Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por man »

Agradeço as sugestões
Deixo aqui uns documentos interessantes que encontrei sobre o efeito das sombras.
(Julgo que o Sunny Boy 3300 tem este optitrac):

http://www.sma.de/en/products/knowledge ... -peak.html

http://www.sma.de/en/products/knowledge ... shade.html
Cps
(man)uel


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por JDuarte »

man Escreveu:Agradeço as sugestões
Deixo aqui uns documentos interessantes que encontrei sobre o efeito das sombras.
(Julgo que o Sunny Boy 3300 tem este optitrac):
http://www.sma.de/en/products/knowledge ... -peak.html
http://www.sma.de/en/products/knowledge ... shade.html
Cps
(man)uel
Viva,
Infelizmente, parece que só a série TL é que vem com o optitrac... eu já tive oportunidade de ver um 4000TL com eficácia de 97,6% constante quando estava a debitar na potência Máxima... excelente!
Cmps,


Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por man »

JDuarte Escreveu:
man Escreveu:Agradeço as sugestões
Deixo aqui uns documentos interessantes que encontrei sobre o efeito das sombras.
(Julgo que o Sunny Boy 3300 tem este optitrac):
http://www.sma.de/en/products/knowledge ... -peak.html
http://www.sma.de/en/products/knowledge ... shade.html
Cps
(man)uel
Viva,
Infelizmente, parece que só a série TL é que vem com o optitrac... eu já tive oportunidade de ver um 4000TL com eficácia de 97,6% constante quando estava a debitar na potência Máxima... excelente!
Cmps,
Viva
Um técnico da SMA disse-me que o Sunny Boy 3300 tinha este sistema. Também li isso na página da empresa SMA.
Cps


alexpt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: sábado out 22, 2011 4:38 pm

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por alexpt »

A SMA é líder incontestável.

Acabou de anunciar inversor com 99% de eficiência:

http://files.sma.de/dl/16132/STP20000TL ... 13210W.pdf


Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por man »

Viva
Eu não tenho conhecimentos de microgeração, no entanto gostava de perceber se será possível ligar e desligar as strings conforme a conveniência. Se o problema da produção é a string que está à sombra, poderei eu desligar essa string? Por exemplo, até às 11:00 h a "string poente" está a produzir muito pouco. Poderei eu desligar essa string? Haverá um sistema temporizado que me ligasse e desligasse as strings conforme a conveniência?

Disseram-me que para a minha potência (3,45kW) o único inversor SMA com 2 MPP’s que poderia utilizar (em termos técnicos) era o 4000TL. O problema é que para o mercado português, este inversor esta limitado a 3,68kW e como tenho uma licença para 3,45kW provavelmente o sistema não seria aprovado pela Certiel. Alguém sabe alguma coisa sobre isto?
Cps
Man(uel)


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por CrOhN »

Para quê complicar!? Como já te disse, um diodo em série com cada string resolve esse problema.


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por JDuarte »

Viva,
O 4000TL só é válido para instalações 3,68. É ilegal utilizá-lo numa instalação 3,45 (regime bonificado).
Cmps,
JDuarte


Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por man »

Informaram-me que o Sunny boy 3000 TL/21 (com 2 MPPT) tem o optitrac global pick (reactive) enquanto que o meu Sunny Boy 3300 tem apenas o optitrac normal.


Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por man »

JDuarte Escreveu:Viva,
O 4000TL só é válido para instalações 3,68. É ilegal utilizá-lo numa instalação 3,45 (regime bonificado).
Cmps,
JDuarte
Agradeço a informação.
Gostava de saber se a Certiel admitiria no meu caso o Sunny boy 3000 TL/21 (com 2 MPPT) (com reactive optitrac global pick).
Cps


Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por man »

CrOhN Escreveu:Para quê complicar!? Como já te disse, um diodo em série com cada string resolve esse problema.
Viva
Agradeço a sugestão.
Também me disseram-me que este bypass ajudaria na questão das sombras mas que eventualmente poderia perder a garantia dos painéis pois estaria a fazer uma alteração de hardware. O ideal seria perguntar ao fabricante dos painéis. Vou tentar falar com o meu instalador.
Cumprimentos


Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por man »

Perguntei a alguém entendido o seguinte. Quantos painéis posso acoplar a cada string? Neste momento tenho 20 painéis em duas strings (10+10). Posso colocar mais painéis nestas strings? Posso colocar mais painéis na nova string que não está ocupada?

