rui de carvalho Escreveu:ok, deixa-me por a informação de forma mais clara e sistematica:
camiões de pedreira - tenho informação de aumentos até 20% no consumo quando utilizam b100. em percentagens inferiores, dados não existentes.
camiões de estrada - até b30-50 (depende do tipo de carro e rota) aumento do consumo desprezável (inferior a variação devido a factores humanos e de estrada)
- para percentagem superiores a influencia do tipo de carro é imensa tenho de uma forma geral as scanias a não ter problemas nenhuns, aumento relativamente pequenos até 5%, com uma pequena quebra na potencia, mesmo a b100.
por outro lado as fh, renault, entre outros igualmente esquesitas, a terem grandes quebras de potencia, e o consumo a aumentar muito podendo chegar aos 10%.
se por minha experiência, carros com muita electrónica, pior, menos electrónica melhor.
espero que não me levem a mal a publicidades positiva e negativa as marcas referenciadas, mas é que estou mesmos farto de algumas delas e suas postura referente ao biodiesel. tenho carros que quando chegam a marca com problemas claramente electricos e de electronica, eles recusam a garantia e criam entraves, devido a estes veiculos terem andado a com uma mistura de biodiesel superior a b5. tive até um caso que me acusaram de o temporizador das velas ter pifado devido ao biodiesel, coisa que não vé nem nunca viu o combustível, seja ele qual for. mas isto já é outra questão.
rui esqueci-me de fazer uma pergunta, e uma que tem andado a "moer" as nossas mentes, eu conheço essa empresa de camiões, já vi alguns a circular e realmente notei o cheirinho maravilhoso do biodiesel, a pergunta é; problemas com as autoridades, tem havido, quais ???
cumps