O meu primeiro biodiesel

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: O meu primeiro biodiesel

Mensagem por RED BARON »

pmatos Escreveu:um pergunta para os colegas:
ao fazer o teste 3/27 a 2 lotes de bd, com origem em ovusado, aparece uma só fase, mas um pouco turva. no entanto, não aparece nenhum depósito de óleo por reagir no fundo da proveta. segundo algums videos que vi no youtube, esta situação é normal, sendo indicador de boa conversão, apesar de alguma turbidez.
será que estou a interpretar correctamente? ou o facto de apesar de não haver depósitos no fundo, mas a mistura bd/metanol estar um pouco turva é indicio de má conversão/defeito no bd?
agradeço as vossas respostas...
viva pmatos.
se houve turvação depois de juntar o bio no metanol é sinal de que existe óleo por reagir, deixar repousar por umas horas e o óleo assenta todo no fundo.
agora com o tempo de verão é bom tapar o recipiente onde está a ser efectuado o teste, pois o metanol evapora rapidamente e provoca a precipitação de biodiesel dando resultados falsos.
acontecia-me, mesmo com tempo frio, deixar os tubos de ensaio abertos por vários dias e o nível de metanol ia baixando, obrigando à precipitação do bio aumentando a gota no fundo do tubo.
abraço

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: O meu primeiro biodiesel

Mensagem por mnunespt »

essa turbidez desaparece com alguns minutos de descanso.
se não desaparecer pode ser lixo contido no bd, poeiras ou restos de soda.

se não te aparece nenhuma "gota" de oleo no fundo, parabens.


saga
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo fev 10, 2008 10:14 pm

Re: O meu primeiro biodiesel

Mensagem por saga »

lobão Escreveu:saga, com temperatura ambiente a reação deve ter sido muito pequena, mas faça o teste do 3/27 ( 3 partes do bd e 27 de metanol), depois posta as fotos do resultado!!!
boas

devido a falta de tempo só agora posso continuar , o primeiro litro de pseudo bio está no quintal á vários dias a repousar e está cada vez mais limpido .
dois dias depois de o fazer , levei uma amostra para a fábrica onde trabalho e no laboratório mediram o ph e deu 8 .
assim que puder vou realizar o teste de 3/27 , mas gostaria de saber que mais posso fazer para testar se o bio é seguro para por no depósito .

saga

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: O meu primeiro biodiesel

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas saga

os protocolos aqui defendidos, indicam que você pode fazer alguns testes para verificar se o seu bio está legal.

depois que você deu por concluido o seu bio, lavad e secado, faça esses testes:

1) translucidez: o bio, colocado dentro de uma garrafa, colocando uma revista por trás, consegue-se ler as páginas

2) teste da garrafa: coloque 50% de água e 50% do seu bio. agite severamente e deixe descansar. não se preocupe do bio ganhar opacidade ( é normal ), mas a água que separar, tem que ser translúcida ( ausencia de soda )

3) teste 3/27. colocando 3 ml de bio e 27 ml de metanol, agite severamente e deixe decantar. visualize a quantidade de óleo não reagido. considere que os motores a ovd podem usar mesmo no frio, 10% de óleo bruto. portanto, a presença de percentual até esse limite, significa que você pode colocar no depósito e sair para passear. esse percentual não reagido, vai queimar igual dentro de seu motor.

tenha absoluta certeza de que o bio está seco. a água causa danos profundos na bi, embora parte da água seja retida dos filtros.

e poste fotos de seus resultados, pois o conhecimento, quando compartilhado, se multiplica.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

arsoares
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: terça jul 31, 2007 3:48 pm
Localização: Braga

Re: O meu primeiro biodiesel

Mensagem por arsoares »

boas, fiz também á pouco tempo o meu primeiro bacth. li quase tudo o que havia no forum para ler, mas uma ligeira desconfiança no meu medidor de ph digital fez (creio eu) que colocasse soda a mais no metanol (cerca de 6,5g/l) apesar de o oleo que coloquei no reator me parecer bastante limpo (poucas impurezas e ainda bastante dourado).
a reacção correu normal, adicionei água no final, a quantidade de glicerina retirada dentro dos padrões que são falados aqui no forum, tudo ok.
notei o meu erro quando o ph inicial da água das lavagens estava acima de 11 fis cerca de 6 lavagens e sequei.
neste momento tenho o bio translucido a passar nos testes de ph e 3/27, já no teste de água, noto que a água fica translucisa só passadas 18 a 20 horas e fica sempre uma fina camada branca entre a água e o bio. será sabão ou soda por reagir? o ph do bio está em 7.1!