RESPOSTA: Pode com o seu sistema e painéis acoplar em segurança mais 2 painéis (1 em cada String) e fica com uma tensão máxima de 456V, poderá também ainda acoplar 4 painéis (2 em cada String) no entanto neste caso a tensão máxima será de 497V e já seria perigosamente perto dos 500V limite do inversor, por isso apesar de o poder fazer não aconselho porque corre o risco de danificar o inversor.
Com o sistema em questão não aconselho a usar a 3ª string visto que se o fizesse iria baixar muito o valor de tensão do sistema e iria ter períodos em que o inversor poderia não arrancar ou estar fora da tensão de trabalho do MPP.
Poderá também para poder “brincar” um pouco com as varias opções do sistema e descarregar o software gratuito de dimensionamento, Sunny Design na página Web (http://www.sma.de/en/products/software/ ... esign.html).

Também me informou que o valor do PAC que eu julgava que não podia ultrapassar os 3800 V, afinal não é importante. O importante são estes 500 V em cada string.


Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por man »

Fiz mais estas perguntas a alguém entendido (ao contrário de mim que sou um ignorante nestas questões). Como as respostas parecem-me muito importantes deixo-as aqui. PERGUNTAS "Se o problema da produção é a string que está à sombra, poderei eu desligar essa string. Por exemplo, se até às 11:00 h a "string poente" está a produzir muito pouco, poderei eu desligar essa string? Haverá um sistema temporizado que me ligasse e desligasse as strings conforme a conveniência?"

RESPOSTA: Tirando desconectar a string fisicamente (desligar a ficha Sunclix) não existe qualquer forma de controle automático que possa configurar para controla as strings.(atenção!: nunca deve desligar uma string DC de um inversor com o mesmo em funcionamento, porque corre o risco de criar um arco eléctrico perigoso para o equipamento e mais muito mais importante perigoso para a pessoa que efectua a desconexão).
Não deve usar temporizador, apesar de possível, mas não se deve fazer porque qualquer “interruptor” (disjuntor etc) que ponha no lado DC, quando desconectar irá efectivamente estar a desligar uma string em funcionamento e iria provocar um perigoso arco eléctrico. Mesmo que não fizesse um arco eléctrico desligaria uma string DC com o inversor em funcionamento que poderia danificar o equipamento. Para poder desligar uma string DC tem sempre que desconectar primeiro a parte AC só depois de o AC estar desligado é que pode desligar algo no lado DC. Convêm notar que a corrente em DC é muito mais perigosa que em AC porque o arco eléctrico é continuo e poderá danificar permanentemente o equipamento ou mesmo colocar em perigo as pessoas.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por Volt »

Parecem-me sábias palavras...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por man »

man Escreveu:Deixo aqui a tradução de passagens relevantes do artigo que referi:
http://www.interpv.net/wsr/wsr_view.asp ... =03&page=1
“(...) Este artigo mostra uma análise dos sistemas Este-Oeste ligado a um rastreador MPP e demonstrar o alto desempenho de tais sistemas.”
E conclui:
“Se considerarmos regras básicas de instalação, o ângulo de inclinação dos módulos solares e tecnologia, a instalação de um inversor em unidades orientadas Este-Oeste pode ser mais barato do que instalar um sistema com inversores separados. Finalmente, a instalação de um inversor simples não tem desvantagens em comparação com a instalação de um inversor com duas MPP.”
A Empresa SMA não aconselha inversores com 1 MPPT nestas situações.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por CrOhN »

