Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Viva Pedm, grande projecto, bom gosto, clareza no pensamento e simplicidade. Nota máxima. Quando concluis a obra?
Pena a sociedade ter virado as costas ao futuro, eu tambem estou desempregado pois esse é o prato da casa e este pais já vendeu a loiça toda. Por outro lado somos ainda livres de ser, pensar e agir.
Infelizmente sem capital não podemos ir muito longe. Pessoalmene acredito em negocios pequenos e controlados. Espero sinceramente que alguém com dinheiro e inteligencia repare em ti e dê uma ajuda no teu futuro negocio, ele floresça e depois arranjes alguns empregos ao pessoal aqui do forum lol ...
Joao
Pena a sociedade ter virado as costas ao futuro, eu tambem estou desempregado pois esse é o prato da casa e este pais já vendeu a loiça toda. Por outro lado somos ainda livres de ser, pensar e agir.
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Autor do tópico - Membro Dedicado
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Olá João,Bluesky Escreveu:Viva Pedm, grande projecto, bom gosto, clareza no pensamento e simplicidade. Nota máxima. Quando concluis a obra?
Muito obrigado! Eu estou a fazer com bastante calma sem ainda um prazo pré-definido. Mas espero conseguir ter o carro a andar no final do mês de Março.
E é uma realidade muito triste para todos nós.Bluesky Escreveu: pois esse é o prato da casa e este pais já vendeu a loiça toda.
Acredito que para ter sucesso tem de passar de um pequeno investimento e ir subindo gradualmente consoante as receitas que a empresa vai adquirindo ao longo do tempo.Bluesky Escreveu:Pessoalmente acredito em negócios pequenos e controlados.
Sem dúvida que era excelente!Bluesky Escreveu:Espero sinceramente que alguém com dinheiro e inteligência repare em ti e dê uma ajuda no teu futuro negocio, ele floresça e depois arranjes alguns empregos ao pessoal aqui do forum lol ...
Mas para agora só vejo o pequeno investimento como a única saída.
O gabinete de mobilidade eléctrica o que me diz é que dão os parabéns pela iniciativa ( o que já é muito bom ) mas nada podem fazer pois não existe qualquer tipo de iniciativa da parte do governo para este tipo de projectos.
E antes que me esqueça, os meus parabéns para o tozé pela garra com que agarrou o projecto do Fiat!
Entretanto já tenho o cabo de 70mm2. Na próxima semana vou começar a cortar à medida e cravar os terminais.
Imagens da conversão em http://www.eletrificar.com
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Pedro parabéns pela coragem e desejo tudo de bom para o avanço para negocio pois está aqui um possível cliente, eu sou desde sempre um adepto de energias alternativas e sempre tive uma panca com clássicos, sendo que um dos meus maiores sonhos seria mesmo converter um clássico a elétrico, mas isso depois quando tiveres o teu negocio e eu um emprego falaremos melhor. Para já o teu tópico será sem duvida um dos tópicos que vou seguir com muita atenção aqui no fórum.
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Em relação ao negocio, devido à mediocridade da mentalidade da maioria da população mundial não sei se resulta.
A maioria das pessoas faz entre 20 a 50km diários por menos de 3000€ faz-se uma conversão que cumpra os requisitos mas as pessoas não querem um carro velho e feio e ainda por cima investir dinheiro nele, esse mesmo dinheiro que ao fim de 3-5 anos estava +/- amortizado...Quem é que faria isso?
Com 3-4 transformações por mês poderias suportar as despesas da tua empresa... Dizes isto a um empresário, ele diz: oh migo quando pensar em fazer 20 transformações por mês venha falar comigo...
Outra cena é que dás mais trabalho aos de fora e a comilões que aos de dentro (Zé povinho), compras a maioria do material de Portugal e da Europa tens que pagar taxas alfandegárias que não devem ter sido assim tão poucas quanto isso.
Na minha opinião, para este tipo de negócios funcionar e não ser por "carolice" (desculpa a expressão) tem que haver fortes apoios e ter à partida muitos clientes!
Quanto à conversão considero muito boa, está no topten das que já vi, PARABÉNS!!
