Bereco EVO Amarelinha

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por RuFuS »

Boas!

A minha Evo tinha uma iluminação muito boa e tinha as mesmas lâmpadas que tu...não cheguei a fundir nenhuma com 23.000km que fiz nela...andas assim tanto durante a noite?

Cumps
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por zointz »

hmma Escreveu:É claro que estas contas estão feitas um bocadito por alto, e não são as contas que fiz para comparar o custo e amortização do investimento, já que se não fosse de mota diariamente para o trabalho, como faço agora, a minha alternativa seria sempre o transporte público em deterimento do carro. Por isso, comparando com o preço do passe e os poucos kms que fazia de carro por dia, ainda me faltam para aí uns 4 anos para pagar o valor da mota :lol: 8-) :roll:

De qualquer forma, fazendo uma média directa dos kms feitos dá-me cerca de 26 kms por dia (na verdade faço 40 certinhos nos dias de trabalho, mas depois há vários fins-de-semana em que não ando), e se os 15700 que ela tem tivessem sido feitos num carro de CI a produzir 140g/km CO2 já dava a bela quantia de 2.198.000 gramas de CO2 (neste caso evitados - fora o da produção e transporte do combustível :twisted: ) ... sim, são 2 mil quilos !!! No entanto se todo esse carbono fosse comprimido na forma de grafite, ocuparia cerca de 985 dm3 - um pequeno cubo com 99,5 cm de lado >_>
(densidade da grafite a 2,23 g/cm3)

Bem eu quando disse que não fizeste as contas ao co2 poupado estava só a brincar.... seja como for é sempre bom termos uma ideia das alternativas aos electricos.... 1 m3 de grafite.... impressionante.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por hmma »

Bem, pelo menos enquanto não encomendo as novas lâmpadas (ou arranjo tempo para dar uma saltada à loja), consegui "enganar" a bicha montando a lâmpada fundida ao contrário.

Como elas têm 2 filamentos (para médios e para máximos), e como o que se fundiu foi só o de médios, bastou cortar um pouco da patilha de fixação para conseguir inverter a lâmpada e ficar a funcionar com o outro filamento (supostamente de máximos).

Assim acende, mas só faz máximos com 1 olho :lol: ... mas como em 2 anos de utilização devo ter ligado os máximos umas 3 ou 4 vezes, dá para desenrascar... pelo menos não anda zarolha :P

Também estou à espera de outras lâmpadas LED para os mínimos, que troquei há pouco tempo. Já tinha LEDs nos mínimos mas tinham só 5 SMDs e comprei um par com 38 SMDs, só que uma faz uma luz mais azulada que a outra e fica um bocado mal. Por isso encomendei mais outro par a ver se dá para equilibrar :roll:

Quanto aos médios, já vi que o pessoal aconselha o Xenon, mas não sei... estou um bocado reticente... ... ...
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por hmma »

Viva.

Acabei por encomendar 4 lâmpadas no Ebay, que chegaram a semana passada e estive a montá-las ontem. São na mesma de filamento com 35W (apesar de na descrição do item falarem em Xenon - http://www.ebay.com/itm/ws/eBayISAPI.dl ... OU:US:1123).

Quando montei 2 delas uma não acendia bem (ficava incandescente mas não brilhava como a outra - no entanto só com uma dava bastante mais luz do que antes). Hoje de manhã ainda consegui trocar a que estava a acender mal por outra e ficaram as 2 acesas normalmente...

No entanto, a caminho do trabalho notei que não estava a fazer o PIP-PIP dos piscas, nem a buzina funcionava... e só quando parei vi que estava tudo apagado - não acende luzes, nem piscas, nem buzina... deve ser algum fusível, mas onde?!?

Quando saí de casa estava tudo a funcionar, as luzes e os piscas ainda foram usados várias vezes... agora, mesmo desligando as luzes não pisca. E também tentei desligar e voltar a ligar o disjuntor.

Apesar de já ter enviado mensagem à BERECO, qualquer pista para despistar o problema é bem-vinda!

Agora por causa disto tenho de sair mais cedo para não ir de noite sem luzes :(
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por jmal »

Oi, verifica o fusível do dc-dc, que está na caixa que existe onde metes os pés.