man Escreveu:
CrOhN Escreveu:Para quê complicar!? Como já te disse, um diodo em série com cada string resolve esse problema.
Viva
Agradeço a sugestão.
Também me disseram-me que este bypass ajudaria na questão das sombras mas que eventualmente poderia perder a garantia dos painéis pois estaria a fazer uma alteração de hardware. O ideal seria perguntar ao fabricante dos painéis. Vou tentar falar com o meu instalador.
Cumprimentos
Perder a garantia dos paineis!? Mas quem é que disse tamanha barbaridade!? Ninguem falou em alterar paineis! Sim, o diodo é colocado na string de paineis, não dentro do painel ou da caixa do mesmo (embora o fosse possível, se existisse espaço). Para maior comodidade, deverá ser instalado ao pé dos disjuntores DC. É que nem sequer tens que ir ao telhado!

Vamos lá ver o que o instalador te diz.

Avatar do Utilizador

DEUSCronio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: quarta dez 21, 2011 4:28 am
Localização: Almada

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por DEUSCronio »

JDuarte Escreveu:Viva,
O 4000TL só é válido para instalações 3,68. É ilegal utilizá-lo numa instalação 3,45 (regime bonificado).
Cmps,
JDuarte

Aproveito a deixa e gostava de perguntar qual a vantagem real em ter um inversor SMA 4000TL em vez de um SMA 3800TL, numa instalação 3,68 (regime bonificado) com paineis de 4600w. Permite vender mais energia à EDP nos picos de produção??
MP Fixo - 3,68 kW- SMA 4000TL
5,25kW = 21x250Wp Fluitecnik
Charneca da Caparica, Almada


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por JDuarte »

DEUSCronio Escreveu: Aproveito a deixa e gostava de perguntar qual a vantagem real em ter um inversor SMA 4000TL em vez de um SMA 3800TL, numa instalação 3,68 (regime bonificado) com paineis de 4600w. Permite vender mais energia à EDP nos picos de produção??
Viva,
Os modelos 3000/4000/5000TL são mais recentes e utilizam novas tecnologias. Para além de maior potência de pico, possuem um conjunto de novas tecnologias que permitem obter rendimentos superiores (os testes mostram que se passa dos 94,5% para os 97%), mesmo em situações menos ideais (caso dos problemas com sombra - "optitrac" e strings no limiar do limite MPPT). A comunicação por Bluetooth passou a ser de série em vez de opcional.
Imagine que vai comprar um clio, prefere comprar o clio III ou o "clio storia"?!
Cmps,

Avatar do Utilizador

DEUSCronio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: quarta dez 21, 2011 4:28 am
Localização: Almada

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por DEUSCronio »

Devia haver uma opção para se poder agradecer as respostas, como um outro fórum tem(o tal que tem telhado, portas e janelas ;)).

Já fiquei mais informado sobre a versão TL. Mas os inversores não estão todos limitados a um máximo da potência que se pode vender(3,45 ou 3,68)? Ou dá para dar a volta a isso? (pergunta de newbie).

Onde posso ver preços de inversores da SMA? Para ver a diferença de € entre o 3800TL para o 4000TL. Existem sites portugueses ou que vendam para Portugal onde esteja listados os vários componentes com preços visiveis?

Thanks
MP Fixo - 3,68 kW- SMA 4000TL
5,25kW = 21x250Wp Fluitecnik
Charneca da Caparica, Almada

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por mauri »

DEUSCronio Escreveu:
Onde posso ver preços de inversores da SMA? Para ver a diferença de € entre o 3800TL para o 4000TL. Existem sites portugueses ou que vendam para Portugal onde esteja listados os vários componentes com preços visiveis?
Não esquecer que neste tópico só se pode escrever sobre questões técnicas.
Sites e preços é melhor abrir um tópico no Mercado Livre.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por man »

VIVA
Informaram-me que o inversor Sunny boy 3000 TL/21 (com 2 MPPT) só sai no ano 2012.
Cps

Responder

Voltar para “Micro-Produção”