Bereco EVO Amarelinha

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jmal
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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por jmal »

que dado é esse em "a", como o obtiveste.
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zointz
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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por zointz »

pois, estou tb muito curioso, à partida deveria ser amperes, mas não tou a ver como o mediste.



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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por hmma »

sim, amperes... pus o multimetro no modo de medir amperes e toca de medir.

já sei, não deveria ter medido correntes por ter as baterias em série mas o facto é que o multimetro aguentou e os valores em cada célula eram sempre ligeiramente diferentes.
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jmal
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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por jmal »

hmma Escreveu:sim, amperes... pus o multimetro no modo de medir amperes e toca de medir.

já sei, não deveria ter medido correntes por ter as baterias em série mas o facto é que o multimetro aguentou e os valores em cada célula eram sempre ligeiramente diferentes.
ok, mas os amperes não se medem assim, portanto ignora esse valor, o dos volts podes confiar.

quando verificas-te os valores não encontraste vestígios de humidade nos módulos do bms ?
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hmma
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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por hmma »

humidade não... pareceu-me estar tudo limpinho e os bornes apertados.

o estranho é que aquela célula que tinha 3,03v ficou com 3,26v depois da carga (mais do que as restantes, que ficaram à volta de 3,21v)... mas bastava andar 200 mts com a mota para perder tensão rapidamente, e voltar a ficar sem força, sem que o bms actuasse.
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zointz
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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por zointz »

hmma Escreveu:sim, amperes... pus o multimetro no modo de medir amperes e toca de medir.

já sei, não deveria ter medido correntes por ter as baterias em série mas o facto é que o multimetro aguentou e os valores em cada célula eram sempre ligeiramente diferentes.

boas,

agora é que ficou pior, pois parece-me que mediste a bateria em curto-circuito, e sim não devias mesmo ter feito isso, mas mais grave que isso é que devia ter dado bastantes mais amperes.

alguém com mais experiência que comente isto sff


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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por scooteko »

zointz Escreveu:
hmma Escreveu:sim, amperes... pus o multimetro no modo de medir amperes e toca de medir.

já sei, não deveria ter medido correntes por ter as baterias em série mas o facto é que o multimetro aguentou e os valores em cada célula eram sempre ligeiramente diferentes.

boas,

agora é que ficou pior, pois parece-me que mediste a bateria em curto-circuito, e sim não devias mesmo ter feito isso, mas mais grave que isso é que devia ter dado bastantes mais amperes.

alguém com mais experiência que comente isto sff


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o que ele mediu foi a corrente resultante da tensão da bateria e resistência do amperímetro.
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jmal
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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por jmal »

hmma Escreveu:humidade não... pareceu-me estar tudo limpinho e os bornes apertados.

o estranho é que aquela célula que tinha 3,03v ficou com 3,26v depois da carga (mais do que as restantes, que ficaram à volta de 3,21v)... mas bastava andar 200 mts com a mota para perder tensão rapidamente, e voltar a ficar sem força, sem que o bms actuasse.

a tensão depois de carregadas é muito superior a essa, pode haver algum problema com o carregador, após a carga, e dependente do tempo que passou entre o desligar do carregador e a medição, todas devem medir mais de 3.35 v, isto numa situação sem anomalia.
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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por rocker_pt »

esperemos que não tenhas curto-circuitado as baterias.
para medir a corrente de cada bateria só existe (que eu saiba) estes dois modos:
- usar uma pinça amperimétrica num dos 2 cabos que ligam à bateria.
- usar o amperímetro. convém ter uma estimativa do valor máximo de corrente para seleccionar a escala, e devemos desapertar um dos bornes da bateria para colocar o amperímetro em série com essa bateria a medir.
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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por tavares »

rocker_pt Escreveu:esperemos que não tenhas curto-circuitado as baterias.
para medir a corrente de cada bateria só existe (que eu saiba) estes dois modos:
- usar uma pinça amperimétrica num dos 2 cabos que ligam à bateria.
- usar o amperímetro. convém ter uma estimativa do valor máximo de corrente para seleccionar a escala, e devemos desapertar um dos bornes da bateria para colocar o amperímetro em série com essa bateria a medir.
o que ele fez foi mesmo curto-circuitar as baterias, antes de se utilizar um multimetro convém ler atentamente as instruções , tiveste sorte em não queimares o aparelho e em não te ter rebentado uma bateria nas mãos.