A maioria das pessoas faz entre 20 a 50km diários por menos de 3000€ faz-se uma conversão que cumpra os requisitos mas as pessoas não querem um carro velho e feio e ainda por cima investir dinheiro nele, esse mesmo dinheiro que ao fim de 3-5 anos estava +/- amortizado...Quem é que faria isso?
Com 3-4 transformações por mês poderias suportar as despesas da tua empresa... Dizes isto a um empresário, ele diz: oh migo quando pensar em fazer 20 transformações por mês venha falar comigo...
Outra cena é que dás mais trabalho aos de fora e a comilões que aos de dentro (Zé povinho), compras a maioria do material de Portugal e da Europa tens que pagar taxas alfandegárias que não devem ter sido assim tão poucas quanto isso.
Na minha opinião, para este tipo de negócios funcionar e não ser por "carolice" (desculpa a expressão) tem que haver fortes apoios e ter à partida muitos clientes!
Quanto à conversão considero muito boa, está no topten das que já vi, PARABÉNS!!
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Hum, ivitro não é bem assim, ora repara se pegas num veiculo velho a cair para sucata, se o converteres para electrico será uma sucata na mesma mas eléctrico, tudo depende do estado do mesmo... o bom senso terá de ser nosso aliado...
Quanto a conversão existe sempre o problema de um acidente e danificar as baterias, achas que a seguradora vai pagar o dano feito as baterias... existe muitos ses nas conversões e eu acredito que temos parque automovel para tal assim como pessoas mas temos de pensar nos ses!!!
Quanto a conversão existe sempre o problema de um acidente e danificar as baterias, achas que a seguradora vai pagar o dano feito as baterias... existe muitos ses nas conversões e eu acredito que temos parque automovel para tal assim como pessoas mas temos de pensar nos ses!!!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Eu aproveito para dar também a minha "laracha"
Eu tb não acredito num mercado de conversões, excepto, se estas dificuldades financeiras se acentuarem e prolongarem e houver um rápido aumento do preço dos combustiveis. (se calhar este cenário não está assim tão longe)
Os carros antigos aqueles que já não podem circular na baixa lisboeta (os pré Euro I) são os clássicos de hoje em dia e quem os tem quer estimá-los, poucos serão os que querem arrancar o coração (motor) da relíquia, mas, muitos serão obrigados a fazê-lo por falta de peças.
É como o serges diz, converter um carro velho, não o vai alterar exteriormente mas apenas o sistema de propulsão, será minima a diferença sentida no conforto interior, e.... continuará sempre um carro velho!
A conversão de carros recentes deduzo que só venha a acontecer em caso de avaria grave do motor e caso o proprietário esteja sensibilizado para os VEs. Não podemos esquecer que, pelo mesmo custo da conversão, existem CIs à venda.
Poder-se-à pensar na aquisição de um "chassis novo" sem motorização (tipo a Lotus e a Tesla) e vender com uma nova homologação. Não sei, se calhar pensar em falar com os (poucos) fabricantes e talvez pensar numa parceira....
Em caso de acidente, a seguradora do outro carro pode ser obrigada a arranjar o carro à forma original antes do embate, se o VE convertido estiver homologado para circular legalmente como eléctrico, mas apenas no caso do outro ser o 100% culpado, se quiseres ter um seguro terás que contratar um de danos próprios especifico para as tuas necessidades.
Eu tb não acredito num mercado de conversões, excepto, se estas dificuldades financeiras se acentuarem e prolongarem e houver um rápido aumento do preço dos combustiveis. (se calhar este cenário não está assim tão longe)
Os carros antigos aqueles que já não podem circular na baixa lisboeta (os pré Euro I) são os clássicos de hoje em dia e quem os tem quer estimá-los, poucos serão os que querem arrancar o coração (motor) da relíquia, mas, muitos serão obrigados a fazê-lo por falta de peças.
É como o serges diz, converter um carro velho, não o vai alterar exteriormente mas apenas o sistema de propulsão, será minima a diferença sentida no conforto interior, e.... continuará sempre um carro velho!