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: O meu primeiro biodiesel

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas arsoares:

a presença de uma fina camada branca entre a água e o bio, deve ser de, no máximo a espessura de um cartão de crédito. mais, significa presença de sabão, que antes estava disperso na água, mas, ao longo de váras horas, subiu para o topo da água, fixando-se entre o bio e a água.

tratando-se de bio de origem vegetal, parece-me demasiado usar 6,5 g/l de naoh.

quantidades maiores de naoh são requisitadas por ovus de baixa qualidade.

qual a origem de seu óleo ?
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

arsoares
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: terça jul 31, 2007 3:48 pm
Localização: Braga

Re: O meu primeiro biodiesel

Mensagem por arsoares »

boas luciano, obrigado pela sua resposta rápida.
a origem do oleo é de um restaurante. como já disse, este oleo vem em muito bom estado (ainda bastante dourado) comparado com o que arranjo em outros restaurantes mais negro e viscoso.

o que fazer para retirar o sabão?

consigo ter acesso a um tipo de silica chamada silica zeosil, usada para produção de borracha, (depois do bio feito e como lavagem após lavagem numca consegui retirar aquela camada branca entre o bio e a água) fiz experiências em amostras do bio com 5,10,20,40 e 60 gramas/litro de silica, tendo ficado bastante satisfeito com os resultados de 20g/l. estou com receio de que esta silica contamine o bio e acabe com o meu motor comon rail
qual a vossa opinião, as silicas podem contaminar o bio? será que se dissolvem e vão dar cabo do motor? são boas para retirar o sabão ou são só mais eficazes com a soda?
estou com receio de arriscar!

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: O meu primeiro biodiesel

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas arsoares

estamos tratando muito desse assunto ( lavagem sem água ) aqui: viewtopic.php?f=6&t=583&start=0&st=0&sk=t&sd=a

especialmente nas últimas páginas, o assunto verteu para a sílica conhecida como diatomita, e os resultados são bastante promissores.

creio que você possa postar lá algumas informações de suas experiências e reaquecer o tópico, que está em banho maria, mas rico em informações.

falamos por lá, ok!
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: O meu primeiro biodiesel

Mensagem por RED BARON »

qual a vossa opinião, as silicas podem contaminar o bio? será que se dissolvem e vão dar cabo do motor? são boas para retirar o sabão ou são só mais eficazes com a soda?
estou com receio de arriscar!
viva.
não conheço a silica referida, mas se é uma silica e não estiver impregnada com qualquer produto nunca se irá dissolver no bio pois a silica é um produto inerte para o biodiesel.
o maior problema será remover todos os vestigios de silica do bio e isso consegue-se com um bom filtro, os da agua, com cartucho de cordel, já vi que não servem.
a silica remove melhor o sabão que a soda, mas qualquer deles aumenta o ph do bio, logo quando o ph estiver dentro dos limites não há, de certeza, residuos de soda ou sabão.

Avatar do Utilizador

arsoares
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: terça jul 31, 2007 3:48 pm
Localização: Braga

Re: O meu primeiro biodiesel

Mensagem por arsoares »

experimentei filtrar com areia, coloquei numa garrafa plástica, furei a tampa e coloquei uma fina camada de tecido para a areia não passar. notei 2 problemas 1º o bio custou muito a passar pela areia, 2º ficou um pouco turvo e antes estava translucido.
uma das razões pode ter sido pelo facto de a areia ainda se encontrar humedecida, logo vou tenter com a areia seca e depois digo qq coisa.
de qualquer forma passou sempre alguma silica pela areia. red baron eu tenho 2 estágios de filtragem final (15µm em tecido lavável e 1µm final em cordel) serão suficientes para retirar a silica que esta?
ps - das 20g/l colocadas, creio não ter mais de 5% de silica no bio final.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”