Caso esteja queimado e volte a queimar com um bom, verifica se tens algum curto-circuito, se não tiveres este pode estar queimado, mas fica descansado porque se não tiver na garantia ele tem reparação, e nem fica caro e acaba por ficar melhor que novo.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por hmma »

E assim, aos 16500kms volto a ir trabalhar de carro... por causa de uma avaria "menor", em que a mota anda na mesma, só que não tem luzes (nem nada que funcione a 12V). A avaria parece ser mesmo no transformador de 12V, que não "deixa passar" nada (0V medidos com o multimetro) enquanto que o fusível ficou intacto (0 ohms).

Nos componentes do conversor parece haver alguns um pouco chamuscados, mas sem grandes evidências... alguém me consegue dar umas dicas de como repará-lo?

(clicar nas fotos para ver maior)
Imagem
Imagem

PS - O fusível que está ao lado da caixa do conversor é de 15A (tem escrito: F15A/250V). E curiosamente o autocolante do transformador refere uma entrada de 48V, mas ontem (depois de 40kms) media 65,3V na entrada :shock: será que não está adequado à tensão das baterias?
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por jmal »

Garantia ???
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por hmma »

jmal Escreveu:Garantia ???
Acho que perco mais tempo (e dinheiro) a enviar o controlador para a Bereco, esperar que reparem ou troquem, e enviem de novo do que fazendo em casa (desde que seja algo que eu consiga fazer, claro).

Além disso como abri a caixa para medir a tensão (medição essa que foi por indicação da Bereco, só que não vi outra forma de medir sem abrir) podem levantar problemas quanto à aplicação da garantia.

Como poderei verificar ao certo qual o componente que queimou? medindo resistências?

Aquele pequeno vidro (que está mascarrado) é um fusível?
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por jmal »

hmma Escreveu:
jmal Escreveu:Garantia ???
Acho que perco mais tempo (e dinheiro) a enviar o controlador para a Bereco, esperar que reparem ou troquem, e enviem de novo do que fazendo em casa (desde que seja algo que eu consiga fazer, claro).

Além disso como abri a caixa para medir a tensão (medição essa que foi por indicação da Bereco, só que não vi outra forma de medir sem abrir) podem levantar problemas quanto à aplicação da garantia.

Como poderei verificar ao certo qual o componente que queimou? medindo resistências?

Aquele pequeno vidro (que está mascarrado) é um fusível?
Sim é um fusível, e está queimado, mas se o trocares volta a queimar, porque ele serve apenas de protecção para abrir o circuito que deve estar fechado por haver componentes que entraram em curto-circuito.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por hmma »

E depois de 12 dias a ir trabalhar de fumarento, lá consegui voltar a queimar eletrões e ir na Amarelinha.

Mais uma vez não posso deixar de agradecer ao JMAL toda a ajuda no despiste e resolução do problema... afinal parece que queimou mesmo uma das bobines do conversor DC/DC, também muito por culpa do fusível que estava montado, que era de 15A - o que fez com que queimasse o circuito sem que o fusível chegasse a rebentar.

Entretanto comprei outro transformador no Ebay e que até chegou bastante rápido (estava à espera de uns 15 dias úteis e chegou em 1 semana) que montei neste fim-de-semana (mais uma vez com o helpdesk do JMAL) e ficou tudo a funcionar.

Ainda queimei um fusível de 5A que não aguentou, mesmo tendo apenas uma lâmpada das novas e uma das antigas. E agora está a funcionar com um fusível de 10A (que os chinocas do transformador dizem ser o máximo dele)... vou estar atento ao aquecimento, tanto da lâmpada e casquilhos, como dos fios em volta do transformador, e rezar para que se mantenha.

Tudo isto por causa do raio das lâmpadas que estão marcadas com 35W mas puxam mais potência do circuito... mais valia ter comprado umas iguais às que tinha...
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por hmma »

Hoje ao chegar ao trabalho notei que na ótica onde está a lâmpada nova o refletor por cima desta começou a "ganhar bolhinhas"... parece que vou ter mesmo de encomendar lâmpadas iguaizinhas às antigas e pôr estas novas de parte :( ou então xenon ... mas será que depois o circuito aguenta com o arranque do balastro?!?

Como o RuFus disse, também não ando assim tanto de noite (só metade do percurso nos meses de inverno, mas tem sempre iluminação na estrada) :P
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por serges »

Pois mas atenção, a iluminação boa ou má é obrigatória nas motas...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por hmma »

Pois, por isso estive 2 semanas sem andar com ela, à espera de resolver o problema com o transformador... ela andava, só não tinha luzes nem nada que funcione a 12V... e por isso não queria voltar à mesma situação (queimando novamente o conversor novo).
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por serges »

Fizeste tu muito bem foi só um chamar atenção aos leitores, que acredita que são muitos, e não participam!