A conversão de carros recentes deduzo que só venha a acontecer em caso de avaria grave do motor e caso o proprietário esteja sensibilizado para os VEs. Não podemos esquecer que, pelo mesmo custo da conversão, existem CIs à venda.
Poder-se-à pensar na aquisição de um "chassis novo" sem motorização (tipo a Lotus e a Tesla) e vender com uma nova homologação. Não sei, se calhar pensar em falar com os (poucos) fabricantes e talvez pensar numa parceira....
Em caso de acidente, a seguradora do outro carro pode ser obrigada a arranjar o carro à forma original antes do embate, se o VE convertido estiver homologado para circular legalmente como eléctrico, mas apenas no caso do outro ser o 100% culpado, se quiseres ter um seguro terás que contratar um de danos próprios especifico para as tuas necessidades.
sergiomms
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Serges,
Eu não me estava a referir a mim mas sim à maioria da população. Infelizmente são poucos aqueles que têm uma mentalidade sócio-ecológica!
Esses ses só existem porque ainda não há mercado, porque quando houver deixam de existir e "são sete cães a um osso"
Sergiomms
A aquisição do "chassis" é bastante interessante mas é necessário ter inovação tecnológica para avançar com isso.
Não quero com isto estar a desmotivar o autor do tópico ..
Eu pessoalmente se tivesse meios e arranja-se um smart barato era uma conversão que fazia, gastava era uma pipa de massa nas baterias...
Eu não me estava a referir a mim mas sim à maioria da população. Infelizmente são poucos aqueles que têm uma mentalidade sócio-ecológica!
Esses ses só existem porque ainda não há mercado, porque quando houver deixam de existir e "são sete cães a um osso"
Sergiomms
A aquisição do "chassis" é bastante interessante mas é necessário ter inovação tecnológica para avançar com isso.
Não quero com isto estar a desmotivar o autor do tópico ..
Eu pessoalmente se tivesse meios e arranja-se um smart barato era uma conversão que fazia, gastava era uma pipa de massa nas baterias...
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
[quote="ivitro"]A maioria das pessoas faz entre 20 a 50km diários por menos de 3000€ faz-se uma conversão que cumpra os requisitos mas as pessoas não querem um carro velho e feio e ainda por cima investir dinheiro nele, esse mesmo dinheiro que ao fim de 3-5 anos estava +/- amortizado...Quem é que faria isso?
quote]
3000€? onde viste isso? Inclui baterias? E performances?
quote]
3000€? onde viste isso? Inclui baterias? E performances?
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Inovação tecnológica em VEs???ivitro Escreveu:...
Sergiomms
A aquisição do "chassis" é bastante interessante mas é necessário ter inovação tecnológica para avançar com isso.
Esqueçe, está tudo disponivel, o problema dos VEs já há muitos anos que não é tecnológico é a quantidade "reduzida" de energia armazenável nas baterias dentro do espaço existente na viatura e não satisfazer as necessidades de vaidade e de comodismo dos pseudo-burgueses generalizados (num Jipezorro, o AC ligado e autonomia para 600kms sempre a acelarar a 250kms/h).
Claro que não, nem eu, eu estou ansioso para ver muitos VEs Clios convertidos pelo Pedro.ivitro Escreveu:Não quero com isto estar a desmotivar o autor do tópico ..
Pois, esse é o problema que referi acima, por menos de 10mil€ tens CIs NOVOS, muito económicos com garantia e inclusivamente com boa classificação EuroNCAP.ivitro Escreveu:...
Eu pessoalmente se tivesse meios e arranja-se um smart barato era uma conversão que fazia, gastava era uma pipa de massa nas baterias...
Daí eu achar que têm que existir muitas alterações financeiras a nivel nacional (pelo menos) para que exista um mercado de converções.
sergiomms
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Sim com jeito penso ser possível, até arriscaria dizer com menos...não precisas de 5000€ em baterias de lítio, colocas chumbo e tá andar.E_MAN Escreveu:ivitro Escreveu:A maioria das pessoas faz entre 20 a 50km diários por menos de 3000€ faz-se uma conversão que cumpra os requisitos mas as pessoas não querem um carro velho e feio e ainda por cima investir dinheiro nele, esse mesmo dinheiro que ao fim de 3-5 anos estava +/- amortizado...Quem é que faria isso?
quote]
3000€? onde viste isso? Inclui baterias? E performances?
precisas de um motor tão grande para meter o carro andar?
