Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico

electrizado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 402
Registado: segunda jul 11, 2011 7:30 pm
Localização: Lisboa

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por electrizado »

Pena n existirem para as minhas medidas.....
Obrigado
"prudencia e segurança na estrada"

Electrizado bbrrrrrr

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

No meu caso, o meu grande gasto é em pneus, para terem uma ideia do gasto aqui fica;

Esta foto foi tirada poucos dias depois de ter vindo do Algarve, como andei 1.100 kms calmamente o desgaste foi mínimo, e tinha ela nesta altura 18.100 kms

Imagem


Esta foi tirada ontem e tem 19.000 kms.


Imagem

Nota: o guarda-lama é que tá desalinhado e já vi porquê, um dos apoios do lado direito tá partido, tenho de o reconstruir.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

Bom, lamento informar, mas o controlador do pequeno demónio deu o berro quando estava a testar uma nova regenerativa com controle de intensidade, ainda não cheguei a conclusões sobre o que realmente provocou o queimar do controlador, porque nem sequer ia a acelerar, ia a travar, e a regenerativa nem queimou, mas penso que a tensão da bateria está demasiado elevada para a parte de potência do controlador, que é de 100v.

Mas nada de desânimos, amanha de manha é reparado... :D
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por Volt »

Ganhaste trabalho extra para o fim-de-semana.
:-). Boa sorte com isso.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

Volt Escreveu:Ganhaste trabalho extra para o fim-de-semana.
:-). Boa sorte com isso.

Vantagem de ser chinesa... LOL
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

Bom, lamento informar, mas o pequeno demónio já está novamente a bombar em FULL POWER :lol:

wwwwwweeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee...... :D
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por RuFuS »

:shock:

Tens de queimar isso mais vezes...és mt rápido a reparar o material... :lol:
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

RuFuS Escreveu::shock:

Tens de queimar isso mais vezes...és mt rápido a reparar o material... :lol:
Foi rápido porque queimou apenas uma das 6 fases, e levou apenas 4 mosfets que curiosamente tinham sobrado da outra vez que queimou :lol: .

Além disso é um controlador que se repara bem e tem essa possibilidade.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por RuFuS »

jmal Escreveu:
RuFuS Escreveu::shock:

Tens de queimar isso mais vezes...és mt rápido a reparar o material... :lol:
Foi rápido porque queimou apenas uma das 6 fases, e levou apenas 4 mosfets que curiosamente tinham sobrado da outra vez que queimou :lol: .

Além disso é um controlador que se repara bem e tem essa possibilidade.
Que se repara bem ñ é novidade pra mim...o da minha tb queimou e foi aí fazer-te uma visita... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Mas ia jurar que todos os controladores podem ser reparados!!! Não podem???????????? :?
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

RuFuS Escreveu:
jmal Escreveu:
RuFuS Escreveu::shock:

Tens de queimar isso mais vezes...és mt rápido a reparar o material... :lol:
Foi rápido porque queimou apenas uma das 6 fases, e levou apenas 4 mosfets que curiosamente tinham sobrado da outra vez que queimou :lol: .

Além disso é um controlador que se repara bem e tem essa possibilidade.
Que se repara bem ñ é novidade pra mim...o da minha tb queimou e foi aí fazer-te uma visita... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Mas ia jurar que todos os controladores podem ser reparados??????? Não podem???????????? :?
Para poder ser reparado tem de ser devolvido para isso, ou seja, tem de ter a placa preparada para se poder tirar e substituir componentes, o que não acontece com muitos porque os cobrem com uma resina que dificilmente se consegue tirar sem danificar a board além disso a disposição dos componentes é deixada de maneira a que possam ser retirados substituídos. Os componentes que trazem também têm de ser correntes no mercado, neste caso até utilizei mosfets melhores e mais fortes, e também mais baratos que os originais.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

Fui ao Workshop e claro, fui nesta beleza. arranquei de casa entre 6:15 - 6:30, não vi ou ainda estava a dormir, calculo que fosse entre estas horas devido ao tempo que levei até Leiria, onde o inicio da carga foi ás 7:05, depois de 57 kms. Liguei os meus carregadores a um posto mobi-e, e passados 10 minutos, a tomada desliga, ficando com a luz vermelha, foi essa luz que me alertou ao longe, achei estranho e fui ver o que se passava. No ecrã do mobi-e estava tudo normal após passar o cartão, foi então que desliguei o carregamento e optei por ligar na tomada ao lado, nessa altura apareceu a informação que esse posto estava indisponível. Ou seja, após a tomada vermelha, a do lado estava ainda verde, mas assim que a seleccionei passou a vermelho.

