por PaulOL »

mcarneiro Escreveu:
PaulOL Escreveu: Boas Marco,

Continuo a pensar que a contagem para o máximo anual é de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro... mas este ano vou tirar isso a limpo, como a minha contagem é de 6 a 5 de cada mês, depois de 06 de Dezembro esteve desligado e só voltei a liguar agora a 01 de Janeiro, vou ver como vem a factura que fecha a contagem em 05 de Janeiro, vai ser a prova dos nove!! :mrgreen:

cpts.

Viva,


Está correcto o decreto lei preve que a contagem para os valores maximos de produção se realize durante ano de calendario, no ano de inicio de produção e no ano de fim do bonificado , o limite é porpocional ao tempo, não me perguntem qual é o artigo porque eu não sei :mrgreen:

Bem, agora estou em posição de tirar esta duvida... :mrgreen:

Afinal o que está escrito e se depreende do D.L.363/2007, NÃO é o que está a ser feito pela EDP Universal :evil: :evil: pois nem pagam a produção TODA depois do dia 1 Janeiro, nem pagam um valor que corresponda a algum, ou alguns dias de produção... pagaram qualquer coisita :( que corresponde a não sei o quê! :shock:

... mas a reclamação e o pedido de explicação vai a caminho!...para quem de direito, possa esclarecer ou explicar como são feitas as contas!... e porque não se cumpre a Lei?

Cpts. :mrgreen:

Avatar do Utilizador

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: Tarifa 2013 - Microprodução/Miniprodução

Mensagem por Marco P G Silva »

http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.

Responder

Voltar para “Micro-Produção”