Não podes esperar grandes performances, para fazer 50km por dia acho que não é preciso tanta coisa.
Este motor:http://www.devi-motion.com/webshop/bldc ... 00244.html
Este controlador:http://www.devi-motion.com/webshop/D1000245.html acho que há uns kelly mais baratos mas nao tenho a certeza
mais 1000€ para baterias ainda sobre dinheiro para pedal, carregador baterias etc...
acho que dá...pronto tens depois que pagar a legalização.
tinha aqui um gráfico a mostrar o tempo de amortização (não esta a contar com a manutenção das baterias) e julgo que seria isso.
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Mais um pouco, a fasquia dos 5000, e já daria para juntar umas baterias de litio... http://www.ev-power.eu/index.php?p=prod ... 200ah-tall" onclick="window.open(this.href);return false;)-promo
Esta empresa quando tem promoções, seus preços ficam mesmo em conta.
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Tudo por um mundo mais limpo!
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Ora, estavas a falar tão bem até que.....ivitro Escreveu:Sim com jeito penso ser possível, até arriscaria dizer com menos...não precisas de 5000€ em baterias de lítio, colocas chumbo e tá andar.
Baterias de chumbo ficam 5x vezes mais caras que as de lítio, assim por alto claro, além de que desmotiva qualquer interesse nos ve's a curto prazo.
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Fica? como assim? 12V@70Ah fica a cerca de cento e poucos euros, contrapartida se for de lítio fica o dobro do preço, se for preço de revenda então mais barato fica...outra cena as baterias de lítio tens que mandar vir sempre de fora. As de lítio são realmente melhores mas também mais caras.jmal Escreveu:Ora, estavas a falar tão bem até que.....ivitro Escreveu:Sim com jeito penso ser possível, até arriscaria dizer com menos...não precisas de 5000€ em baterias de lítio, colocas chumbo e tá andar.
Baterias de chumbo ficam 5x vezes mais caras que as de lítio, assim por alto claro, além de que desmotiva qualquer interesse nos ve's a curto prazo.
Quem tiver estes habilidades como o user pedm é uma solução a transformação compensa mesmo...agora ter que mandar fazer a coisa já é diferente..
Já agora arranjas mesmo melhores preço?
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Precisas de 10 dessas para teres a mesma tensão que o pedm tem, e precisas de pelo menos 140ah para ter a mesma autonomia que as do pedm.ivitro Escreveu:Fica? como assim? 12V@70Ah fica a cerca de cento e poucos euros, contrapartida se for de lítio fica o dobro do preço, se for preço de revenda então mais barato fica...outra cena as baterias de lítio tens que mandar vir sempre de fora. As de lítio são realmente melhores mas também mais caras.jmal Escreveu:Ora, estavas a falar tão bem até que.....ivitro Escreveu:Sim com jeito penso ser possível, até arriscaria dizer com menos...não precisas de 5000€ em baterias de lítio, colocas chumbo e tá andar.
Baterias de chumbo ficam 5x vezes mais caras que as de lítio, assim por alto claro, além de que desmotiva qualquer interesse nos ve's a curto prazo.
Quem tiver estes habilidades como o user pedm é uma solução a transformação compensa mesmo...agora ter que mandar fazer a coisa já é diferente..
Já agora arranjas mesmo melhores preço?
Assim por alto, 20 * 100 = 2000 euros, e duram no máximo 10.000 kms, mesmo que as do pedm custem 10000 € ainda estão baratas em relação ás de chumbo, e estou dar 10.000 kms para as de chumbo, até duvido que façam metade !
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Está muito bem feita para uma conversão caseira! Já trataram do "pormenor" de meter o painel de instrumentos a funcionar sem a centralina no motor de combustão? Velocímetro, talvez adaptar o ponteiro do conta-rotações para medir a bateria?