Foi então que mudei para o outro bloco de tomadas, onde aconteceu o mesmo mas ainda durou 25 minutos, portanto consegui um total de 35 minutos de carga, tinha a bateria a +- 75 % da capacidade para fazer os restantes 91 que faltavam até Cantanhede, caso tivesse conseguido carga completa em Leiria, tinha ido a um velocidade entre 75 e 90 kmh, mas assim tive de ir mais devagar, entre 60-80, portanto nas subidas não baixar dos 60 e nas rectas e descidas acaba por atingir maiores velocidades, de notar que não preciso de me preocupar com a velocidade, o cb da mota faz tudo isso, só tenho de indicar a potencia e as velocidades que quero andar, depois basta enrolar o punho e o resto faz ela.

Os 2 carregamentos efectuados, 1 de 10 minutos e outro de 25 m.
1.JPG
1.JPG (16.78 KiB) Visto 6621 vezes
2.JPG
2.JPG (16.02 KiB) Visto 6621 vezes

Andei um pouco perdido em Coimbra, devo ter feito uns 15 kms a mais que o previsto, mesmo assim quando cheguei à Masac ainda tinha cerca de 20 % de carga. Durante o tempo que lá estivemos ficou completamente carregada, e à vinda para casa, só parei em Leiria, no posto que tinha rebentado de manhã, isto porque segundo o site da mobi-e, estava disponivel (Obrigado Volt por teres consultado), mas também pedi ao Volt a morada do 2º posto activo, caso o primeiro não estivesse em funcionamento. Quando cheguei ao posto, estava completamente desligado, tinha-o deixado com as tomadas todas vermelhas, e agora estava todo apagado, e à hora deste post no site continua disponivel como podem ver nesta imagem;
Última actualização:01 Oct 2011 21:12:26
Última actualização:01 Oct 2011 21:12:26
posto.JPG (45.88 KiB) Visto 6621 vezes
Última actualização:01 Oct 2011 21:12:26

Segui para o outro posto e estava a funcionar em pleno, liguei novamente os carregadores mas diminui um pouco a potência, para cerca de 2800 wh, passados 31 minutos ficou vermelho, como já tinha carga suficiente para vir para casa deixei as outras tomadas da outra coluna para o Volt e o FutureWatt, espero que tenham conseguido carregar.
3.JPG
3.JPG (15.92 KiB) Visto 6621 vezes
Dei pelo erro dos kwh da energia consumida ainda quando estava a carregar, um pouco antes de desligar, tinha passado com o cartão pelo mobi-e e vi que já tinha 3x,xx kwh (não sei precisar do numero) e agora pelo registo da area reservada confirmo o mesmo erro, é um erro de contagem e um record absoluto :lol: .

Postei estas imagens porque são as mesmas que irei usar num email à mobi-e a contar o sucedido. Tenho um email deles a confirmar que podia carregar até 3.68 kw de potência, tensão de 230 volts e 16A, afinal consegui apenas 3.2 kw durante 10 minutos e noutra coluna 25 minutos, noutro posto a 2.8 kw durante 31 minutos.

