Tri-fásico e Grid Tie Inverter

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
jmachado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: segunda set 24, 2012 7:04 pm

Tri-fásico e Grid Tie Inverter

Mensagem por jmachado »

Olá,

Em minha casa tenho corrente tri-fásica.
Se quiser ligar um sistema de Grid Tie Inverter (sem baterias), tenho de ter algum cuidado em especial?
Por exemplo, tenho de ligar o sistema à fase que pretendo alimentar, ou ligar um sistema diferente por fase?

Sou completamente ignorante no que diz respeito a electricidade, por isso peço desculpa desde já se as questões são demasiado básicas.

Obrigado


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Tri-fásico e Grid Tie Inverter

Mensagem por RJSC »

É só ligar na fase onde quer. Normalmente na que tem mais consumo de modo a absorver toda a energia do inversor.


Autor do tópico
jmachado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: segunda set 24, 2012 7:04 pm

Re: Tri-fásico e Grid Tie Inverter

Mensagem por jmachado »

Como é que consigo descobrir qual a fase que alimenta cada equipamento?

Por exemplo, hoje estive a medir individualmente quanto é que consumia cada um dos aparelhos que tenho em casa em "stand-by" e reparei que havia algumas tomadas que mostravam 236 volts e outras 244 volts. Será que conseguia perceber por aqui?
Ou seja, as que têm 236 volts, pertencem à mesma fase e as que tiverem 244 pertencem a outra?
Ou existe outra forma de o fazer?

Obrigado


arrolar
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda mai 14, 2012 10:09 pm

Re: Tri-fásico e Grid Tie Inverter

Mensagem por arrolar »

Boa noite

Na minha opinião, e no caso de ter disponibilidade (€€€), o melhor seria colocar um sistema em cada fase, pois naturalmente é suposto ter as potências divididas pelas três fases.
No caso de querer investir menos deverá, com o auxilio de uma pinça amperimétrica, medir o valor de cada fase e desta forma ligar o sistema na que tiver maior consumo.
Caso não tenha a possibilidade de o fazer pode ainda ligar na fase que alimente o frigorifico, a arca e outros electrodomésticos que pela sua natureza trabalham de uma forma constante ao longo do dia.


cumprimentos ;) ;) ;)


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Tri-fásico e Grid Tie Inverter

Mensagem por alexjp4 »

jmachado Escreveu:Como é que consigo descobrir qual a fase que alimenta cada equipamento?

Por exemplo, hoje estive a medir individualmente quanto é que consumia cada um dos aparelhos que tenho em casa em "stand-by" e reparei que havia algumas tomadas que mostravam 236 volts e outras 244 volts. Será que conseguia perceber por aqui?
Ou seja, as que têm 236 volts, pertencem à mesma fase e as que tiverem 244 pertencem a outra?
Ou existe outra forma de o fazer?

Obrigado
Boas

Em principio seriam fazes diferentes porque as fases nem sempre vêm equilibradas da EDP mas tambem pode ser a mesma fase porque a EDP não as mantem sempre constantes havendo variações se medir a corrente numa tomada e deixar lá o voltimetro vai ver que ele vai variando alguns voltes.
O melhor é ligar o gried tie no circuito de tomadas onde o consumo for maior e mais constante durante o dia.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”