hó blue, faz uma esforço para não seres tão absoluto pá, ainda por cima em fantasia.
longe de mim quer denegrir seja quem for, mas as tuas palavras são, muitas vezes, demasiado ofensivas, tenta ter calma na escrita, mesmo que tenhas umas mãos muito fortes, nem sei o queres dizer com isso, mas pronto.
parece-me que mais uma vez excedeste-te com o sundial.
as patentes muitas vezes partem da fantasia e da imaginação e os tais textos complicados devem ser os agentes oficiais de p.i. que esticam ao máximo o léxico, mais abrangente possível com o maior número de sinónimos e termos novos para depois da pesquisa voltarem a trás e cortarem o que está a mais, entre outras técnicas. mas, não tenho a certeza e muito menos conhecimento prático, embora seja uma actividade que me seduz um pouco.
para veres que afinal o mais difícil é conseguir uma solução, nova, ou quase nova, do que propriamente o fundamento da teoria levada à prática, coloco o resumo da patente nº 104603, que de certa forma está “ontopic”.
o boletim da propriedade industrial agora tem o link do pedido completo
(11) número de publicação: pt 104603
(51) classificação internacional:
f16c 3/04 (2006)
f16j 10/00 (2006)
(12) fascículo de patente de invenção
(22) data de pedido: 2009.06.02
(30) prioridade(s):
(43) data de publicação do pedido: 2010.12.02
(73) titular(es):
instituto superior técnico
galtec/gapi do ist, avenida rovisco pais
1049-001 lisboa pt
(72) inventor(es):
alfredo augusto do rosário sota pt
(74) mandatário:
(54) epígrafe: motor de conversão de energia magnética em cinética
(57) resumo: este invento foi desenvolvido para resolver o problema dos motores que funcionam unicamente com recurso a ímans, sendo que o maior problema é conseguir a conversão da energia magnética em cinética de forma eficiente. muitas arquitecturas de motores têm vindo a ser desenvolvidas de forma a converter a energia magnética dos
ímans, devido a atracção/repulsão, em energia cinética, arquitecturas estas que se diferenciam pela forma como os ímans interagem uns com os outros e é com base numa nova forma de interacção que o motor de conversão de energia magnética em cinética (fig.1) foi criado, sendo este constituído por um motor modular que converte a energia magnética devido a atracção/repulsão entre os pólos dos pistões (19) e os do rotor (4) em energia cinética, sendo que depois o movimento de rotação gerado pelo rotor (4) pode ser transmitido, por exemplo, a um gerador de energia eléctrica que será acoplado ao motor através do eixo (26). a energia cinética é gerada pelo facto de os pistões estarem confinados a um movimento longitudinal dentro dos cilindros (20), sendo que aqui os pistões só se podem mover de forma ascendente ou descendente, de acordo com uma atracção ou repulsão. estando os pistões ligados a cambotas (1, 2, 3 e restante), estes movimentos serão transmitidos as mesmas. dado que as cambotas estão ligadas ao rotor (4), por meio de correias de transmissão (12, 13, 14 e 15), a rotação das cambotas irá ser transmitida ao rotor, tendo este um volante do motor (25) que permite estabilizar o movimento de rotação, fazendo com que a atracção/repulsão que
deu origem a este estado/posição se altere e crie um novo estado/posição, sendo que desta forma há uma conversão de energia magnética em cinética.
o resto, com os desenhos está em
http://www.marcasepatentes.pt/files/col ... -12-02.pdf
vamos lá com calma e 1 pq de espírito natalício.
bom natal