Em conclusão, com pouco mais de 1 hora de carga "rebentei" com 6 tomadas (4 de um posto e 2 de outro) utilizando carregamento bem abaixo do máximo declarado, portanto está mal no hardware destes postos, se são para usar em veículos electricos devem estar preparados para tal.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por zointz »

jmal Escreveu:Fui ao Workshop e claro, fui nesta beleza. arranquei de casa entre 6:15 - 6:30, não vi ou ainda estava a dormir, calculo que fosse entre estas horas devido ao tempo que levei até Leiria, onde o inicio da carga foi ás 7:05, depois de 57 kms. Liguei os meus carregadores a um posto mobi-e, e passados 10 minutos, a tomada desliga, ficando com a luz vermelha, foi essa luz que me alertou ao longe, achei estranho e fui ver o que se passava. No ecrã do mobi-e estava tudo normal após passar o cartão, foi então que desliguei o carregamento e optei por ligar na tomada ao lado, nessa altura apareceu a informação que esse posto estava indisponível. Ou seja, após a tomada vermelha, a do lado estava ainda verde, mas assim que a seleccionei passou a vermelho.

Foi então que mudei para o outro bloco de tomadas, onde aconteceu o mesmo mas ainda durou 25 minutos, portanto consegui um total de 35 minutos de carga, tinha a bateria a +- 75 % da capacidade para fazer os restantes 91 que faltavam até Cantanhede, caso tivesse conseguido carga completa em Leiria, tinha ido a um velocidade entre 75 e 90 kmh, mas assim tive de ir mais devagar, entre 60-80, portanto nas subidas não baixar dos 60 e nas rectas e descidas acaba por atingir maiores velocidades, de notar que não preciso de me preocupar com a velocidade, o cb da mota faz tudo isso, só tenho de indicar a potencia e as velocidades que quero andar, depois basta enrolar o punho e o resto faz ela.

Os 2 carregamentos efectuados, 1 de 10 minutos e outro de 25 m.
1.JPG
2.JPG

Andei um pouco perdido em Coimbra, devo ter feito uns 15 kms a mais que o previsto, mesmo assim quando cheguei à Masac ainda tinha cerca de 20 % de carga. Durante o tempo que lá estivemos ficou completamente carregada, e à vinda para casa, só parei em Leiria, no posto que tinha rebentado de manhã, isto porque segundo o site da mobi-e, estava disponivel (Obrigado Volt por teres consultado), mas também pedi ao Volt a morada do 2º posto activo, caso o primeiro não estivesse em funcionamento. Quando cheguei ao posto, estava completamente desligado, tinha-o deixado com as tomadas todas vermelhas, e agora estava todo apagado, e à hora deste post no site continua disponivel como podem ver nesta imagem;
posto.JPG
Última actualização:01 Oct 2011 21:12:26

Segui para o outro posto e estava a funcionar em pleno, liguei novamente os carregadores mas diminui um pouco a potência, para cerca de 2800 wh, passados 31 minutos ficou vermelho, como já tinha carga suficiente para vir para casa deixei as outras tomadas da outra coluna para o Volt e o FutureWatt, espero que tenham conseguido carregar.
3.JPG
Dei pelo erro dos kwh da energia consumida ainda quando estava a carregar, um pouco antes de desligar, tinha passado com o cartão pelo mobi-e e vi que já tinha 3x,xx kwh (não sei precisar do numero) e agora pelo registo da area reservada confirmo o mesmo erro, é um erro de contagem e um record absoluto :lol: .

Postei estas imagens porque são as mesmas que irei usar num email à mobi-e a contar o sucedido. Tenho um email deles a confirmar que podia carregar até 3.68 kw de potência, tensão de 230 volts e 16A, afinal consegui apenas 3.2 kw durante 10 minutos e noutra coluna 25 minutos, noutro posto a 2.8 kw durante 31 minutos.

Em conclusão, com pouco mais de 1 hora de carga "rebentei" com 6 tomadas (4 de um posto e 2 de outro) utilizando carregamento bem abaixo do máximo declarado, portanto está mal no hardware destes postos, se são para usar em veículos electricos devem estar preparados para tal.
À pois, o record continua teu... o homem que mais rebenta tomadas ;)

Já agora não queres dar pormenores desse computador de bordo,fiquei curioso como fazes-te isso.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms


electrizado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 402
Registado: segunda jul 11, 2011 7:30 pm
Localização: Lisboa

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por electrizado »

o teu carregador tem quantos amperes?
"prudencia e segurança na estrada"

Electrizado bbrrrrrr

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

electrizado Escreveu:o teu carregador tem quantos amperes?