Se for como o meu Clio de 2002, é preciso gerar um sinal de rotação do alternador (Computer_Alt_Signal) para enganar a direção assistida, caso contrário, apesar de ela ser elétrica recusa-se a funcionar.
Andava para fazer uma coisa dessas, mas o Clio é o único carro que tenho e não o posso ter 1 ano e tal parado para fazer a conversão. Outra coisa que também me faz não avançar é não sabermos o comportamento em acidente, e o facto de nunca podermos vir a fazer isto com uma conversão das nossas:
Link
E então se eu usasse desses motores DC todos abertos no sítio das escovas nem numa poça com 20 cm de água passava...
Quando avançar com uma conversão não uso motor DC, só se fosse para fazer o meu próprio controlador, pois um controlador AC seria muito complicado de projetar para mim.
Eu não sei, mas eu com um motor desses tinha medo de passar numa poça de água sem dar cabo das escovas, coletor, rolamentos, etc... Mas não sei porque o pessoal anda todo a fazer conversões com esses motores abertos! Eu nunca faria!
Se for como o meu Clio de 2002, é preciso gerar um sinal de rotação do alternador (Computer_Alt_Signal) para enganar a direção assistida, caso contrário, apesar de ela ser elétrica recusa-se a funcionar.
Andava para fazer uma coisa dessas, mas o Clio é o único carro que tenho e não o posso ter 1 ano e tal parado para fazer a conversão. Outra coisa que também me faz não avançar é não sabermos o comportamento em acidente, e o facto de nunca podermos vir a fazer isto com uma conversão das nossas:
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E então se eu usasse desses motores DC todos abertos no sítio das escovas nem numa poça com 20 cm de água passava...
Quando avançar com uma conversão não uso motor DC, só se fosse para fazer o meu próprio controlador, pois um controlador AC seria muito complicado de projetar para mim.
Eu não sei, mas eu com um motor desses tinha medo de passar numa poça de água sem dar cabo das escovas, coletor, rolamentos, etc... Mas não sei porque o pessoal anda todo a fazer conversões com esses motores abertos! Eu nunca faria!
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Alto e parem o baile, se é o bom senso que vos guia então não entendo onde querem chegar, senão sigam este raciocinio... em principio quem gosta do seu carro estima-o, uma grande maioria abandona o seu "velho" carro não por causa do conforto ou estado de conservação mas sobretudo por causa do motor...sai um novo modelo mais rapido e que consome menos, ou o motor antigo deu-lhe um fanico...É como o serges diz, converter um carro velho, não o vai alterar exteriormente mas apenas o sistema de propulsão, será minima a diferença sentida no conforto interior, e.... continuará sempre um carro velho!
Em geral muitos carros "velhos" estão em otimo estado de conservação, mas têem motores a dar o berro ou gastadores .. a conversão electrica é o ouro sobre azul, ou acham que ficam melhor servidos com carros novos? Já viram a qualidade do material dos novos carros "macdonalds"? Aquilo é só plásticos, obsolescencia programada e peças de desgaste prematuro (oleo,filtros, pastilhas etc)...carros feitos à medida e para um tempo pré-definido com vista a uma futura reciclagem, muito moderno mas nada supera ...
... a reutilização. Reutilizar depois de converter, claro. A reutilização sobre o nosso controlo/supervisão. Meus amigos, querem bom senso? Peguem em carros mais antigos ou mesmo muito antigos, limpem-nos, recuperem-nos, deem-lhes tratamentos anti-ferrugem, supervisionem todo o material que colocam (novos amortecedores etc), aligeirem-nos (tirem todo o peso inutil), coloquem o melhor das baterias e um potente motor electrico, mimem-no com tudo aquilo que um carro pode desejar ...
Chumbo? Sim, funciona, mas o barato sai caro, em geral é curta a vida dessas baterias e tem crónicos problemas na autonomia, portanto nem pensar nisso... alem disso esse extra peso leva a um prematuro desgaste dos pneus, compromete a performance do carro (inercia no arranque), exige uma correcta distribuição das baterias pelo carro (nem sempre possivel) ... além disso é preciso todo o chumbo disponivel para dar lastro aos membros do governo quando chegar à altura de os atirar ao rio...
