Micro 3.45 Foz Coa

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder

Autor do tópico
hfmjanela
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: domingo set 11, 2011 9:35 pm

Micro 3.45 Foz Coa

Mensagem por hfmjanela »

Decidi abrir aqui um tópico com as características da "minha"(+ 1 familiar) instalação:

Constituída por:

18 Paineis LG 235 = 4230 w DC

Seguidor Deger 5000NT
Imagem

Inversor Kaco 4200

Imagem

Contador Itron Sl7000
Imagem

Seguidor quando andava doido em que os sensores não estavam a funcionar correctamente, podemos ver que o sol está no lado contrário, LOL.

Imagem

Alguns detalhes até ao momento:
Ligado a 05/06
Em 50 dias de produção tivemos 1758 Kw
Maximo num dia 44 Kw
Média até agora 1758/50 = 35,16Kw/dia

Situações particulares:
15 dias em que o seguidor não esteve a 100%, mas lá ia produzindo qualquer coisa.
O Kaco 4200 cola aos 3550 e não chega a 3800 como eu tinha previsto, azar...


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Micro 3.45 Foz Coa

Mensagem por areosa »

SORTUDO!!!! :) :) :) Nem uma sombrita para estragar a produção! Isso é bombar e- desde o nascer do sol até se por. Já percebi porque produziu 1758 kWh em 50 dias.

Onde é que se situa a MP? De bom grado trocava o local de produção da minha MP com o seu.

No meu caso, no inverno tenho a casa do meu vizinho a poente que me tira cerca de 1,5h de sol, no verão tenho a nascente uns eucaliptos enormes que me retiram 2 horas de sol. Estas interferências que tenho na minha MP limitam bem mais a produção que o seu Kaco 4200 que cola aos 3550 e não chega a 3800. ;)

Cps


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Micro 3.45 Foz Coa

Mensagem por PaulOL »

Boas,

Excelente... :mrgreen:

Isso é o que se chama ter as condições ideais para boas produções, já confirmado com valores reais!!!

Boa Sorte


Autor do tópico
hfmjanela
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: domingo set 11, 2011 9:35 pm

Re: Micro 3.45 Foz Coa

Mensagem por hfmjanela »

areosa Escreveu:SORTUDO!!!! :) :) :) Nem uma sombrita para estragar a produção! Isso é bombar e- desde o nascer do sol até se por. Já percebi porque produziu 1758 kWh em 50 dias.

Onde é que se situa a MP? De bom grado trocava o local de produção da minha MP com o seu.

No meu caso, no inverno tenho a casa do meu vizinho a poente que me tira cerca de 1,5h de sol, no verão tenho a nascente uns eucaliptos enormes que me retiram 2 horas de sol. Estas interferências que tenho na minha MP limitam bem mais a produção que o seu Kaco 4200 que cola aos 3550 e não chega a 3800. ;)

Cps
Realmente não temos sombras, temos apenas um poste da EDP que não se vê nas fotos e que inicialmente ainda pensei que iria causar alguma sombra, mas como os painéis ficaram mais altos e o poste está do outro lado do caminho não chega aos paineis e se chegar será eventualmente de inverno durante pouco tempo.

A localização, é como diz o tópico em Vila Nova de Foz Côa.


Autor do tópico
hfmjanela
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: domingo set 11, 2011 9:35 pm

Re: Micro 3.45 Foz Coa

Mensagem por hfmjanela »

PaulOL Escreveu:Boas,

Excelente... :mrgreen:

Isso é o que se chama ter as condições ideais para boas produções, já confirmado com valores reais!!!

Boa Sorte
Obrigado, quando tiver o minilog coloco aqui mais informações sobre produções diárias.


Autor do tópico
hfmjanela
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: domingo set 11, 2011 9:35 pm

Re: Micro 3.45 Foz Coa

Mensagem por hfmjanela »

Relativamente ao contador, as informações vão passando e realmente tentei perceber se me mostrava o máximo injectado mas o valor que aparecia foi de 3000, ou seja não me tira a duvida do Kaco 4200.

No entanto tem algo de particular, que é o valor recolhido pela EDP para facturação.

Da próxima vez que estiver junto à micro vou confirmar a diferença entre o contador e o inversor, penso que da ultima vez que lá estive (2 semanas ) o inversor marcava mais 10Kw que o contador, se isso se confirmar quer dizer que o Kaco nem sequer está a injectar os 3550 que aparece no visor :evil: .


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Micro 3.45 Foz Coa

Mensagem por PaulOL »

hfmjanela Escreveu:Relativamente ao contador, as informações vão passando e realmente tentei perceber se me mostrava o máximo injectado mas o valor que aparecia foi de 3000, ou seja não me tira a duvida do Kaco 4200.

No entanto tem algo de particular, que é o valor recolhido pela EDP para facturação.

Da próxima vez que estiver junto à micro vou confirmar a diferença entre o contador e o inversor, penso que da ultima vez que lá estive (2 semanas ) o inversor marcava mais 10Kw que o contador, se isso se confirmar quer dizer que o Kaco nem sequer está a injectar os 3550 que aparece no visor :evil: .

Boas,

Não se preocupe com esses pequenos detalhes, tem condições excelentes, tem bons valores de produção... o resto são uns trocos!
Noutras condições menos favoraveis o promenor da pot.máx. podia fazer alguma diferença, no seu caso não, até tem vantagem pois acaba por poupar o inversor!
Este ano não, mas para o próximo vai dar de certeza absoluta umas valentes férias ao equipamento, os 8.280Kwh não é uma miragem é uma certeza!!! :mrgreen: (não havendo algum percalço)


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Micro 3.45 Foz Coa

Mensagem por areosa »

boas,
Se tiver um computador com um adaptador USB - RS232 e um cabo série para ligar ao Kaco nem necessita de esperar pelo minilog, basta instalar o Kaco-Viso http://kaco-newenergy.de/en/site/202/pr ... etails.xml e já está!

Pelas observações que tenho feito no meu datalogger que só faz as contagens a partir dos valores instantâneos transmitidos pelo kaco, verifico que quando o Kaco está a limitar a potência durante o dia, tenho valores dispares entre o que indica o contador diário do Kaco e o meu datalog mas, quando isso não acontece, os valores indicados em ambos são coincidentes. Daí se poder concluir que o contador diário e o totalizador do Kaco apresentam valores reais de potência entregue à rede.
Por outro lado, é natural que o contador de saída dê valores de kWh fornecidos mais baixo que o indicado pelo Kaco porque existem perdas nos cabos de ligação e também é necessário contar com o consumo dos equipamentos (contador, modem, seguidor e inversor).

Cps,
Ernesto Afonso

Avatar do Utilizador

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: Micro 3.45 Foz Coa

Mensagem por Marco P G Silva »

boas
no meu caso o contador em 10meses de produçao ja vai com quase 50kw a mais que o inversor. :D logo n me queixar.
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.


Autor do tópico
hfmjanela
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: domingo set 11, 2011 9:35 pm

Re: Micro 3.45 Foz Coa

Mensagem por hfmjanela »

areosa Escreveu: Por outro lado, é natural que o contador de saída dê valores de kWh fornecidos mais baixo que o indicado pelo Kaco porque existem perdas nos cabos de ligação e também é necessário contar com o consumo dos equipamentos (contador, modem, seguidor e inversor).

Cps,
Ernesto Afonso
Boas,
provavelmente a diferença deve-se a esses aspectos, contando que inicialmente o Deger fartava-se de dar voltas, é normal que tenha consumido bastante energia que não ia para o contador da EDP.

Responder

Voltar para “Projectos”