a corrente mede-se como o rocker disse , mas tens que ter consumo , ou seja ligar o motor assim medes a corrente nessa bateria ,
se usares a pinça abraças o shunt respectivo á bateria a medir , se usares o amperimetro retiras o shunt e no lugar dele colocas o amperimetro.

também podes medir a corrente de carga nessa célula da mesma maneira em vez do motor ligado tens o carregador

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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por scooteko »

circuito exemplificativo.
Anexos
Amperimetro.jpg
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Barrocas
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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por Barrocas »

exacto, esperamos que com essas medições não tenhas feito pior... não inventem, quando não sabem de certeza o que podem fazer, é preferível deixar a questão para a assistência, senão arriscam-se a danificar a moto e perder a garantia.

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hmma
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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por hmma »

finalmente fui ontem buscar a amarelinha a aveiro, e já voltou para casa.

ainda não a pus à carga nem dei nenhuma volta (com excepção de um pequeno teste na oficina da ecomotores), por isso a expectativa é grande para ver se os problemas desapareceram todos. dentro em breve darei mais notícias.

segundo o eduardo, foi uma das células do bms que pifou e "levou com ela" a bateria correspondente, a qual teve de ser trocada por uma nova.

não fazia ideia que sem o bms as baterias "aterrassem" assim tão rapidamente

a justificação dele para a avaria foi ter apanhado água, mas pelos vistos já veio com esse problema desde a última vez que esteve na oficina. isto porque desde essa altura a luz do bms estava sempre acesa (com um brilho fraco quando a chave estava ligada), apesar de ainda ter chegado a piscar com mais intensidade quando o bms actuou mesmo 1 ou 2 vezes. ora isso já era sinal de que alguma coisa não estaria certa, mas quando referi isso ao eduardo na devida altura ele desvalorizou o caso e não deu atenção.

bem, espero que desta vez dure mais do que 2 meses a funcionar, porque estou mesmo a ficar muito farto destas avarias e destes arranjos de 2 meses cada um!
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Volt
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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por Volt »

bem, grande seca... 2 meses é doloroso...
melhor sorte agora.

333.333,3 KM a bombar faísca!
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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por RuFuS »

realmente 2 meses para uma reparação é muuuuuito tempo...

hmma...ñ foste contactando o represantante a perguntar pela mota?
é que tar 2 meses sem a mota por uma avaria é um bocado exagerado...
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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por e_bike »

hmma andei a investigar umas informações sobre garantias de bens de consumo e descobri isto, acho que te interessa.
não te esqueças de descontar o tempo que demorou a reparação ao prazo de garantia!
1- em caso de falta de conformidade do bem com o contrato, o consumidor tem direito a que esta seja reposta sem encargos, por meio de reparação ou de substituição, à redução adequada do preço ou à resolução do contrato.
2- tratando-se de um bem …móvel, num prazo máximo de 30 dias, … sem grave inconveniente para o consumidor.
3- a expressão «sem encargos», utilizada no n.º 1, reporta -se às despesas necessárias para repor o bem em conformidade com o contrato, incluindo, designadamente, as despesas de transporte, de mão-de-obra e material.
4- os direitos de resolução do contrato e de redução do preço podem ser exercidos mesmo que a coisa tenha perecido ou se tenha deteriorado por motivo não imputável ao comprador.
5- o consumidor pode exercer qualquer dos direitos referidos nos números anteriores, salvo se tal se manifestar impossível ou constituir abuso de direito, nos termos gerais.
6- os direitos atribuídos pelo presente artigo transmitem-se a terceiro adquirente do bem.”

5. poderia desde logo o consumidor exigir a substituição da coisa, que não a sua reparação e se não houvesse abuso de direito, impor de imediato a extinção do contrato com a devolução da coisa e o reembolso do preço.

6. o prazo para a reparação (e a substituição, se for caso disso) não é de 30 dias úteis, mas tão só de 30 dias, ficando obviamente o fornecedor sujeito a coima se tal prazo se exceder, conforme artigo 12-a da lg:

“1- constituem contra-ordenações puníveis com a aplicação das seguintes coimas:
a) de € 250 a € 2500 e de € 500 a € 5000, consoante o infractor seja pessoa singular ou pessoa colectiva, a violação do disposto no n.º 2 do artigo 4.º;
b) …
2- a negligência e a tentativa são puníveis sendo os limites mínimo e máximo das coimas aplicáveis reduzidos a metade.”