Resumindo, façam como o pedm e pensem como o ivitro...
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
E pensariamos também como tu!Bluesky Escreveu: Resumindo, façam como o pedm e pensem como o ivitro...
Repara que embora possa concordar contigo, esse pensamento apenas serve para sermos nós a fazer o nosso meio de locomoção, nunca para fazer dessas conversões um negócio (pelo menos nestas condições de mercado) só pelo simples facto que ninguém comprava.
RJSC, se procurares bem na net, alternativas a todas as situações que referes, têm solução e estão disponiveis.
Acredito nas conversões neste cenário:
É só questão de contactar algum fabricante que tenha investido num modelo de automóvel que não tenha tido sucesso e devido a vendas baixas ele ainda tenha investimento a recuperar de forma a facilitar o acesso (entenda-se vender) a uns quantos chassis completos sem motor de modo a poder "fabricar" e homologar um modelo eléctrico novo.
sergiomms
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Eu neste momento não tenho carro, tenho apenas uma scooter eléctrica, que já conhecem, mas quando comprar carro, com toda a certeza será eléctrico.
Prefiro um carro ultrapassado por fora, do que ultrapassado por dentro.
De que me serviria um carro novo que continuasse a envelhecer a minha cart€ira e a adoecer o planeta onde vivo?
Eu preferia dar 15 mil por um Clio de 2000 convertido a eléctrico, desde que tivesse uma autonomia para uns 200 km a uma condução cuidada sem passar dos 90 km/h, do que 15 mil por um Clio CI novo.
E como eu haverá muitos... Daí o negócio das conversões, a meu ver, terá futuro garantido!
Prefiro um carro ultrapassado por fora, do que ultrapassado por dentro.
De que me serviria um carro novo que continuasse a envelhecer a minha cart€ira e a adoecer o planeta onde vivo?
Eu preferia dar 15 mil por um Clio de 2000 convertido a eléctrico, desde que tivesse uma autonomia para uns 200 km a uma condução cuidada sem passar dos 90 km/h, do que 15 mil por um Clio CI novo.
E como eu haverá muitos... Daí o negócio das conversões, a meu ver, terá futuro garantido!
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
OK, são pontos de vista ... mas depois de existir um Renault Twizzy por 7000€ novinho em folha e com autonomia para 100kms, não acredito que haverão assim muitos não!Jorge Rocha Escreveu:...
E como eu haverá muitos... Daí o negócio das conversões, a meu ver, terá futuro garantido!
sergiomms
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Também eu, mas o maior problema é que os carros antigos estão ultrapassados e muitas vezes estragados é por dentro.Jorge Rocha Escreveu: Prefiro um carro ultrapassado por fora, do que ultrapassado por dentro.
Por fora há muitos com linhas atuais, e todos têm "chapa" faróis, limpa-vidros, etc, o que se estraga são por exemplo fechos centralizados das portas, botões interiores, estofos sujos para além de recuperação alcatifas rotas, plásticos do tablier todos riscados ou estalados, plásticos das portas, teto, etc com apoios estalados e a abanar, então num VE que se notam todos s ruídos é uma desgraça.
Muitos não têm air-bag ou abs e os que têm também têm painéis de instrumentos que se recusam a funcionar sem a centralina do motor de combustão, ou como no meu que sem um sinal do motor CI desliga a direção assistida elétrica ou o desembaciador traseiro. Estou certo que esse sinal que desliga as cargas mais fortes da bateria quando o motor não roda é facilmente falsificado, mas controlar o painel de instrumentos não é nada fácil.
Por exemplo o meu Clio não é muito bom candidato a conversão, pois foi o meu pai que mo ofereceu, foi comprado usado e já vinha com um buraco na alcatifa do chão, plásticos que fazem muito barulho em piso irregular e algo que parece café entornado que aderiu ao tablier e não sai nem por nada.
Para o converter teria que fazer um restauro do interior primeiro.
Bom negócio era um carro com o interior imaculado que tivesse gripado o motor por um qualquer azar.