boas!
queria-vos perguntar se é possivel juntar bioetanol/etanol em mistura com gasolina 95?os consumos não sairão afectados?
abr
Etanol em mistura com gasolina?
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pois, já ouvi dizer que é dificil ter acesso a etanol.e se o comprassemos em espanha?e em portugal como o poderemos conseguir?muita industria quimica deve ter disso, o etanol está cá temos é de o descobrir.escalavardo Escreveu:sim, é possivel, e o consumo iria aumentar pouco mais, não sendo significativo, e sendo compensado pelo facto do etanol ser mais barato
mas para isso é necessário que tenhas acesso a etanol, e isso não me parece..
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ele existe, e já contactei várias empresas que o produzem.. e nenhum vende a particulares, pois a legislação não permite.. e mesmo que sejas uma empresa, tens de justificar para que queres o etanol. e usar como combustível, infelizmente ainda não é uma justificação plausível para o estado.
3º sócio novaenergia
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Sim, é possível
sim, é possível adicionar etanol à gasolina. tanto é que no brasil não existe gasolina pura.
a gasolina existente nos postos de combustíveis brasileiros possui 25% de etanol misturado. o consumo é um pouco maior, mas a queima do combustível também é menos poluente. e o etanol também funciona como um antidetonante - substitui o mtbe.
mas, não sei se é necessário fazer alterações no motor. mas, creio que não é necessário, pois no brasil, carros vindo de outros países (argentina, paraguai, uruguai, etc) circulam normalmente. e também existem vários importados europeus. a não ser que eles recebam alguma calibração especial antes de serem exportados para o brasil.
a gasolina existente nos postos de combustíveis brasileiros possui 25% de etanol misturado. o consumo é um pouco maior, mas a queima do combustível também é menos poluente. e o etanol também funciona como um antidetonante - substitui o mtbe.
mas, não sei se é necessário fazer alterações no motor. mas, creio que não é necessário, pois no brasil, carros vindo de outros países (argentina, paraguai, uruguai, etc) circulam normalmente. e também existem vários importados europeus. a não ser que eles recebam alguma calibração especial antes de serem exportados para o brasil.
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pelas peskisas que fiz, os carros k consomem até um máximo de 25% de etanol na gasolina, não necessitam de modificações mecânicas.mais que 25%, e acende-se a luz 'check engine', o carro passa pra 'safe-mode', gasta mais e anda muito menos, porque não compreende o ké k tá tanto oxigenio a fzr no escape, é por k ta a queimar tão 'lean', apesar de ele estar a meter o max de combustivél q a centralina lhe permite(o etanol precissa de menos ar pra queimar k a gasolina)...a soluçao é ir meter gasolina na bomba +prox...
os flexi-fuel, mto na moda nos states e na escandinávia queimam até 85% de etanol.é 1 kit barato, k se pode instalar nalguns modelos de carros modernos, que permite o motor autocalibrar-se para misturas até 85% etanol.
etanol a 100% tb é possivel e funciona bem, injectores maiores e calibrar a mistura pra nova estequiométrica, e tá a andar.a razão pk n é taõ utilizado é pk o etanol volatiliza-se mto mal a menos de 13cº(prob pra pegar o motor de manhã), o k na eu e norte da américa é mau...problema ké facilmente resolvido com 1 pre-aquecimento electrico do combustivel, mas apesar disso, etanol a 100% só é comum em paises tropicais....
em relação á potencia do motor, o menor poder calorifrico é amplamente compensado pelo maior indice de octano, o k permite ao koenigsegg ccx, super-carro escandinavo, debitar 900cv's a e85 e 'somente' 800cv's c gasolina pura...é precisso é k haja 1 turbo pra aumentar o caudal de ar, ou aumentar a tx de compressão por outro método qqr e acertar a ignição pra tirar partido do melhor combustivel k é o etanol, senão nada feito,aumenta o consumo e não dá nem mais 1cv...tantas octanas desperdiçadas nos motores não afinados convinientemente q até doí...como as do gpl, pra dar outro exemplo...
os flexi-fuel, mto na moda nos states e na escandinávia queimam até 85% de etanol.é 1 kit barato, k se pode instalar nalguns modelos de carros modernos, que permite o motor autocalibrar-se para misturas até 85% etanol.
etanol a 100% tb é possivel e funciona bem, injectores maiores e calibrar a mistura pra nova estequiométrica, e tá a andar.a razão pk n é taõ utilizado é pk o etanol volatiliza-se mto mal a menos de 13cº(prob pra pegar o motor de manhã), o k na eu e norte da américa é mau...problema ké facilmente resolvido com 1 pre-aquecimento electrico do combustivel, mas apesar disso, etanol a 100% só é comum em paises tropicais....
em relação á potencia do motor, o menor poder calorifrico é amplamente compensado pelo maior indice de octano, o k permite ao koenigsegg ccx, super-carro escandinavo, debitar 900cv's a e85 e 'somente' 800cv's c gasolina pura...é precisso é k haja 1 turbo pra aumentar o caudal de ar, ou aumentar a tx de compressão por outro método qqr e acertar a ignição pra tirar partido do melhor combustivel k é o etanol, senão nada feito,aumenta o consumo e não dá nem mais 1cv...tantas octanas desperdiçadas nos motores não afinados convinientemente q até doí...como as do gpl, pra dar outro exemplo...