7. perante o circunstancialismo descrito, ao consumidor é lícito:
. exigir a substituição imediata da coisa ou
. pôr termo ao contrato, restituindo a coisa e exigindo a devolução do preço.
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hmma
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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por hmma »

obrigado. eu sei... já tinha lido o decreto lei todo logo na primeira avaria que teve.

ainda por cima eu é que tive de andar a transportar a mota de lisboa para aveiro e vice-versa, porque ao pessoal da bereco "não lhes dava jeito" vir cá abaixo. e para ir/vir de transportadora e ficar ainda com mais plásticos estragados prefiro assim! pois, porque os plásticos que ficaram partidos/riscados no transporte anterior também ainda não foram reparados, à excepção do pisca partido... enfim, estou muito desiludido com esta assistência.

quanto à "extensão" da garantia, fiz questão que me assinassem um documento (por cada arranjo que teve) com a data de entrega na oficina e a data de devolução para aumentar o período da garantia na mesma proporção.

entretanto esta semana arrisquei a ir novamente até ao trabalho na amarelinha, e até se portou bem. fui com um andamento um bocado conservador, porque a minha preocupação era depois o regresso, e não houve nenhum incidente a reportar. mas agora a confiança demora sempre um pouco a ser recuperada.

e hoje dediquei-me a selar algumas frestas dos plásticos, para ver se entra menos água para a zona das baterias. apesar de nunca ter andado com ela com muita chuva, mais vale prevenir... até porque, segundo o eduardo, a avaria no bms terá sido devido a água/humidade no circuito... talvez até de alguma lavagem da mota com a mangueira.

sinceramente, se com todos os cuidados que tenho ainda avariar novamente durante o período de garantia, vou considerar muito seriamente pedir a devolução do dinheiro.
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Mumia
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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por Mumia »

pois... estão sem dúvida na minha opinião a falhar, e a deixar-te sem confiança na coisa... tentar ver a melhor maneira sem duvida de resolver isso, senão... a devolução da mota da tua parte e do €€ da deles é sempre a ultima hipotese mas sempre viavel e legal!

força nisso... começa a andar mais com ela e vais tendo mais confiança na coisa
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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por hmma »

bem, por enquanto a amarelinha tem-se portado bem, excepto um episódio que descrevi também no tópico do edu_rod, mas que não se manifestou mais desde então.

isto passou-se há cerca de 2 semanas, uma quinta-feira em que apanhei chuva para o trabalho e depois novamente para casa - penso que foi dia 27-jan.

à tarde tinha ido do trabalho até ao campo de ténis sem problemas, e depois quando peguei nela novamente fez um barulho anormal no motor, como se fosse um "arranhar" de escovas, durante um bom bocado, ao longo de quase toda a 2ª circular (desde o aeroporto até às torres de lisboa). e até perdia bastante força, ficando mesmo o led do bms a piscar por vezes.

depois, a meio da curva para entrar para o eixo-norte-sul deixou de fazer o dito barulho, de um momento para o outro, e fez o resto do caminho até casa sem problemas, excepto o bms a piscar quando apertava mais com ela. e esse trajeto até casa foi sempre debaixo de chuva.

será que está a entrar água para o controlador?

entretanto nas 2 últimas semanas tem andado todos os dias (~300kms ao todo) sem qualquer problema nem barulho anormal. e tem carregado sempre certinha 2 kwh todas as noites - coisa que não acontecia antes de ela ter ido a reparar desta última vez, por vezes gastava 1, outras 2. agora parece mais consistente!

de qualquer forma o tempo tem estado melhor e só hoje é que apanhou alguns salpicos ao vir para o trabalho.

e também nunca mais teve "falta de força" (excepto este episódio do barulho), como acontecia antes ainda da primeira reparação. por vezes nas subidas ou ultrapassagens parecia que o controlador, ou o bms, cortava um bocado e tinha de largar o acelerador e "dar-lhe gás" novamente para ganhar força. pelo menos isso nunca mais aconteceu.

vamos lá ver se agora ela se aguenta, pelo menos durante o verão que é quando apetece mais andar... depois no próximo inverno pode avariar outra vez
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jmal
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Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por jmal »

se faz só de vez em quando, não é problema nenhum, mas penso se tratar de um bug no software ou então humidade na ficha do cabo dos sensores halls, a minha faz isso de vez em quando, e basta desligar a chave e voltar a ligar e fica bom, experimenta desligar a chave e ligar, mesmo em andamento a ver se passa.

não é água dentro do controlador, senão fazia sempre.
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