rui de carvalho Escreveu:...
e o pior de tudo os vedantes e o-ringes de bi não estarem apropriados a este combustivel ai adeus. o custo passa para os três e quatro digitos...... .
...
quatro digitos
essa e que eu não sabia
vou ter de passar no mecânico pra saber no meu caso os custos envolvidos nesta operação, já que o meu objectivo é usar b100 brevemente.
meus caros colegas. esta informação é obtida da distribuição de biodiesel em frotas de clientes durante os últimos três anos.
carros onde bi e tubos foram a vida devido a utilização de biodiesel, apenas devido a propriedade de dissolução dos elastomeros (o-rings, retentores, tubos em borracha, etc)
1100 € - bi avariada devido a perda da integridade do retentor, consequências directas - acidente com o carro, o combustivel começou a mijar para a roda direita, e por sua vez, devido a chuva da altura provocou que a roda perdesse a aderência, e o carro começou a fazer piões na estrada. (felizmente não havia mais carros na estrada) (b100) (nota a bi. tinham sido visturiada a menos de 1 mês. e antes desta vistoria tinha andado sem problemas durante 2 anos.)
875€ - tubo de retorno do combustivel a bomba injectora cedeu, provocando a destruição da correias, esticadores, e depois do motor de arranque (mas este último foi mais devido a estupidez do mecanico que do biodiesel) (b100)
1500€ - dois carros de forta cliente ficaram com a bomba injectora destruida devido a a esta ter prendido quando o vedantes dilataram até sairem de sitio. (b100)
350€ - uns pequenos vedantes de dois injectores electrónico cederam provocando a necessidade de serem visturiados (b100)
2500€ - 6 injectores electronicos de camião foram a vida após a colocação de biodiesel, os vedantes internos não estavam apropriados. (b40)
1500€ - bi de uma carrinha ligeira foi a vida. (b40)
3000€ - bi...... (b50)
150€ - bomba manual foi a vida uma válvula de borracha dentro dela deformou-se (b100)
60€ - outra bomba manual (b50)
etc.. e estes são apenas aqueles que eu me lembro de cor. mas existem muitos mais, mas principalmente são detectados e reparados sem darem problemas, vedantes menores e outras coisas mais, como por exemplo:
10€ - substituição de um vendante dentro de uma bomba manual. (b50)
5 € - substituição dos tubos de retorno
20€ - substituição do suporte do tubo de escape, devido a ter acidentalemente apanhado com biodiesel e por sua vez dilatado ao ponto de se soltar.
bem pessoal, agora que esta tudo em pânico, tenham calma. tem de ver que estes casos são de uma amostragem de muitos carros, grande parte deles não deram problemas nenhuns. e grande parte dos problema, e custos deriva não da avaria directa da utilização do biodiesel mas sim das suas consequências, como é o caso do acidente com o carro, onde a bi avariou. outra coisa é que todos os carros estavam com niveis de biodiesel relativamente altas. e não foi ao primeiro deposito mas sim depois de alguns abastecimentos.
assim o que eu estou a dizer, e o que pessoalmente aconselho, é irem aumentando gradualmente o nível de biodiesel e manterem os olhos abertos ao que pode estar a acontecer com os tubos do carro, bombas manuais, e qualquer fuga ou perda de combustivel. pois é mais facil reparar no inicio que depois remediar os problemas resultantes.
viva, [***************].
confesso que fiquei alarmado com estes testemunhos.
neste momento não uso qualquer gota de biodisel, mas os meus popós já beberam até 40% nunca mais que isso e nunca tive qualquer fuga ou avaria, não estava consciente do risco que corria.
neste momento fiquei com algumas dúvidas que agradecia se me pudesse esclarecer.
1- penso que nem todas as bi´s resistem do mesmo modo ao biodiesel, será que se o meu vizinho tiver um carro igual ao meu, equipada com a mesma bi e que já usa por ex, b60 á mais de um ano, posso eu estar descansado que o meu carro também aguenta b60? poderia ser criada uma lista de compatibilidade para o bio com indicação da percentagem para cada modelo de carro bi etc. ainda que sempre à cautela essa informação seria preciosa estar disponível a todos.