Pois eles andem aí e gostam de mandar cartas...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por jmal »

hmma Escreveu:Hoje ao chegar ao trabalho notei que na ótica onde está a lâmpada nova o refletor por cima desta começou a "ganhar bolhinhas"... parece que vou ter mesmo de encomendar lâmpadas iguaizinhas às antigas e pôr estas novas de parte :( ou então xenon ... mas será que depois o circuito aguenta com o arranque do balastro?!?

Como o RuFus disse, também não ando assim tanto de noite (só metade do percurso nos meses de inverno, mas tem sempre iluminação na estrada) :P
Eu já tive lâmpadas 45 w e o espelho começou a derreter, até que voltei ás de 35w.

Com o xenon pode acontecer o mesmo, mas na óptica por ser de plástico.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por hmma »

As lâmpadas de xenon também aquecem como as de filamento? Tinha ideia que seriam mais "frias"...
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por jmal »

hmma Escreveu:As lâmpadas de xenon também aquecem como as de filamento? Tinha ideia que seriam mais "frias"...
E são, mas a luz que produzem faz aquecer a óptica.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

boostpt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 324
Registado: segunda mar 01, 2010 2:48 am
Localização: Grijó - VN Gaia

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por boostpt »

hmma Escreveu:Hoje ao chegar ao trabalho notei que na ótica onde está a lâmpada nova o refletor por cima desta começou a "ganhar bolhinhas"... parece que vou ter mesmo de encomendar lâmpadas iguaizinhas às antigas e pôr estas novas de parte :( ou então xenon ... mas será que depois o circuito aguenta com o arranque do balastro?!?

Como o RuFus disse, também não ando assim tanto de noite (só metade do percurso nos meses de inverno, mas tem sempre iluminação na estrada) :P
A minha óptica tb tem essas bolhas e coloquei xenon after market.
A óptica aquece mt.
Mas não me preocupo mt, pois qd estiver em mau estado compro 1 projector de xenon e coloco la, pintando depois tudo em preto à volta. Já os vive o ver no ebay :-)


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por RuFuS »

boostpt Escreveu:
hmma Escreveu:Hoje ao chegar ao trabalho notei que na ótica onde está a lâmpada nova o refletor por cima desta começou a "ganhar bolhinhas"... parece que vou ter mesmo de encomendar lâmpadas iguaizinhas às antigas e pôr estas novas de parte :( ou então xenon ... mas será que depois o circuito aguenta com o arranque do balastro?!?

Como o RuFus disse, também não ando assim tanto de noite (só metade do percurso nos meses de inverno, mas tem sempre iluminação na estrada) :P
A minha óptica tb tem essas bolhas e coloquei xenon after market.
A óptica aquece mt.
Mas não me preocupo mt, pois qd estiver em mau estado compro 1 projector de xenon e coloco la, pintando depois tudo em preto à volta. Já os vive o ver no ebay :-)
que projectores são esses? tens link do ebay?
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

boostpt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 324
Registado: segunda mar 01, 2010 2:48 am
Localização: Grijó - VN Gaia

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por boostpt »

RuFuS Escreveu:
boostpt Escreveu:
hmma Escreveu:Hoje ao chegar ao trabalho notei que na ótica onde está a lâmpada nova o refletor por cima desta começou a "ganhar bolhinhas"... parece que vou ter mesmo de encomendar lâmpadas iguaizinhas às antigas e pôr estas novas de parte :( ou então xenon ... mas será que depois o circuito aguenta com o arranque do balastro?!?

Como o RuFus disse, também não ando assim tanto de noite (só metade do percurso nos meses de inverno, mas tem sempre iluminação na estrada) :P
A minha óptica tb tem essas bolhas e coloquei xenon after market.
A óptica aquece mt.
Mas não me preocupo mt, pois qd estiver em mau estado compro 1 projector de xenon e coloco la, pintando depois tudo em preto à volta. Já os vive o ver no ebay :-)
que projectores são esses? tens link do ebay?
este é bi-xenon:

http://www.ebay.com/itm/140623710183?ss ... 1438.l2649


procura por xenon projector

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”