36 amperes 80 volts.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


electrizado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 402
Registado: segunda jul 11, 2011 7:30 pm
Localização: Lisboa

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por electrizado »

Logo vi para carregar a essa velocidade...... fogo e essa potencia n danifica as baterias por carregar tão rápido? Já agora quanto custa um dessa potencia e se posso usar na minha mota de 60ah?
"prudencia e segurança na estrada"

Electrizado bbrrrrrr


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por tavares »

Electrizado,

Não te metas nisso , aquilo é tuning puro e duro, :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

electrizado Escreveu:Logo vi para carregar a essa velocidade...... fogo e essa potencia n danifica as baterias por carregar tão rápido? Já agora quanto custa um dessa potencia e se posso usar na minha mota de 60ah?
As baterias que tenho aguentam isso e muito mais, cerca de 10 vezes mais essa potência, ai sim já começa a lhe fazer alguma diferença.

Na tua mota podes utilizar caso esteja preparada para isso, o que tenho são 2 carregadores a dar 18 amperes cada 1. Dão muito jeito nestas viagens mas raramente os consigo utilizar em pleno.

tavares Escreveu:Electrizado,

Não te metas nisso , aquilo é tuning puro e duro, :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
À pois, é um animal feroz. :twisted:
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

zointz Escreveu:À pois, o record continua teu... o homem que mais rebenta tomadas ;)

Já agora não queres dar pormenores desse computador de bordo,fiquei curioso como fazes-te isso.
Mais atrás neste diário podes encontrar essa informação, quanto à parte do controlo de potência por velocidade é isso mesmo, o cb que é também o bms do pack de baterias da mota, este controla directamente a potência do motor, controla também a velocidade através do mesmo, é programado directamente pela interface, tem a possibilidade de limitar a potência da mota, por exemplo uso quando empresto-a a alguém com menos experiência para não apanhar sustos. E pode também ser programado para outros fins, que é o de seleccionar-nos várias potências para velocidades diferentes, posso ter por exemplo arranques suaves e a partir de uma certa velocidade (totalmente programada) a mota disponibilizada pelo motor aumentar, o que acontece é algo interessante que gosto muito, que quanto maior for a velocidade mais potência ela tem, também posso fazer o inverso, que é programar vários patamares de velocidade para determinadas potências, quando vou a subir ela aumenta a potência para não perder velocidade e em plano ou a descer reduz conforme aumenta a velocidade. Nesta função não preciso de me preocupar em manter o acelerador para manter a velocidade, meto o acelerador a fundo e ela faz o resto, claro que continuamos sempre a ter controle sobre o acelerador. Desta maneira consigo fazer grandes autonomias e obter grandes médias como têm visto pelos relatos.
Tem ainda uma função que não utilizo porque precisa de ser ajustada, que é introduzirmos os kms que queremos fazer e ele calcular a potência e velocidade máximos para a viagem de maneira a utilizar a energia disponivel para fazer o percurso em menor tempo, mas claro que isto não é muito certo porque o cb não calcula todos os factores que influem no consumo de energia num percurso (percurso plano ou acidentado, peso total do veiculo, condições climatéricas, etc). Mas contudo a outra função que utilizo nunca me deixou mal e cheguei sempre com carga ao destino, ontem quando cheguei a casa tinha apenas um traço verde dos 17 verdes disponíveis, depois tem mais 3 mas vermelhos, esses são de recurso e nessa altura a mota não passa dos 45 kmh. Nos últimos 10 kms desliguei esta função e fiz a fundo gastando 2 traços nestes mesmos kms e ficando com o ultimo verde.

Imagem

PS: Esta imagem é uma já postada à algum tempo, os valores que mostra não têm nada a ver com a viagem que fiz recentemente.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por hmma »

E quando é que esse maravilhoso CB, ou pelo menos uma versão simplificada dele, pode ser instalado noutras BERECO's ??

:D :D
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

hmma Escreveu:E quando é que esse maravilhoso CB, ou pelo menos uma versão simplificada dele, pode ser instalado noutras BERECO's ??

:D :D
Ainda à algumas questões técnicas para resolver.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”