2- em relação ao óleo vegetal, existe possibilidade de também serem amolecidos ou derretidos vedantes de modo a causar estragos desta monta? já houve reparações onerosas ou não cuja causa tivesse sido o ataque de material não metálico pelo óleo vegetal?
ficar-lhe-ia muito grato se pudesse disponibilizar essa informação aqui.
abraço.
klinzter, em nada tem a ver a qualidade do biodiesel nos casos apresentados,
sim a presença de metanol pode atacar alguns tipos de vedantes, mas posso te confirmar que existem materiais que com biodiesel desfaz e com metanol nada faz.
além disso o metanol é menos agressivo que o biodiesel, em muito dos casos.
e a principal razão que o biodiesel da prio, não me mete medo, é devido a baixa percentagem que é usado, 15% e com os aditivos do gasóleo para proteger as borrachas protegem do biodiesel adicionado. pois para quem não sabe o gasóleo actual também ataca os vedantes, tudo desde que foi retirado o enxofre. e quanto menor o teor de enxofre pior para as borrachas.
neste momento nao tenho nenhum panfleto pk ja o levaram
quando for atestar outra vez trago outro e meto aqui
no panfleto diz que qualquer carro pode usar e tambem diz que só traz beneficios e que tem a melhor qualidade possivel por isso para já não me mete medo.
e a principal razão que o biodiesel da prio, não me mete medo, é devido a baixa percentagem que é usado, 15% e com os aditivos do gasóleo para proteger as borrachas protegem do biodiesel adicionado. pois para quem não sabe o gasóleo actual também ataca os vedantes, tudo desde que foi retirado o enxofre. e quanto menor o teor de enxofre pior para as borrachas.
donde a leitura mais correcta seria o que há de errado com os vedantes e os b.i. nos nossos automoveis, nao o que há de errado com o biodiesel. desde que a industria inventou as peças-fusivel (vida util limitada a um factor x) mirando o lucro rápido (via manutenção) e a especialização no tipo de fuel admitido, nunca mais houve descanso para o consumidor #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
o que é estranho é que facilmente este problema era corrigido de fabrica sem custos adicionais significativos, pois o que sai caro na substituição posterior não é o vedantes, mas sim a mão de obra necessária para a sua substituição. principalmente se for dentro de componentes complexos como é a bi e a bomba manual.
mas desde que o gasóleo foi obrigado a baixar os níveis de enxofre isso tem vindo a mudar, devido a este gasóleo dar cabo também das borrachas, contudo o biodiesel é ainda pior que ele, e devido a isso leva a que mesmo alguns componentes que com gasóleo normal aguentem algum tempo, com biodiesel podem não aguentar.
pessoal abriu um posto da prio perto de minha casa.
alguem sabe se posso usar o b15 sem alterações nos carros? (é que poupo cerca de 15 centimos por litro)
os motores em causa são um 1.5 dci 70cv (4000/5000km mês)
e um 1.4 hdi 68cv (1000/1200km mês)
com b15 não deverá haver carro nenhum a gasólose, que tenha qualquer tipo de problemas. além do mais nestas percentagens nem devem notar grandes diferenças entre o b15 e o gasóleo.
só se começa a notar alteração do comportamento do carros quando se utiliza percentagens superiores, normalmente entre b30 e b50 é que grande parte dos carros começa a mudar de comportamento.
notem que "mudar de comportamento", não significa que é para pior, apenas alteração do som cheiro, fumo, etc.... e em alguns casos pode dar alguns problemas, mas esses casos são raros.
vipauer, esta descansado, que por algum motivo eles apenas puseram a venda b15 e não b100, porque eles sabem que se for b15, os clientes podem comprar a vontade, ganham cota de mercado, ganham assim dinheiro e não se chateiam em nada.
no caso de b100 a coisa é outra, apesar de a grande maioria dos carros não darem problemas, existe alguns que vão dar e assim eles não vendem. para que se chatearem? o proveito não vale o trabalho.
e já agora estas a notar alguma diferença no carro?
ok então...só pergunto porque não quero entrar em despesas por causa de usar bd no meu bolide...
noto arranque mais fácil, ligeira redução do ruído do motor (atenção que o meu bólide é um clio ii 1.9d), como tenho o carro numa garagem fechada o cheiro do escape é mais ligeiro e em termos de consumos ainda só agora quando chegar ao fim este depósito é que posso dizer alguma coisa.
aproveita... mesmo que os consumos sejam os mesmos vale sempre a pena poupar os 0.10€ de diferença face ao gasóleo das outras marcas.
e tens a vantagem de ajudares o ambiente e dizeres aos teus amigos que andas a bio-diesel.
eu no meu caso quando disse que andava a bio-diesel ficaram todos a olhar para mim com uma cara...
"ehhhh...e quanto é que gastaste para meter o teu carro a andar assim? ehhhh...será que vale a pena esse investimento? ehhhh..." lololololololololoolol
quando lhes disse que só me tinha de deslocar a vale de cambra, pegar na mangueira e toca a abastecer...eles ficaram a olhar para mim