Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por Volt »

jmap Escreveu:
jmal Escreveu:mas porquê essa chiadeira, será que é o problema que o mik há teve.
não faço ideia, o volt é que sabe mais disso...
tambem nao sei o que eh que causa isso. jah tinha chegado aos meus ouvidos que havia uma vectrix a passear em pessimo estado e chiando. na zona onde foi, assumi que podia ser a vectrix de serviço em que andei e que quase desde inicio de vida que nao tem tido o melhor dos tratamentos... lembro-me que ela trazia sempre o erro "encodr" no visor. mas nao chiava nesta altura.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

bom, a evo continua a rolar, menos agora com estes dias, claro, no ultimo mês fiz pouco mais de 100kms, mas venho aqui dizer que tá tudo normal, e até já tem mais um extra, finalmente estou a testar a travagem regenerativa, quando desacelero a mota ela entra em abrandamento, nessa altura e dependendo da velocidade o sistema converte até 1300 watts vindos do motor, que vão direitinhos para as baterias. mais tarde será adoptado um sistema mais regulável que ira permitir aumentar este valor e ter travagens mais agressivas, mas vamos com calma.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por Volt »

jmal Escreveu:bom, a evo continua a rolar, menos agora com estes dias, claro,


fraco.



ps: vê lá se consegues regular a travagem regenerativa enquanto carregas numa das "manetes" de travão... isso é que era.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

volt Escreveu:
jmal Escreveu:bom, a evo continua a rolar, menos agora com estes dias, claro,


fraco.



ps: vê lá se consegues regular a travagem regenerativa enquanto carregas numa das "manetes" de travão... isso é que era.
pois, realmente sou um fraco com este tempo.

sim, isso tá a ser estudado, atenção que este sistema é diferente do da vectrix, a vectrix dissipa a energia no motor, e este dissipa nas baterias, logo é um bocado complicado travar até parar, mas sim, vai ter um sistema parecido, para um lado acelera, para o outro trava.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

tudo sobre rodas, a travagem regenerativa está a portar-se bem, já só uso os travões quando preciso mesmo de parar, isto porque o sistema ainda não está a fazer parar a mota, mas entretanto vai permitir isso, outra novidade é que vem já a caminho um pack de a123 prismáticas de 72 v 20ah para testar na evo, depois pode ficar ligado em paralelo com as ts e fico com 60 ah, penso que deverei ter uma autonomia de 80-100 kms sempre em altas, e com um arranque incrível.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por hmgp »

jmal Escreveu:tudo sobre rodas, a travagem regenerativa está a portar-se bem, já só uso os travões quando preciso mesmo de parar, isto porque o sistema ainda não está a fazer parar a mota, mas entretanto vai permitir isso, outra novidade é que vem já a caminho um pack de a123 prismáticas de 72 v 20ah para testar na evo, depois pode ficar ligado em paralelo com as ts e fico com 60 ah, penso que deverei ter uma autonomia de 80-100 kms sempre em altas, e com um arranque incrível.
parabéns! e isso é pack para custar quanto?
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

hmgp Escreveu:
jmal Escreveu:tudo sobre rodas, a travagem regenerativa está a portar-se bem, já só uso os travões quando preciso mesmo de parar, isto porque o sistema ainda não está a fazer parar a mota, mas entretanto vai permitir isso, outra novidade é que vem já a caminho um pack de a123 prismáticas de 72 v 20ah para testar na evo, depois pode ficar ligado em paralelo com as ts e fico com 60 ah, penso que deverei ter uma autonomia de 80-100 kms sempre em altas, e com um arranque incrível.
parabéns! e isso é pack para custar quanto?
é uma boa pergunta, mas ainda não sei ao certo, deve ficar entre 1400-1500 euros com as 22 células montadas em pack, o tamanho é que me impressiona, este pack tem apenas 17x24.5x8, pouco mais que 4 células thundersky e com 10.5 kg, na caixa onde estão as 22 thundersky 40 ah, cabem destas com pelo menos 80 ah.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


easy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 240
Registado: domingo out 21, 2007 6:23 pm

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por easy »

jmal Escreveu: é uma boa pergunta, mas ainda não sei ao certo, deve ficar entre 1400-1500 euros com as 22 células montadas em pack, o tamanho é que me impressiona, este pack tem apenas 17x24.5x8, pouco mais que 4 células thundersky e com 10.5 kg, na caixa onde estão as 22 thundersky 40 ah, cabem destas com pelo menos 80 ah.
essa estimativa de preço é para o que esse pack te irá custar a ti ou é mesmo o preço de venda ao público?

esse pack de baterias também carece de bms? visto que são do mesmo tipo de tecnologia das ts (lifepo4), parto do principio que também precisam mas como já são mais evoluídas, cada célula poderia já estar equipada internamente com algum tipo de protecção...

há planos para que algum destes upgrades, que te encontras a desenvolver na tua bereco evo, seja aplicado nas motos vendidas pela ecomotores?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

easy Escreveu:
jmal Escreveu: é uma boa pergunta, mas ainda não sei ao certo, deve ficar entre 1400-1500 euros com as 22 células montadas em pack, o tamanho é que me impressiona, este pack tem apenas 17x24.5x8, pouco mais que 4 células thundersky e com 10.5 kg, na caixa onde estão as 22 thundersky 40 ah, cabem destas com pelo menos 80 ah.
essa estimativa de preço é para o que esse pack te irá custar a ti ou é mesmo o preço de venda ao público?

esse pack de baterias também carece de bms? visto que são do mesmo tipo de tecnologia das ts (lifepo4), parto do principio que também precisam mas como já são mais evoluídas, cada célula poderia já estar equipada internamente com algum tipo de protecção...

há planos para que algum destes upgrades, que te encontras a desenvolver na tua bereco evo, seja aplicado nas motos vendidas pela ecomotores?

o preço é o que fica para mim, quero primeiro testar como são e o que valem, depois logo se vê o que se consegue.

o bms é à parte.

epá, eu não faço como se costuma ver nas noticias, grandes ideias, grandes tretas à procura de financiadores, eu e o meu irmão estamos a desenvolver porque achamos que faz falta, se funcionar e se der para uma versão comercial, vende-se a quem quiser comprar.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por hmgp »

então essas novas a123 prismáticas?

portam-se como esperado?
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

hmgp Escreveu:então essas novas a123 prismáticas?

portam-se como esperado?
ainda não chegaram.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

deixa cá actualizar isto, passei os 7000 kms, e assim vai continuar, quanto a novidades são muitas, mas não vou alongar para já, fica apenas uma pequena imagem.


Imagem 023.jpg
Imagem 023.jpg (14.16 KiB) Visto 4492 vezes
Imagem 161.jpg
Imagem 161.jpg (69.43 KiB) Visto 4496 vezes
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por serges »

jmal Escreveu:deixa cá actualizar isto, passei os 7000 kms, e assim vai continuar, quanto a novidades são muitas, mas não vou alongar para já, fica apenas uma pequena imagem.


imagem 023.jpg
imagem 161.jpg
bolas já me ultrapassaste!!!

parabéns!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por hmgp »

parabéns pelo cb. tem muito bom aspecto! com um lcd desses podes fazer mais coisas.
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

hmgp Escreveu:parabéns pelo cb. tem muito bom aspecto! com um lcd desses podes fazer mais coisas.
é muito mais que um cb, aquele é o primeiro quadro de informações, tem todas as informações do pack de baterias, controlador, motor, odómetro, velocidades, médias, controle de potência do motor, etc,etc,etc.

com o tempo e conforme vou testando tudo vou divulgando as funcionalidades.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por Barrocas »

estou a gostar de ver, força com isso!

Avatar do Utilizador

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por hmgp »

ó jmal, vejo na tua assinatura que as a123 já chegaram e penso que devem estar aplicadas!

não contas nada sobre isso?
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

hmgp Escreveu:ó jmal, vejo na tua assinatura que as a123 já chegaram e penso que devem estar aplicadas!

não contas nada sobre isso?
não foste ao encontro!! mas ainda é cedo para conclusões, vieram mesmo a tempo de ir ao encontro, e portanto só tenho pouco mais de 300 kms com elas. mas a primeira impressão, são super-pequenas, leves e com muita energia, e com o mesmo ou melhor comportamento que as suas irmãs mais velhas, preços relativamente altos, mas a esperança é sempre a mesma, que desçam.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por hmgp »

e como é que tens a coisa feita?

estão em série ou em paralelo com as thundersky? ou são separadas e quando acabam umas passas para as outras?

e que autonomia pensas tirar delas? sim porque disparo não lhes devem faltar...
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

hmgp Escreveu:e como é que tens a coisa feita?

estão em série ou em paralelo com as thundersky? ou são separadas e quando acabam umas passas para as outras?

e que autonomia pensas tirar delas? sim porque disparo não lhes devem faltar...
estão em paralelo, apesar de terem uma tensão nominal ligeiramente superior, não encontrei qualquer problema em usar-las em paralelo, o que vai acontecer é que as a123 vão descarregar primeiro, a autonomia com ela a fundo anda pelos 75-80 kms, ao fim desdes ainda dá mais alguns só com as ts, quando digo a fundo é com ela a debitar 10 kw, que é neste momento a potência máxima dela, que podemos ajustar no cb, a lisboa fui com ela a 3kw.
quando foi a lisboa, fui a acompanhar o a_mais, segui sempre atrás dele, ele estava mais habituado a fazer kms em baixo consumo, eu também não queria ficar a pé, quando chegamos ao local do encontro, tínhamos cerca de 97 ou 99 kms percorridos, a mota indicava uma autonomia restante de 45 kms, ou seja, penso que no andamento que levamos, com algumas subidas e a rolar a 60 kmh, ela fará cerca de 140-150 kms. à vinda para casa, vim sozinho, puxei um pouco mais, mesmo assim não queria ficar a pé, na a1 andei nos 75-80, e depois nas nacionais andei a 70 kmh, cheguei a casa com 94 ou 97 kms (não me lembro exactamente dos kms da ida e volta, sei que deu 194 no total), e a autonomia anunciada era de 15 kms.
até agora os testes de autonomia que fiz deram sempre este valor como certo, a maioria deles ainda tinha mais alguns, e um dos testes falhou por 2 kms, ou seja, cheguei a casa já quase "parado", subia a 25-30 kmh, em plano 45-50 kmh e ela anunciava 2 kms de autonomia, provavelmente fazia os 2 kms, mas não gosto de contar com esse tipo de kms, depois ajustei para que o valor fosse mais à vontade.
quanto à potência, tenho andado nos 10 kw, mas por opção, é que com as ts, já tinha estado lá perto, e com estas sei que posso ir muito além desse valor, mas o material tem um máximo, sei que 10 kw ela aguenta, mais que isso já começo a ouvir ruídos estranhos na mota, já testei a 12kw e faz cavalo, mas parece que o quadro quer partir-se, afinal estamos a falar de uma scooter.

já vários users do fórum a testaram, e para terem uma ideia, quando a testaram, a potência dela era +- de 7 kw.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”